Mais o que os "Old School" acham que é ser New School?
Eu acho que essa eu posso responder por ser o que muitos consideram "Old School". Não por que eu sou parte de algum movimento dentro do RPG, mas simplesmente porque eu sou velho mesmo!
Antes eu quero deixar claro a conclusão que eu cheguei disso tudo: todos os pontos que eu apresento aqui independem do sistema em si. É uma questão de estilo, sendo que existem sistemas facilitadores desse estilo, mais que outros.
Para mim, aquilo que chamam de sistema new school possui uma estrutura encadeada e entrelaçada. O que isso significa? Seria um sistema, digamos, delicado por prezar o equilibrio entre personagens. Se o Mestre (ou o grupo, de uma forma geral) alterar ou até mesmo ignorar uma regra, irá acarretar a inutilização de skills, feats, talents, powers e outros parâmetros de jogo. Isso porque sistemas assim, hoje são tão bem estruturado e equilibrado que fica realmente trabalhoso (mas nao necessariamente complexo ou difícil) de se alterar.
Jogadores que preferem um estilo mais livre preferem (1o.) sistemas com "brechas" e/ou (2o.) sistemas modulares, que dispensar uma regra não irá causar uma reação em cadeia ou "efeito dominó" na estrutura do jogo.
Mais especificamente, o D&D embora possua o mesmo "espírito" ao longo das edições (isso é, fantasia heróica, explorar masmorras, matar dragões, etc) teve mudanças em seu staff. Não é ali um GURPS que teve seu criador apadrinhando cada edição do jogo, com olhos de papai coruja. O D&D tornou-se algo maior, um grande negócio. Muitas mudanças foram feitas, sim.
O resultado é que algumas pessoas se viram impedidas de dar seu toque pessoal ao jogo nas ultimas edições, por conta do encadeamento de regras como Talentos, manobras de combate, poderes e outras coisas que se fizeram presentes da terceira edição em diante.
Eu não gosto do D&D 4 por conta disso. Ele é certinho e equilibrado. Um estilo de jogo mais caótico é possível no D&D 4? Talvez, mas a verdade é que você estaria tirando melhor proveito de outro sistema.
Apenas clarificando: nada contra quem prefere D&D4.
Incrível que uma empresa tenha avançado tanto e agora pensa em abandonar todo esse caminho por uma ideia de "antigamente era muito melhor"
Se você estivesse falando de uma empresa de tecnologia, eu concordaria com o termo "avanço". Mas é RPG, é sobre contar histórias, pelo que me consta. Com certeza a linha editorial vai seguir o caminho que permita que o maior número possível de jogadores se divirta mais.
Se por acaso um jogador se divertir mais agora, do que com o que a WotC apresentou a alguns anos atrás, isso sim é um avanço. Sua opinião deve ser de alguem que preza muito pelo sistema e sua mecanica. Você espera isso do jogo para que você faça "todo o resto". Bem... talvez as pessoas procurem algo mais subjetivos nos jogos de RPG. Cabe à editora atende-los. Se eles estão tomando a decisão correta (do ponto de vista mercadologico), isso só o tempo dirá...