Ki era pra ter sido uma das fontes de poder, porém, foi descartado em prol do psiônico.
Não exatamente, foi descartada por que... boa pergunta. A desculpa oficial é que não havia identidade mecânica entras as classes de Ki além de "elas parecem orientalóides" e o Monge foi realocado para a fonte Psiônica (e ainda assim soa deslocado, mas aqui pode ser o meu fleuma antiorentalóide falando mais alto). Ou talvez devido as mudanças na condução de D&D, já que a fonte Ki, Elemental e Shadow foram anunciadas para serem lançadas posteriormente ao PH3 - mas então surgiu um Essentials no caminho.
Em resposta das classes essentials sem daily power:
Elas tem mais poderes passivos sempre ativos, como Auras.
E sérios problemas em se misturar com outras classes da linha normal de D&D 4e, especialmente Multiclasse/Híbridos. Por outro lado, eu me simpatizo muito mais com o Slayer, Knight e Thief ( E o Executioner - ao menos antes da versão final ) do que com as classes normais (o que não deve ser a menor surpresa para vocês).
Ao alcançar o nível 10, todos os personagens ganham acesso a uma lista de poderes. E todos eles, dentro dessa lista, vao poder escolher entre coisas muitas parecidas. Serão (friso, é um exemplo) 5d6 de dano. Talvez seja fisico, talvez seja radiante, talvez seja... qualquer coisa. Mas serão 5d6. Essa rigidez na variação de dano dos poderes dos personagens me transmite a impressão que, não importa o que você escolha ser, vai acabar fazendo a mesma coisa. Mais ainda: todos atacam com os mesmos bonus. Metade do nivel+qualquer atributo (existe talento que permite a escolha do atributo a ser aplicado nas jogadas de ataque, não recordo o nome). Significa dizer que um mago e um ranger tem aproximadamente as mesmas chances de acertar um ataque. Me parece exagerada a força que fizeram para equilibrar as classes.
Essa impressão é muito verdadeira até que se jogue ao menos umas 5 sessões e experimente jogar com ao menos duas ou três classes diferentes - então ela se mostra uma visão equivocada, quando vai se notar que os Strikers causam consistentemente mais dano mas tendem a ser mais frágeis e móveis, que Defensores são mais resistentes e tendem a ter defesas um pouco melhores que o grupo e são hábeis em colocar a condição Marked, que Leaders tem o menor dano de todas as classes do sistema, mas aumentam a capacidade ofensiva/defensiva dos outros personagens, dão ataques extras ("enabling") e podem ser bons debuffers e que Controllers tendem a usar mais efeitos de Blast/Burts, são a classe mais frágil em defesas e costumam a colocar as piores condições possíveis nos oponentes.
E se quer verificar as diferenças entre classes e funções na 4e jogue com um Ranger de Arco e um Ladino do tipo Artful e você verá como eles se utilizam de estratégias diferentes, com forças diferentes, para o mesmo objetivo.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.