[OGL] Dragon Slayer 26 (Harry Potter e G.I Joe)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Kasuya em 23 Ago 2009, 07:00

Bom, particularmente, eu interpreto os PVs como fadiga. Tipo naquelas lutas de Jedi contra Sith: eles nunca se acertam, até que alguém baixa a guarda e já era. É como se eles tivessem perdendo PVs e se cansando e perdendo parte dos reflexos, até que o ultimo golpe não só tira PVs mas deixa o inimigo com zero, o que significa que, dessa vez, ele acertou em cheio.

Agora, por incrível que possa parecer, eu costumo interpretar os healing surges como uma medida de ferimentos não letais. Tipo, quando menos healing surges o personagem tem, mais destruido fisicamente ele parece (não só no sentido de fadiga, mas com relação a ferimentos a mostra, sangue escorrendo, uma flecha cravada na perna, etc). Quando o personagem gasta HS, é como se ele parasse atordoado pra dizer "ai" (não necessariamente isso, poderia ser um grito de dor, mais naturalmente :) ).

Quanto ao bloodied, eu considero que ele apenas está começando a dar os sinais de fadiga, não que ele está sangrando. Fica mais ou menos como essa história de "abrir uma brecha" que você falou.

Acho que fica coerente, mas ainda me soa meio que uma desculpa mais ou menos esfarrapada (não que eu me sentisse perfeitamente bem com o roleplay dos PVs da 3e, antes que alguém chegue para apontar isso).

Bah, no fim das contas, minha interpretação do caso foi mais ou menos o contrário da que você citou: PVs seriam a medida de fadiga, não os HS, enquanto que os baixos HSs seriam uma boa medida de ferimento, não os baixos PVs. (mas, pensando bem, acho mecanicamente mais coerente, tenho notado, pelo menos nos níveis baixos, que os jogadores sentem mais medo de estar com poucos HSs que com PVs, é como se menos HSs foisse o equivalente a poucos PVs na 3e. Isso até me é mais agradável, visto que os HSs estão em um número pequeno e dá uma certa sensação de "níveis de vitalidade", só que sem ser tão limitador quanto o homônimo do storyteller).

E tem mais: se o HS for uma medida de ferimento como estou tentando insinuar, fica mais fácil de representar aquelas cenas do tipo "o cara está em pleno vigor mas, por tolice, acaba baixando a guarda antes daqueles momentos de 'se dar por vencido devido à fadiga' e leva um golpe fatal". Nesse caso, o cara poderia ter esquecido de gastar um HS ou resolveu gastar HS na próxima rodada julgando que o inimigo não ia causar tanto dano, mas causou e nocauteou o personagem, sem que ele estivesse totalmente ferido.

Em termos de cena, seria aquela velha cena de um extremamente experiente espadachim esquivando rapidamente a espada das defesas do amador e acertando-lhe em cheio com um ou dois golpes antes que o amador caia.

Se fosse com o PV medindo o ferimento, não daria para esse tipo de coisa acontecer.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Sr. Pichu em 26 Ago 2009, 18:35

er...
mas PV é basicamente isso, kazuya
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Kasuya em 27 Ago 2009, 11:11

er...
mas PV é basicamente isso, kazuya

Pegue um iniciante no jogo e pergunte sobre a interpretação dele sobre PV e você verá o quanto isso é "óbvio".
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Ago 2009, 11:23

Iniciantes verdadeiros não sabem o que seriam Pontos de Vida. Seu ponto é...?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor WillDice em 27 Ago 2009, 12:27

Fëanor escreveu:
Pergunta: tem mais itens mágicons na 4ª ou na 3ª edição???

Acho que tem mais opções na 4e, mas os jogadores tinham mais itens magicos na 3.5.

É difícil medir, quando nas duas edições você tem encantamentos que podem ser aplicados a diversos itens-bases, não apenas itens já pré-definidos.
Uma espada bastarda +1 flamejante e uma adaga +1 flamejante são o mesmo item ou dois itens separados?
Se forem separados, então a 3ª tem mais variedade, pois vários encantamentos podem ser colocados em um mesmo item. Espadas +1 afiadas flamejantes congelantes elétricas da misericórdia não são possíveis na 4ª. E quanto mais magias se tinha em suplementos, mais pergaminhos/poções/varinhas eram possíveis.

A impressão é que o parâmetro para essa resenha é o Mutantes e Malfeitores da Jambô. Um excelente livro, aliás, para o qual eu só tenho elogios.
Mas não acho que ele é o jeito "certo e único" de se jogar d20. Quase todas as críticas apontadas nessa resenha parecem se basear nesse pensamento. :tsc:
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Kasuya em 27 Ago 2009, 15:39

Iniciantes verdadeiros não sabem o que seriam Pontos de Vida. Seu ponto é...?

Iniciantes verdadeiros não tem o manejo pleno com as regras, sabe/entende algumas coisas (ou nada) mas não tem condições de se virar com elas sem ajuda. Isso inclui conceito de HP que muitos já tem antes mesmo de jogar D&D.

Esse é o meu ponto. Fosse tão óbvio, qualquer iniciante interpretava os HPs e HSs dessa forma de cara.

A maioria vai SIM encarar como ferimento e, na melhor das hipóteses, os HSs como uma poçao simples de cura que todo mundo acha em qualquer começo de RPG virtual.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Madrüga em 27 Ago 2009, 15:41

É que você disse "para mim", "incrivelmente, na minha opinião", "particularmente" como se fosse algo superinédito ou uma visão totalmente nova e desafiadora de conceitos... mas é o que, como jogador não-iniciante, você tinha que já ter percebido mesmo.

XD
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Smaug em 27 Ago 2009, 16:29

Mas não existe uma descrição sobre como interpretar PVs nos livros desde a 3.5?? Que diz justamente que eles não representam ferimentos, mas a sorte, capacidade de evitar ou reduzir o dano e mesmo a fadiga? Lembro disso, mas não lembro qual a pagina ou mesmo se está no livro do jogador ou no guia do mestre...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Nibelung em 27 Ago 2009, 19:48

Smaug escreveu:Mas não existe uma descrição sobre como interpretar PVs nos livros desde a 3.5?? Que diz justamente que eles não representam ferimentos, mas a sorte, capacidade de evitar ou reduzir o dano e mesmo a fadiga? Lembro disso, mas não lembro qual a pagina ou mesmo se está no livro do jogador ou no guia do mestre...

Desde o AD&D. Não tenho como conferir a página, mas um exemplo que eles dão é justamente que uma queda de 20d6 de dano não é "bati no chão duro com o peito, levantei e saí andando", e sim "comecei a rolar pelo morro, tentei me segurar em alguns galhos que quebraram, tive a queda amortecida por um flumphy arbusto aleatório, e estou cheio de arranhões, sobrevivendo por sorte".

E se minha memória é boa o suficiente, eles até listavam que PVs eram uma mistura de resistência, habilidade, experiência, sorte e protagonismo.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Kasuya em 27 Ago 2009, 21:23

É que você disse "para mim", "incrivelmente, na minha opinião", "particularmente" como se fosse algo superinédito ou uma visão totalmente nova e desafiadora de conceitos... mas é o que, como jogador não-iniciante, você tinha que já ter percebido mesmo.

Bah, você é um chato mesmo, madruga. XD

Mas não existe uma descrição sobre como interpretar PVs nos livros desde a 3.5?? Que diz justamente que eles não representam ferimentos, mas a sorte, capacidade de evitar ou reduzir o dano e mesmo a fadiga?

Francamente, até existe. Mas se a descrissão da 4e eu acho precária, imagine o que eu penso da 3e e 2e. É quase uma nota de rodapé. Esse é o ponto. Se você é iniciante, você não é nada mais que o senhor "detector do óbvio". O iniciante não tem manejo com regras e descrições que tendem a passar mais como "detalhes" do livro. Infelizmente a descrição dos PVs se enquadram nesse quesito.

Mais uma vez, eu reitero: pergunte para um iniciante sobre a interpretação de PV e HS para saber o quanto isso é "óbvio".
Imagem
Kasuya

Mensagempor Smaug em 27 Ago 2009, 22:04

A questão eh, isso está no livro, pode não ser martelado a cada pagina, mas está lah... se o cara leu com atenção vai ter visto isso e vai poder passar pro resto grupo, seja iniciante ou não... e eu não achei rasteira a descrição do 3.5, apesar que não vi a descrição da 4e...

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Kasuya em 27 Ago 2009, 22:11

e eu não achei rasteira a descrição do 3.5

Visto que muitos aclamam a 4e por "finalmente levar dano não significa mais levar uma espadada no estômago, ver suas tripas de fora e continuar lutando como se nada tivesse acontecido como 'acontecia na 3e' e a 4e fez um favor de mudar isso", sim eu considero a descrição da 3.5 beeeeem rasteira.

A questão eh, isso está no livro, pode não ser martelado a cada pagina, mas está lah...

Quando se é iniciante, se leva tempo para conseguir assimilar tudo. Ou você leu o D&D 3.X uma única vez e saiu sabendo de tudo, todos os detalhes descritivos e sistemáticos?
Imagem
Kasuya

Mensagempor Smaug em 27 Ago 2009, 22:17

Então, mesmo coisas muito bem detallhadas no jogo, como vc mesmo disse, demora-se tempo para assimilar, o mesmo pode ser dito dos pvs, o que faz com que, independente da descrição, a coisa pode ou não ser assimilada na primeira vez, a menos que seja gasto todo um capitulo martelando-se os pvs, o que tomaria muito espaço de um livro com um conceito abstrato...

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Kasuya em 27 Ago 2009, 22:34

Cara, há uma diferença entre "coisa detalhada" e "detalhe". Se um iniciante, por exemplo, leu o 4e uma única vez e não tem noção do que é um poder e como eles funcionam, ele simplesmente NÃO LEU o 4e.

Agora é perfeitamente compreensível que ele tenha deixado passar batido detalhes nas descrições como os PVs ou detalhes na regra, como a regra de agarrar.

Ou seja, esse meu argumento se aplica perfeitamente aos PVs, mas não a boa parte do livro, como descrições de classes, regras de como funcionam os ataques básicos e rolagens de dano, etc.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Tower Keeper em 27 Ago 2009, 23:44

Terminei de examinar a DS 26,e vou fazer a minha avaliação pessoal das partes que mais me interessaram.
:seta: Notícias do Bardo: O que mais gostei nela foi o adeus a Dave Arneson.Uma homenagem sincera e tocante,a meu ver. :aham:
:seta: Sir Holland: simplesmente hilária!Nunca vi um vilão(clérigo maligno,eu suponho)ser derrotado daquele jeito! :rolando: A "recompensa" que a princesa Aurora deu pro sir Holland também foi ótima de se ver,assim como a reação dele! :bwaha:
:seta:Máfia Sob a Deusa: Deu pro gasto. :tsc:
:seta: Harry Potter: Muito boa,eu diria. :cool:
:seta: Gazeta do Reinado:Pois é gente,o pau tá comendo! :frenzied:
:seta: G.I.Joe:Ainda não vi o filme mas devo dizer que achei esquisito ver o Destro de terno e gravata. :sobrancelha: Mas isso não foi nada,perto de algumas informações açerca dos personagens do universo em questão: Scarlet ...namorando o Snakes-Eyes?A Baronesa e Destro...ex-amantes? :putz: Se de fato tais coisas estão no filme,fico imaginando o que foi que o roteirista andou fumando ou cheirando prá ter essas idéias! :doido:
:seta: Contra o Mundo: História sem pé nem cabeça! :what: Afinal de contas,que diabos era aquele bebê?Monstrinho mutante?Alienígena disfarçado?E porque tamanho empenho em capturar aquele negão?Vai saber!Quase posso imaginar o Caldela em seu covil dizendo:"Ninguém vai conseguir descobrir o significado oculto naquela história!"(Pausa para gargalhada insana,estilo Coringa. :wacko: )
Seria ótimo se esse fosse um caso isolado,mas infelizmente não é. :triste: Afinal de contas,se até grandes autores como Alan Moore apareciam o conceito de história-enigma(Aquela que primeiro tem de ser decifrada,para só então ser verdadeiramente apreciada) é óbvio que imitadores desprovidos de talento,só conseguirão tornar a situação pior do que ela já é. :ops:
Tower Keeper

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários