[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Agnelo em 25 Mai 2011, 15:09

Duplipensar: quando ser outro sistema for uma vantagem é outro sistema, quando ser o mesmo é vantagem ele não mudou nada.

sério, dá um pouco de riso antes de começar a dar tristeza.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor shido_vicious em 25 Mai 2011, 15:34

Matheus Borges Ziderich escreveu:(...) M&M é um jogo de super heróis, com outro foco (...)

Não, Matheus, não é.

M&M não é "um jogo de super-heróis" da mesma forma que o Basic RolePlaying não se torna "um sistema para horror por excelência" apenas porque o Call of Cthulhu calhou de usar o dito sistema. "Ah, mas é um sistema de horror*!" Nem tanto -- a única coisa característica, os "pontos de sanidade", nada mais são que um sistema de hit points/saúde reskinado para "dano mental", só.

*O sistema é um horror, o que é diferente.

M&M é um jogo de ação heróica com foco em combate, nem mais, nem menos. Da mesma maneira que um de seus suplementos, o Mecha & Manga, é, friamente, apenas um conjunto de opções para o sistema básico. Se identificamos um como "super-heróis" e outro (o suplemento) como "animê" é só por causa do fluff. Muda o fluff e o sistema continua funcionando igual (desde que o foco pretendido seja ação + foco em combate). As regras para "monstros de bolso", por exemplo, se comportam perfeitamente bem quando eu troco "pokémon" por "demônio invocado", "familiar" ou "companheiro animal".

O sistema do M&M é quase um GURPS baseado em d20. Se você compra "rajada", não precisa ser "raio de super-herói" -- pode ser um tiro, uma flecha ou... uma magia do mago. Falando nas magias do mago, muita coisa naquela lista da 3.5 parece saído direto de um quadrinho de super-heróis, aliás.

Ah, não esqueçamos: um tal de Warriors & Warlocks, o "suplemento de fantasia" pro M&M é, de certa forma, completamente desnecessário. Ele praticamente não traz nenhuma regra nova -- ele apenas monta "pacotes" para os estereótipos de fantasia com... as mesmíssimas mecânicas do módulo básico.

"Mas não tem níveis e classes, como as pessoas vão se orientar?!" A Green Ronin fez disso -- combinou diversos dos princípios do M&M com o chassis basicão do d20 e tivemos o True20 (cujo sistema de magia dá de cano ferro nos joelhos do da 3.5).

Segundo o teu argumento, não deveriam existir títulos como o Diaspora, Legends of Anglerre ou Dresden Files RPG -- todos eles se baseiam no sistema do Spirit of the Century, um jogo de ação pulp. Se tua linha de pensamento fosse mais difundida, o pessoal da VSCA teria se conformado com a ilusão de que "esse sistema só serve para pulp", não teriam criado o Diaspora e nem recebido um ENnie por esse jogo.
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
shido_vicious

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Mai 2011, 15:59

Shido, eu não to pensando no lado mecânico da coisa, e sim do comercial/editorial. Com certeza o Steve Kenson sabe que o sistema que ele criou funciona de forma genérica muito bem, podendo se voltar pros mais diversos tipos de histórias/jogos. Mas o moleque de doze anos que compra M&M tá atrás de um jogo de super heróis e o moleque que compra TRPG de um de fantasia medieval (não que eles sejam excludentes).
Então quando vc passa anos construindo uma base de fãs em cima de um jogo de fantasia medieval, não pode simplesmente chegar e falar "olha galera, pra continuar jogando em Arton vocês precisam comprar esse livro aqui, de super heróis que não tem muito haver com o gosto de vcs".

Lumine, tu torceu foda o que eu disse mas eu tbm dei margem. Então em bom português: ambas as linhas (TRPG e Td20) tem regras compatíveis. Eu posso pegar meu personagem/monstro/classe/perícia/talento/magia de qualquer um e converter pro outro, da mesma forma que eu poderia fazer com um Pathfinder da vida. Fica 100% igual? Não, pq os sistemas são diferentes. Mas compatibilidade é isso, coisas que podem concordar entre si. Eu posso pegar meu AdT e usá-lo pra cirar um personagem praticamente com a mesma facilidade que eu uso o GT.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Mai 2011, 16:10

Shido, eu não to pensando no lado mecânico da coisa, e sim do comercial/editorial. Com certeza o Steve Kenson sabe que o sistema que ele criou funciona de forma genérica muito bem, podendo se voltar pros mais diversos tipos de histórias/jogos. Mas o moleque de doze anos que compra M&M tá atrás de um jogo de super heróis e o moleque que compra TRPG de um de fantasia medieval (não que eles sejam excludentes).
Então quando vc passa anos construindo uma base de fãs em cima de um jogo de fantasia medieval, não pode simplesmente chegar e falar "olha galera, pra continuar jogando em Arton vocês precisam comprar esse livro aqui, de super heróis que não tem muito haver com o gosto de vcs".

De novo, Warriors & Warlocks invalida teu ponto. Assim como 3D&T, que é um sistema vendido como "sistema para universos de anime e games", e também é usado para Fantasia Medieval. Inclusive, veja só, Tormenta. :P

Então em bom português: ambas as linhas (TRPG e Td20) tem regras compatíveis.

Errado. Está dito que as regras são compatíveis, mas elas não são. O sistema de dano, de perícias, as raças, uma porção de talentos e algumas magias mudaram. Não há como dizer que os sistemas são compatíveis, assim como não há como dizer que D&D 4E é compatível com D&D 3E.

Eu posso pegar meu personagem/monstro/classe/perícia/talento/magia de qualquer um e converter pro outro, da mesma forma que eu poderia fazer com um Pathfinder da vida.

Mostre um exemplo, então.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Corvo da Tempestade em 25 Mai 2011, 16:10

só por curiosidade: como ficou o talento "reflexos de combate" em TRPG?
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Mai 2011, 16:29

_Virtual_Adept_ escreveu:.De novo, Warriors & Warlocks invalida teu ponto. Assim como 3D&T, que é um sistema vendido como "sistema para universos de anime e games", e também é usado para Fantasia Medieval. Inclusive, veja só, Tormenta. :P

W&W só valida meu ponto. É um suplemento de fantasia super heróica medieval pra M&M. Tem um nicho aí de "super heróis de quadrinhos medievais" como Conan, Elric, Slaine. Detalhe que nem é um bom suplemento. Portar Tormenta para M&M seria pegar uma fanbase de anime/fantasia medieval e despejar pela goela deles um jogo com temática de super heróis

_Virtual_Adept_ escreveu:Mostre um exemplo, então.

Um exemplo? Eu tenho o Sam Hall, personagem que saiu na DS 32. Usa uma classe do TRPG e uma CDP Td20 (Chapéu Preto) e, supresa, as regras casam. Não precisou nem mesmo de ajustar qualquer coisa.

Sinceramente não entendo esse lance de que as linhas não são compatívesi. O sistema d20 não é isso? Um sistema que serve para vários jogos? Claro, cê pode reconstruir o sistema até ele ficar irreconhecível, como True20, M&M3E. Mas também pode criar jogos compatíveis entre si como WOWRPG, Pathfinder, TRPG.

Se Pathfinder tem um guia de conversão, pq raios TRPG não é compatível com seus próprios suplementos de cenário?!
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Mai 2011, 16:38

W&W só valida meu ponto. É um suplemento de fantasia super heróica medieval pra M&M. Tem um nicho aí de "super heróis de quadrinhos medievais" como Conan, Elric, Slaine. Detalhe que nem é um bom suplemento.

Um suplemento que não adiciona nada de regras.

Matheus, tua memória é seletiva, ou algo do tipo? Quer que eu esquematize para você?

Vamos lá:
A - W&W é um suplemento de Fantasia Medieval para M&M
B - W&W não adiciona nada em regras
Consequência - M&M não precisa de adição de regras para se jogar Fantasia Medieval.

Portar Tormenta para M&M seria pegar uma fanbase de anime/fantasia medieval e despejar pela goela deles um jogo com temática de super heróis

Bicho, de novo, tua memória é seletiva?

Vou esquematizar de novo:
A - M&M é um sistema feito para universos de quadrinhos.
B - M&M não precisa de alterações para outros tipos de ambientação
Consequência - M&M é usado como sistema para jogos estilo quadrinhos, mas se encaixa em outros tipos de campanha, sem precisar de alterações.

Vou te dar um exemplo: o template Cool Sempai no Mecha & Manga. O que tem de "super-heróico" dele?

Sinceramente não entendo esse lance de que as linhas não são compatívesi. O sistema d20 não é isso? Um sistema que serve para vários jogos? Claro, cê pode reconstruir o sistema até ele ficar irreconhecível, como True20, M&M3E. Mas também pode criar jogos compatíveis entre si como WOWRPG, Pathfinder, TRPG.

Sam Hall? Quero ver a ficha antiga e a nova.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Mai 2011, 16:44

VA, eu não to falando de sistema aqui, nós já concordamos que seria viável. O que eu to dizendo é que diferente de partir de um grupo consumidor que curte jogos com temática de super heróis pra fantasia super heróica, seria partir de um grupo que curte fantasia medieval e anime/mangá para super heróis. Seria "só" reformular o grupo consumidor do cenário.

Cê não me entendeu: esse é um personagem novo que usa regras das duas linhas. se tu quiser a ficha, compra/baixa/pede emprestada a revista e olha uai.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Mai 2011, 16:57

VA, eu não to falando de sistema aqui, nós já concordamos que seria viável. O que eu to dizendo é que diferente de partir de um grupo consumidor que curte jogos com temática de super heróis pra fantasia super heróica, seria partir de um grupo que curte fantasia medieval e anime/mangá para super heróis. Seria "só" reformular o grupo consumidor do cenário.

E quanto a 3D&T? Por que há uma versão de Tormenta para ele, se o foco de 3D&T também é outro?

Cê não me entendeu: esse é um personagem novo que usa regras das duas linhas. se tu quiser a ficha, compra/baixa/pede emprestada a revista e olha uai.

Eu não quero comprar uma revista por conta de uma discussão na internet. Eu realmente queria que você me apresentasse algum exemplo aqui, se fosse possível.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Mai 2011, 17:04

Sério? Com Holy Avenger, Ledd, a arte original do cenário e eu preciso explicar porque existiu um Tormenta 3D&T. Ou mesmo porque até hoje pedem por um livro assim pro Alpha?

Véi, eu teria que digitar a ficha e a CDP aqui, uma paciencia que eu não disponho. Te meios de vc verificar isso sem coçar o bolso. Então vc pode conferir ou acreditar na minha palavra.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Mai 2011, 17:08

Não, não precisa. Só queria entender por que Tormenta 3D&T pode e Tormenta M&M não, visto que ambos os sistemas atingem nichos extremamente parecidos (especialmente com o Mecha & Manga, que será lançado em português esse ano).
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Mai 2011, 17:23

Com o Mecha e Mangá jão são três livros.

Cara, não é uma exclusividade de Tormenta. A própria Green Ronin preferiu continuar com Freeport em Pathfinder do quem em M&M, que veio junto no W&W. RdF tá paralisado enquanto a Privater Press desenvolve um sistema novo ao invés de migrar pra um outro existente, como M&M. É simplesmente pegar consumidores de uma coisa e mandar comprarem outra. Adaptação é diferente de um produto comercial.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Mai 2011, 17:27

Matheus, vou te repetir: o uso desses livros não é obrigatório, eles apenas complementam com fluff e não adicionam nada em regras. NENHUM jogador precisa comprá-los se não quiser.

Tudo o que o time de Tormenta precisava fazer era colocar o fluff relevante no livro Tormenta M&M e pronto. Será que é tão difícil imaginar isso? Mesmo?

Além disso, a Green Ronin não tinha lançado o Freeport para um sistema que atendesse o mesmo nicho de M&M, como foi o caso de Tormenta 3D&T.

Então, volto a perguntar: por que Tormenta 3D&T pode e Tormenta M&M não pode?
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Russel em 25 Mai 2011, 17:30

_Virtual_Adept_ escreveu: por que Tormenta 3D&T pode e Tormenta M&M não pode?

por que o Matheus não quer :P
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Mai 2011, 17:38

Bom, até onde eu sei a M&M Superlink te impede de fazer um jogo "OGL M&M".
Posso estar enganado, mas se for assim então não rola um Tormenta M&M sem M&M, sacou?

Editado: Não estou enganado:

4. Product Limitations

This License can only be used to create printed book and PDF products. If You use this License, You cannot make a stand-alone roleplaying game. All Licensed products must require the use of the Mutants & Masterminds Hero's Handbook. The title of Licensed products may not include Mutants & Masterminds, Mutant(s), Mastermind(s), or M&M. No product using this License can be released before February 1, 2011.

Fonte:Super-Powered by M&M Trademark License
Imagem
Matheus Borges Ziderich

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários