[OGL] Liber Magiae - A Ordem Arcana Minosiana

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Iron Man em 05 Jul 2009, 15:57

Olá pessoal

Bom eu queria que vocês opinassem para esta matéria que fiz para o cenário Reia. Que se encontra neste link. Espero que gostem e opinem aqui ou lá.

Até mais
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

Mensagempor kaishakunin em 21 Jul 2009, 00:01

Olá, Iron Man,

Li seu texto. Interessante o jeito como vc abordou esta ordem arcana. E como requisitado, meus comentários (muitas em forma dúvida)

Primeiramente, não tenho conhecimento algum do cenário Réia. Até tentei seguir o link postado no final da matéria, mas ele está quebrado. O que consegui de informações, baseia-se no catálogo da Caladwin. Enfim, é um cenário que mescla história com elementos de fantasia, não?

Até aí, entendo perfeitamente as referências ao Alexandre Magno, helenismo, etc. No entanto, preciosismo à parte, tem necessidade o uso do latim? Ela cumpre papel de língua dentro do cenário? E tendo esta questão uma resposta positiva, uma correção: é princeps, ~ipis, não principis.

Não me ficou clara a herança de Hermeu. As Casas são descendentes sanguíneas deste último? Se não, como foram formadas? Aliás, como as antigas casas (pré-queda do antigo império minosiano) estavam ligadas às estruturas políticas e administrativas do antigo império minosiano? E com o advento do Sacro Império, qual a posição da Ordem?

Qual a implicação prática da Hierarquia Hermêutica na vida dos personagens arcanos? Qual a vantagem de um personagem pertencer à Ordem? Veja bem, gostei do modo como foi abordado o vínculo das Casas à determinadas perícias do jogo e que não desbalancearam o jogo (bônus de +2 em perícias não-essenciais para o funcionamento do personagem - tomando magos como parâmetro). Um parênteses: ainda que a Casa Mutatio tenha considerável vantagem ao ser vinculada à Concentração.

Retomando, o que mais a filiação à Ordem traz de benefício ao personagem? Acho que um bom exemplo de como trabalhar esta questão é o Colégio da Senhora de Lua Argêntea, publicado no suplemento Fronteiras Prateadas (Forgotten Realms). Neste texto, os autores basicamente tratam da filiação, mensalidades, e benefícios tanto mecânicos quanto de desenvolvimento do personagem (a parte do "enroleplay"). Por fim, as Casas são restritas a magos somente? Bardos e Feiticeiros, para ficarmos dentro do CORE, teriam acesso à elas?

No mais, parabéns pelo empenho!
kaishakunin

Mensagempor Allefcapt em 21 Jul 2009, 03:32

Olá a todos,

IRON MAN,
Parabéns. :hmmm:

Acredito que as casas, por possuírem uma definição clara e com arquétipos bem construídos, serão de fácil utilização e adaptação por mestres e jogadores. Muito bom.

Gostaria de salientar que concordo com nosso amigo acima, e certamente uma explicação mais bem desenvolvida sobre a herança de Hermeu cairia bem. Afinal, lembre-se que boa parte dos leitores provavelmente desconhece o cenário.

Sou um adepto das mil e uma noites (afinal minha campanha é em ALQADIM) e aguardo O CALIFADO viu?

Um grande abraço,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Iron Man em 23 Jul 2009, 22:58

Olá pessoal

kaishakunin escreveu:Olá, Iron Man,

Li seu texto. Interessante o jeito como vc abordou esta ordem arcana. E como requisitado, meus comentários (muitas em forma dúvida)

Muito obrigado pela sua opinião e espero que consiga responder as suas perguntas.

kaishakunin escreveu:Primeiramente, não tenho conhecimento algum do cenário Réia. Até tentei seguir o link postado no final da matéria, mas ele está quebrado. O que consegui de informações, baseia-se no catálogo da Caladwin. Enfim, é um cenário que mescla história com elementos de fantasia, não?

Até aí, entendo perfeitamente as referências ao Alexandre Magno, helenismo, etc. No entanto, preciosismo à parte, tem necessidade o uso do latim? Ela cumpre papel de língua dentro do cenário? E tendo esta questão uma resposta positiva, uma correção: é princeps, ~ipis, não principis.

Bom mais ou menos. Este cenário é uma versão fantástica da Europa do período de Carlos Magno (por volta do Século IX). Assim há muitos elementos da nossa Europa deste período, como também outros elementos, como Elfos, Anões, Magia (mesmo sendo rara), religiões politeísta (deuses romanos) e monoteísmo (O único Deus). Eu sugiro que você adquira o livro Réia - Cenário de Campanha para ter informações mais precisas sobre religião e etc. Ou veja os artigos anteriores da Coluna de Reia no site da RedeRPG, que podem esplicar melhor o mesmo. Veja esta link para mais informações.

Quanto ao latim ele é usado como língua oficial do Sacro Império Minosiano (digamos um herdeiro do Antigo Império Minosiano, que é o Antigo Império Romano). Por isso a utilização dele no cenário (que chamado de Minosiano). E quanto a Princeps, sim eu errei na hora da digitação, se a minha professora de latim visse isso iria puxar a minha orelha. :nao:

kaishakunin escreveu:Não me ficou clara a herança de Hermeu. As Casas são descendentes sanguíneas deste último? Se não, como foram formadas? Aliás, como as antigas casas (pré-queda do antigo império minosiano) estavam ligadas às estruturas políticas e administrativas do antigo império minosiano? E com o advento do Sacro Império, qual a posição da Ordem?

Não ficou? Nossa o meu editor não reclamou disso e pensei que tinha ficado claro no texto. As Casas são herdeiras da tradição mística de Hermeu. Ou seja, formada por seus primeiros alunos de magia arcana. Sobre a influencia das casas no antigo império é muito extenso para descrever aqui, mas posso dizer que eles estavam no final do império mais preocupados com a política e poder mundano que poder arcano e quando houve as invasões bárbaras e dos orcs eles não ajudaram a defender o império. Para mais detalhes eu sugiro mais uma vez que compre Réia - Cenário de Campanha.

kaishakunin escreveu:Qual a implicação prática da Hierarquia Hermêutica na vida dos personagens arcanos? Qual a vantagem de um personagem pertencer à Ordem? Veja bem, gostei do modo como foi abordado o vínculo das Casas à determinadas perícias do jogo e que não desbalancearam o jogo (bônus de +2 em perícias não-essenciais para o funcionamento do personagem - tomando magos como parâmetro). Um parênteses: ainda que a Casa Mutatio tenha considerável vantagem ao ser vinculada à Concentração.

Bom eu não entendi a pergunta sobre "a implicação prática da Hierarquia Hermêutica na vida dos personagens arcanos", podia explicar melhor? Mas sobre a vantagem de pertencer a ordem é que TODO mago de Eurone (com excessão dos magos elfícos) são membros da ordem, pois a ordem é a unica instituição que ensina a magia arcana em toda Eurone, ou seja, a magia arcana dos magos. E como é muito caro o ensino da magia arcana acaba somente os nobres terem dinheiro para estuda-la. E com isso há vantagens mecanicas de um nobre ser um mago e mais uma vez compre o livro Réia - Cenário de Campanha para mais detalhes.

kaishakunin escreveu:Retomando, o que mais a filiação à Ordem traz de benefício ao personagem? Acho que um bom exemplo de como trabalhar esta questão é o Colégio da Senhora de Lua Argêntea, publicado no suplemento Fronteiras Prateadas (Forgotten Realms). Neste texto, os autores basicamente tratam da filiação, mensalidades, e benefícios tanto mecânicos quanto de desenvolvimento do personagem (a parte do "enroleplay"). Por fim, as Casas são restritas a magos somente? Bardos e Feiticeiros, para ficarmos dentro do CORE, teriam acesso à elas?

Esta matéria esta complementando o que foi dito em Réia - Cenário de Campanha sobre a ordem, por isso as vantagens mecânicas "básicas" já estão descritas lá e lendo o livro básico há explicações mais precisas. E somente mago são membros da Ordem Arcana Minosiana, pois no cenário a magia arcana é rara e os poucos que a utilizam não gostam de dividir o seu conhecimento. Feiticeiros são caóticos demais e geram efeitos que lembras as bruxas das lendas da Europa do nosso mundo fazendo a grande parte da população terem medo e ódio deles. Os bardos sabendo o medo e desconfiança da magia arcana faz que suas habilidades sejam vistas mais como truques que como mágicas mesmo, e eles aprendem o seus oficio em poucas escolas de bardos espalhados pelo Eurone (Europa).[/quote]

Allefcapt escreveu:Olá a todos,

IRON MAN,
Parabéns.

Acredito que as casas, por possuírem uma definição clara e com arquétipos bem construídos, serão de fácil utilização e adaptação por mestres e jogadores. Muito bom.

Gostaria de salientar que concordo com nosso amigo acima, e certamente uma explicação mais bem desenvolvida sobre a herança de Hermeu cairia bem. Afinal, lembre-se que boa parte dos leitores provavelmente desconhece o cenário.

Sou um adepto das mil e uma noites (afinal minha campanha é em ALQADIM) e aguardo O CALIFADO viu?

Bom Allefcapt muitas das suas perguntas foram respondidas acima, mas posso dizer duas coisas. Esta matéria visava os leitores de Réia e da RedeRPG que conhecem mais o cenário e se eu explicasse mais coisas do cenário na matéria ficaria MUITO grande. Sobre o Califado pode esperá que ser um ótimo livro, mas sou suspeito em dizer isso. Posso dizer que ele mistura elementos de 1001 Noites, mistério de reinos perdido como A Múmia e O Retorno da Múmia e algo do periodo das Cruzadas antes dela acontecer. E espero mesmo que goste.

Bom gostei muito da opiniões de vocês e espero a respostas, pois é bom ver o seu trabalho reconhecido.

Até mais
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

Mensagempor kaishakunin em 31 Jul 2009, 12:45

Sobre a "implicação prática da Hierarquia Hermêutica nos personagens magos". Bem, era justamente saber quais as vantagens de integrar a ordem. +2 em uma perícia e mais o quê? (Obviamente, a maior vantagem é poder SER mago no cenário - e todos os benefícios que esta classe traz).

No dito Colégio da Senhora, tem-se a vantagem de confeccionar itens mágicos sem a necessidades de feats específicos (atendendo a pré-requisitos da instituição), bônus em Identificar Magia para aprender magias novas, etc. Mas, pela sua afirmação, vi que terei de comprar o Réia para esclarecer este e outros pontos - o que não é viável neste momento. Enfim, deixa pra lá.

Iron Man escreveu:Bom eu não entendi a pergunta sobre "a implicação prática da Hierarquia Hermêutica na vida dos personagens arcanos", podia explicar melhor? Mas sobre a vantagem de pertencer a ordem é que TODO mago de Eurone (com excessão dos magos elfícos) são membros da ordem, pois a ordem é a unica instituição que ensina a magia arcana em toda Eurone, ou seja, a magia arcana dos magos. E como é muito caro o ensino da magia arcana acaba somente os nobres terem dinheiro para estuda-la. E com isso há vantagens mecanicas de um nobre ser um mago e mais uma vez compre o livro Réia - Cenário de Campanha para mais detalhes.
kaishakunin

Voltar para Sistemas e Cenários