Existe espaço no Brasil para outros Sistemas de RPG?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Sim.
15
71%
Não.
3
14%
Talvez (Explique)
3
14%

Total de votos : 21

Mensagempor Gun_Hazard em 07 Ago 2008, 12:26

Estes dias lí uma declaração de um Autor de Livros de RPG nacional que Dizia que o Brasil não há espaço para novos sistemas no Mercado Nacional. (Inclusive um outro autor conhecido meu tinha me dito a mesma coisa).

E gostaria de saber o que voces pensam sobre o assunto...

Não só outro sistema Comercial (Vendido em Livros), mas mesmo um sistema gratuito via internet, qual o espaço que voces acham que ele teria.

O que faz ter chance de sucesso ou de fracasso?
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Aluriel de Laurants em 07 Ago 2008, 13:48

Sinceramente existe mais espaço sim, as pessoas sempre tem interesse em coisas novas, o problemas mesmo é que as pessoas não tem interesse em dar 80 reais ou mais em algo que não conheçam, digamos que você não conheça 7th Sea, e tenha que ir numa loja de RPG estando de um lado 7th Sea, novo e um livro do Jogador de D&D pelo mesmo preço, supondo que você não tenha o livro e não conheça 7th Sea, qual você iria comprar, existe muita fama cercando o jogo.
As pessoas compraria sim e abririam espaço para um sistema novo, se ele fosse introduzido de uma forma interessante, por um preço baixo e tals, porque elas olham preço e depois nome, existe como introduzir, mas ele não pode ser feito como fazem nos EUA tem que ser feito de uma forma mais parecida com a qual eu citei, fazerem livros de outros sistemas menos conhecidos em uma versão econômica e acessível primeiro, pra abrir o espaço no mercado pro sistema, para que as pessoas conheçam o que ele faz e assim poder entrar com um livro de edição de luxo, capa dura e colorido como fazem no exterior.

Eu acredito que existe espaço pros sistemas, os problemas, são em primeiro lugar, só fazerem coisa pra D20, em segundo lugar pelo fato de Quase todas as licenças de sistemas de jogo, GURPS, CoC, Falkenstein, Paranóia e por aí vai, estão com a DEVIR que não publica esses jogos, uma tática de mercado cretina de segurar tudo o que pode ser concorrencia, mas não lançar e Comic que tinha o OPERA, mas deu aquele rolo todo e fecharam, o sistema tinha muito potencial, a JAMBO só lança D20 e material do Trio Nefasto Sugoi das Profundesas e a Daemon que só lança material de Daemon.

Enfim, espaço no mercado tem, o que não existe é boa vontade por parte de certas editoras.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Sampaio em 07 Ago 2008, 16:16

Claro que existe.

Se até a porcaria do 3D&T tem mercado...
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Aluriel de Laurants em 07 Ago 2008, 16:21

Eu devia ter citado isso no meu post.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

Aluriel de Laurants

Mensagempor Anonimous000 em 07 Ago 2008, 16:32

Bom, a Daemon tem a justifica que só lança material de autoria deles mesmos, não é como a Devir q compra N licenças e só lança o que quer. Por que a Daemon lançaria algo que não vá promover mais vendas do peixe deles?

Não sei se o mercado do 3D&T e de outros RPGs pode realmente ser considerado o mesmo...

A melhor forma de divulgação seria em eventos, outros além do EIRPG. Qualquer tipo de evento pode servir, mas infelizmente não são muitos no Brasil.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor guca0 em 07 Ago 2008, 18:41

Existe sim, oque não existe é vontade das editoras pra publica-los
guca0

Mensagempor Lector em 07 Ago 2008, 19:33

claro que existe
é claro que não da pra ter a divercidade do mercado de língua inglesa, mas o mercado nacional ainda tem muito a crescer
é por isso que, entre outras coisas eu acredito na viabilidade do GURPS por aqui.
Por algum motivo existe a lenda de que GURPS só fez sucesso por ter pouca concorrência, o que esta longe da verdade. GURPS encarou Cyberpunk 2.0.2.0., Shadowrun, tagmar, Desafio dos Bandeirantes e até o poderoso AD&D, entre outros, e venceu. Num país onde é inviável a publicação de jogos pra cada gênero um bom sistema genérico pode fazer um razoável sucesso. Infelizmente a versão padrão do GUPS original não é a mais adequada ao nosso mercado, mas isso pode ser contornado
Fora isso, jogos razoavelmente baratos e que explorem certos gêneros com alguma abrangência podem dar certo, mas o importante é saber adequar o produto ao mercado
Lector

Mensagempor Youkai X em 07 Ago 2008, 19:48

Aluriel, só tem que ver se a editora não tenha uma políticas que impeça essas alterações no livro (de capa dura e colorido pra capa mole e preto e branco), tipo a Wizards.

E poisé, com a 4E você vai ver diminuir significativamente o número de material D20 por aí (exceto algumas editoras, como a Green Ronin, por exemplo, mas que o D20 delas já é bem distinto mesmo).

Alguma editora interessada nos cenários do sistema Roll & Keep XD ?
Youkai X

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Ago 2008, 19:48

O Opera quase deu certo, não fosse o processo que a Comic Store levou da Devir (sorte que a Comic ganhou).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor guca0 em 07 Ago 2008, 20:17

:blink: ela ganhou?
então qndo sai o ópera?
guca0

Mensagempor kimble em 07 Ago 2008, 20:24

Tem espaço. O problema é que sempre se produzem as mesmas coisas. Ou o sistema/cenário é para um ambiente estilo WoD, ou é para fantasia medieval. Quando os autores perceberem que tem mais coisa para trabalhar, quem sabe começam a sair coisas mais interessantes.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Aluriel de Laurants em 08 Ago 2008, 07:40

Essa história da política de alteração é dose mesmo, mas talvez com jogos de editoras menores mas ainda assim legais, por meio de diálogo talvez dê pra fazer isso.

Aluriel de Laurants

Mensagempor Gun_Hazard em 08 Ago 2008, 10:37

Meu comentário extremamente pessoal:

Eu acho que o público geral é preguiçoso!

Digo isso pelo meu mesmo, e pelo que vejo o D20. O Argumento MASTER de muita gente foi "Não preciso mais aprender um outro sistema para jogar um jogo diferente"

Quando começamos a jogar a uns 12-14 anos atrás, liamos quase tudo que podiamos quanto a sistemas e jogos, mas isso eramos apenas 2 entusiastas num grupo de 6 pessoas. O Resto tem Preguiça mental de aprender um jogo novo.

Em Geral o grupo até se anima a tentar jogar um sistema/jogo novo mas desanima na primeira dificuldade ou diferença e o mestre prefere não ter o trabalho de insistir e ir jogar logo algo que ele já tem a "formula pronta", sabe como fazer dar certo.

GURPS é muito legal, mas por que ficou para trás? Por que todo mundo parou de jogar como antes, depois do D20? Fogo da novidade? Vida útil esgotada? Ou porque o D20 era um ferramenta mais adequada? Eu não sei...

Eu digo isto pelo próprio D20 Modern Mesmo que a meu ver foi muito ruim...

Como alguém tinha dito que o problema é tentar concorrer com Fantasia Medieval ou Horror Pessooal.

Acho que concorrer com o Genero de Fantasia medieval só se o cara fizer algo muito melhor que D&D ou algo com proposta diferente.

Horror pessoal eu também acho que não vira. Já passamos o medo-do-fim-do-milénio. E temos coisas boas aí. Vale a mesma da acima ou faz melhor ou com proposta diferente (Exemplo: "Don't Rest your Mind?").

Eu gostaria de ver mais opções de jogos com abordagens e focos diferentes o problema é manter um Jogo Continuo com eles...E Fazer os jogadores se interessarem por jogos novos...

Agora sobre se estes jogos são Vendáveis ou não, eu não sei.

Talvez um jogo se sai bem gratuito e não venda nada em papel, assim como tem meia dúzia de jogos gratuitos ai pela net que são ruinzinhos...

Meu comentário Pessoal sobre os sistemas no Brasil que conheço e os que não conheço tanto.

- GURPS: de longe o mais versátil exatamente por ser genérico. Para campanhas Realistas ou contemporâneas é o que mais gosto, e tenho facilidade.
- Opera: Já lí o Lite, e já joguei algumas partidas, mas não achei melhor que o GURPS em nada.
- Daemon: Muito Truncado, as ambientações são legais, mas o sistema é fraquinho. Mesmo os elementos de jogo para o genero de Terror são fraquinhos, talvez jogar a ambientação da série com o Gurps fique mais legal.
- Cyberpunk 2020: Bom para ser um jogo Rápido e Sujo, mas fica também truncado quando o assunto é Dano, Armadura e Ferimento.
- AD&D, bom para aventuras de Fantasia Medieval mais Clássicas.
- D&D 3.X: Bom Para aventuras de Fantasia Medieval mais heróica.
- D&D 4ªed: Bom Para Aventuras voltadas para Combate na Fantasia Medieval.
- CODA (Senhor dos Aneis): Bom Para Jogos de foco Pessoal (Foco nos personagens e atos) onde o Ser é tão importante quanto o Fazer. Dizem que o sistema é meio Quebrado, mas quando o foco do jogo não for combates a todo instante isso nem atrapalha.
- Defensores de Tóquio (Duas primeiras Versões), Para quem ainda se lembra de Jaspion e Black Kamen Rider ainda dá para dar altas risadas.
- Mundo das Trevas Antigo: Joguinho embassado, se o mestre for fazer jogadas para tudo quanto for teste fica muito Travado, tem elementos bons para um Terror Pessoal, mas o mal uso do ambiente ou excesso de jogadas atrapalha, um gruo que participei substituia as fichas e jogadas em mesa pelas do Leis da Noite (live-Actions), ficava muito mais dinámico e ágil...
- Mundo das trevas novo: Não lí ainda.
- Fudge: Não me adaptei muito ao jogo parece bom, mas ainda não tive oportunidade nem de jogar nem de mestrar para ver como Fica.
- Tagmar 2: Gostaria que alguém me desse uma impressão deste jogo, dizem ser como os RPGs antigos com várias tabelas, mas não vejo isto como problema...
- TOON, Paranóia, Mulheres Machonas, Og: nunca joguei nenhum...
- M&M: devo dar o braço a torcer que o M&M é excelente, só não é o genero de Supers que eu gosto (Prefiro ainda a abordagem mais genérica/realista do GURPS).
- Genesis d10: Simples prático e maleável, seria uma boa se tivesse vingado, daria uma boa opção de RPG para iniciantes
- RPGQuest: Não joguei, mas me recorda muito os jogos como DragonQuest e Hero Quest, parece legal para a faixa etária mais baixa.

Esqueci algum sistema ainda Vivo?

O que acho que falta:

- Jogos de tiroteio: Temos somente o Gurps e o CP2020, falta algo mais Western ou mais John-Woo.
- Star Wars. (Fantasia Futurista)
- Comédia. (no velho clima de Monstros)

PS: Acho que o meu vai ser o único Talvez aí no meio...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Nibelung em 08 Ago 2008, 10:55

- Jogos de tiroteio: Temos somente o Gurps e o CP2020, falta algo mais Western ou mais John-Woo.

Não deu uma olhada em Faroeste Arcano?
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Ago 2008, 11:43

O maior problema do GURPS é que ele "quebra" com seres super-poderosos.
Daí minha preferência por Opera. Ele funciona bem tanto em campanhas realistas quanto em campanhas heróicas.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias