por Gun_Hazard em 08 Ago 2008, 10:37
Meu comentário extremamente pessoal:
Eu acho que o público geral é preguiçoso!
Digo isso pelo meu mesmo, e pelo que vejo o D20. O Argumento MASTER de muita gente foi "Não preciso mais aprender um outro sistema para jogar um jogo diferente"
Quando começamos a jogar a uns 12-14 anos atrás, liamos quase tudo que podiamos quanto a sistemas e jogos, mas isso eramos apenas 2 entusiastas num grupo de 6 pessoas. O Resto tem Preguiça mental de aprender um jogo novo.
Em Geral o grupo até se anima a tentar jogar um sistema/jogo novo mas desanima na primeira dificuldade ou diferença e o mestre prefere não ter o trabalho de insistir e ir jogar logo algo que ele já tem a "formula pronta", sabe como fazer dar certo.
GURPS é muito legal, mas por que ficou para trás? Por que todo mundo parou de jogar como antes, depois do D20? Fogo da novidade? Vida útil esgotada? Ou porque o D20 era um ferramenta mais adequada? Eu não sei...
Eu digo isto pelo próprio D20 Modern Mesmo que a meu ver foi muito ruim...
Como alguém tinha dito que o problema é tentar concorrer com Fantasia Medieval ou Horror Pessooal.
Acho que concorrer com o Genero de Fantasia medieval só se o cara fizer algo muito melhor que D&D ou algo com proposta diferente.
Horror pessoal eu também acho que não vira. Já passamos o medo-do-fim-do-milénio. E temos coisas boas aí. Vale a mesma da acima ou faz melhor ou com proposta diferente (Exemplo: "Don't Rest your Mind?").
Eu gostaria de ver mais opções de jogos com abordagens e focos diferentes o problema é manter um Jogo Continuo com eles...E Fazer os jogadores se interessarem por jogos novos...
Agora sobre se estes jogos são Vendáveis ou não, eu não sei.
Talvez um jogo se sai bem gratuito e não venda nada em papel, assim como tem meia dúzia de jogos gratuitos ai pela net que são ruinzinhos...
- Daemon: Muito Truncado, as ambientações são legais, mas o sistema é fraquinho. Mesmo os elementos de jogo para o genero de Terror são fraquinhos, talvez jogar a ambientação da série com o Gurps fique mais legal.
- Cyberpunk 2020: Bom para ser um jogo Rápido e Sujo, mas fica também truncado quando o assunto é Dano, Armadura e Ferimento.
- AD&D, bom para aventuras de Fantasia Medieval mais Clássicas.
- D&D 3.X: Bom Para aventuras de Fantasia Medieval mais heróica.
- D&D 4ªed: Bom Para Aventuras voltadas para Combate na Fantasia Medieval.
- CODA (Senhor dos Aneis): Bom Para Jogos de foco Pessoal (Foco nos personagens e atos) onde o Ser é tão importante quanto o Fazer. Dizem que o sistema é meio Quebrado, mas quando o foco do jogo não for combates a todo instante isso nem atrapalha.
- Defensores de Tóquio (Duas primeiras Versões), Para quem ainda se lembra de Jaspion e Black Kamen Rider ainda dá para dar altas risadas.
- Mundo das Trevas Antigo: Joguinho embassado, se o mestre for fazer jogadas para tudo quanto for teste fica muito Travado, tem elementos bons para um Terror Pessoal, mas o mal uso do ambiente ou excesso de jogadas atrapalha, um gruo que participei substituia as fichas e jogadas em mesa pelas do Leis da Noite (live-Actions), ficava muito mais dinámico e ágil...
- Mundo das trevas novo: Não lí ainda.
- Fudge: Não me adaptei muito ao jogo parece bom, mas ainda não tive oportunidade nem de jogar nem de mestrar para ver como Fica.
- Tagmar 2: Gostaria que alguém me desse uma impressão deste jogo, dizem ser como os RPGs antigos com várias tabelas, mas não vejo isto como problema...
- TOON, Paranóia, Mulheres Machonas, Og: nunca joguei nenhum...
- M&M: devo dar o braço a torcer que o M&M é excelente, só não é o genero de Supers que eu gosto (Prefiro ainda a abordagem mais genérica/realista do GURPS).
- Genesis d10: Simples prático e maleável, seria uma boa se tivesse vingado, daria uma boa opção de RPG para iniciantes
- RPGQuest: Não joguei, mas me recorda muito os jogos como DragonQuest e Hero Quest, parece legal para a faixa etária mais baixa.
Esqueci algum sistema ainda Vivo?
O que acho que falta:
- Jogos de tiroteio: Temos somente o Gurps e o CP2020, falta algo mais Western ou mais John-Woo.
- Star Wars. (Fantasia Futurista)
- Comédia. (no velho clima de Monstros)