Cenários de fantasia "realistas" ?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Nibelung em 13 Dez 2010, 00:35

Por isso as aspas. Eberron, na prática, não tem deuses.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Armitage em 13 Dez 2010, 18:19

Eberron repete inúmeras vezes que o patriotismo é o ponto mais importante de qualquer personagem. Todas as nações estiveram em guerra por cem anos, e o tratado foi assinado a dois. Você não fica amiguinho de repente de quem estava te jurando de morte a dois anos atrás. Tanto é que o conceito clássico "um personagem do grupo de cada país" não é incentivado em Eberron.

Religiosamente, a questão complica mais, porque a principal religião de Khorvaire (Hoste Soberana) é adepta de absorver todos os cultos menores como faces diferentes dos nove ou dos seis (os nove deuses da civilização e os seis deuses da selvageria). Aquele deus menor dos sahuagins? É uma face do Devorador. A deusa da agricultura kobold? É Arawen se mostrando de forma mais familiar. E por aí vai.

As outras duas religiões primárias do continente são mais complicadas. O Sangue de Vol acredita no ateísmo (é mais complicado que isso, mas resume razoavelmente bem), e a Chama Prateada é um dos poucos "deuses" existentes (o outro é a Corte Imortal dos elfos de Aerenal) e que pode ser vislumbrado pessoalmente, apesar de seus sinais não serem tão claros.

Enfim, não é aquela coisa linda de "você é servo de Thor, eu sou servo de Loki, e juntos armamos altas confusões com uma turminha da pesada".

hauhauhauhua muito bom Nibelung! É disso que estou falando!

Eberron é um cenário que eu gostaria de jogar.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Dez 2010, 18:45

Exceto que todo mundo tá falando que isso existe em quase todos cenários, você que tá ignorando, Silva.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Armitage em 13 Dez 2010, 23:00

Lumine, não é isso que vemos em, por ex, Forgotten Realms, onde é esperado que grupos de aventureiros venham dos mais diversos lugares, culturas e religiões diferentes.

E aliás, dando uma lida aqui, vejo que a lingua "Common" de Faerun é ainda mais exagerada do que Greyhawk, pois é falada em todos os cantos do mundo por todas as culturas, raças e localidades existentes, das mais centrais às mais remotas. Por padrão, um personagem de Faerun já ganha a linguagem "Common", seja ele da classe social, cultura ou raça que for.

Madruga: é de fato plausível pensar que um único pidgin ou creole tenha dominado um super-continente inteiro do tamanho aproximado da afro-eurásia ?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor GoldGreatWyrm em 13 Dez 2010, 23:05

Flanaess, em Greyhawk, é do tamanho do EUA.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Armitage em 13 Dez 2010, 23:13

Sim Gegê, eu "engoli" o creole de Greyhawk por isso.

Mas Faerun parece ser do tamanho da Eurásia, além de ter população e diversidade étnica/cultural/religiosa muito maior.

Armitage

Mensagempor Madrüga em 13 Dez 2010, 23:21

Silva escreveu:Madruga: é de fato plausível pensar que um único pidgin ou creole tenha dominado um super-continente inteiro do tamanho aproximado da afro-eurásia ?

Bom, como eu e outros já dissemos, temos que levar em conta um fenômeno antropológico que NOSSA história jamais teve: magia funcionando de fato.

Basta pensarmos na extensão do império romano (e por consequência do latim vulgar), ou mesmo as dimensões que a China e Índia, mesmo em tempos remotos, tinham. Eu acho que é possível uma língua ocupar uma extensão tão grande, mas esse processo é dificultado se não há uma certa homogeneidade cultural: um império que domina a região toda, por exemplo.

Como eu disse antes, embora hoje saibamos que a cultura "popular" é tão ou mais importante que a cultura imposta pelas classes dominantes economicamente, é interessante pensar que as classes dominantes seriam diferentes caso tivessem acesso a magia: a questão do transporte facilitado é (eu acho) o ponto crucial. Uma classe dominante com acesso a "montaria fantasma", portais, voo, magias de teleporte, portas dimensionais e outras facilidades mágicas poderia facilmente estar em mais pontos de um reino ou império, coletando impostos mais eficientemente, suprimindo revoltas rapidamente e efetivamente impondo seus valores e regras em mais lugares em menos tempo.

O poderio mágico também poderia facilitar a escravização de outros povos, a manutenção da ordem (invocar criaturas contra multidões furiosas, jogar uma bola de fogo naqueles camponeses revoltosos), a vigilância de lugares antes inacessíveis (magias e rituais de divinação)... ou seja, se uma classe dominante detivesse segredos mágicos, ela seria quase onipresente, praticamente invencível e tenderia a perpetuar a si mesma com assustadora facilidade.

Quer dizer que territórios maiores seriam mantidos, vigiados e forçados a seguir um determinado código de regras... e a unificação linguística faria parte disso. A imposição de regras e valores também passa pela imposição de um código comum: o idioma do dominante. E, num mundo mágico, é fácil fiscalizar, controlar e verificar se essa língua é de fato a língua franca da classe dominante.

Pode ser também que eu esteja defecando pela boca (ou dedos), mas acho interessante pensar socialmente nesses termos: uma classe mágica dominante é uma classe que vai rapidamente criar uma sociedade medieval orwelliana, cheia de vigilância, desaparecimentos e outros terrores.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Blackbird em 13 Dez 2010, 23:41

Madruga, concordo com algumas coisas e tenho algumas adições a fazer.

O poderio mágico também poderia facilitar a escravização de outros povos, a manutenção da ordem (invocar criaturas contra multidões furiosas, jogar uma bola de fogo naqueles camponeses revoltosos), a vigilância de lugares antes inacessíveis (magias e rituais de divinação)... ou seja, se uma classe dominante detivesse segredos mágicos, ela seria quase onipresente, praticamente invencível e tenderia a perpetuar a si mesma com assustadora facilidade.
Pode facilitar, mas acho que o poder militar ainda é muito mais capaz e muito mais eficaz do que o mágico, em termos práticos. Especialmente porque o poder militar se conquista através de recursos, riquezas e números - coisas em que a classe dominante supera, numa soma geral, as classes subordinadas -, enquanto o poder mágico não tem desses requerimentos.

Num confronto entre culturas de diferentes níveis tecnológicos, ambos os lados podem apresentar poder mágico equivalente - mas baseados em diferentes premissas. As sociedades mais avançadas seriam poderosas por conta do alto nível de seus intelectuais (Magos, pensando em D&D) ou da alta sofisticação da religião (Clérigos e Paladinos), enquanto as de nível tecnológico menor teriam ao seu lado poderosas forças tradicionais aliadas aos deuses e à natureza (Druidas, Xamãs, Clérigos, Feiticeiros).

Sendo bem materialista, acho que, mesmo num mundo onde a magia é latente, o poder se mantém através do militarismo, em principal.
i am jack's complete lack of surprise.

Imagem
Blackbird

Mensagempor Madrüga em 13 Dez 2010, 23:45

Bom, como eu falei para o Emil, a classe dominante teria mais recursos para criar academias arcanas, por exemplo, para captar mais e mais talentos para se perpetuar. Mas a questão da "magia popular" é interessante, ele também levantou esse ponto.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Armitage em 13 Dez 2010, 23:48

Madruga, o problema é que, segundo o canon de Forgotten Realms (core da 3º edição, que tenho aqui), os meios de transportes e comunicação ainda são pretty much medievais - estradas de terra (nem estradas pavimentadas são difundidas ainda), caravanas de carroças propelidas por bois e cavalos, rotas marítimas e fluviais, etc. Os meios de transporte mágicos (flying galleys, tapetes voadores, teleportação, etc) são tão raros que são motivo de lendas entre camponas.

Além disso, se você começar a difundir esse tipo de coisa, começa a ficar dificil justificar o próprio nivel tecnologico "Medieval" do cenário.

Mas eu concordo contigo se estivermos falando de Eberron, por ex, ou algum cenário que extrapole o uso da magia de forma a emular teletransporte e "telecomunicação mágica" (que eu não lembro de cabeça aqui agora. Vocês lembram de algum? ).
Editado pela última vez por Armitage em 14 Dez 2010, 00:07, em um total de 2 vezes.

Armitage

Mensagempor Madrüga em 14 Dez 2010, 00:01

Ah, não, nem estou defendendo FR (que eu mal conheço). Estava só teorizando mesmo.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Blackbird em 14 Dez 2010, 00:06

Conheço nadas de Forgotten, mas isso que o Silva falou me parece uma pusta incongruência.
Você ter figuraças do alto escalão da magia que não aplicam seus conhecimentos pra melhorar a vida de seus "iguais" é o equivalente a um Albert Einstein dizer "gente, não vou publicar esses meus estudos sobre física. é só pra mim, ok?".

Imagino que exista tanbém todo um processo, toda uma pressão do meio em que cientistas (e magos, no caso) convivem pra que essas coisas sejam levadas pro mundo. Pensem no Nobel desenvolvendo a dinamite, e por um momento vamos supor que o uso imaginado por ele não tenha sido um uso bélico, por exemplo. Ou, o desenvolvimento dos aviões e o seu uso como máquinas de guerra - a velha história do Santos Dumont se suicidando porque sua suposta invenção estava sendo erroneamente utilizada.
i am jack's complete lack of surprise.

Imagem
Blackbird

Mensagempor Armitage em 14 Dez 2010, 00:16

Pois é Black, esse é meu ponto desde o início - a incongruência de grande parte dos cenários de fantasia.

E já pensou que se você começar a disseminar essa "tecnologia mágica" (teletransporte, telecomunicação, automatização, etc), começa a ficar dificil sustentar a estética "medieval" do cenário ? ( se o burguês médio vai pro trabalho de teletransporte, mantém sua loja vigiada 24 hr por bolas-de-cristal-de-segurança, produz seu merchandise em uma linha de montagem mágica, e saca dinheiro de sua pocket-dimension-account.. o que explica esse mundo ainda ser "medieval" ? rs )

Armitage

Mensagempor Emil em 14 Dez 2010, 00:23

Na verdade, os modos de produção são uma boa partida pra pensar nesse assunto. Se há toda tecnologia mágica disponível, mas o modelo de produção ainda é a grande propriedade privada, a dependência mútua dos diferentes estamentos, então a cultura é basicamente medieval, apesar do avanços tecnológicos. Mais ou menos como ocorre no campo ainda hoje.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Nibelung em 14 Dez 2010, 00:42

Ou em Eberron.

É comum o pessoal bater o olho em Eberron e pensar "D&D steampunk". Na verdade, embora a magia seja mais distribuída que nos cenários-padrão de D&D, ela ainda está engatinhando. Praticamente todos os benefícios mágicos estão nas mãos das dragonmarked houses, e cada casa possui um monopolio virtual de seus serviços.

Contratar um curandeiro da casa jorasco pra tratar da tosse do seu tio não é um serviço que qualquer um possa pagar com frequencia. Claro, talvez existam uma ou duas clínicas de Jorasco que cobram um preço mais ameno de pessoas pobres em troca de uma fila de espera (pense no atendimento do SUS).

Ou pensar que enquanto a produção de warforgeds era legalizada, qualquer nobre podia ter um mordomo forjado. O preço de um warforged era alto, e praticamente só eram usados em exércitos e comprados em larga escala.

Ou o exemplo mais icônico, o Lightning Rail, o trem elétrico, da Casa Orien. Ele é um dos elementos mais icônicos de Eberron, mas embora o preço da passagem esteja caindo, ele ainda não é acessível pra todo mundo. É semelhante às viagens de avião hoje em dia: Tu compra uma passagem pra pagar em 12 parcelas.

Tudo isso porque as dragonmarks "facilitam" o uso destas tecnologias. Uma airship não pode ser guiada sem um capitão de Lyrandar com a Mark of Storm, por exemplo. As pedras mensageiras da casa Sivis não funcionam tão bem se não forem usadas por um gnomo com a Mark of Scribbing. E nem quero pensar na dificuldade de manter um cofre de Kundarak ou controlar uma Forja de Criação. Existem locais onde estão pequisando formas alternativas pra não dependerem tanto das casas, mas ainda é um processo lento e em pesquisa.

As vezes, por mais que você QUEIRA expandir a magia, a maioria da população simplesmente... não consegue. Não importa o quanto treinem, nem todos tem condições de conjurar um Disco Flutuante de Tenser pra fazer a colheita, e preferem usar uma carroça.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias