"Fantasia medieval clássica" (?)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor AKImeru em 05 Ago 2010, 15:57

PGNovaes escreveu:
GoldGreatWyrm escreveu:
Eu não sei se tem ou não a ver... minha questão é esse... o que realmente define a fantasia medieval clássica que difere da jogada por jogadores de D&D 4ed...

Ah, só isso?

Nada.

GoldGreatWyrm escreveu:
E estamos te respondedo: D&D4 emula sim sua "fantasia medieval clássica".

"GGW, você não entendeu nada". É a resposta padrão.

Eu já percebi que a opinião de vcs é essa. E compreendo. Como havia dito, um amigo com o qual discuto sobre isso também concordaria com vcs, com quase tudo... mas ele compreende que há uma diferença entre 4 ed e ad&d no que elas se propõe.

PGNovaes, você sequer jogou a aventura introdutoria do livro do mestre para D&D 4e?

Quero dizer, eu entenderia se você falasse que não gostou do sistema em si. Eu pessoalmente não gosto. Mas falar que ele não captura a essencia de rpg de fantasia medieval clássica apenas mostra que você decidiu redefinir o conceito para isolar a quarta edição dele. Pois a aventura que descrevo poderia facilmente ocorrer em AD&D sem nenhum alteração descritiva.

Nos mostre o POR QUE que a 4e não faz o que você diz. Por favor. Até agora nós estamos tentando te mostrar o quão você esta enganado quanto isso mas você apenas fala "Nope. Vocês estão errados" mas nunca nos diz o por que.

E pela ultima vez, A PROPOSTA DO JOGO É A MESMA.

Ambos os jogos se definem como jogos de fantasia medieval heroica.
Ambos os jogos te dão regras para isso.
Ambos os jogos se baseiam nos mesmos livros.

POR QUE 4E NÃO É?
Editado pela última vez por AKImeru em 05 Ago 2010, 16:00, em um total de 2 vezes.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Ago 2010, 15:58

Mas não falei com seu amigo, falei com você. E você ainda não respondeu minha pergunta.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Madrüga em 05 Ago 2010, 15:58

PGNovaes escreveu:Eu já percebi que a opinião de vcs é essa. E compreendo. Como havia dito, um amigo com o qual discuto sobre isso também concordaria com vcs, com quase tudo... mas ele compreende que há uma diferença entre 4 ed e ad&d no que elas se propõe.

Diferença essa que você não tem a capacidade de explicar, mas espera que a gente entenda.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 05 Ago 2010, 16:00

Claro que há diferença: AD&D era campeão de one-spell kills, regras malucas (vide tabela de resistência e de ladinagem), enquanto a 4e é mais padronizada e tem regras para evitar "role 3d6 na ordem", "role seus PVs... lol, o guerreiro só tem 2 PVs", e "ok, eu bato com minha espada! ...(alguns níveis depois)... "ok, eu bato com minha espada +3!".
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 16:08

Oda Nobunaga escreveu:
PGNovaes escreveu:
GoldGreatWyrm escreveu:
Eu não sei se tem ou não a ver... minha questão é esse... o que realmente define a fantasia medieval clássica que difere da jogada por jogadores de D&D 4ed...

Ah, só isso?

Nada.

GoldGreatWyrm escreveu:
E estamos te respondedo: D&D4 emula sim sua "fantasia medieval clássica".

"GGW, você não entendeu nada". É a resposta padrão.

Eu já percebi que a opinião de vcs é essa. E compreendo. Como havia dito, um amigo com o qual discuto sobre isso também concordaria com vcs, com quase tudo... mas ele compreende que há uma diferença entre 4 ed e ad&d no que elas se propõe.

PGNovaes, você sequer jogou a aventura introdutoria do livro do mestre para D&D 4e?

Quero dizer, eu entenderia se você falasse que não gostou do sistema em si. Eu pessoalmente não gosto. Mas falar que ele não captura a essencia de rpg de fantasia medieval clássica apenas mostra que você decidiu redefinir o conceito para isolar a quarta edição dele. Pois a aventura que descrevo poderia facilmente ocorrer em AD&D sem nenhum alteração descritiva.

Nos mostre o POR QUE que a 4e não faz o que você diz. Por favor. Até agora nós estamos tentando te mostrar o quão você esta enganado quanto isso mas você apenas fala "Nope. Vocês estão errados" mas nunca nos diz o por que.

E pela ultima vez, A PROPOSTA DO JOGO É A MESMA.

Ambos os jogos se definem como jogos de fantasia medieval heroica.
Ambos os jogos te dão regras para isso.
Ambos os jogos se baseiam nos mesmos livros.

POR QUE 4E NÃO É?

Realmente nunca joguei a aventura. Talvez vc esteja certo.

Minha divergência não é tanto a respeito da proposta, e também consigo ver as similaridades, como as que vc apontou, mas da incapacidade do sistema, no meu caso, de promover um cenário mais "original" de fantasia medieval.

Sobre o "Nope. Vcs estão errados"... eu não disse isso... só queria dizer que quando, por exemplo, alguém falava de imagem, literalmente, não estava me restringindo a definição estrita... ou algo do tipo....

E alguns não entenderam, ainda (acho q não é o seu caso), que não estou aqui pra ganhar nenhuma discussão... ou pra responder as perguntas que vcs fizeram e, por algum motivo, acham que eu tenho que responder... desde o início coloquei que são questionamentos que tava buscando... reflexões, não afirmações categóricas. Se vcs esperam que eu responda suas perguntas com elas... vão continuar esperando. :) rsrs
Msn: geribola@hotmail.com
PGNovaes

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Ago 2010, 16:08

Você já jogou a quarta edição de D&D?
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 16:09

Lumine Miyavi escreveu:Você já jogou a quarta edição de D&D?

Nunca joguei. Mas meus argumentos se aplicam pra 3a ed, tb... que joguei bastante.
PGNovaes

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Ago 2010, 16:11

PGNovaes escreveu:

Nunca joguei. Mas meus argumentos se aplicam pra 3ª ed, tb... que joguei bastante.

Então, você está afirmando que a geração "videogame de papel" começou na 3d, em 1999 / 2000?
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 05 Ago 2010, 16:12, em um total de 1 vez.
Lumine Miyavi

Mensagempor GoldGreatWyrm em 05 Ago 2010, 16:12

Quem quer respostas, aqui?

Não querias reflexões? Nós estaos refletindo, não estamos? ^^

Mas o que queres dizer com um cenário mais "original" de fantasia medieval?

Dark Sun e Eberron são cenários bem originais... e estão junto com a 4e.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor AKImeru em 05 Ago 2010, 16:13

Minha divergência não é tanto a respeito da proposta, e também consigo ver as similaridades, como as que vc apontou, mas da incapacidade do sistema, no meu caso, de promover um cenário mais "original" de fantasia medieval.

Estou confuso. O problema não é que 4e falhava em propor um cenário clássico de fantasia medieval?

De qualquer maneira, AD&D e outras edições são gênericos. Você precisa ou criar um cenário ou de um cenário para ter a ambientação. Se seu argumento é de que 4e não tem nenhum cenário original na sua linha e apenas cenários antigos "remasterizados" então sim, de fato é o que ocorreu.

Eles não foram criados para a 4e.

Posso falar que Eberron funciona MELHOR na 4e do que no 3.X. O Elfo que se dane :bwaha: !
AKImeru

Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 16:18

Lumine Miyavi escreveu:
PGNovaes escreveu:

Nunca joguei. Mas meus argumentos se aplicam pra 3ª ed, tb... que joguei bastante.

Então, você está afirmando que a geração "videogame de papel" começou na 3d, em 1999 / 2000?

Acho que sim. Mas o "videogame de papel", apesar de ser uma realidade, não é uma regra pra todos que jogam D&D... Eu o fazia, mas não dessa forma.

Quem quer respostas, aqui?

Não querias reflexões? Nós estaos refletindo, não estamos? ^^

Mas o que queres dizer com um cenário mais "original" de fantasia medieval?

De forma bem geral, o que quis dizer com o original de fantasia medieval foi o Fogotten original, por exemplo.
PGNovaes

Mensagempor Emil em 05 Ago 2010, 16:19

PGNovaes escreveu:Minha divergência não é tanto a respeito da proposta, e também consigo ver as similaridades, como as que vc apontou, mas da incapacidade do sistema, no meu caso, de promover um cenário mais "original" de fantasia medieval.

De novo: Por que, no seu caso, o sistema falha em promover um cenário mais original para fantasia medieval?

PGNovaes escreveu:E alguns não entenderam, ainda (acho q não é o seu caso), que não estou aqui pra ganhar nenhuma discussão... ou pra responder as perguntas que vcs fizeram e, por algum motivo, acham que eu tenho que responder... desde o início coloquei que são questionamentos que tava buscando... reflexões, não afirmações categóricas. Se vcs esperam que eu responda suas perguntas com elas... vão continuar esperando. :) rsrs

Se você propôs a discussão e quer chegar a algum lugar, você necessariamente tem que responder às perguntas e aos contra-argumentos que estão sendo feitos. É assim que as discussões avançam, é assim que as conclusões aparecem. Se você acha que não tem que responder às dúvidas, aos questionamentos, e ao que mais suas afirmações despertarem, então nunca mais entre em nenhum debate ou discussão.

E acho que seria bom se as pessoas parassem te trazer os diferentes cenários para 3e, D&D, AD&D, e focassem em discutir o que é fantasia clássica (eu, no caso, acho que o Oda já fez isso muito bem, mas se restar dúvida, partamos deste ponto).

E seria muito bom também se os defensores da 4e (see what I did there?) tirassem o pé do acelerador. A concepção do PG parece ser preconceituosa sim, mas mantenhamos a cabeça fria e nos concentremos na argumentação.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor AKImeru em 05 Ago 2010, 16:20

Eu pessoalmente acho que as pessoas que usam o argumento de "video game de papel" devem parar e analisar suas aventuras de AD&D e comparar com suas aventuras das novas edições e se perguntar "Será que eu não estou sendo injusto?"
AKImeru

Mensagempor Youkai X em 05 Ago 2010, 16:22

PGNovaes, já que você quer o clima old-school de magos de chapéu pontudo, guerreiros que só sabem bater, facilidade em morrer e dificuldade em ressucitar, aleatoriedade, poucas raças e opções que pareçam "colorir" demais o jogo em tons senhor dos anéis (vamos admitir, jogar SdA na 4e seria bem frustrante pq o legal da 4e sào as opções disponíveis em grandes quantidades, etc), te sugiro um sistema nacional que tá sendo lançado, o Old dragon. Ele é baseado nos D&Ds mais antigos (especialmente 0D&D), tem magos de chapéu, monstros aleatórios, castelos, cavaleiros com panos de prato por cima e ceroulas por baixo, anões de ambos os gêneros barbudos e elfos sempre com cabelos pra trás. E claro, guerreiros que só sabem bater e regras bem arbitrárias. Que tal buscares esse sistema no google? Tem um fast play rápido. E pela internet tem muito mais retro-clones nacionais e internacionais que possam te agradar. A partir desses sistemas, é só ser feliz e montar teu próprio cenário.
Youkai X

Mensagempor GoldGreatWyrm em 05 Ago 2010, 16:26

Greyhawk foi resetado para 4e, com planos para o retorno das clássicas masmorras, tais quais o Templo do Mal Elemental, a Tumba dos Horrores e a Torre Fantasma de Inverness...

Quer mais clássico que isso?

Imagem
Peguem seus cajados e armas, exploremos a masmorra!

Em tempo: 0D&D teve um jogo para mega-drive. O RPG é videogame de papel, ou seria o game um RPG na televisão?

Isso é só um argumento cíclico, que não leva a lugar nenhum ^_^
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias