Como lidar com power gamers?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Anand em 17 Jun 2008, 14:50

Uma pessoa nova no grupo muda completamente a dinâmica, é impressionante, de fato. E se cada Mestre ou RPGista fizesse o seu trabalho de evangelização direitinho, nunca iriam acontecer esses problemas de falta de mestres e jogadores... :)
Anand

Mensagempor GoldGreatWyrm em 17 Jun 2008, 14:58

Não fale evangelização... parece que formamos um culto ou algo do gênero :b

Lembre-se, RPG é só um hobby. :aham:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Anonimous000 em 17 Jun 2008, 15:45

GoldGreatWyrm escreveu:Lembre-se, RPG é só um hobby. :aham:

Deveria ser apenas isso, mas conheço pessoas que transformaram num modo de vida...
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Dragão de Bronze em 17 Jun 2008, 21:37

GoldGreatWyrm escreveu:Não fale evangelização... parece que formamos um culto ou algo do gênero :b

Não, não é só um hobby. É O HOBBY!
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor GoldGreatWyrm em 17 Jun 2008, 23:15

Dragão de Bronze escreveu:
GoldGreatWyrm escreveu:Não fale evangelização... parece que formamos um culto ou algo do gênero :b

Não, não é só um hobby. É O HOBBY!

FATO!
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Anand em 18 Jun 2008, 08:49

Ué, você pode usar o termo que quiser, mas esse é um sinônimo como qualquer outro. ;) E faz parte de ser um hobbista arrumar outros entusiastas. Em geral, só não consigo botar pra jogar RPG pessoas que não gostam de jogos em geral, não gostam nem de baralho...
Anand

Mensagempor AKImeru em 19 Jun 2008, 03:24

Pergunta: Como se livrar de Powergamers?
Resposta: Jogando a quarta edição e banindo "Blade of Cascade".
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Anonimous000 em 21 Jun 2008, 00:00

Fazendo umas coisas agora, mas não sei se vou ter tempo pra postar ainda hoje, então um opst rápido.

No podcast sugeriram colocar o jogador powergamer numa posição de liderança do grupo, citaram até um caso envolvendo a classe Warlord do novo D&D.

Bom, meus dois centavos sobre o assunto (e como algo semelhante já ocorre no meu grupo):

Eu não gosto de outros jogadores dizendo como meu personagem deve agir fora do jogo, mas nunca passei numa situação em que isso ocorre-se in game (como o já citado Warlord) e não sei como reagiria nessa situação.

Agora, no meu grupo. O tal powergamer tem o hábito de tentar mandar nos outros jogadores, tenha alguma moral para isso ou não. Nas vezes em que ele recebe uma resposta do tipo "meu personagem não pode fazer isso" ou "eu não tenho essa magia" ele fica reclamando que os outros estão com personagens mal feitos. Certa vez a namorada dele (ex no atual momento) jogou uma partida, ele fez o personagem dela, mas ficava guiando tanto ela, e cortando sua liberdade "não, isso não vai dar certo, faz isso", que ela se encheu e nunca mais jogou.

Numa outra oportunidade ele decidiu começar a mandar no grupo (que havia acabado de se encontrar, com personagens que não se conheciam de anteriormente, era a primeira sessão da campanha, e foi a única). Num certo momento ele decidiu mandar um dos outros ir na frente pra entrar num lugar, o outro óbviamente se recusou, ele não tinha qualquer motivo para obedecer, e retrucou que o powergamer tinha que ir na frente. O powergamer, irritado por não ser obedecido, atacou ele, a cena se degenerou numa briga total (exceto por um jogador que resolveu entrar no local onde eles precisavam entrar), o powergamer foi forçado a fugir para não perder o personagem (via teleporte) e, mesmo depois de escapar deu um jeito de lançar um último ataque e matar o jogador que não o obedeceu mais cedo. No final das contar o grupo estava com dois personagens a menos, um morto e um fugido e jurado de morte, dois feridos e um inteiro (o que foi na frente no final) eu, sabendo o que havia lá dentro, decidi assustar eles pra longe (era uma única criatura, mas era pra ser um desafio digno de cinco personagens com recursos totais, não de três com dois feridos, seria um massacre. A aventura parou por ali mesmo.

Em outras palavras, mesmo depois de ouvir o podcast eu ainda me vejo de mãos atadas (a única solução que me parece que teria efeito seria se livrar do tal jogador, mas como disse antes, não é exatamente uma opção). Vou seguir as dicas para procurar novos jogadores, veremos no que vai resultar.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Dragão de Bronze em 21 Jun 2008, 00:42

Cruzes, pelo que você diz, eu não jogaria com um cara desses.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Anonimous000 em 21 Jun 2008, 13:10

O grupo se acostumou a suportar o individuo, mas as manias dele se agravaram recentemente, por isso trouxe o problema ao forum.

Mas, ao contrário do jogador que foi "expulso" do grupo, não há uma unanimidade quando o assunto é "como resolver esse problema".
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Faerunian em 21 Jun 2008, 13:17

Já experimentou jogar online Anonimous? É beeem mais fácil encontrar jogadores.
Imagem
Faerunian

Mensagempor Anonimous000 em 21 Jun 2008, 16:56

Já joguei via internet, mas prefiro table top.

Via internet não é exatamente a mesma coisa.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Hermes em 21 Jun 2008, 20:41

Cara, eu estudaria bem a ficha dele para encontrar os buracos onde ele não tem como agir. Faça algumas aventuras revolvendo sobre isso e ele em breve vai sentir que otimizar demais não garante que ele seja sempre o melhor.

Outra coisa sensata é estabelecer regras claras durante a criação dos personagens para manter eles no mesmo patamar. GURPS por ser um sistema que dá muita liberdade pode criar algumas coisas bizarras, especialmente quando se joga com uma quantidade de pontos acima do normal.

Se o cara não concordar com isso ou reclamar que não estão tendo situações para o personagem dele participar (dominar) talvez realmente seja melhor procurar outro jogador.
Hermes

Mensagempor Dinobot em 22 Jun 2008, 19:21

Anonnimous, cara, eu sou conhecido por ser rude e pouco educado, mas no seu caso vou fazer um esforço pra ser ainda pior, porque está precisando.

Voce tem 2 escolhas. Perder esse amigo ou perder o resto do grupo inteiro. É que nem com criança pequena. Se o pai não da disciplina, ele simplesmente vai piorando com o tempo até a situação ficar irreversivel. Enquanto tiver um cara desses no teu grupo, qualquer um que voce trouxer pro grupo vai ficar puto da vida e nunca mais vai voltar. Ai voce não vai conseguir substituir o elemento mesmo.

Não tem solução nesse caso, meu filho. Ou você bane o cara, ou você bane o cara. Tentar resolver in game não vai dar certo, porque ele vai chorar e reclamar ainda mais. Tem que ser off game, de preferencia com uma profusão de murro na cara e palavrões. Não tem muto meio termo nesse caso. Se seu grupo não sobrevive sem o cara, então vc se deu mal, porque com ele o grupo não tem futuro nenhum.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Mensagempor Anonimous000 em 22 Jun 2008, 21:20

Dinobot, queria eu que pudesse ser tão simples, mas eu não estou nos melhores termos com alguns outros membros do grupo (isso é bem recente). Ao expulsar o segundo jogador do grupo em menos de seis meses há o risco de quebrar o grupo completamente, o dividindo em duas (talvez mais) trupes de 2~3 jogadores que não mais se entendem.

Talvez esse grupo esteja destinado a terminar em breve, mas estou tentando adiar isso, por isso abri o tópico. como já disse antes, se expulsar o jogador fosse uma opção, já teria sido feito. Talvez eu tenha demorado demais para decidir tomar ação, mas o resto do grupo também deixou o problema crescer também.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias