Bom, quanto ao caso do meu amigo que pagou para que mestrassem pra ele, isso foi a muito tempo, mais de 5 anos mas deixa eu tentar me lembrar. Acho que ele disse que ia no centro de artes ou centro exotérico ou algo assim, ou centro de cultura indiana e lá eles pagavam pro mestre mestrar. não me lembro bem, mas tinha um centro de alguma coisa no meio.
Quanto a isso acontecer em outros lugares, quem quiser ver entra no site
http://www.rpgregistry.com/ e procura por games clicando a opção comercial, vc vai encontrar live actions em q se paga pra jogar, pbems (!!!) em que se paga pra jogar e rpg de mesa, rpg normal em que se paga pra jogar.
Bom, como já disse a primeira vez que ouvi isso achei um absurdo sem tamanho, sem dúvida o mestre que cobrava deveria ser melhor mestre do que eu, mas achei muito estranho.
hoje já não acho nada assim tão absurdo não. Sei lá, se mascarar o preço do mestre com aluguel de sala, venda de fichas ou de ilustrações dos personagens, coisas assim acho que muitos jogadores iriam topar. Eu mesmo pagaria pra jogar se quer saber. tem alguns sistemas que eu só ouço falar e nunca joguei que queria experimentar, e o mestre da maioria dos meus jogos tem cada vez menos tempo livre e não tem paciência de aprender algum sistema novo.
Olha, eu acho que prefiro comer uma baranga de graça do que uma modelo, porque sou muito certinho e contra a prostituição por princípios. Mas isso não vem ao caso.