[IDÉIAS E OPINIÕES] O Mercado de RPG Brasileiro

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor kimble em 24 Mar 2008, 16:40

Eu sempre ouço que tem empresa interessada, mas a Devir diz que isso 'non existe'. Alguém conhece alguma empresa que fez oferta real para editoras americanas para tentar conseguir alguma das licenças?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Diel em 24 Mar 2008, 16:56

Até onde meu conhecimento em boatos vai, não sei de outra não, mas no próprio site do d3 ele falou que estava tendo problemas com a SJGames...Mas para ser sincero, no blog dele não tem um único tópico sobre Gurps, então eu arrisco dizer que muito provavelmente NÃO teremos gurps algum no brasil, pelo menos não até o final do ano(chute otimista).
Postei um tópico no fórum da jambô(que efeito isso vai ter?) sugerindo a jambô tentar trazer o gurps para o lado deles.
Veremos no que dá.

Para vocês verem como a situação está piorando, a falta de paciência de players aumentando, temos um grupo no orkut que está traduzindo o Gurps Characters.
Comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=28432231
Material deles: http://www.4shared.com/dir/3560503/6dba ... aring.html
Diel

Mensagempor Deicide em 24 Mar 2008, 17:17

Tem um grupo brasileiro traduzindo "Lenda dos 5 Anéis" também. Não sei qual é o site deles, contudo. Foi um amigo que me informou isso.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Diel em 24 Mar 2008, 17:28

Podíamos fazer um tópico compilando os links desse pessoal que esá traduzindo material do inglês para português, o que acham?
Diel

Mensagempor FreeSample em 24 Mar 2008, 17:33

O Gurps esteve cambaleando aqui no brasil desde antes da DB por causa da maior quantidade de suplementos que a devir trouxe para nós. Pode-se dizer que para cada 4 suplementos que a devir trazia para o ad&d, 1 suplemento do gurps era colocado no mercado. Quando o WoD chegou aí sim a coisa desandou de vez.

Ahn... vale lembrar que a Devir só obteve a Licença do AD&D BEM depois da publicação de Storyteller no Brasil. antes disso o AD&D era da Editora Abril.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Deicide em 24 Mar 2008, 17:40

Lembro que a Abril maltratou o AD&D também. Na verdade, ela começou prometendo mundos e fundos, lançando propagandas em suas revistas, etc. Daí lançou First Quest, depois os livros básicos, estava prometendo Forgotten e mais um monte de cenários... mas aí viu que não estava dando o retorno esperado, e simplesmente parou de publicar os livros por anos, até a Devir adquirir os direitos dos mesmos.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor FreeSample em 24 Mar 2008, 17:54

Se me lembro bem a Abril esperava demais, os preços dos livros eram MUITO caros pra época, eu chutaria no preço de livros como changeling (quase 90, levando-se em conta a correção monetária). Ela lançou muito material de boa qualidade num mercado onde, naquele momento, seria mais proveitoso lançar numa qualidade reduzida para chamar público. Propaganda tava sendo feita (eu vi na veja, rs), mas os preços afastavam. Não tinha como aguentar.
FreeSample

Mensagempor Aluriel de Laurants em 24 Mar 2008, 18:18

De fato é impossível comprar um livro como Changelling com frequência, demorei bastante para comprá-lo.
Eu adoraria que a Jambo pegasse GURPS pra eles, porque a DEVIR já é ruim com D&D e pior ainda com wod (fucking 3 anos pra trazer o novo WoD pro Brasil) e bem nem sei se GURPS 3ªE veio pro Brasil, o ultimo manual de GURPS que comprei era da segunda edição.
Mas eu adoraria ver jogos do R&K system traduzidos, uma variedade de sistemas e opções de jogo cairiam bem, não aguento mais ter que escolher entre itens de cesta básica.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Deicide em 24 Mar 2008, 18:55

Vale lembrar também que o Brasil viu outros sistemas traduzidos e nacionais, mas não deram certo. De cabeça eu lembro:
  • Cyberpunk 2020; (Nunca superou Shadowrun, e depois o Shadowrun foi esquecido)
  • Ars Arcana; (ouvi dizer que a tradução foi horrível, mas li isso na DB, então pode ter sido propaganda negativa...)
  • Millenia; (Nacional, foi esquecido)
  • Tagmar; (Nacional, esquecido)
  • Shadowrun; (fez relativo sucesso na época, quando comecei a jogar, mas depois foi esquecido)
  • Toon; (Esquecido)
  • Desafio dos Bandeirantes; (Nacional, promissor, esquecido)
Que outros podemos lembrar?

Deicide

Mensagempor FreeSample em 24 Mar 2008, 20:55

De fato é impossível comprar um livro como Changelling com frequência, demorei bastante para comprá-lo.

Agora pensa em três livros com estas condições. sério, a abril não soube avaliar o mercado - E considerando que RPG,na época era um terreno meio nebuloso, talvez nem tivesse como.

(...) nem sei se GURPS 3ªE veio pro Brasil, o ultimo manual de GURPS que comprei era da segunda edição.

Segunda edição brasileira (e acho que a primeira tb, a da capa branca) = terceira edição americana.

Que outros podemos lembrar?

Era do Caos. era um cenário quase futurista com criaturas sobrenaturais, enfatizando e muito o cenário brasileiro, sem "importar" muita coisa, aliado a um sistema que parecia GURPS, só que mais ágil. O sistema de poderes sobrenaturais conseguia ser super simples e BOM. Millenia e Tagmar talvez não tenham emplacado por causa da dependência excessiva de tabelas. Não foi só em uma ocasião que vi jogadores adorando o cenário, mas detestando o sistema. Toon e Paranóia tem um quê muito "Beer and Pretzels", não acho que possamos contar com a longevidade de jogos assim. nem mesmo o D&T e o AD&T sobreviveram. Opa, nessa categoria faltou incluir "Monstros", MMAD e Terra de OG (e é bom lembrar que é bem provável que a falta de divulgação tenha afundado ainda mais estes jogos).
Adoraria que Ars Magica tivesse sido difamado pela DB, mas de fato a tradução ficou sofrida. :(
FreeSample

Mensagempor Deicide em 24 Mar 2008, 20:59

Fico imaginando porque nunca saiu uma versão "Tagmar d20" ou "Desafio dos Bandeirantes d20". Seria interessante se tivessem pêgo carona na onda do D&D 3.X...

Deicide

Mensagempor Youkai X em 24 Mar 2008, 21:22

Paranóia, Opera, entre outros...
Youkai X

Mensagempor AKImeru em 24 Mar 2008, 22:10

Paranóia, Opera, entre outros...

Espera, o que?!
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 24 Mar 2008, 22:43

Não ouviu falar em Paranóia XP, Oda?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Youkai X em 24 Mar 2008, 22:53

Eu tinha dado aquela resposa ao Post do Deicide enumerando os sistemas de RPG que saíram em terras tupiniquins...
Youkai X

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias