oculto escreveu:Deicide escreveu:O Anima é baseado na 4e com elementos da 3.X, não o contrário. Eu gosto muito de vários elementos da 4e, e o sistema está bem mais próximo dessa edição do que da 3, mas como a GSL não permite você alterar a 4e, a gente tem que fingir que parte da 3.
hum... entendi.
Se a proposta é efetivamente essa, então nada contra.
Para ter uma ideia:
Elementos que Anima "puxa" da 4e:
- Níveis e patamares de Poder (levemente alterado);
- PVs fixos por nível, Pulsos de Cura, Segundo Fôlego (levemente alterado);
- Ataques baseados em atributos (levemente alterado);
- Defesas fixas (levemente alterado);
- Sistema de Perícias (levemente alterado);
- Testes de Resistência;
- Apresentação de poderes;
- Estatísticas de armas (bônus no ataque, danos, propriedades);
- Condições padronizadas que afetam personagens (levemente alterado);
- Sistema de ações (Padrão, Movimento, Menor, Imediata, Oportunidade);
Elementos que "puxa" da 3.X:
- Mais opções de ataques básicos (Atacar com Duas Armas, Derrubar, Encontrão, Finta, etc.);
- Algumas influências no sistema de Perícias ("tirar 10", "tirar 20", possuir graduações [levemente alterado], ter opções para Perícias voltadas a interpretação [Aptidões como Atuação, Avaliação, Ofícios, Profissão, etc.]);
- Algumas leves mudanças no sistema de PVs;
- Ação de Rodada Completa (chamada de Ação Total para simplificar);
- Existência de defesa de "Toque" e Normal;
- Classificação das armas em leves, uma mão e duas mãos;
Elementos do SW Saga:
- CA e Reflexos foram fundidos numa só defesa.
Principais elementos diferenciais (o que muda em relação a outras edições):
- Progressão de personagem é mais lenta, com bônus se acumulando a cada cinco níveis, ao invés de a cada dois (4e) ou variando por classe, mas podendo chegar a evoluir a cada nível (3.X);
- Ataques e Defesas se baseiam em dois Atributos, ao invés de um. Por exemplo, um ataque "Corporal" (que você usa ao brandir uma arma branca) se baseia em Força + Destreza. Um ataque místico se baseia em Inteligência + Sabedoria. Seus Reflexos se baseiam em Destreza + Inteligência;
- Ataques possuem "tipos" diferentes: Arremesso (autoexplicativo), Corporal (ataques com armas brancas ou com o corpo), Mirado (ataques à distância), Místico (ataques que exigem concentração e atenção), Mental (ataques que manipulam mentes) e Presença (ataques de intimidação). Um poder define ataques como, por exemplo: Corporal (Arma) vs. Reflexos;
- Três defesas: Fortitude, Reflexos, Vontade. Reflexos tem um valor total e um de "toque";
- Não tem classes predefinidas. As "classes" são grupos de talentos que exigem um talento-base para serem pegos, e cada "classe" tem também diversos poderes (Habilidades) ligados a ela. No primeiro você tem um grande número de talentos para gastar e montar seu personagem;
- Você ganha talentos nos níveis ímpares e poderes nos níveis pares;
- Poderes usam "pontos de ação", que representam o vigor do personagem. Enquanto você tiver pontos de ação, pode continuar a usar seus poderes, mas as habilidades de nível maior consomem pontos mais rapidamente. Existem alguns poderes de uso diário, mas esses estão ligados a Talentos e representam "medidas desesperadas".
Bom, é isso. Toda decisão de design tem um motivo, e se quiserem discutí-las, terei prazer em explicar o porquê de cada elemento do sistema.
Por exemplo, esse tópico é pra criar ideias para a "classe" Aventureiro, que é um conjunto de talentos/poderes para simular tanto ladinos como personagens mais exóticos. Foi relativamente fácil criar poderes baseados em Acrobacia, Atletismo, Blefe e Furtividade, e já completei outras Perícias, como Diplomacia e Intimidação. Atualmente estou andando em território mais exótico, então uma ajudinha seria legal.
Não precisam conhecer o sistema, é só dar ideias de algo que um aventureiro poderia fazer, e aí eu tento converter isso pra sistema. Por exemplo, em Blefe tem poderes para você faz um inimigo atacar outro, ou o inimigo se ferir se ele atacar você e falhar. Em Furtividade tem habilidades para você atacar e sumir de vista. Em Intimidação tem formas de você afastar oponentes próximos para "parar" o combate por um instante. Agora preciso de ideias para Ladinagem, Percepção e Tolerância.