Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor publicano em 28 Jul 2011, 15:45

Bônus tipo bulletproof, né, Tiamat? :linguinha:









Pois é, eu não pensei em médico, mesmo, quanto a gastar cargas que falhem (bloqueio ou whataver). Pensei em Vigilante, Faz-Tudo...
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor Nibelung em 28 Jul 2011, 16:48

cigano escreveu:Mas tu não precisa nem ir alem, com regras novas. Quando tava pensando na Máfia Fables, por questões de Fluffly pensei que deixar o GF com Bulletproff, e um poder que o impediria de ser linchado tambem. E de acordo com a HQ, faz todo sentido do mundo (Gepeto é imortal e foi banhando em feitiços de proteção durante algumas dezenas de centenas de anos), mas qualquer casamente que deixe o GF imune a morte é ruim! Pode ate ser um trunfo se bem aplicado, mas se for só pelo fluffly... no away!


Xykon era "imortal". :linguinha:
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor cigano em 28 Jul 2011, 16:58

Nibelung escreveu:
cigano escreveu:Mas tu não precisa nem ir alem, com regras novas. Quando tava pensando na Máfia Fables, por questões de Fluffly pensei que deixar o GF com Bulletproff, e um poder que o impediria de ser linchado tambem. E de acordo com a HQ, faz todo sentido do mundo (Gepeto é imortal e foi banhando em feitiços de proteção durante algumas dezenas de centenas de anos), mas qualquer casamente que deixe o GF imune a morte é ruim! Pode ate ser um trunfo se bem aplicado, mas se for só pelo fluffly... no away!


Xykon era "imortal". :linguinha:


Eu lembro, e foi épico!

Mas foi uma alteração pelo que me lembro, e ele tinha chances de morrer se achassem a filacteria dele se não me engano.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor publicano em 28 Jul 2011, 17:12

Teve máfia de Order of the Stick??? merda, mais uma pra ler :jester:
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor Aluriel de Laurants em 28 Jul 2011, 17:48

Eu buffei o S.K em duas máfias, numa dei poder de faxineiro pra ele, no outro criei um poder alternativo pra manipulação de role (algo que o GF da mafia Zelda tinha). Sei lá sou contra dar bulletproof pro S.K, mas dar um segundo poder útil ou algo que atrapalhe a vida de quem chegar nele é sempre interessante. Nunca fizeram um S.K com o poder do G.F (parecer inocente), acho que é uma boa.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor publicano em 28 Jul 2011, 18:05

Aluriel de Laurants escreveu:Eu buffei o S.K em duas máfias, numa dei poder de faxineiro pra ele, no outro criei um poder alternativo pra manipulação de role (algo que o GF da mafia Zelda tinha). Sei lá sou contra dar bulletproof pro S.K, mas dar um segundo poder útil ou algo que atrapalhe a vida de quem chegar nele é sempre interessante. Nunca fizeram um S.K com o poder do G.F (parecer inocente), acho que é uma boa.


Isso seria bom com alguém com Investigador de RC na cidade, rs e o personagem fosse daqueles que ficássemos com dúvidas se é Sk ou não... mas com fortes suspeitas
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor Nibelung em 28 Jul 2011, 19:05

Aluriel de Laurants escreveu:Nunca fizeram um S.K com o poder do G.F (parecer inocente), acho que é uma boa.


Belkar :b (ok, era condicional, mas tinha)
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor MVerde em 29 Jul 2011, 00:17

Nibelung escreveu:
Aluriel de Laurants escreveu:Nunca fizeram um S.K com o poder do G.F (parecer inocente), acho que é uma boa.


Belkar :b (ok, era condicional, mas tinha)

E deixou de ter antes da primeira noite... Corvo deu sorte que eu ganhei o jogo, se não ele tava com marca eterna pra ser morto por mim. :b
"Spell: não é boazinha, é sincera."
Avatar do usuário
MVerde
 
Mensagens: 2004
Registrado em: 25 Ago 2007, 18:09
Localização: Goiânia - GO

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor Arnok em 31 Jul 2011, 21:22

publicano escreveu:Vocês deviam fazer algum post ou tópico com certos papéis ou mecânicas opcionais que já se tornaram padrão.

Se notarem não tem regras de espancamento, pra dar o mais óbvio exemplo, na lista de papéis. Um outro que me chamou a atenção foi o "taxi driver"...

Eu sei que o guia e a lista são traduzidos de fonte externa, mas podia ser feito um adendo/apêndice com o que foi consagrado... nem todo mundo tem suficiente pra ler trocentas máfias anteriores pra fazer loot :mrgreen:

Covarde: pelo que entendi é opcional pro mestre o cara morrer se esconder atrás de mafioso, mas o jogador não pode contar com nada, se não tiver dito especificamente que ele morre, pq essa parte pode estar oculta em sua "ficha". Aconteceu comigo.

E tudo está muito aberto à interpretação, mas eu percebo que se bloquear o mandante, bloqueia a morte. Ou seja há duas chances de bloquear um assassinato com mandante, bloqueando o próprio e o capanga -- isto se o GF não mandou a si mesmo.
Mas compensa por ele ignorar regra de médico, é um risco que o GF corre.


A maioria dos papeis pode ser modificada a cada máfia, mesmo que só um pouco, então o guia é só uma referência, nos casos em que está ambiguo cabe ao narrador decidir e, preferencialmente, deixar bem claro para o jogador na MP inicial. O problema de ambiguidade fica resolvido.

Sempre fui favorável a ampliar a lista de papeis/poderes a medida em que fossem criados, mas basta olhar a lista dos jogos passados e verá que a maioria dos narradores não diz o que acho do jogo (depois que terminou e teve o comentário dos jogadores). Os pontos positivos, negativos e comentários gerais podem ser muito úteis, principalmente para narradores que tentem utilizar uma mecânica similar.
(acho que poderiamos usar isso melhor, talvez acrescentando um campo inovações para cada máfia, onde constaria novos papeis e mecânicas diferenciadas usadas em cada jogo... assim, o narrador quer usar algo (Cenários, como já foi citado), mas não sebe muito bem o que fazer e o que não fazer... entra no topico, olha as máfias onde os narradores usaram cenários e vêem o comentário geral do narrador e passa a ter uma idéia melhor e sem grande perda de tempo, mas para isso precisariamos da colaboração de todos os narradores...)
“Hello… I Want to play a game.”
Avatar do usuário
Arnok
 
Mensagens: 611
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:33

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor publicano em 31 Jul 2011, 22:25

Bom, eu nem sei ainda como entram aqueles campos de pontos positivos e negativos no registro, pelo que percebi é um comentário do narrador, mas são muito poucos que preenchem...

Se eu fosse fazer isso, teria que mandar pra um dos coordenadores daqui?

E de fato um campo de inovações seria muito bom. Facilitaria muito a vida, achei umas máfias com mecânicas (ou combinação de papéis) muito atraentes que só encontrei por acaso ou indicação.
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor Arnok em 01 Ago 2011, 18:56

publicano escreveu:Bom, eu nem sei ainda como entram aqueles campos de pontos positivos e negativos no registro, pelo que percebi é um comentário do narrador, mas são muito poucos que preenchem...

Se eu fosse fazer isso, teria que mandar pra um dos coordenadores daqui?

E de fato um campo de inovações seria muito bom. Facilitaria muito a vida, achei umas máfias com mecânicas (ou combinação de papéis) muito atraentes que só encontrei por acaso ou indicação.


sim, depois de acabar o jogo, os jogadores comentarem e o narrador postar mps, ações noturnas e tudo mais ele deveria encaminhar para um dos coordenadores uma mp com os comentários gerais (depois de ouvir todo mundo, é claro :roll: )
“Hello… I Want to play a game.”
Avatar do usuário
Arnok
 
Mensagens: 611
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:33

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor publicano em 08 Ago 2011, 20:11

Valeu Arnok.
Bom, eu fiz isso mas pra aparecer deve depender da micro anterior que ainda não teve registro (a de Deuses, do Verde). Enfim...

Nessa linha de fazer um apêndice ao manual:

Eu estou percebendo que usei a mecânica de ESPANCAMENTO errada.

O que eu havia entendido (pq isso não está no manual) é que vc perde seu voto no dia seguinte e perde sua ação noturna na noite seguinte.
Só que revendo máfias anteriores, notei que não era isso -- o cara não pode discutir (fica silenciado?) no dia seguinte e fica imune a ações noturnas na noite seguinte... ou pelo menos é isso que dá a impressão na máfia de Gundam. A máfia de Durarara tb me deixou confuso quanto a isto.

Qual a versão "oficial"?

Eu não considero que errei propriamente dito, apenas devo ter usado um termo incorreto, sendo que o detalhe de espancamento não aparecia na MP de ninguém, era secreto. Então não houve muito problema, pq o efeito que eu queria provocar era o que eu usei de fato e ninguém se "fiou" no espancamento pra fazer nada ou efetivar estratégia.

...

Além das máfias com cenários, existem aquelas com sidequests -- a máfia de Star Wars, que eu achei excelente e bem amarrada, é um exemplo de uso das duas coisas. Acho que isso tb merecia uma compilação de regras sugeridas num apêndice ao manual.

Eu realmente gostaria de colaborar pra catar material precedente pra esse manual. Egoistamente, isso me ajudaria muito a terminar a elaboração das máfias que eu pus na lista de espera: a máfia de TORRE NEGRA utilizará cenários, e a de TRUE BLOOD muito provavelmente incorporará sidequests.
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor Cebolituz em 08 Ago 2011, 20:49

Não existe "mecânica oficial de espancamento". Cada narrador utiliza uma mecânica específica e a batiza como achar melhor. No caso, ele especifica nas regras como ele quer que funcione.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor Madrüga em 08 Ago 2011, 20:51

A versão oficial é a minha porque eu que inventei. :haha:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Jogos Sociais: Mecânicas e Temas

Mensagempor publicano em 08 Ago 2011, 21:00

Cebolituz escreveu:Não existe "mecânica oficial de espancamento". Cada narrador utiliza uma mecânica específica e a batiza como achar melhor. No caso, ele especifica nas regras como ele quer que funcione.


O problema disso é usar um termo que pode acabar sendo qualquer coisa.

Um exemplo contrário é o da micromáfia de fetiches hentai, que tem um personagem que é quase como político, só que quem tem seu voto comprado não sabe disso, dobrando o peso do voto do personagem no dia seguinte (ou seja sem poder votar em duas pessoas pra pressionar duplamente) sem que ninguém perceba nada, a não ser que o pseudo político mencione.

Ou seja, ele não recebe o nome de político, apenas é citado na MP que o poder funciona parecido com político exceto em tal e tal detalhe.

Aí no caso do espancamento eu acho uma MP na abertura de uma máfia já encerrada, dizendo que Fulano é Espancador. Tá. E isso quer dizer o quê, se a MP só diz Espancador?

:venera:

Rs, como é a sua versão oficial, Madrüga?
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

AnteriorPróximo

Voltar para Jogos Sociais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron