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O Guia dos Mafiosos (por b4n3)
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Sumário:
1. Introdução
2. Sobre o jogo
3. Estatísticas
4. Lógica
5. Dissimulação*
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1. Introdução
Diante de tantos jogos já realizados de "Máfia", é visível que a falta de experiência é um fator claro para que os mafiosos percam o jogo.
Em um primeiro momento, foi visto que por ser um jogo social novo, introduzido dentro de um ambiente não familiarizado com ele, a máfia levou vantagem. Entretanto, em um segundo momento, foi observado que após os jogadores adquirirem certa experiência no jogo, a dificuldade da máfia vencer o jogo, bem como a inexperiência dos jogadores que foram os mafiosos, foi fator decisivo nos jogos posteriores.
Para tanto, resolvi, eu, b4n3, criar um guia dos mafiosos, para repassar algumas diquinhas nessa arte de ser mafioso. (Insira o tema de amor do Poderoso Chefão aqui.)
Aos futuros jogadores que não sabem como é ser mafioso, bem como os atuais que ainda não tiveram essa oportunidade maravilhosa, fica aqui meu registro de ajuda.
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2. Sobre o Jogo
Como já trazido nos outros tópicos sobre o jogo, a estrutura deste é bastante simples. Alguns são cidadãos, outros mafiosos, alguns tem poderes, outros não. Basicamente é isso. Mais pra frente, vou listar as estatísticas de forma mais detalhada, mas vale ressaltar que elas são fundamentais para o funcionamento de uma estratégia eficaz. Não tem segredo quanto a isso.
**Vale ressaltar que para ser um bom mafioso não é necessário o uso de subterfúgios que desrespeitam regras, afinal, é só um jogo, e as regras estão ali pra manter a diversão de todos.**
Bom, vamos direto ao ponto.
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3. Estatísticas
As estatísticas são um ponto fundamental pra ser analisado, antes mesmo da própria discussão dentro do jogo, ou a elaboração de estratégia de jogo.
Aí vão me perguntar por quê? Por uma razão bastante simples: em um jogo com 12 pessoas não faz sentido existirem dois vigilantes, ou quatro médicos. A estatística é o que faz toda a estratégia dar certo, sendo o ponto de partida de qualquer máfia.
Primariamente, há de se ter em mente que o percentual de máfia/cidade é de 25%, ou seja, para cada 4 jogadores, 1 será mafioso. Existem sim algumas modificações, mas isso discutirei em anexos. Partindo desse pressuposto, um jogo com 20 jogadores terá em média 5 mafiosos, ou algum número próximo à isso.
Ok b4n3, isso eu sei. O que isso tem haver com ganhar o jogo?
Absolutamente tudo. Vamos utilizar um jogo de 12 jogadores como exemplo: 12 jogadores: 3 mafiosos, 1 policial, 1 médico, 1 bloqueador, 6 papéis abertos para preenchimento (estes dependentes unicamente do tema e dos personagens para uma melhor definição).
Assim sendo, só por uma análise primária já dá pra perceber que a possibilidade de ter 3 bloqueadores em um jogo com 12 pessoas é nula. E se você, mafioso, fizer tal revelação será executado sumariamente.
Tá, tá. Mas e nos jogos com 20 jogadores, e infestados de papéis?
Como regra geral, é preciso se elaborar uma espécie de sistema para avaliar as possibilidades. Se em um jogo com 20 jogadores apenas um policial tiver se revelado, existem três possibilidades:
a) Outro policial de reserva.
b) Sem mais policiais.
c) Policial escondido.
A brecha deixada por essas possibilidades é o que dá margem pra máfia abusar da cidade. Um mafioso preso contra parede que tenha esse tipo de sistema em mãos, conseguirá com dados falsos, se passar por outro policial, e até mesmo conseguir linchamento de alguns cidadãos/mafiosos inimigos/independentes. Além da credibilidade ser aumentada caso este consiga aniquilar mafiosos inimigos ou independentes.
É, pode funcionar, mas como eu faço um sistema desses rapidamente?
Simples, copie a lista de jogadores, e abaixo dela faça uma listagem com os papéis que podem ajudar a cidade, demarcando conforme os jogadores forem se revelando como tais papéis. Lembre-se, você é mafioso, e mafioso bom não tem medo de nada. Encha o peito de vontade, e diga, suprido de dados, "Eu sou X, policial reserva". Bons jogadores cidadãos não irão automaticamente ceder ao blefe, mas este estará suprido dentro das estatísticas, dando uma boa dose de credibilidade pra você, mafioso sacana.
As estatísticas podem ser ainda a melhor defesa de um mafioso. Alegar ser um "sobrevivente", ou um "cidadão comum" é uma ótima tática se você não quiser chamar muita atenção para si, bem como destruir os esquemas dos outros jogadores pró-cidade.
Se necessário, farei edições ao texto principal para acrescentar ou retirar pontos, conforme opiniões.
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4. Lógica
Um dos trunfos dos mafiosos é a lógica usada de forma inversa. Enquanto os cidadãos formulam suas teorias nos dados que possuem, a máfia manipula tais dados, favorecendo a elaboração de lógica errônea. Exemplo prático: Madruga, o policial, investiga Louc0 e obtém o resultado de "Inocente" devido a Louc0 ser o "chefão" da máfia. Louc0 se aproveita da situação, e utilizando da lógica inversa, alega ser o bloqueador, caindo nas graças da cidade por longos dias.
A lógica que quero abordar trata-se em resumo da aplicação das estatísticas elaboradas anteriormente. Tudo que foi pensado, como quantidade de médicos, policiais e outros papéis, será apenas posto em prática. Diferentemente do que possa parecer, a lógica tem de ser aprimorada muito antes da dissimulação propriamente dita.
O próprio dicionário nos diz o que é lógica: "ciência que tem por objeto o estudo dos métodos e princípios que permitem distinguir raciocínios válidos de outros não válidos". Pro contexto abordado, tornar válido um raciocínio não válido pelo uso de subsídio pré-elaborado.
Um dos maiores problemas de lógica que eu tenho notado é justamente o excesso dela. Se você é mafioso, e se revela como policial, com toda certeza alguém vai pedir o resultado de suas investigações, e eis que a maioria dos jogadores, ao invés de aplicar a dissimulação em conjunto com a lógica, simplesmente usam a lógica e dizem ter investigado justamente os que já se revelaram como inocentes absolutos.
Em um exemplo prático, em uma máfia contendo 4 mafiosos, um deles se revela como policial, inocenta alguns dos cidadãos já revelados, bem como um de seus parceiros mafiosos.
Mas b4n3, se qualquer coisa der errado os 2 mafiosos vão morrer ainda mais rápido.
Errado. Se você pensar um pouco, vai perceber que em boa parte dos jogos os "Chefões" da máfia são imunes a investigações. Assim sendo, se você disser que o chefão da sua máfia é inocente, estará falando uma verdade, que quando este morrer, dará ainda mais credibilidade ao seu falso trunfo.
Vale lembrar que não se pode incorrer no erro de se revelar policial caso o jogo seja muito pequeno (e pela estatística, só poderia ser viável um único investigador). Graças aos deuses mafiosos por existirem muitos papéis.
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5. Dissimulação: do Latim dissimulare
Definição: encobrir, ocultar com astúcia; fingir; disfarçar.
Este ponto em específico ficará em aberto para adicionar as sugestões dos jogadores de máfia.
Até o presente momento foi abordado meramente os fatores em torno do papel, e não do personagem. A dissimulação vai adentrar justamente nesse momento, tanto para selecionar o personagem a ser fingido, bem como elaborar justificativas plausíveis para o papel a ser mentido, e a explicação no tema para a presença deste.
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Bom pessoal, é isso. Demorou mais saiu. Qualquer sugestão, idéia, ou comentário a ser feito será aceito.