Assumar escreveu:Sobre a lista negra, eu concordo com o Iuri. Manter o nome, mesmo que riscado, é eternizar a punição.
Não consigo entender esse raciocínio, mas como já coloquei se é a opinião da maioria eu tiro, sinceramente isso pra mim é discutir sexo dos anjos, funciona tanto quanto qual a melhor formatação de um texto. Mas pra efeito de debate...

A "punição" (porque isso nunca foi uma punição) sempre foi um recurso pra lembrar qual o erro de cada jogador. Antes ela era permanente e muita gente nem mesmo jogava mais e ainda estava lá, foi discutido e acertado um período de 1 ano pra cada insidência, passado esse tempo o jogador fica com o "nome limpo". No meu entender isso nunca significou retirar o nome do cara de lá, e sim, tirar ele da condição de furão.
Veja bem, a Lista Negra serve pra que? Ela deveria ser uma lista de apoio ao Narrador (e coordenador/moderador), não é como se só pelo nome da pessoa estar lá ela fosse impedida de algo ou castigada de qualquer forma. Quantas pessoas que já passaram pela lista negra sofreram qualquer tipo de represália, seja da natureza que for? Ela nem mesmo serve como punição, ela é o que é, uma ferramenta (que vinha sendo mau usada) para apoiar qualquer tipo de decisão de narradores e moderadores.
O nome de alguem figurar lá é, no meu entender, como uma ficha na sessão da Máfia, que vai servir de comparativo num futuro. Apagar o nome da pessoa de lá é uma falha no sentido que você perde uma informação. Quem vier depois de mim, e dos próximos que viram vai ver quem passou e quem não passou por lá, que é a priori a função pra qual a lista foi desenvolvida desde sempre!(por favor, saber quem passou por onde tem mais informação lógica do que simplesmente saber quem fez o que, é só olhar uns posts meus atras, eu nem sabia que um narrador já tinha passado informação pra jogador, exatamente porque a lista era mal criada e muito mal usada) É como qualquer arquivo, você não joga ele fora quando ele tá velho, você guarda. A ex. Num almoxarifado, qualquer material que se mova recebe uma anotação tanto onde ele estava como pra onde ele vai. Redundante? De forma alguma, você pode analisar rapidamente e rastrear qualquer coisa com uma quantidade maior de informação.
Pra mim fica mais que claro, fica límpido, um risco e uma data ao lado do nome. Se alguem está olhando a lista ele sabe como ela funciona, e sabe que tanto pela data como pelo artificio visual, aquela pessoa não está mais lá, mas já esteve! O máximo que posso concordar é uma distinção maior ainda, separando por quotes, spoiler, sei lá qual tag melhor for, pra deixar mais claro ainda o acontecido. Mais uma vez vamos a logística, numa ficha de prateleira normal você data uma entrada sempre, e quando existe uma saída você anota ela, e data mais uma vez. Acho que concordo exatamente ae, faltou essa distinção, mas de forma alguma não esta claro que o jogador tá fora da lista.
Pelo que posso entender, o que conflita aqui esses dois tipos de pensamento é que a lista tem a função de informação e não punição, que é o que vocês estão defendendo. Mas gostaria de debater mais o assunto, ate porque que vocês podem ter certeza de uma unica coisa, meu trabalho é só dentro da Spell, não vou ficar fazendo listinha e acompanhando passo de jogador fora daqui, qualquer informação que eu tenha que anotar ou passar vai ser sempre clarificada dentro da sessão. E o que venho tentando deixar claro sempre, tanto nesse tópico como nos outros. O Asterisco ao lado do nome das Máfias que já foram pro fim da fila uma vez, a lista de jogos futuros e jogos passados que mantenho atualizada com toda a informação possível, e agora a separação de quem passou e de quem não passou pela lista.
Mas como disse, repeti, e vou falar mais uma vez, se for do entendimento de todos que o nome deve sair da lista porque é um tipo de punição, não existe problema algum, eu tiro ele de lá. Mas gostaria de entender o raciocínio de vocês, ate porque se é uma punição, ela deveria ser aplicada, e com a eminencia das edições que quero fazer pra deixar a sessão mais clara e menos desinformada, seria ótimo ter essa discussão levantada de novo pra se decidir o que muda ou não!