Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor Assumar em 11 Jun 2011, 14:09

Sobre a lista negra, eu concordo com o Iuri. Manter o nome, mesmo que riscado, é eternizar a punição.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor SCCSakura em 11 Jun 2011, 16:26

Então pra que tirar o nome da lista? riscar ou não riscar não muda nada e foi discutido que o nome fica durante um ano, se for pra riscar nem precisa por data nem nada...
Imagem
SCCSakura

Mensagempor cigano em 11 Jun 2011, 18:54

Assumar escreveu:Sobre a lista negra, eu concordo com o Iuri. Manter o nome, mesmo que riscado, é eternizar a punição.

Não consigo entender esse raciocínio, mas como já coloquei se é a opinião da maioria eu tiro, sinceramente isso pra mim é discutir sexo dos anjos, funciona tanto quanto qual a melhor formatação de um texto. Mas pra efeito de debate... :P

A "punição" (porque isso nunca foi uma punição) sempre foi um recurso pra lembrar qual o erro de cada jogador. Antes ela era permanente e muita gente nem mesmo jogava mais e ainda estava lá, foi discutido e acertado um período de 1 ano pra cada insidência, passado esse tempo o jogador fica com o "nome limpo". No meu entender isso nunca significou retirar o nome do cara de lá, e sim, tirar ele da condição de furão.

Veja bem, a Lista Negra serve pra que? Ela deveria ser uma lista de apoio ao Narrador (e coordenador/moderador), não é como se só pelo nome da pessoa estar lá ela fosse impedida de algo ou castigada de qualquer forma. Quantas pessoas que já passaram pela lista negra sofreram qualquer tipo de represália, seja da natureza que for? Ela nem mesmo serve como punição, ela é o que é, uma ferramenta (que vinha sendo mau usada) para apoiar qualquer tipo de decisão de narradores e moderadores.

O nome de alguem figurar lá é, no meu entender, como uma ficha na sessão da Máfia, que vai servir de comparativo num futuro. Apagar o nome da pessoa de lá é uma falha no sentido que você perde uma informação. Quem vier depois de mim, e dos próximos que viram vai ver quem passou e quem não passou por lá, que é a priori a função pra qual a lista foi desenvolvida desde sempre!(por favor, saber quem passou por onde tem mais informação lógica do que simplesmente saber quem fez o que, é só olhar uns posts meus atras, eu nem sabia que um narrador já tinha passado informação pra jogador, exatamente porque a lista era mal criada e muito mal usada) É como qualquer arquivo, você não joga ele fora quando ele tá velho, você guarda. A ex. Num almoxarifado, qualquer material que se mova recebe uma anotação tanto onde ele estava como pra onde ele vai. Redundante? De forma alguma, você pode analisar rapidamente e rastrear qualquer coisa com uma quantidade maior de informação.

Pra mim fica mais que claro, fica límpido, um risco e uma data ao lado do nome. Se alguem está olhando a lista ele sabe como ela funciona, e sabe que tanto pela data como pelo artificio visual, aquela pessoa não está mais lá, mas já esteve! O máximo que posso concordar é uma distinção maior ainda, separando por quotes, spoiler, sei lá qual tag melhor for, pra deixar mais claro ainda o acontecido. Mais uma vez vamos a logística, numa ficha de prateleira normal você data uma entrada sempre, e quando existe uma saída você anota ela, e data mais uma vez. Acho que concordo exatamente ae, faltou essa distinção, mas de forma alguma não esta claro que o jogador tá fora da lista.

Pelo que posso entender, o que conflita aqui esses dois tipos de pensamento é que a lista tem a função de informação e não punição, que é o que vocês estão defendendo. Mas gostaria de debater mais o assunto, ate porque que vocês podem ter certeza de uma unica coisa, meu trabalho é só dentro da Spell, não vou ficar fazendo listinha e acompanhando passo de jogador fora daqui, qualquer informação que eu tenha que anotar ou passar vai ser sempre clarificada dentro da sessão. E o que venho tentando deixar claro sempre, tanto nesse tópico como nos outros. O Asterisco ao lado do nome das Máfias que já foram pro fim da fila uma vez, a lista de jogos futuros e jogos passados que mantenho atualizada com toda a informação possível, e agora a separação de quem passou e de quem não passou pela lista.

Mas como disse, repeti, e vou falar mais uma vez, se for do entendimento de todos que o nome deve sair da lista porque é um tipo de punição, não existe problema algum, eu tiro ele de lá. Mas gostaria de entender o raciocínio de vocês, ate porque se é uma punição, ela deveria ser aplicada, e com a eminencia das edições que quero fazer pra deixar a sessão mais clara e menos desinformada, seria ótimo ter essa discussão levantada de novo pra se decidir o que muda ou não!
cigano

Mensagempor SCCSakura em 11 Jun 2011, 19:08

Eu voto para tirar, não porque sou eu, mesmo porque logo mais vão ter mais e mais pessoas a sairem da lista negra.

Se quer um motivo eu dou um exemplo:

Me explica porque foi feito uma "limpeza" na lista antiga, já que essa informação deveria perdurar por anos como sua biblia do "eu quero que seja assim" diz...
Imagem
SCCSakura

Mensagempor Assumar em 11 Jun 2011, 19:41

Continuo achando que se deva retirar.
Se fosse só um histórico de erros e trapaças, não teria sentido o nome ficar um ano. Riscado ou não, ele vai continuar lá.
Acho que a lista negra deve funcionar igual o SPC/SERASA/etc: não podem guardar arquivo morto.
Fica minha opinião.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Assumar

Mensagempor louc0 em 12 Jun 2011, 20:18

Putz, é sério que vocês estão discutindo sobre isso?

Não faz a menor diferença se tem linha ou não. A maioria dos jogadores da seção é composta de macacos velhos, que já sabem quem fez qual cagada.

Sério, vocês tão perdendo tempo com discussão boba.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Assumar em 12 Jun 2011, 20:27

Sim, é sério.
Se não é adequado ao seu senso de importância/seriedade, sinto muito.
Realmente, se tem linha ou não, não faz diferença pois você continua na lista.
As questões são: após um ano, você deve permanecer na lista ou dela ser excluído? Há a necessidade de um "arquivo morto" para a Coordenação?
Minha opinião: permanência na lista por um ano e depois o nome é retirado, não simplesmente riscado.
Assumar

Mensagempor cigano em 14 Jun 2011, 22:16

Desculpem a demora, mas tive alguns contratempos. Enfim.

Primeiro, concordo com o Rub, isso é um fórum, e esse é um jogo social, discutir risco ou delete é uma bobagem.

Segundo, ainda tendo a mesma opinião do Rub eu concordo com o Assumar, mesmo sendo um jogo acredito que quem vem aqui tentando se divertir merece um minimo de organização e respeito com seu tempo livre.

Agora sobre a discussão, recebi algum feedback por PM tambem, e me parece que é um desejo da maioria que essa lista passe a cumprir o papel pra que ela foi desenhada e de uma forma direta e justa.

Well, a lista nunca funcionou, então com a eminencia da re-estruturação de algumas regras aqui, acho que cabe perfeitamente levantar essa discussão. Se a lista existe e é uma forma de punição, qual a punição?

Eu vejo duas opções, uma parecida com os cartões de qualquer jogo de futebol; o nome pode ir pra lista uma vez, foi duas fica uma temporada sem poder jogar. Ou uma opção que acho mais justa, e corre pela mesma via que a ideia de punição dada para os narradores que forem para a lista; entrou na lista fica sem poder jogar por 3 Máfias.

Sinceramente? Não acho isso burocrático muito menos pesado, se alguem quebra uma regra e concordamos em punir ele, que ele seja punido, ele acabou com a diversão de um grupo inteiro. "Ah, mas ele pode fazer isso sem querer", não, não pode! Se ele leu as regras ele só quebra elas se quiser, sério, não é difícil entender elas! No máximo podemos dar um status de novato (o que serviria para muitos outros propósitos como medir o crescimento ou queda da entrada de sangue novo, facilitar as votações do Award) e maneirar uma vez para quem acaba de entrar. Qualquer coisa a menos que isso É exatamente o que o Rub falou, a lista perde o significado, já que entrando ou não lá ela serve pra nada e fica a vontade de cada Narrador (eu mesmo não uso ela, tenho minha própria lista de "vetados").

Temos que lembrar aqui senhores e senhoras, que se trata sim de um jogo descompromissado de fim de semana quase, mas que é um ambiente onde muita gente perde seu tempo e se espera diversão, ser omisso quanto a quebras nas regras dessa forma é, também, ser omisso a diversão dos outros!

Vou fazer um apanhado geral do que foi discutido aqui e apresentar em breve no tópico, e como sempre a Spell decide se vai rolar ou não.
cigano

Mensagempor Noara Fox em 15 Jun 2011, 01:18

Bom, a minha opinião é a seguinte:

Apesar da Sakura e eu estarmos lá, isso não influênciou em NADA nossas presenças nas máfias.
Quando eu fui p/ lista negra pensei que não ia jogar máfia por 1 ano, e isso não aconteceu (ainda bem).
Mas por outro lado, apesar de respirar aliviada e poder participar das máfias, me causou uma impressão de "lista negra furada".

Concordo então com o Cigano: ter uma ordem e um compromisso com essa lista negra (nem acredito que falarei isso, mas enfim...).

A pessoa que entrar na lista negra (seja jogador e narrador), estará proibido de jogar as 2 máfias seguintes.
No caso desse mesmo jogador ser narrador de uma das próximas 2 máfias da lista, o jogo será suspenso e só voltará p/ lista assim que a máfia seguinte da lista terminar. (Fui clara? Confusa? Falem depois :blink: )

No término do "castigo" concordo com a maioria: liberar a pessoa e tirar totalmente o nome dela da lista negra. (y)

"I'm Not Bad, I'm Just Drawn That Way."

*~ Noara Fox ~*
Noara Fox

Mensagempor Assumar em 15 Jun 2011, 11:30

Concordo contigo Cigano. Sugiro apenas um número maior de máfias: 6. no mínimo.
Com 2 máfias simultâneas, proibir participar de 3 significa pouco mais de um mês, em média.
Assumar

Mensagempor Noara Fox em 15 Jun 2011, 11:57

Assumar escreveu:Concordo contigo Cigano. Sugiro apenas um número maior de máfias: 6. no mínimo.
Com 2 máfias simultâneas, proibir participar de 3 significa pouco mais de um mês, em média.

Mas tendo em vista que uma máfia demora de 1 a 2 meses, a pessoa ficar 6 máfias sem jogar corresponde a quase 6 meses. É MUITO tempo, Assumar!

Percebi também que sempre abre 2 máfias de uma vez, então que a pessoa fique 4 máfias sem jogar: as que vão abrir e as próximas depois dessas.

Nem tanto ao céu, nem tanto a terra. Penso que 4 máfias é uma quantia justa e boa.

"I'm Not Bad, I'm Just Drawn That Way."

*~ Noara Fox ~*
Noara Fox

Mensagempor MVerde em 15 Jun 2011, 12:03

Acho que inicialmente, 2 máfias é o suficiente. Caso ele entre na Lista Negra outra vez a punição fica mais severa.
"Spell: não é boazinha, é sincera."
MVerde

Mensagempor cigano em 15 Jun 2011, 12:44

Anotando tudo!

Mas aproveitando a deixa, foi levantado no Awards a discussão sobre o que é ou não Màfia, é muita viagem tentar pensar melhor isso e trabalhar um modelo que, fugindo do padrão, deixa de ser Máfia e passa a ser um jogo social?

Pq realmente é estranho, alguns dos jogos que tivemos essa temporada tiveram pouca coisa de semelhante a uma Máfia, não sei dizer oq, mas Durarara e No escuro por exemplo não tinham nem cidade/máfia.

Que acham?
cigano

Mensagempor Darin em 15 Jun 2011, 12:50

Eu acho que a definição cabe a quem cria o jogo. Mas se formos criar uma definição categórica, deve ser o jogo o qual segue as regras de máfias postas aqui no fórum, tendo variações no máximo aos roles que possuem.

Jogos onde não tem cidade ou máfia não são máfias.
Darin

Mensagempor Iuri em 15 Jun 2011, 13:07

Acho que o principal é ter uma facção que seja maioria, para que possam passar por bonzinhos, enquanto as minorias têm que conseguir enganar os outros para se passar pela maioria. No escuro e Durara não preenchem este requisito.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

AnteriorPróximo

Voltar para Jogos Sociais