Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Mensagempor Irish Carbon em 18 Mar 2010, 12:46

Na Micromáfia do Frost foi a mesma coisa. A cidade perdeu pela apatia.
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Mensagempor cigano em 18 Mar 2010, 13:40

A hora que começarem a limar jogadores indiferente a necessidade de numero pra "fechar a máfia como eu imaginei" ae a coisa deve começar a ficar legal.

Já falei mais de uma vez, nego quer fazer mafias gigantescas ae não dá. Como se uma máfia com 20 jogadores fosse sinonimo de uma Máfia legal!Uma Máfia com 12 ou 16 cabeças já é grande suficiente pra mim, e com certeza vai gerar mais atrito e mais discussão, o que na minha opinião vai ser o ponto chave do sucesso dela.
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Gladius Dei em 18 Mar 2010, 14:50

Embora não seja O problema, o Madrüga levantou uma questão importante: quem participa ativamente SEMPRE é alvo. Se for cidade, é alvo da máfia. Se for máfia, é alvo de algum dos variados papéis da cidade e fica impedido de participar. Quem acaba por sobreviver? O pessoal que não fala nada, não questiona tanto, vota com os outros, etc... o que acaba sendo fácil de ser levado na conversa quando se tem um grupo organizado com possibilidade de comunicação, a.k.a. máfias/cultos/maçonarias.

Esse foi um dos motivos que na minha máfia D&D os poderes nem sempre funcionarem, ou de eu admirar jogos onde se tem "vidas extras" ou outras idéias semelhantes: elas permitem uma sobrevida do pessoal que é extremamente visado. Da mesma maneira, eu acho que poderíamos ser menos temerosos em colocar um grupo pró-cidade que tenha contato entre si por jogo (mesmo que seja uma maçonaria sem recrutador).

Isso, óbvio, apenas diminui o problema de não-participação, não acaba com ele. Talvez devessemos começar a estabelecer um mínimo de posts por jogo/dia ou o que quer que for para avaliar quem participa... e quem não cumpre a quota fica de fora dos próximos jogos? Óbvio, tem que ser mensagens válidas, e não simples flood... e papéis "mudos" estariam isentos disso...

Sei lá, só jogando idéias. Só sei que tá foda. Parece que as pessoas tem tanto medo de errar nas acusações que simplesmente não falam nada de útil, não causam alvoroço para não chamar a atenção com medo de serem mortas... apenas para a facção perder no final porque não participaram o bastante. :-/
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor SCCSakura em 18 Mar 2010, 15:19

Uma coisa que eu acho legal é a punição por falta de participação, o Tetris faz isso direto e eu curto.

Sei lá, perder carga de poder, falhar na ação em base de porcentagem (Assumar como narrador), e assim vai, isso obriga o jogador a participar, não só no inicio (que vira uma zona sem ninguem falando nada que ajuda a denunciar alguem), mas no final que apenas sobrevivem lurkers, não-participativos e mesmo iniciantes.

Não matar iniciante logo de cara é um gesto legal, porem dar um papel de SK para o mais visado ou mesmo quem não sabe jogar acaba com toda a mecânica, visto que o iniciante não vai participar muito no final mesmo, ou o próprio jogador visado morre de inicio e perde sua participação (que poderia virar a mesa de muitos jogos).

O ponto mais interessante citado aqui foi o do Cigano:
Já falei mais de uma vez, nego quer fazer mafias gigantescas ae não dá. Como se uma máfia com 20 jogadores fosse sinonimo de uma Máfia legal!Uma Máfia com 12 ou 16 cabeças já é grande suficiente (...)

Levanto a questão: vale a pena limitar o numero máximo de jogadores?
Imagem
SCCSakura

Mensagempor leo em 18 Mar 2010, 17:08

bem, eu concordo com a Sakura em dar punição para jogadores pouco participativo seja uma boa ação, porém, temos que ver que essa punição não seja arbritaria, porque pode vim a realmente a pessoa não ter nada a acrescentar e nesse caso ela só vai falar abrobrinha.

Levanto a questão: vale a pena limitar o numero máximo de jogadores?

Acho que não é uma boa forma, veja as micromafias, tinham um numero limitado, o que fez com que alguns narradores, para temas muito abrangentes ou por causa de mecanica, não seguissem a risca essa regra. Eu acho q devemos dar um numer sugestão e não limitar.
http://www.edilodonto.wordpress.com
o blog dos dentistas e rpgistas!
e de quem quer pensar!

SPOILER: EXIBIR
Máfia: 2/2 (Ldj, Paranoia)
Independente: 0/1 (usuários da spell)
Escuro: 1/1 (mafia no escuro II, vermelho)
leo

Mensagempor Madrüga em 18 Mar 2010, 17:26

E mesmo as micromáfias murcham com a falta de participação.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Cebolituz em 18 Mar 2010, 18:49

Também vou ser sincero: tem muito nego que participa das máfias, me perdoem a expressão, mas são péssimos jogadores.

Não questionam, tem preguiça de ler os posts, não acusam no vácuo, tem medo de se defender ou de ser linchado... e uns mafiosos ruins também que só apagam os "ativos" achando que vão ganhar o jogo assim, ao invés de analisar outras questões como papel e importância de tentar enganar o ativo a seu favor.

Sei lá se é por medo de se sentirem humilhados se perderem um "debate" ou o que for, mas a questão é que muita gente não pega o espírito do jogo. Muita gente dá importãncia para a noite, mas a bem da verdade é o dia que o bicho pega e onde o negócio é mais divertido, tanto pra cidade quanto pra máfia. Aliás, eu por exemplo só jogo bem de dia, geralmente as minhas ações noturnas são em um alvo aleatório qualquer

Eu fico muito triste em ver esses dias monótonos nas máfias atuais cheio de nego com medo de acusar no escuro.

Se querem brincar de ações noturnas, recomendo o meu The King of Fighters que você estará bem cheio delas.

Aliás, isso me deu a idéia d eterminar o "Guia do Cidadão" que eu tinha começado e não terminei. Postarei em breve. XD
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Aluriel de Laurants em 18 Mar 2010, 22:38

Não sei cebola, se seu personagem for um zero a esquerda em termos de habilidade você não tem o que dizer durante o dia, você vai sim virar vaca de presépio e concordar com alguém, a não ser é claro que você sinta um cheiro estranho no ar como por exemplo conhecer o tema, o que mudou radicalmente meu jogo na máfia de kamen rider por exemplo.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Cebolituz em 18 Mar 2010, 22:44

Aluriel de Laurants escreveu:Não sei cebola, se seu personagem for um zero a esquerda em termos de habilidade você não tem o que dizer durante o dia, você vai sim virar vaca de presépio e concordar com alguém, a não ser é claro que você sinta um cheiro estranho no ar como por exemplo conhecer o tema, o que mudou radicalmente meu jogo na máfia de kamen rider por exemplo.

Não. E é isso justamente o que faz nego ser ruim jogando. Não saber jogar sem ação noturna.

Leia a minha participação na máfia Hollywood e a máfia Mortal Kombat onde a maioria não tinha poder nenhum.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor MVerde em 18 Mar 2010, 23:05

Opa! A discussão começou antes que eu fizesse o post inicial. Exatamente estou preparando um post com novas regras, que inicialmente serão testadas nas micro, não vou postar agora pois ainda tenho que pensar em algumas idéias aqui, mas até sábado eu irei postá-las.

Aluriel de Laurants escreveu:Não sei cebola, se seu personagem for um zero a esquerda em termos de habilidade você não tem o que dizer durante o dia, você vai sim virar vaca de presépio e concordar com alguém, a não ser é claro que você sinta um cheiro estranho no ar como por exemplo conhecer o tema, o que mudou radicalmente meu jogo na máfia de kamen rider por exemplo.

Discordo, não tenho o mínimo conhecimento sobre o tema dessa última máfia do Tetris e meu papel não trazia grandes resultados noturnos, mesmo assim consegui indicar todos os mafiosos para linchamento e salvar meu pescoço por vários dias.
"Spell: não é boazinha, é sincera."
MVerde

Mensagempor cigano em 18 Mar 2010, 23:06

SCCSakura escreveu:Sei lá, perder carga de poder, falhar na ação em base de porcentagem (Assumar como narrador), e assim vai, isso obriga o jogador a participar, não só no inicio (que vira uma zona sem ninguem falando nada que ajuda a denunciar alguem), mas no final que apenas sobrevivem lurkers, não-participativos e mesmo iniciantes.

As ideias são interessantes, o alvo que não é o melhor. Jogador que tem que ser convencido a jogar não devia participar.

No mais concordo com o Cebola, finjam que eu disse o que ele disse mas com mais palavrões e grosserias!
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Nibelung em 18 Mar 2010, 23:38

cigano escreveu:As ideias são interessantes, o alvo que não é o melhor. Jogador que tem que ser convencido a jogar não devia participar.

Me lembra os natais na casa da minha vó onde os tios se reuniam e faziam todo mundo jogar banco imobiliário. Quem não tava com saco não jogava. Máfia é a mesma coisa: Se for pra jogar, tem que entrar disposto a ir até o fim. Se você ficar sentado olhando pro tempo, tem que ir a falencia o mais rápido possível pra não atrapalhar os outros.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 19 Mar 2010, 10:28

Não sei cebola, se seu personagem for um zero a esquerda em termos de habilidade você não tem o que dizer durante o dia, você vai sim virar vaca de presépio e concordar com alguém, a não ser é claro que você sinta um cheiro estranho no ar como por exemplo conhecer o tema, o que mudou radicalmente meu jogo na máfia de kamen rider por exemplo.

Tô na mesma do MVerde. Já tá com uma porção de máfias que eu ajudo a cidade sem ter poderes realmente importantes.

Nessa última eu só devo ter usado meus poderes uma única vez.

Você realmente PRECISA parar de depender tanto de poderes noturnos, Aluriel. Ler posts, procurar contradições, analisar as características do jogo ajuda MUITO mais do que ter um poder.

Até porque você não vai desperdiçar um poder de investigação em alguém que você não tenha desconfiança, nem vai usar um poder de doc em alguém que você não ache que vai ser alvo. E, para isso, é necessário muito mais do que uma ação noturna.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Mar 2010, 11:24

E, para isso, é necessário muito mais do que uma ação noturna.

Ou paranóia. XD
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Joshua_Crow em 20 Mar 2010, 17:56

A maior dificuldade pelo que vi de alguns jogadores é a falta de conhecimento sobre o assunto da Máfia, porém, Mafiosos e SK's (principalmente estes!) sempre pesquisam um pouco pra dar um RC falso, enquanto os "Cidade" (aff, pareceu traficante de morro falando agora :bwaha: ) se preocupam com os resultados de ações noturnas. A Cidade só se move quando aparece um "líder".

Outra coisa, falta de participação ou/e lukerismo sempre leva a speedlynch do infeliz.
Concordo em ter um minimo de post por dia de cada jogador, seria mais justo.
Imagem
Imagem
Imagem
Joshua_Crow

AnteriorPróximo

Voltar para Jogos Sociais