Pessoas que tem o desejo de aventurar-se pelo bem de uma vila, se nomeaiam como Hunters, nesse mundo gigante, existem várias vilas e cidades, na maioria delas existem as chamadas Guildas.
Porem em vilas menores, o próprio Chefe da vila pode ser o líder da guilda, por seu passado como um próprio Hunter ou mesmo pela sabedoria do idoso, ou idosa...
Basicamente a historia funciona assim:
Você tá na vila, quer se tornar um hunter, fala pro líder da Guilda, ele te treina, você começa a fazer missões e quando provar seu valor, ele te oferece missões mais dificeis.
Vou falar mais do MH1 do PS2, ele não tem mais servidor online e quase ninguém joga (já que as novas versões tem MUITO mais itens e quests), então os spoilers serão pequenos.
No MH1, ou MHG (Versão com leves upgrades), você é um morador da vila, no qual tem o sonho de se tornar um Hunter, como a vila tem poucos Hunters capazes, o próprio chefe te ajuda com uma grana inicial, suficiente para comprar o kit de armadura mais
vagabundo barato e então te mandar para missões de nível 1, em outros jogos, essas missões tutoriais ainda existem, mas podem ser chamadas de nível 0 ou mesmo tutorial misson.
Missões estas que consistem em buscar comida, preparar comida, aprender a fazer poções, pescar, coisas bem simples, mais para o jogador se acostumar com o controle.
Depois vem as chamadas missões Urgentes, é onde o Hunter mostra o seu valor, caçando monstros que normalmente não são tão facéis, o legal de fazer elas é liberar o próximo grid de missões, até então "fechar" o jogo.
É um jogo engraçado de jogar, a primeira vez que eu matei um Yian Kut-Ku eu fiquei pasma, foram os 30 minutos mais suados da minha vida, uma disputa incrivel onde fagulhas voavam cada vez que a espada acertava o bico dele, até então ele cair...
Hoje eu mato um Kut-Ku em menos de 5 minutos e chamo ele de fazedor de grana, é super rápido, os itens são valiosos e ainda existem itens uteis no cenário que eu possa vir a utilizar

É um jogo onde a habilidade é mais importante que os equipamentos, claro que um equipamento bom faz um estrago maior (O Pichu tava me falando que tem a espada de Lao-Shan Lung, só conquistavel via jogo online, que mata o Kut-Ku com 1 HIT, eu fiquei pasma e quero tentar usar ela

), mas você só consegue um bom equipamento utilizando os pedaços dos monstros caçados.
Porque um jogo tão "simples" faz sucesso?
O Multi-player, sair da vila e ir para a Cidade, lá é onde mora a diversão, montar uma party e caçar monstros que normalmente não atacariam uma vila (resumindo, uma boa desculpa para não colocar todos os monstros no modo single-player), entre eles o Lao-Shan-Lung e o Kirin são otimos exemplos, infelizmente os servidores das versões de PS2 foram fechadas (apenas a versão americana, então, se souber japonês, ainda dá para jogar, mas duvido que alguém ainda brinque com eles, uma vez que o Wii é bem melhor) então nunca cheguei a ver essas criaturas in-game.
Nesse ponto o PSP ganha fácil, o modo WLan de brincar em casa com 4 amigos é genial, é como se estivesse conectado sem conectar a internet, diferente do PS2 que o MH não tem como ser jogado em modo LAN, o PSP já tem todas as informações das quests direto no UMD (cartucho), então dá para ir na Guilda e pegar missões de cidade, coisa que eu nunca fiz já que meu PSP só serve pra ouvir música

Basicamente é um jogo que para jogar sozinho, vale a pena, mas jogar em galera é o que há, cada arma tem sua vantagem e desvantagem e como eu sempre quis jogar em galera eu me especializei em BowGun, uma arma de suporte, descobri então que meus amigos não sabem usar bowgun, então eu sou meio que requisitado a comprar logo um psp pra ajudar eles, afinal, os tiros de cura e de armadura fazem uma diferença boa no jogo...