[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderadores: Mirallatos, Moderadores

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Tabris em 30 Mar 2008, 23:58

Estava eu no GURPS Wiki procurando regras cyberpunk para a 4ª Edição quando acho isso:
http://www.sjgames.com/pyramid/sample.html?id=471

Um relato do Steven Jackson, o criador do GURPS, de uma visita ao Brasil 15 anos atrás, em 1993. Muito interessante de se ler pela curiosidade.

Agora me digam, o quanto será que nós avançamos?
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Volpert em 09 Abr 2008, 16:52

Então...não sei se é por causa que o Steven não está acostumado ou se realmente cresceu, mas acho que um pouco de preconceito, graças a maravilhosa tv nada alienadora e manipuladora do brasil, já que algumas histórias de crimes com suposto envolvimento do rpg foram divulgadas amplamente.
Acho que o numero de publicações também cresceu, hoje temos muitos mais sistemas ao nosso acesso, mesmo que importados.O ruim é meio que o monopólio em relação aos jogos da Wizards e da White Wolf feito totalmente pela Devir.E também acho que um crescimento, tanto em qualidade quanto em quantidade de jogos nacionais.
Depois penso em uma assinatura legal 8D
Quer aprender a tocar guitarra? Pergunte-me como
-----------------------------------------------------------------------------
Personagens em uso:
-=Mathew Connors/Clama pelo vento -> Wedingo Theurge Cliath
Avatar do usuário
Volpert
 
Mensagens: 99
Registrado em: 04 Mar 2008, 23:51
Localização: Santo André - SP

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Khelben Arunsun em 09 Abr 2008, 18:37

Putz... então tem quinze anos que Steve Jackson, Dave Arneson e Marco Pecota estiveram aqui???

Caramba... isso levanta uma questão interna: Há quanto tempo mesmo eu jogo rpg?

Khelben Arunsun, vendo que tinha errado suas próprias contas. :blink:
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Avatar do usuário
Khelben Arunsun
 
Mensagens: 796
Registrado em: 02 Dez 2007, 19:01

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Allefcapt em 17 Abr 2008, 17:50

Olá a todos,

KHELBEN,
Eu fui.
Também me assustei. :queixo:

Um abraço,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Khelben Arunsun em 17 Abr 2008, 17:56

Queria ter ido, mas então morava no interiooooooooooor de MG, e era mais quebrado que arros de quinta catiguria... :b
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Avatar do usuário
Khelben Arunsun
 
Mensagens: 796
Registrado em: 02 Dez 2007, 19:01

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Bahamute em 17 Abr 2008, 22:45

Eu li no dia que foi postado.

Achei curioso o modo como ele falou do Brasil, do guaraná e de ter tomado o melhor café da vida dele aqui...

É um tanto quanto prazeroso ouvir alguém de fora tecer elogios sobre nosso pais.

parabéns pelo achado!
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor JOE_KR em 24 Nov 2008, 03:25

Koé!!!

spin the lady from Bahia - juro que ri muito com isso!!!

Falow e té +!!!
Ass.: JOE K.R [o cara realmente se apaixonou pelo Brasil!!!]
Minhas Palavras são escolhidas, minhas obras não têm igual; só para o tolo elas são vazias, para o sábio elas conduzem à glória.

- Hammurabi
Avatar do usuário
JOE_KR
 
Mensagens: 76
Registrado em: 11 Set 2007, 00:33
Localização: Rio de Janeiro

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Vincer em 24 Nov 2008, 11:43

Muito interessante. Adorei o tópico Tabris, foi muito curioso ler isso. E uma viagem no tempo...

Só fiquei triste que a previsão dele, de que em 10 anos o mercado brasileiro de rpg estaria produzindo maravilhas, não se cumpriu no prazo...
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Smaug em 25 Nov 2008, 14:23

Como não?? E Tormenta e Seres do Inferno??? :queixo:













Tah, foi brincadeira...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor kimble em 26 Nov 2008, 07:30

Aproveitando o tópico (e a campanha pra promover mais discussões de rpg por aqui), vocês acham que o RPG evoluiu muito no Brasil nesses últimos 15 anos? Não estou falando só dos livros traduzidos, estou questionando também coisas como os modelos de pensamento dos jogadores, fontes de informação disponíveis e padrões de comportamento dos grupos (estilo de jogo, preferências, etc.).
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Luminus em 26 Nov 2008, 08:14

Eu acho que involuiu (regrediu). Nós tivemos uma explosão de criatividade, sem a respectiva explosão de qualidade. Feito quando os artrópodes saíram da água e passaram a viver nos continentes: como foram os primeiros, qualquer tatuzinho de jardim obteve espaço para ocupar.

Agora, é esperar mais uma década ou duas, para que as gerações criadas pelos produtos nacionais da última década comecem a desenvolver seus projetos. Ou que haja algum incentivo à grande quantidade de autores anônimos, que têm aí seu produto, mas não conseguem espaço para divulgá-lo.

Além disso, precisamos de uma mudança de comportamento dos RPGistas no sentido de valorizarem mais o que é nacional. Não estou dizendo que deveríamos valorizar o que já foi lançado até agora só porque é brasileiro, mas no modo em que nos comportamos, se aparecer um produto brasileiro de qualidade acima da média, a gente desdenha do mesmo jeito (pelo menos até ele receber aclamação norte-americana/européia). Essa vida severina de colonizado é foda...

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Léderon em 26 Nov 2008, 08:27

Ou que haja algum incentivo à grande quantidade de autores anônimos, que têm aí seu produto, mas não conseguem espaço para divulgá-lo.


Principalmente isso.

Além disso, precisamos de uma mudança de comportamento dos RPGistas no sentido de valorizarem mais o que é nacional.


E isso também; não só para RPGistas e livros de RPG, mas para literatura em geral.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor kimble em 26 Nov 2008, 08:43

Tem exemplos de jogos brasileiros que poderiam ser valorizados?
Eu leio pouco material nacional, porque o modelo de muitos não me agrada (Daemon sempre me pareceu horror genérico, Tormenta todo mundo sabe minha opinião), só que não tive contato com o material que saiu nos últimos anos. Como aquele cenário de Vikings, Réia ou o cenário da Rede.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor kaishakunin em 26 Nov 2008, 10:29

kimble escreveu:Tem exemplos de jogos brasileiros que poderiam ser valorizados?
Eu leio pouco material nacional, porque o modelo de muitos não me agrada (Daemon sempre me pareceu horror genérico, Tormenta todo mundo sabe minha opinião), só que não tive contato com o material que saiu nos últimos anos. Como aquele cenário de Vikings, Réia ou o cenário da Rede.



Nunca li o Crônicas da Sétima Lua (o cenário da Rederpg), mas depois desta declaração é um tanto desanimador pensar o que é ou o que poderia ser tal iniciativa.

Não sou nenhum consultor de mercado e tãopouco tenho dados estatísticos/empíricos imparciais sobre o tema, mas de tudo que já li nestes 5 anos que acompanho o RPG (principalmente no ambiente virtual), parece-me que os empreendimentos são polarizados por determinados centros, e que só passam a ser legítimos - isto é, têm credibilidade junto ao público rpgista - após o crivo (ou respaldo) destes centros. Nisso se incluem tanto a RedeMT quanto o Trio-de-dois, por exemplo.

Por isso acho importante iniciativas como a do Deicide, nosso colega de fórum, e seu Ao cair da noite. Aliás, seria interessante se o próprio falasse de suas experiências, visto que lida com toda esta problemática de mercado, divulgação, etc.
Avatar do usuário
kaishakunin
 
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Ago 2007, 09:41
Localização: Campinas/São José dos Campos

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor kimble em 26 Nov 2008, 15:15

Concordo. Eu notei isso muito na 4e, onde ficou bem claro que algumas impressões foram divulgadas em certos lugares e se tornaram 'certezas absolutas' e 'provas incontestáveis' sobre a nova edição.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

Próximo

Voltar para RPG & Sociedade

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron