[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderadores: Mirallatos, Moderadores

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Youkai X em 15 Dez 2008, 22:03

Nossa, adorei o manifesto. Vi por aqui um projeto de HQs curtas (2 páginas) e muitas delas eram sobre temas amaz6onicos, como se fosse obrigação ou necessidade. Bem, só vendo o final de tudo pra saber como ficaram as histórias=P.

É, aqui no Amazonas tem uma versão mais aguda da Brasiltite, a Amazonite. É como a Brasiltite, mas com Amazônia no meio.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Dez 2008, 17:58

Sobre RPGs brasileiros. Eu acho q nós brasileiros exageramos ao nos focar d+ em supostos temas "brasileiros". Ok, existem coisas que podem ser interessante, mas os brasileiros ADORAM colocar elementos desconexos da cultura indígena misturados com um monte d outras coisas sem fazer sentido nenhum e depois falar que são patrióticos. Ae falam q quem não faz isso é "vendido".

Concordo. Por isso digo para criarmos uma identidade, e ela não deve ser necessariamente indígena.
Afinal de contas, a identidade dos americanos não é baseada nos índios norte-americanos, nem nos colonos ingleses.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor kimble em 16 Dez 2008, 21:29

Mas é muito baseada em quem matava os índios americanos: cowboys. :aham:
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Tabris em 16 Dez 2008, 22:12

_Virtual_Adept_ escreveu:
Sobre RPGs brasileiros. Eu acho q nós brasileiros exageramos ao nos focar d+ em supostos temas "brasileiros". Ok, existem coisas que podem ser interessante, mas os brasileiros ADORAM colocar elementos desconexos da cultura indígena misturados com um monte d outras coisas sem fazer sentido nenhum e depois falar que são patrióticos. Ae falam q quem não faz isso é "vendido".

Concordo. Por isso digo para criarmos uma identidade, e ela não deve ser necessariamente indígena.
Afinal de contas, a identidade dos americanos não é baseada nos índios norte-americanos, nem nos colonos ingleses.

Exatamente.

Mas claro. Tb tem um preconceito. A um tempo atrás os jogadores aqui do meu grupo iam jogar uma campanha de M&M e me chamaram. Como a campanha se passava no Brasil eu tive a idéia de um personagem SÉRIO que tinha a sua origem baseada na umbanda (Bem de leve, pq eu n entendo nada de umbanda). Era engraçado ver como quando eu falava do personagem algumas pessoas já olhavam com desdem, ou achavam q era piada.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Youkai X em 16 Dez 2008, 23:11

geralmente as pessoas não conseguem levar a sérrio umbanda e candomblé. Sempre se lembram dos estereótipos de mãe de santo e pai de santo. Muita gente começa a se lembrar desses estereótipos e piadas a partir de qualquer personagem mais xamânico ou vudu, o que é uma sacanagem...
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 17 Dez 2008, 17:29

O problema do Brasil é que ele leva comediantes muito a sério. :P
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Youkai X em 18 Dez 2008, 15:18

Pô, VA, essa merece ser assinatura ou subnick de MSN XD . Mas é verdade, aqui no Brasil qualquer coisa e já lembram dos estereótipos humorísticos :rolando:
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Gun_Hazard em 19 Dez 2008, 10:04

Legal também é pensar que temos diversas culturas regionais diferentes.

EX1: O povo mais da roça (Como por exemplo alguns parentes meus em Minas), tem suas histórias de Lobisomens.( mas o interessante é que ninguém avisa pros lobisomens que não existem lobos no Brasil...)

Ex2: Começou-se a dar mais valor para capoeira como algo interessante depois de Tekken 3, mas já existia lá fora um interesse por esta arte-marcial brasileira que era ignorada pela maioria dos brasileiros

Sobre os RPGs com tematicas Regionais eu sou fã do "Desafio dos Bandeirantes", acho que em partes por morar em Santana de Parnaiba, local de onde sairam a maioria das Bandeiras (Só não falo que TODAS, pois não tenho certeza...). Também curti um pouco o sobrenatural "Era do Caos" que também explorava o sobrenaturalismo brasileiro (em ambientação contenporânea) sem ser apelativo para coisas como Sacis e etc.

O problema como disse é exatamente nossas diversidades Regionais, por exemplo eu acho Desafio dos Bandeirantes legal pois conheço um pouco desta história, quem não conhece pode não achar tão interessante (Geralmente eu cito como exemplo o livro A Muralha que também virou mini série global, como uma referência)

Fazer um RPG Brasileiro abordando tematicas regionais ou ele será especifico demais (Onde poucos podem se enquadrar) ou será generalizado demais.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor juma em 19 Dez 2008, 10:22

mas o interessante é que ninguém avisa pros lobisomens que não existem lobos no Brasil...


Ué, e o lobo-guará?
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Gun_Hazard em 19 Dez 2008, 10:36

Tecnicamente ele não é da familia dos lobos.

O Parentesco entre eles é muito distante.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor juma em 19 Dez 2008, 10:59

Acho que isso não importa para pessoas que acreditam em lobisomem :bwaha:
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Madrüga em 19 Dez 2008, 17:59

Acho que esse tópico saiu da linha há muito tempo...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Youkai X em 20 Dez 2008, 01:02

Ah, que é isso, Madrüga XD ? Sempre tem como colocar de volta aos eixos. O que voê teria a dizer sobre o RPG no Brasil nos últimos 15 anos e sua evolução, estagnação ou involução? Quais as características negativas mais persistentes e as mudanças positivas principais na mentalidade do jogador mediano?

E para o resto do pessoal: Quais defeitos os mestres de RPG mais insistem em manter em mesas ou quais as mudanças do perfil dos jogadores de RPG pelo Brasil?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Smaug em 20 Dez 2008, 22:36

EX1: O povo mais da roça (Como por exemplo alguns parentes meus em Minas), tem suas histórias de Lobisomens.( mas o interessante é que ninguém avisa pros lobisomens que não existem lobos no Brasil...)

MInha avó fala que lobisomem vira porco do mato...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Anterior

Voltar para RPG & Sociedade

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron