[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderadores: Mirallatos, Moderadores

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Agnelo em 04 Dez 2008, 21:19

Tem vários cenários históricos nacionais que dariam grandes RPG, os Bandeirantes e Zumbi pra falar dos exemplos do Sudeste, que até já foram usados.

Mas no nordeste tem muita coisa interessante, Canudos, Lampião por exemplo.

Fora que eu não queria morrer sem jogar numa ambientação como a de "O Continente", eu iria jogar com um índio reduzo ou um lanceiro negro, seria muito foda.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 04 Dez 2008, 21:27

Olha, Hi-Brazil foi uma idéia INCRÍVEL, mas foi INCRIVELMENTE mal executada.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Youkai X em 04 Dez 2008, 21:50

Por que HI-Brazil foi mal executada, VA?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor kimble em 04 Dez 2008, 22:04

Boa, Madrüga . Seria um RPG voltado a um público mais infantil? Como funcionaria para que fosse mais simples e fácil de ser entendido por esse público alvo e que nào se entediassem? Será que ele deveria ter um quê de jogos como Imagem & Ação ou banco Imobiliário? Etc e etc


Se eu fosse desenvolver um sistema pra simular Sítio... , eu usava alguma mecânica que incentivasse a criação por parte dos jogadores no enredo. Algo similar ao que me parece acontecer em Barão de Munch... e alguns outros jogos onde os jogadores tem mais capacidade de influenciar a criação das cenas.
Isso porque Sítio... sempre me pareceu um monte de crianças contando histórias e entrecortando umas as outras durante as falas.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 04 Dez 2008, 22:20

Mesmo defeito de Tormenta: falta de conexão entre as partes.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Youkai X em 04 Dez 2008, 22:29

Explique melhor, VA.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Lanzi em 04 Dez 2008, 23:59

E povos indígenas pré-colombianos e suas culturas? Não só incas, maias e astecas, mas também tupi-guaranis, xavantes e outros? Pô, tem coisa de SOBRA aí no meio.
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor GarotoVaca em 05 Dez 2008, 00:09

Mas talvez o problema seja a disponibilidade de dados sobre o assunto, Lanzi.
Não só do criador, mas também do público.

Eu já me inspirei no tupi-guarani para criar algumas culturas (mesmo que de forma leviana). O problema é, como na maioria dos casos, atrair o público. Uma coisa é você fazer um RPG de horror gótico num lugar que todos saibam (e gostem) do horror gótico. Outra é fazer sobre um tema que muitos conhecem, mas pouco se interessam.
Avatar do usuário
GarotoVaca
 
Mensagens: 356
Registrado em: 27 Ago 2007, 21:08

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Youkai X em 05 Dez 2008, 00:23

lanzi, seria um tema MUITO interessante de se levantar em jogo. Mas uma lástima que pouquíssimos jogadores conseguiriam imergir num cenário em que teriam que adotar uma mentalidade tão diferente do que estão acostumados para jogar. Simplesmente achariam chato e esquisito e dariam de ombros :triste: .
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Cebolituz em 05 Dez 2008, 16:31

Temas para RPGs brasileiros que não sejam indígenas, sertão do Nordeste e favelas de Rio-São Paulo?

Me lembro de apenas dois: futebol e música.

Sério.

A nossa sociedade atual é muito influenciada pelo futebol, Fórmula 1 e música. Tanto que nossas principais influências para o mundo são os esportistas e os músicos das diferentes vertentes criadas no Brasil, como a Bossa Nova.

Sério, eu acho que eu me interessaria MUITO em jogar um RPG de futebol. Eu adoro futebol, e nem Brassfoot e Football Manager saciam a minha liberdade de querer montar o time que eu quero, ter as possibilidades de evoluir jogadores, propostas, frustrações, rebaixamentos e tudo o mais.

Sobre música, um RPG de tema de querer montar uma banda e fazer também o gerenciamento dela.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor juma em 05 Dez 2008, 16:39

Super Campeões: RPG?
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 05 Dez 2008, 17:41

Explique melhor, VA.

Não sei. Pensando bem, acho que o maior problema de Hi-Brazil não é o cenário em si. É o fato de estar atrelado a Arcádia, um cenário fraquinho sobre fadas da Editora Daemon.
Fora o sistema, que também não é muito prático.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Youkai X em 05 Dez 2008, 18:20

Um RPG de futebol ia ser muito escroto, o pessoal ia dizer que é melhor então ir pro gramado jogar ou ligar o Wining eleven ou ligar na TV. A não ser que fosse um jogo em que os personagens fossem jogadores de futebol vivendo e atuando tanto nas cenas de futebol em si quanto nas inúmeras decisões da vida de uma celebridade (e tendo que toamr cuidado quanto a propostas diversas, cuidado com esc6andalos e fofocas, etc e etc). Seria um jogo narrativista com momentos gamisticos bem interessantes ao menos XD
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor juma em 05 Dez 2008, 19:01

Perdoe minha ignorância, mas isso não seria Primetime Adventures?
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

[Sociedade] O RPG a 15 anos atrás

Mensagempor Tabris em 15 Dez 2008, 19:03

Esse tópico ainda existe!
Acho q faz tempo q não entro no RPG e sociedade :blink: .
Sobre RPG de futebol. N acho q o RPG da forma que jogamos seja o ideal para tratar do tema futebol. Pelo menos eu acho q o RPG como jogamos tem problemas sérios em tornar esportes interessantes. Nos EUA existem jogos similares de baseball e futebol americano, mas não são rpgs.

Sobre RPGs brasileiros. Eu acho q nós brasileiros exageramos ao nos focar d+ em supostos temas "brasileiros". Ok, existem coisas que podem ser interessante, mas os brasileiros ADORAM colocar elementos desconexos da cultura indígena misturados com um monte d outras coisas sem fazer sentido nenhum e depois falar que são patrióticos. Ae falam q quem não faz isso é "vendido".

Esse manifesto antigo e abandonado, embora tenha algumas grandes mentiras, também ajuda a elucidar minha opinião: http://www.antibrasilitite.xpg.com.br/Manifesto.htm

Eu estou fazendo no momento um RPG que se passa no Brasil e utiliza temas brasileiros. Mas estou fazendo pq eu acho que a combinação ficou muito boa e que os temas utilizados se encaixam bem no cenário brasileiro, não pq eu ache que eu tenha uma obrigação de representar esse pais através do que jogo e escrevo.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

AnteriorPróximo

Voltar para RPG & Sociedade

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron