Pesquisa RPG

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderadores: Mirallatos, Moderadores

Pesquisa RPG

Mensagempor Dahak em 15 Mar 2009, 02:10

O nome do seu TCC é muito chique XD

Meus temas e perguntas que norteiam tender a ser bem pouco vistosas, hahahaha, e olha que sofro litros pra conseguir formular uma pergunta de investigação "/

Poxa, nos mantenha informados.
Podemos até compartilhar alguns dados e tal. É sempre bom saber e ver que o cenário é passível de mudança e zaz =D


Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Pesquisa RPG

Mensagempor Raposa em 15 Mar 2009, 08:28

Ehehehe.

Eh, apesar de "chike" acho que o titulo nao descreve bem o trabalho. Sou muito exigente com essas coisas acho >.o a melhor parte do trabalho eh a epigrafe e a dedicatoria, o resto eu melhorario tudo :P

Tambem tenho um pouco de dificuldade para formular perguntas, demoro uma eterniada para fazer uma e dai vem varias, por isso a sensacao de q o trabalho numa esta bom, acho.

Bem, seguem os novos links do artigo. IE friendly, I hope.

ARTIGO:
http://www.scribd.com/share/upload/1003 ... 29powg8sv3

RESUMO:
http://www.scribd.com/share/upload/1003 ... 0kxls3lc76


Dahak, qual seu curso/area ?
Imagem
Este usuário esta permanentemente AWAY
Avatar do usuário
Raposa
 
Mensagens: 169
Registrado em: 17 Jan 2008, 16:28
Localização: Some dreamland

Pesquisa RPG

Mensagempor Dahak em 16 Mar 2009, 19:42

Opa, tudo bem Raposa?
Espero que sim.

Cara, na atual conjuntura, meu trabalho tá quase um "cole aqui todo recorte existente no universo sobre RPG e educação" :what:

Tenho achado tanta coisa, conseguido ver tantas conexões...e tenho sentido um medo enorme de não dar conta de tudo isso no prazo. Mas o perfeccionismo não me permite tirar coisas e criar um trabalho sem muito fundamento.

Digo isso porque minha púltima pergunta para servir de norte (criada com auxílio da orientadora) é: "Quais as contribuições e limites do emprego do RPG na educação?".
Há margem para muita coisa partindo desse ponto...

Eu faço Ciências Biológicas. Nesse últimos tempos tenho visto muitas caras de choque quando digo "biologia + RPG", hahahahaha

Ok, ignore meu comentário meio pessimista sobre não dar tempo, é só uma forma própria de me cobrar bastante :P
Vai dar tempo sim, tem de dar!

P.S.: Mandarei seus links para minha orientadora conhecer, ok?

Até mais.

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Pesquisa RPG

Mensagempor Allefcapt em 17 Mar 2009, 09:39

Olá a todos,

DAHAK,
"Quais as contribuições e limites do emprego do RPG na educação?"


Rapaz, é corajoso realmente.
Conseguiu cutucar dois assuntos complexos e complementares.

Estarei torcendo.

Um abração,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Pesquisa RPG

Mensagempor Dahak em 18 Mar 2009, 00:18

Torça amigo. Torça mesmo.
Qualquer pensamento positivo nessa hora eu tou aceitando XD

Abraço!

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Pesquisa RPG

Mensagempor Raposa em 20 Mar 2009, 07:50

Esse negocio do limite eh algo q ja me sugeriram para trabalhar por sinal. Como vc pretende abordar/mensurar isso?

Alias, eu preciso escrever mais um projeto e tb estou precisando de perguntas :P Se alguem tiver uma sugestao eu poderia fazer bom uso dela.
Estou bem interessada em trabalhar com jogo e desenvolvimento emocional o algo do genero, mas nao tenho qquer conhecimento na aera (minha formacao eh totalmente de lazer e entretenimento mas nao resisto a uma psicologia :P)
Imagem
Este usuário esta permanentemente AWAY
Avatar do usuário
Raposa
 
Mensagens: 169
Registrado em: 17 Jan 2008, 16:28
Localização: Some dreamland

Pesquisa RPG

Mensagempor Dahak em 20 Mar 2009, 10:55

Olha, é bem complicado.
Algumas vezes você acaba encontrando limites dentro do seu próprio referencial teórico. Outras vezes o fator limitante inclui fatores "extrínsecos", como o vestibular. Bestibular entre aspas porque ele é o grande motor do rumo das escolas hoje. E fica bem complicado você contemplar aquele currículo absurdo e sem propósito se sua intenção for primar pela aprendizagem.

Ah, correção, fica impossível.

Alguns outros limites vão desde a pertinência do RPG para você trabalhar um conteúdo que demanda muitos detalhes específicos, passando pela capacidade do professor de manter um foco na aventura, sem prender os alunos mas conseguindo, também, mediar a história até seu objetivo final, e até pelo tempo que cada aplicação do RPG demanda de preparação.

Achei também um referencial que aparentemente servirá para criticar o meu referencial como um todo. São dois trabalhos do mesmo autor, já estou com um em mãos, o outro creio que pego segunda.

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Pesquisa RPG

Mensagempor Raposa em 20 Mar 2009, 17:06

Mas o seu trabalho vai se pautar principalmente em revisao bibliografica ou vc vai fazer algum tipo de observacao em campo? Como mais ou menos pensa em estruturar a metodologia?

Eu notei q tem muito estudo querendo desenvolver metodologia para avaliar questoes relativas a jogos.
Imagem
Este usuário esta permanentemente AWAY
Avatar do usuário
Raposa
 
Mensagens: 169
Registrado em: 17 Jan 2008, 16:28
Localização: Some dreamland

Pesquisa RPG

Mensagempor Dahak em 21 Mar 2009, 17:42

Então, tou numa luta contra o tempo!

Em um primeiro momento, minha idéia era criar um fundamento teórico que mostrasse que o RPG é bacana para a educação.

Minha percepção é que talvez pudéssemos ver mais aplicações didáticas do RPG se fosse mais disseminado suas potencialidades. Inclusive o trabalho do Rafael Carneiro é muito legal nesse sentido.

Como temos pouco tempo para fazer o TGI de licenciatura, não sei se terei tempo de montar algo bacana e próprio para aplicar e coletar dados. Espaço e incentivo para aplicar eu tenho, só não sei se conseguirei dar conta de montar tudo a tempo.

Poderia também aplicar com amigos que estão em uma linha parecida, mas que se voltaram desde o começo para a aplicação e que já estão com o jogo quase todo pronto. A propósito, a idéia dele é muito bacana e envolve conceitos de imunologia. É para o ensino de imunologia.

Esses dias descobri alguns materiais objetivos para aulas de biolgoia. Vou ver se consigo pegá-los para dar uma analisada.

No presente momento tenho analisado Changeling e DnD 4e, que usarei como base para descrever o jogo e sua mecânica. OPERA também está entre as minhas opções de análise, mas nesse exato momento ele está com a orientadora XD. GURPS também pode me vir a ser útil, porque quanto mais genérica e abrangente for minha apresentação da mecânica, melhor.

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Pesquisa RPG

Mensagempor Allefcapt em 25 Mar 2009, 13:12

Olá a todos,

DAHAK,
Lembre-se dos títulos de GURPS extremamente bem aceitos nas escolas: O DESAFIO DOS BANDEIRANTES, O DESCOBRIMENTO DO BRASIL E QUILOMBOS DA LUA.

Um abração,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Pesquisa RPG

Mensagempor Dahak em 25 Mar 2009, 19:56

Esse Quilombos da Lua eu não conheço. Quem é o autor? O Ricon também?

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Pesquisa RPG

Mensagempor Madrüga em 25 Mar 2009, 20:38

Chicoteie o Oda e peça um esboço do S³.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Pesquisa RPG

Mensagempor Raposa em 26 Mar 2009, 12:42

*se preparando para ser apedrejada* :P

Bem... sei la, acho que o sistema eh o menos importante no caso RPG+Educacao >.o E sistemas complicados sao piores do ponto de vista que a pessoa demora para aprender as regras. Enquanto o aluno nao domina as regras ele nao se sente confortavel ou confiante para jogar livremente.

Tem trabalhos sobre isso por ai (eu cito nos meus artigos mas nao lembro de cabeca agora) enquanto o pessoal esta preocupado com as regras eles nao estao dando tanta atencao ao conteudo do jogo.

*agora vem as pedras* pra mim o 3d&t parece um comeco razoavel para quem nao pretende ser RPGista, eh bem simples de entender, de montar a ficha, eh rapido. Mas qquer outro sistema ligeiro, que minimize a necessidade de acesso aos livros (escolhe feat, habilidade especial, etc) me parece mais apropriado. Claro q existem vantagens e desvantagens q apronfundam o personagem mas isso nao eh necessario a principio.

O q faz esses titulos mencionados pelo Allef serem bem aceitos eh certamente o conteudo historico cultural, nao o sistema de regras.
Imagem
Este usuário esta permanentemente AWAY
Avatar do usuário
Raposa
 
Mensagens: 169
Registrado em: 17 Jan 2008, 16:28
Localização: Some dreamland

Pesquisa RPG

Mensagempor Allefcapt em 26 Mar 2009, 14:24

Olá a todos,

Raposa,
Exato. Concordo. :victory:
O apelo histórico dos nomes é o carro-chefe.

Não dá para vender inicialmente em sala de aula algo com Dragões e Orcs certo?
Eu disse inicialmente....

3D&T merece respeito pelo fato de inserir o RPG na vida de centenas de pessoas. Um de meus tópicos preferidos aqui na SPELL é o que resgata a história de como os usuários conheceram RPG.
E O 3D&T aparece inúmeras vezes.

Em minhas apresentações em salas se aula, utilizo um sistema simplificado com o uso do D6. As temáticas apresentadas nos livros de GURPS possuem seu mérito pela contextualização histórica.

Um abraço a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Anterior

Voltar para RPG & Sociedade

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron