Transparência na Reformulação

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Transparência na Reformulação

Mensagempor Eltor Macnol em 05 Fev 2009, 10:49

Eu presumo que todo mundo já tenha visto o tópico criado pelo Lumine no Linha Direta. Quem ainda não viu, veja.

Vou tentar ser curto porque estou digitando isso da empresa, mas resumindo: Tá na hora de abrir esse processo todo pros usuários ficarem a par do que acontece e poderem participar também, não ficarem só no meio-fio. Algumas das melhores participações nos tópicos dessa seção na última semana foram de pessoas que não estão oficialmente na equipe de moderação atual. Pontos de vista novos e que balancem um pouco o status quo são algo mais que bem vindo até agora.

Então eu quero que vocês opinem (e rápido) sobre como acham que é a melhor maneira de fazer isso, antes que eu dê uma de louco e mova os tópicos relevantes pra seção Linha Direta de uma vez, que seria o jeito mais simples e mais rápido de fazer isso.

Ou se concordam em mover os tópicos pra lá e pronto, digam isso logo, porque aí a questão toda vai andar bem mais rápido.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Transparência na Reformulação

Mensagempor Allefcapt em 05 Fev 2009, 11:14

Olá a todos,

É, eu li lá.
Mas não estou entendendo o que bem chamaram de "DRAMA" não. :doido:

Sinceramente.
No fundo tudo não está discutido e feito em conjunto? Ordenadamente e de forma tranquila?
Aliás, posso quase afirmar que este é o processo de transformação mais tranquilo que vi ao longo destes anos. ^_^

Eu hein.
Que este papo tá esquisito.. tá. :queixo:

Mas de qualquer forma, SE alguns usuários sofrem de ansiedade crônica, não vejo o porque de não abrir-mos alguns tópicos lá a respeito dos assuntos tão desejados.

Simples, democrático e direto.
Porque egos ... ahh.. esses sempre estarão por aí.

Um abração a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Transparência na Reformulação

Mensagempor Eltor Macnol em 05 Fev 2009, 12:01

Allef, não dá pra fingir que tá tudo numa boa, tudo rolando em paz e não tem havido nenhum drama nesses últimos dias. Também acho muito difícil que os usuários vão simplesmente engolir ver panos quentes jogados naquele tópico na seção Linha Direta.

E eles não deveriam ter que engolir isso, porque porra, eu realmente acho que tá mais que na hora de "abrir o clubinho" e deixar novas opiniões entrarem nesse angu. Renovar a equipe de uma vez. Vide post do Ruben. Vide posts do Mirallatos. Vide os mesmos ranços de sempre se repetindo nesses tópicos aqui e atrasando um processo que já podia estar muito mais adiantado.

De boa, por mim tá na hora de um reset. Não varrer nada pra baixo do tapete, vamos limpar o quadro negro, recomeçar com tudo novo, fazer uma lista das funções pras quais precisamos de pessoal - moderadores, colaboradores para coordenar cada área de projetos - e vemos quem está disposto a assumir a bronca, aí vemos quais são mais apropriados pra cuidar de cada coisa no momento. Não só o clubinho de sempre com vaga garantida, vamos pegar opções de fora da moderação atual e colocar na mesa. Aí, sim, ver como vai ficar a organização da equipe, e (espero) com esse assunto resolvido de uma vez, podermos nos focar no que realmente interessa que é criar e organizar conteúdo.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Transparência na Reformulação

Mensagempor Madrüga em 05 Fev 2009, 12:14

Allef, como o Eltor disse, não adianta DIZER que somos transparentes só porque não banimos os usuários de que não gostamos, como na Rede. Temos que FAZER também.

E todo mundo sabe que os problemas existem. Quanto a abrir, não temos (ou não deveríamos ter) nada a esconder.

Quanto ao reset... é disso que estou falando, há meses! Renovar tudo, até o pensamento. Sem medo, vamos tocar fogo!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Transparência na Reformulação

Mensagempor Allefcapt em 05 Fev 2009, 14:26

ELTOR,
Pô.. mas não é isto que estamos fazendo?
Aqui não é a TÁVOLA REDONDA nego. A gente não têm como sentar e resolver em uma noite. INFELIZMENTE.

Eu abri um tópico para que todos se colocassem a fim de darem seus horários e suas possibilidades de contribuição. Isto visa alterar a ordem das coisas não?

E outra.. pelo que eu estou percebendo estamos criando a categoria COLABORADORES.

O que mais falta?
Provocar uma corrida desesperada por um subtítulo? Um nome? Um cargo?
Não entendo realmente a pressa provocada.

Na minha concepção isto tudo está andando. Caso contrário por favor explique!

O que eu não quero é ver as pessoas gastando energia em velhos problemas, picuinhas e bobagens ao invés de estar queimando os nerônios para ajudar e evoluir.

No fundo é isto.
Esta época passou.

Não é?

Um abraço,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Transparência na Reformulação

Mensagempor Mirallatos em 05 Fev 2009, 17:58

Ao meu entender,transparência na reformulação significa abrir as porteiras. Tornar tudo público, mas tudo mesmo.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

Transparência na Reformulação

Mensagempor Sampaio em 05 Fev 2009, 21:17

Concordo com a proposta do Eltor tb. Tem meu total apoio.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

Transparência na Reformulação

Mensagempor Dahak em 05 Fev 2009, 22:35

Só um adendo...
Dá pra ver bem claramente pelo andar do chat que alguns assuntos não estão tão omissos quanto o tópico no Linha Direta sugere. Inclusive eu ia postar isso lá, mas achei mais condizente com esse tópico.

E numa boa, se for decidido que é mais prudente tratar tudo em aberto (não estou dizendo se sou contra ou a favor), beleza, bacana. O caso é que alguns da equipe, como eu, não estavam cientes de que isso era liberado. Sabíamos, sim, que há pessoas que concordam, mas não me lembro de um tópico onde tenha ficado certo que tá liberado. E isso também é passível de diálogo, masno meu entender, mudar as regras no durante, no meio da coisa, é chato. Não custa deixar as coisas claras.

Só acho que se muita coisa já era sabida e em via quase única. Daí para as brincadeiras que surgem que podem vir a ofender alguém é um pulo. O nome da Lola pipocou ontem e, por vezes, de forma pejorativa.

E não estou dizendo isso porque é a Lola, mas porque imagino que qualquer usuáriA se incomodaria se fosse com ela.

Também acho que seria bacana estabelecermos bem claramente tudo o que envolve ser moderador/supervisor ou qualquer outro nome. Creio que facilitaria.

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Transparência na Reformulação

Mensagempor Madrüga em 05 Fev 2009, 22:40

Dahak escreveu:E numa boa, se for decidido que é mais prudente tratar tudo em aberto (não estou dizendo se sou contra ou a favor), beleza, bacana. O caso é que alguns da equipe, como eu, não estavam cientes de que isso era liberado. Sabíamos, sim, que há pessoas que concordam, mas não me lembro de um tópico onde tenha ficado certo que tá liberado. E isso também é passível de diálogo, masno meu entender, mudar as regras no durante, no meio da coisa, é chato. Não custa deixar as coisas claras.


Que regras? As pessoas simplesmente foram mudando de visão, tomando outros caminhos, essas coisas. Não houve um debate, uma votação e depois uma votação para confirmar a votação. Acho que agora é que estamos descobrindo quem tem que opinião.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Transparência na Reformulação

Mensagempor Dahak em 05 Fev 2009, 22:49

Por isso!
Mudar visão? Poxa, bacana! De verdade mesmo.

Mas mudar a concepção e no instante seguinte agira em função dessa nova, sem conversar com os demais, quebra o estigma de time, de equipe.

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Transparência na Reformulação

Mensagempor Madrüga em 05 Fev 2009, 23:12

Você acha mesmo que "mudar de visão" se resume a um dia acordar e dizer "puxa, mudei de visão! Preciso comunicar isso a meus companheiros de fórum!"? É processo, é coisa que foi acontecendo, não dá para ficar fazendo relatórios semanais de visão de mundo para os outros.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Transparência na Reformulação

Mensagempor Dahak em 05 Fev 2009, 23:25

Não dá mesmo, você tá certo.
Mas dado um ponto onde a mudança de conceito dentro de você já está estabelecida, poderia ter sido aberto um tópico para debatermos e chegarmos a um consenso. Se avaliado os prós e contras fosse decidido que é bacana manter tudo aberto, bacana, agiríamos todos assim ou, no mínimo, todos estariam cientes.

Acho importante esse tipo de movimento para que o time seja mais integrado, mais uníssono.
E não é uma crítica, tá?! Tentei escrever da forma mais impessoal possível. É uma opinião, um apontamento, sugestão...

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Transparência na Reformulação

Mensagempor Eltor Macnol em 06 Fev 2009, 00:04

Allef, não, a idéia não é provocar uma corrida por um cargo, mas sim deixar o povo saber que estamos reformulando totalmente não só a spell mas também a equipe que trabalha nela, e que quem quiser se dispôr a contribuir diretamente seja como moderador ou colaborador, esse é o momento. Do contrário vamos ficar só naquele velho molde de novos moderadores surgirem apenas por indicação dos já existentes, parece maçonaria. :P

Isso não significa que todo mundo que oferecer essa ajuda vira um moderador ou colaborador, certamente alguns não se encaixarão no perfil que a função exige, etc. Mas é importante termos essas opções bem claras para montar a nova equipe (ênfase em nova).

Mas a parte mais importante da transparência não é só isso, é abrir a discussão para que idéias novas, de fora, possam entrar. Vou repetir o que disse antes, algumas das melhores contribuições nesse movimento na última semana vieram de gente que não é oficialmente membro da moderação. Tá sobrando gente interessada e bem disposta, que poderia ajudar bastante nesse movimento de recriação da spell, mas só recebe informações a conta-gotas, filtradas quando um da equipe resolve mencionar uma coisinha ou outra na Linha Direta. Não precisa ser assim. Muito melhor tornar o debate todo bem mais aberto, deixar quem realmente interessa na Spell - os usuários - se envolverem de verdade no processo.

Tomando esse tópico como termômetro, parece que a maioria da equipe ativa não se importaria com isso. Posso estar sendo ingênuo, mas acho que ninguém agiu aqui na seção de uma determinada forma apenas por contar com a privacidade de o resto dos usuários não ler suas mensagens. E eu tenho certeza que os usuários em si apreciariam e muito essa participação maior no "brainstorm" pra reformulação da spell.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Transparência na Reformulação

Mensagempor Dahak em 06 Fev 2009, 11:15

Teríamos de repensar o papel de uma seção ou não para os moderadores. Decisões levariam muito mais tempo para serem tomadas se toda vez tivéssemos a participação de uma boa parcela do fórum. Fora que eventualmente algumas propostas poderiam ter resultados alterados se fossem votadas em semana x ou y, vide que o usuário não tem "obrigação" de dar as caras todos os dias.

São coisas que acho que temos que ponderar. Não quero jogar areia na idéia, tou "pensando em voz alta".

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Transparência na Reformulação

Mensagempor Madrüga em 06 Fev 2009, 12:03

Dahak escreveu:Decisões levariam muito mais tempo para serem tomadas se toda vez tivéssemos a participação de uma boa parcela do fórum. Fora que eventualmente algumas propostas poderiam ter resultados alterados se fossem votadas em semana x ou y, vide que o usuário não tem "obrigação" de dar as caras todos os dias.


Mas a princípio, uma das idéias da reformulação era justamente AGILIZAR as decisões. Não estamos falando de perguntar para os usuários TODA VEZ que tomarmos uma decisão. A idéia (IDÉIA) da "tríade" quando o Eltor não tinha tempo não era justamente para evitar esses lenga-lengas?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Próximo

Voltar para Linha Direta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron