Apelo aos usuários e a moderação

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Allefcapt em 05 Fev 2009, 16:23

Olá a todos,

LUNE
“Obrigado pelas respostas, Allef.”

Não precisa agradecer. É dever.
Sabe como penso. :victory:

Se por vezes demoro a responder, lembrem-se de que passo boa parte do ano viajando entre um ponto e outro. E a comunicação ás vezes é uma arte circense. Mas escrevo.

LEDERON,
Que bom, por que eu vi usuários bem antigos voltando pro fórum e fiquei com medo de alguns moderadores pensarem "oh, vamos fazer tudo como antigamente..."

Rapaz, há uma mudença ocorrendo.
Fique tranquilo.
Como aliás, eu já havia dito antes.... :cool:

Lumine,
“A diferença é que a Spell, ao contrário de anos atrás não é uma empresa (ainda) e nem está vinculada a uma.”

Claro, mas a mentalidade da administração técnica sim. É preciso.
Sou um dos responsáveis pelo bom andamento de dois sites imensos, o do Flamengo e o Hotsite de entretenimento da Petrobras. E a SPELL, neste quesito é a minha verdadeira paixão. Tava na hora de ajudar nisto. :hmmm:

“Sim, mas as "reformulações" no fórum não levariam mais de meia hora, após o sinal verde.”

E é isso que está sendo feito. Após a idéia fechada, é aplicada.
A discussão é que demora um pouco... mas sai! :b

“Não é livre, lembre-se que eu só tive acesso porque tenho acesso a moderação.”

Há assuntos que repito, devem ser tratados entre os que zelam pelo controle do site. É apenas uma questão de ordem.
Mas como pode perceber, sem problemas são compartilhadas.

Respostas a usuários com a letra “L”?
Será alguma mensagem subliminar... :cthulhu:

Um grande abraço a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Mai em 05 Fev 2009, 17:06

DarkLady escreveu:
E a discussão livre e aberta é parte do processo.


Seria livre e aberta se nós pudéssemos ver e participar dessa discussão. Da qual nem sabemos do que se trata.


Talvez pelo post só conter usuários com a letra L, eu tenha sido ignorada. ^^
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Avatar do usuário
Mai
 
Mensagens: 1650
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:43
Localização: Salvador-BA
Twitter: BoredMai

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Fev 2009, 17:12

Mai, faz assim: Lady, Dark.

E sim, ainda não foi respondido isso.
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Ric.freitas em 05 Fev 2009, 20:28

Seria livre e aberta se nós pudéssemos ver e participar dessa discussão. Da qual nem sabemos do que se trata.


E sim, ainda não foi respondido isso.


E porque teria que ser aberta? Assuntos que dizem respeito à moderação devem ser tratados pela moderação, não vejo sentido nem necessidade em tratar tais assuntos como públicos.
Ric.freitas
 
Mensagens: 473
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:38

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor DracoDruida em 05 Fev 2009, 20:50

O problema é se a moderação acabar não se agregando como "Os caras que organizam e ajudam a manter o fórum andando" e sim como "A panelinha que direciona as coisas para o jeito que querem." Mas estou confiante de que não é o segundo caso, até porque pessoas em quem confio muito estão lá, então não faço muita questão.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Sampaio em 05 Fev 2009, 21:49

A questão é que depois de tantos anos na equipe da Spell, em tudo quanto é fase, nem sei se é necessário toda essa discrição com assuntos da moderação. Coisas burocráticas e de ferramentas podem ser debatidas em particular mesmo, nem teria muito pq abrir, mas fazemos debates importantíssimos para os usuários na seção da Moderação, e acho que essas coisas poderiam ser abertas.

Não tem tanto "assunto da moderação" assim não.

Sobre as intrigas, elas existem. E já enchi o saco para acabar com essa bobagem. Não chega a ser um DRAMA não, são coisas mais pessoais e umas poucas que dividem a equipe em grupos mas nada que até hoje impediu o debate e até chegar a um acordo. Mas não deixa de ser um saco, um porre. Tanto pelas rivalidades quanto pelas amizades que fazem a pessoa concordar com tudo que seu amigo fala/sugere, além de ficar sentido(a) quando seu amigo é criticado.

Conforme já estamos debatendo na seção da Moderação, minha sugestão pra tudo isso é:

- Parar de frescura e não-me-toques na moderação. Isso envolve tanto acabar com intrigas e rivalidades quanto também saber ouvir ainda mais os usuários (pq, cá pra nós, já somos o fórum que mais ouve os usuários. mas sempre dá pra melhorar). Entra aí também a idéia de parar de ver o cargo de moderador;supervisor como um ser acima dos usuários, parar com a "mentalidade de proletriado" (roubando o termo do Madruga), aonde ainda vivemos como se tivessemos CZdude em cima de nós, etc.

- Definir, de quem já está na equipe, quem tem condições de continuar, quem não tem. Rever a questão da disponibilidade de cada um, parar que querer se agarrar ao cargo, comprometer-se com ele e, caso necessário, chamar pessoas novas, renovar a equipe, etc.

- A idéia dos Colaboradores, que estamos desenvolvendo na seção da Moderação e deveria ser trazida PRA CÁ. O "Linha Direta" não deveria ser apenas uma via de mão única, uma linha direta dos usuários para com a moderação, mas tb da moderação para com os usuários.
Muito resumidamente, Colaboradores seriam usuários com algumas ferramentas para poderem colaborarem com projetos de uma seção, projetos seus, etc. Vcs saberão mais disso muito em breve.

Enfim... Falta-me tempo agora para dissertar sobre tudo que penso, mas ficam estes pitacos. Opinem!
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Mai em 05 Fev 2009, 22:23

Ric.freitas escreveu:
Seria livre e aberta se nós pudéssemos ver e participar dessa discussão. Da qual nem sabemos do que se trata.


E sim, ainda não foi respondido isso.


E porque teria que ser aberta? Assuntos que dizem respeito à moderação devem ser tratados pela moderação, não vejo sentido nem necessidade em tratar tais assuntos como públicos.


Mas um assunto tipo o que o Sampaio comentou - a questão de Colaboradores - é algo que deveria ter uma opinião geral. ESSE tipo de coisa, ao menos, devia ser pública.
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Avatar do usuário
Mai
 
Mensagens: 1650
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:43
Localização: Salvador-BA
Twitter: BoredMai

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Dahak em 05 Fev 2009, 22:24

Eu abri o tópico sobre Moderadores. Pouco antes da reformulação da disposição das seções eu recebi uns pedidos de ajuda em algumas seções. Achei que seriam mudanças demais no mesmo tempo, perguntei se dava para segurar as pontas e, tão logo as seções estivessem dispostas em seus novos lugares, abriria o tópico para os demais debaterem.

Quando abri o tópico, coloquei uma indicação pessoal a respeito da Lola. Devo dizer que antes disso consultei uns 5 ou 6 moderadores no MSN e nenhum achou a idéia de todo absurdo.

Antes de mais nada, não, ela não é ou foi minha namorada, não somos unha e carne e nem temos um convívio, visto que ela mora do outro lado da cidade. O caso é que eu tenho meus ideais de como as coisas funcionam, outro tem outra.

A exemplo do tópico cinza, quando muitos usuários reclamaram de não serem ouvidos, de trollagem, da Spell ser meio fechada, de não dar muito espaço para novatos, apontando que o problema não é o teor de certos comentários e sim a forma como foram feitos e etc. Além de coisas como "poucos usuários estão aqui a menos de 2 anos" (reformulei a frase do x+2 anos) que chamaram a atenção, por exemplo, do Allef, que pediu várias vezes que apontassem tais problemas...

Enfim, motivado por coisas do tipo, por comentários do tipo, fui atrás daquela ex-moderadora do Quem é Você, ex-supervisora e ex-moderadora de muitas seções para ver se ela poderia retornar. Sabia bem que ela estava ausente há muito tempo e que isso era um agravante.

Mas ela foi aquela que mais comprou brigas na Spell contra quem quer que fosse para defender um milhão de coisas, principalmente os usuários. Ela já chegou a ser expulsa por um ADM por não deixar de brigar pelo o que achava certo. E isso, boa parte das vezes, era em relação a posturas tomadas com usuários.

Talvez na época da Comic ficasse menos claro, mas os mais antigos lembram bem de tópicos gigantes, realmente gigantes, dela comprando briga de muita gente sobre ordem, respeito ao usuário e etc.

Além disso, a seção de apresentações viveu seu apogeu ali na época em que ela era a responsável. Inclusive, em um período de ausência dela, o Allef e eu (e não tou me achando por isso, tou só relatando) ficamos oficialmente encarregados pela área e ali eu vi o como era importante o contato e o trato pessoal como forma de incentivo para o usuário vir, conhecer e ficar na Spell. Um exemplo disso? A Elara! Mandava MPs pros usuários recém chegados para tentar apresentar as partes do fórum que mais os interessavam mediante o tópico de apresentação.

Indiquei a Lola por achar que ela seria a melhor pessoa para fazer valer o respeito que um usuário merece e por ter sido exímia nas funções do Quem é Você, principalmente porque, ao meu ver, para a Spell crescer, essa é uma seção chave.

Tou certo? Tou errado? São minhas concepções. E eu não impus, abri um tópico para debater. E essas mesmas concepções, portanto, estavam abertas, passíveis de diálogo.

Pode parecer retrógrado? Poxa, pode sim. Mas uma empresa como a Apple, por exemplo, recorreu a quem para levantar as coisas? Alguém das antigas.

Não o fiz por desrespeito a nenhum usuário. Arbirtrário? Bem, a indiquei por confiar no talento dela. Gosto tanto da Spell (sem demagogia) que, tal qual o Barlin disse "a questão deve ser: o que é o melhor pra Spell.", e minha sugestão foi visando justamente isso. E claro que isso é uma questão de concepção.

Uma coisa que também citei no tópico é que eu mesmo já tive meus problemas com ela. Discordávamos em consideráveis assuntos. E não duvido que poderia ter outra vez. É até bem provável. Mas me incomoda muito mais a trollagem com usuários e o desrespeito do que eventualmente ter uns mega bate bocas.

Concepções diferentes em um grupo, no meu entender, é normal. Todos convivem com isso todos os dias...


Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Madrüga em 05 Fev 2009, 22:44

Dahak escreveu:Pode parecer retrógrado? Poxa, pode sim. Mas uma empresa como a Apple, por exemplo, recorreu a quem para levantar as coisas? Alguém das antigas.


Paralelo errado. Não somos uma empresa.

E é errado pensar que a movimentação do "quem é você" melhorará por causa de uma boa moderação. As apresentações se baseiam no influxo de usuários. Alguém bom lá não vai atrair magicamente as pessoas.

E a proposta já foi retumbantemente derrotada, então não vejo nem motivo para falar nela.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor NeverSleep em 05 Fev 2009, 22:51

Sobre a moderação, não importa se seja, velho, novo, prata-da-casa, ex-odiado, etc... o que importa é o trabalho do moderador cumprindo seus papéis, ajudando os usuários (principalmente os mais novos) e coisas assim. Nunca fui frequentador assíduo da área de apresentações, tanto que nunca me apresentei em nenhuma das três versões do fórum. Mas se você diz que a Lola faria um bom trabalho e se ela estiver realmente disposta a dar continuidade, não há porque não colocar ela como moderadora da área.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
Avatar do usuário
NeverSleep
 
Mensagens: 1554
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:56

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor AKImeru em 05 Fev 2009, 22:53

...Você acabou de comparar uma moderadora do Quem é Você com o Freakin' Steve Jobs?!
Editado pela última vez por AKImeru em 05 Fev 2009, 22:55, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Dahak em 05 Fev 2009, 22:54

É simplesmente um paralelo. Poderia dar vários exemplos, escolhi esse.
Se você não concorda com ele, sem problemas, entra naquela parte final do meu comentário "temos de conviver com concepções diferentes".

Trouxe ao tópico o que foi pedido. Eu abri um tópico na moderação a esse respeito, pediram clareza nesse quesito (apesar de que o chat mostra que nem eram coisas tão obscuras e longe do conhecimento), então trouxe o conteúdo do meu tópico e minhas concepções. E houve sim quem gostaria de tê-la de volta aqui, algumas com ressalvas e vários apontamentos, mas ainda assim teve quem achou, ao menos em algum momento, que não era algo tão absurdo.

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor AKImeru em 05 Fev 2009, 22:57

É simplesmente um paralelo. Poderia dar vários exemplos, escolhi esse.



Isso não muda nada! A Função do Steve Jobs quando esse voltou é drasticamente diferente do que você está tendando usar como exemplo, ele sequer assumiu sua posição antiga.

Eu não tenho nada contra a Lola mas eu achava que ela não queria mais nada com a Spell, pelo que eu pude observar com as conversas que eu tive no MSN.

Não acredito que colocar alguem que não tem mais a ver com RPGs e a spell seja uma ideia legal.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Fev 2009, 22:59

E a proposta já foi retumbantemente derrotada, então não vejo nem motivo para falar nela.


Pelo que eu percebi, não tem proposta, isso JÁ foi decidido, e ponto final.

Mesmo que uma parta de moderação seja contra, e que tenham explicitado vários contras em tal medida... O que eu posso dizer senão comemorar? Que ponto pra democracia e transparência, hein?
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor AKImeru em 05 Fev 2009, 23:08

Sem nescessidade dessas pontadas lumine. Afinal sabemos que com Lola ou sem Lola, nada irá mudar na seção. Se ela de fato entrar de volta, que otimo.


Mas não vamos nos iludir aqui.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

AnteriorPróximo

Voltar para Linha Direta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante