por Dahak em 05 Fev 2009, 22:24
Eu abri o tópico sobre Moderadores. Pouco antes da reformulação da disposição das seções eu recebi uns pedidos de ajuda em algumas seções. Achei que seriam mudanças demais no mesmo tempo, perguntei se dava para segurar as pontas e, tão logo as seções estivessem dispostas em seus novos lugares, abriria o tópico para os demais debaterem.
Quando abri o tópico, coloquei uma indicação pessoal a respeito da Lola. Devo dizer que antes disso consultei uns 5 ou 6 moderadores no MSN e nenhum achou a idéia de todo absurdo.
Antes de mais nada, não, ela não é ou foi minha namorada, não somos unha e carne e nem temos um convívio, visto que ela mora do outro lado da cidade. O caso é que eu tenho meus ideais de como as coisas funcionam, outro tem outra.
A exemplo do tópico cinza, quando muitos usuários reclamaram de não serem ouvidos, de trollagem, da Spell ser meio fechada, de não dar muito espaço para novatos, apontando que o problema não é o teor de certos comentários e sim a forma como foram feitos e etc. Além de coisas como "poucos usuários estão aqui a menos de 2 anos" (reformulei a frase do x+2 anos) que chamaram a atenção, por exemplo, do Allef, que pediu várias vezes que apontassem tais problemas...
Enfim, motivado por coisas do tipo, por comentários do tipo, fui atrás daquela ex-moderadora do Quem é Você, ex-supervisora e ex-moderadora de muitas seções para ver se ela poderia retornar. Sabia bem que ela estava ausente há muito tempo e que isso era um agravante.
Mas ela foi aquela que mais comprou brigas na Spell contra quem quer que fosse para defender um milhão de coisas, principalmente os usuários. Ela já chegou a ser expulsa por um ADM por não deixar de brigar pelo o que achava certo. E isso, boa parte das vezes, era em relação a posturas tomadas com usuários.
Talvez na época da Comic ficasse menos claro, mas os mais antigos lembram bem de tópicos gigantes, realmente gigantes, dela comprando briga de muita gente sobre ordem, respeito ao usuário e etc.
Além disso, a seção de apresentações viveu seu apogeu ali na época em que ela era a responsável. Inclusive, em um período de ausência dela, o Allef e eu (e não tou me achando por isso, tou só relatando) ficamos oficialmente encarregados pela área e ali eu vi o como era importante o contato e o trato pessoal como forma de incentivo para o usuário vir, conhecer e ficar na Spell. Um exemplo disso? A Elara! Mandava MPs pros usuários recém chegados para tentar apresentar as partes do fórum que mais os interessavam mediante o tópico de apresentação.
Indiquei a Lola por achar que ela seria a melhor pessoa para fazer valer o respeito que um usuário merece e por ter sido exímia nas funções do Quem é Você, principalmente porque, ao meu ver, para a Spell crescer, essa é uma seção chave.
Tou certo? Tou errado? São minhas concepções. E eu não impus, abri um tópico para debater. E essas mesmas concepções, portanto, estavam abertas, passíveis de diálogo.
Pode parecer retrógrado? Poxa, pode sim. Mas uma empresa como a Apple, por exemplo, recorreu a quem para levantar as coisas? Alguém das antigas.
Não o fiz por desrespeito a nenhum usuário. Arbirtrário? Bem, a indiquei por confiar no talento dela. Gosto tanto da Spell (sem demagogia) que, tal qual o Barlin disse "a questão deve ser: o que é o melhor pra Spell.", e minha sugestão foi visando justamente isso. E claro que isso é uma questão de concepção.
Uma coisa que também citei no tópico é que eu mesmo já tive meus problemas com ela. Discordávamos em consideráveis assuntos. E não duvido que poderia ter outra vez. É até bem provável. Mas me incomoda muito mais a trollagem com usuários e o desrespeito do que eventualmente ter uns mega bate bocas.
Concepções diferentes em um grupo, no meu entender, é normal. Todos convivem com isso todos os dias...
Dahak Out
Life. Live.