Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor Ronassic em 17 Nov 2010, 13:22

Madruga, deixa eu te explicar, esses foram os mais recentes, entende? Não é de hoje, Cebolituz disse bem quem está no meio e você é um deles, então só peço a vocês uma coisa, por favor, tente nos ajudar nessa questão, ok? E não vejo porque polemizar mais esse assunto, já deixei meu recado. Não é o fim do mundo, mas é o princípio, pelo menos pra mim, mas não vai ser isso que vai me fazer desfalecer, creio que é uma fase passageira, que vira e mexe volta, mas vamos tentar diminuir as agressões, pode ser? Peço encarecidamente para todos.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Avatar do usuário
Ronassic
 
Mensagens: 803
Registrado em: 26 Ago 2007, 21:51
Localização: Rio de Janeiro

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor Agnelo em 17 Nov 2010, 13:25

Eu sou a favor de discurso aberto, creio que todas as decisões da Spell devem ser sempre tomadas pelo grupo.

Mas ao mesmo tempo o discurso da equipe tem que estar em sincronia, e é pra isso que existe a seção da moderação. Nesse ponto creio que temos um belo de um problema, porque tu vens aqui e fala pela equipe sem que ela saiba disso. Veja os moderadores, ninguém esperava esse desabafo, portanto fica dificil atribuir a eles essa sincronia.

Me chamem de idiota, mas eu gosto desse forum, boa parte dos usuários dessa naba estão entre meus amigos. Seja pra falar merda no msn, seja pra fazer festa no fim de semana.

Então eu peço desculpas se as vezes isso aqui parece um ambiente informal demais, mas é porque é assim que ele deve ser.

Essa postura não deve estar afastando tanto novos usuários quanto eu vejo vocês dizerem, afinal estamos com uma boa quantidade deles, e veja só eles são participativos e dão sua opinião, diferente de novos usuários de muitas comunidades online que acompanhamos no brasil.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor Madrüga em 17 Nov 2010, 13:26

Rona, isso acontece em TODO LUGAR. Isso é uma comunidade de PESSOAS, não dá para esperar que seja um convento.

E se você acha tanto que eu estou "envolvido" nisso, eu queria ouvir de VOCÊ exemplos recentes. Meus.

Sério, você simplesmente veio choramingar uma tragédia por causa de DUAS advertências (Kear e Oda) e não sabe apontar mais nada a não ser uma parede de texto sobre como o fórum vai para o BURACO. Não dá para te levar a sério desse jeito, desculpe.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor louc0 em 17 Nov 2010, 13:28

Mandei ver porque é recorrente, Madruga. Não foi a primeira vez que o Oda solta o verbo em cima de alguém. Está nas regras do fórum, só as apliquei.

Enfim, vou discutir melhor esse caso quando ele voltar, pq ele vai querer discutir isso.

No mais, concordo com o que o Elven Paladin diz. A coisa passa pela moderação, e acho que fazendo valer as regras que temos, está legal. Não é o apocalipse spelliano(v2.4). Da minha parte, eu sei que disse algo na seção dos moderas nas linhas do "bah, tá um saco essa animosidade na spell" dado que eu tive que suspender 2 pessoas nos últimos 15 dias. Mas analisando friamente, acho que é só questão de aplicarmos as regras.
No geral, gosto da nossa equipe, o VA tá meio afastado, mas acho ele um moderador bom, não sei se é caso pra ele sair. Aperto a gente passa volta e meia, mas é pra isso que temos mais pessoas na função.
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor Madrüga em 17 Nov 2010, 13:47

Engraçado.

Porque do meu lado me incomodam mais as perguntas à administração ficarem semanas sem resposta, artigos opinativos preconceituosos feitos sem pesquisa na página inicial (sujando o mesmo nome que o "mau comportamento" dos usuários supostamente suja), artigos jogados no Google Translator sem cuidado nenhum (afinal, será "caminho mais confortável" jogar Fable III), frequentes quedas de servidor, o uso do nome DOS OUTROS para apoiar projetos que eles desconhecem (se alguém esqueceu do "cenário misterioso" que a Spell ia apoiar sem saber)...

Depende de ponto de vista. Acho essas incompetências administrativas mais graves do que DUAS OCORRÊNCIAS de ofensa em alguns dias. Até porque, estranhamente, a Spell era o segundo site brasileiro de RPG mais acessado em outubro e NESSE MOMENTO está a menos de duzentas posições do primeiro lugar, o Paragons.

E, estranhamente, UM xingamento em UM tópico que foi resolvido no MESMO dia tem mais peso do que o fórum INTEIRO ficar fora do ar por vários dias? Eu sei, falsa dicotomia, mas acho que as prioridades estão meio invertidas aqui.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor Elven Paladin em 17 Nov 2010, 14:09

Engraçado. Porque do meu lado me incomodam mais as perguntas à administração ficarem semanas sem resposta, artigos opinativos preconceituosos feitos sem pesquisa na página inicial (sujando o mesmo nome que o "mau comportamento" dos usuários supostamente suja), artigos jogados no Google Translator sem cuidado nenhum (afinal, será "caminho mais confortável" jogar Fable III), frequentes quedas de servidor, o uso do nome DOS OUTROS para apoiar projetos que eles desconhecem (se alguém esqueceu do "cenário misterioso" que a Spell ia apoiar sem saber)...


Por coerência: Dois erros não fazem um acerto.

Depende de ponto de vista. Acho essas incompetências administrativas mais graves do que DUAS OCORRÊNCIAS de ofensa em alguns dias. Até porque, estranhamente, a Spell era o segundo site brasileiro de RPG mais acessado em outubro e NESSE MOMENTO está a menos de duzentas posições do primeiro lugar, o Paragons.


Isso é melhor explicado pelas flutuações que ocorrem naturalmente. Mas até onde eu me lembre, a Spell teve sim uma queda grande de movimento devido aos "Paradoxo Temporal" e as dificuldades de muita gente em entrar no site que ocorreu por essas bandas recentemente.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor Emil em 17 Nov 2010, 16:21

O problema, Elfo, é que um dos "erros" tem sido claramente combatido e resolvido, como deve ser -- desrespeito às regras do fórum? punição prevista pelas mesmas regras e toca o barco.

O outro "erro", entretanto, continua pairando sobre o fórum, e é solenemente ignorado. Eu continua achando que o tópico sobre descentralização que o DdB abriu é excelente, e não sinto que os principais problemas tenham sido decentemente analisados. Eu acho que este mesmo tópico, principalmente pelo modo como ele foi criado, é um claro exemplo de como o pessoal do nome vermelho (mais Rona e Allef, um pouco menos Eltor) tem ficado distante da comunidade do fórum, distante o suficiente pra deixar de perceber como é a dinâmica das coisas aqui, e ainda está numa posição boa, por causa das ferramentas que tem, pra querer descer aqui ao mundo dos mortais e cagar regra.

E eu ainda tenho que aguentar indireta sobre responsabilidade, participação, como se ajudar a construir as Terras Sagradas, palpitar em outros cenários, ler e discutir os contos e poemas que outros membros do fórum produzem, discutir tormenta, perguntar sobre o funcionamento das regras e dar um rolê no off-topic fosse infinitamente menos importante que sei lá, gerenciar o site.

Aliás, eu quero saber: quais são os adjetivos que vêm com o nick Emil? Seria eu o cara covarde, o que arrega?

Também quero saber que porras são Villayet, Mallef, Campo dos Orcs, Espíritos dos Trolls, Floresta do Basilisco, Platô dos Gigantes e por que essas merda tão atrás do logo do fórum no banner. Porque eu ainda não sei o que isso tem a ver com a Spell.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor Allefcapt em 17 Nov 2010, 16:45

Olá a todos,

EMIL,
“é um claro exemplo de como o pessoal do nome vermelho (mais Rona e Allef, um pouco menos Eltor) tem ficado distante da comunidade do fórum”


Como meu Nick está representado aí, pergunto a você: O que você quer dizer exatamente? Estou aqui quase todos os dias. Têm noção das horas viradas e das noites testando as ferramentas da chamada "área social?". E converso com alguns usuários também diariamente. ( E você não acreditaria dos lugares dos quais me comunico pelo MSN ). Só não participo mais das discussões por que não tenho tempo para escrever tudo o que gostaria. Qual o seu problema recorrente? Seu problema é comigo cara? Ou com algo específico?

Já que você retoma uma questão que a meu ver estava resolvida, ou vem sendo, qual a sua intenção e como posso te ajudar a solucionar?

Os tópicos de Forgotten e Planescape por exemplo são excelentes exemplos. Como eu gostaria de estar lá mais participativo.

E o que lhe faz acreditar que algumas funções são mais importantes que outras? Eu não acho isso. Aliás, nunca achei. Ficou claro?

“Aliás, eu quero saber: quais são os adjetivos que vêm com o nick Emil? Seria eu o cara covarde, o que arrega?”

Esta pergunta é para mim ou você está fazendo uma enquete? Caso deseje saber minha opinião posso pensar a respeito.

“Também quero saber que porras são Villayet, Mallef, Campo dos Orcs, Espíritos dos Trolls, Floresta do Basilisco, Platô dos Gigantes e por que essas merda tão atrás do logo do fórum no banner. Porque eu ainda não sei o que isso tem a ver com a Spell.”

Rapaz, sabe que eu também ainda não sei? São nomes aleatórios, envolvidos com mesas de jogo, literatura, referências em listas e que só ilustravam o pano de fundo. Por mim, como eu já havia escrito antes, pode sair.
Pelo que me lembro estavam sendo desenvolvidas novas artes para os banners não? A idéia não era trocar sempre? Ao menos esta era uma das atividades propostas quando das muitas idéias e práticas apresentadas.

Dê uma olhada no início (e seus desdobramentos) da excelente idéia proposta pelo GoldGreatWyrm em 13 de Agosto: viewtopic.php?f=36&t=6393&start=30

Um abraço,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor Elven Paladin em 17 Nov 2010, 16:57

O problema, Elfo, é que um dos "erros" tem sido claramente combatido e resolvido, como deve ser -- desrespeito às regras do fórum? punição prevista pelas mesmas regras e toca o barco.


Eu concordo com isso, mas hey, achar que o fórum vai bem, obrigado, pode dar a impressão que eu sonho com uma "Spell 4chan" e ser convidado a me retirar. :b

O outro "erro", entretanto, continua pairando sobre o fórum, e é solenemente ignorado. Eu continua achando que o tópico sobre descentralização que o DdB abriu é excelente, e não sinto que os principais problemas tenham sido decentemente analisados. Eu acho que este mesmo tópico, principalmente pelo modo como ele foi criado, é um claro exemplo de como o pessoal do nome vermelho (mais Rona e Allef, um pouco menos Eltor) tem ficado distante da comunidade do fórum, distante o suficiente pra deixar de perceber como é a dinâmica das coisas aqui, e ainda está numa posição boa, por causa das ferramentas que tem, pra querer descer aqui ao mundo dos mortais e cagar regra.


Eu não estou envolvido e nesse caso faço questão de não me envolver nessa situação, mas como coloquei na primeira mensagem "Moderação decente é aquela que interfere o mínimo possível e que mal se nota sua existência". Well, esse tópico mostra claramente porque eu sou um entusiasta de tal abordagem.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor Léderon em 17 Nov 2010, 17:17

Estou acompanhando isso aqui, mas não tava nem afim de postar no tópico pra não ficar repetitivo demais (além de todo mundo saber que eu odeio tomar partido em muita coisa). Tomando uma posição, concordo com absolutamente tudo o que o Emil disse. Só que uma coisa eu não pude deixar passar:
Allef escreveu:
Emil escreveu:“Também quero saber que porras são Villayet, Mallef, Campo dos Orcs, Espíritos dos Trolls, Floresta do Basilisco, Platô dos Gigantes e por que essas merda tão atrás do logo do fórum no banner. Porque eu ainda não sei o que isso tem a ver com a Spell.”

Rapaz, sabe que eu também ainda não sei? São nomes aleatórios, envolvidos com mesas de jogo, literatura, referências em listas e que só ilustravam o pano de fundo.

E depois de eu (e muita gente) ter falado pra fazer outro mapa usando algum cenário da Spell, fazer e refazer o banner pra encaixar tudo do jeito que vocês queriam, você vem e fala uma coisa dessas? Nomes aleatórios que nem você sabe de onde vieram? Isso desanima qualquer um, Allef. Depois diz que todo mundo fica contra vocês dois, mas olha o tipo de coisa que acontece!
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor Lumine Miyavi em 17 Nov 2010, 17:52

Faço das palavras do Madruga, Emil e Léderon as minhas.

Simplesmente não tenho mais energia ou vontade pra debater com as decisões (que desaprovo) de Ronassic em utilizar ferramentas de moderação / administração para colocar um desabafo como aviso global, em tom de ameaça.

Também desaprovo a atitude de "não sei, não vi, não é comigo, empurra com a barriga" que as decisões (unilaterais em sua grande maioria) tem tomado. Desaprovo a atitude de descaso com as reclamações, as generalizações do o que as pessoas são ou deixam de ser.

Desaprovo também a falta de coragem aparente em não querer sair de "mau moço" e citar por alto, ao invés de dar nomes aos citados; desaprovo a falta de vontade de colocar a cara a tapa, de colocar o dedo na cara de quem desagrada e cobrar por melhoras. Desaprovo a politicagem excessiva que transforma um diálogo numa tentativa de politização, uma simples forma de conversa que é transformada num formulário onde parte da administração escolhe quais querem responder, e ignoram os outros.

Entra também situações pessoais. Também desaprovo uma enxurrada de notícias que arrastam artigos feitos pelos usuários pra longe da página principal enquanto que artigos mal escritos, mal pesquisados e mal formulados que demonstram um imenso preconceito em relação a coisas que não são de aprovação daqueles que o fazem se mantém na página principal, coincidentemente por dias. Desaprovo que tópicos quase sem post de coisas irrelevantes assim postagens de notícias facilmente encontradas na Internet são twitados pelo perfil oficial, enquanto que verdadeiras pérolas não são disponibilizadas via esse canal.

Esse foi o cara por detrás do nick que está falando, com os dois polegares pra baixo pra situação atual.

Não foi feito como uma tentativa de mudar nada, ou abrir os olhos de ninguém é só um desabafo de um usuário cansado de muita coisa.

A “spell” pode muito bem manter sua cara; em troca, só vai remover o que está debaixo dela.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor Emil em 17 Nov 2010, 18:04

Allefcapt escreveu:Olá a todos,

EMIL,
“é um claro exemplo de como o pessoal do nome vermelho (mais Rona e Allef, um pouco menos Eltor) tem ficado distante da comunidade do fórum”


Como meu Nick está representado aí, pergunto a você: O que você quer dizer exatamente? Estou aqui quase todos os dias. Têm noção das horas viradas e das noites testando as ferramentas da chamada "área social?". E converso com alguns usuários também diariamente. ( E você não acreditaria dos lugares dos quais me comunico pelo MSN ). Só não participo mais das discussões por que não tenho tempo para escrever tudo o que gostaria. Qual o seu problema recorrente? Seu problema é comigo cara? Ou com algo específico?


Eu quero dizer exatamente: eu não tenho noção das horas que se passa testando a área social porque é um projeto fechado. Tem um tópico ali no linha direta sobre ela, mas raramente há atualizações, a maioria dos usuários não sabe o que está acontecendo. E quando ficar pronto, vai ficar de acordo com a visão de quem está testando. É assim com quase tudo.

Eu não sei das suas conversas via msn, nem dos sacrifícios que você faz pra entrar no msn, porque o msn não faz parte do fórum, especialmente quando as conversas e ideias que acontecem no msn não migram para serem debatidas no fórum.

Por outro lado, dá pra buscar aqui no fórum do linha direta mesmo os tópicos criados por mim e por outros usuários pra discutir as questões da moderação, a velocidade ou a falta dela, o excesso de rigidez ou a leniência com que alguns casos são tratados, e aí eu entro na spell hoje e o que vejo? A epítome do ignorar as discussões: aviso global de administrador chorando uma suposta bagunça no fórum. No tópico, apoio de outro dizendo "é, galerë, se o Rona falou é porque cês andam foda mesmo, hein?". Sem proposta concreta, sem sugestão de diretriz para a moderação ou os outros usuários, só a imposição de uma visão: do jeito que está, tá ruim, comportem-se como a gente espera e quer.

Allefcapt escreveu:Já que você retoma uma questão que a meu ver estava resolvida, ou vem sendo, qual a sua intenção e como posso te ajudar a solucionar?


A minha intenção eu já disse ali em cima: tá tudo muito centralizado. Soluções por mim propostas? Hora de abrir tudo; deixar mais claro o papel dos admin; abrir o fórum da moderação pra todo mundo ver; procurar jeitos de deixar todos os processos mais claros.

Allefcapt escreveu:E o que lhe faz acreditar que algumas funções são mais importantes que outras? Eu não acho isso. Aliás, nunca achei. Ficou claro?


Eu não acho que algumas funções sejam mais importantes que outras, acho que ficou claro ali no que eu disse, não? Pra mim, o cara que comentou uma vez no tópico de tormenta tem tanto valor quanto o cara que organiza o meu cantinho predileto, as TSagr. O problema é embora todo mundo diga isso, nem sempre isso transparece no funcionamento do fórum.

Allefcapt escreveu:
“Aliás, eu quero saber: quais são os adjetivos que vêm com o nick Emil? Seria eu o cara covarde, o que arrega?”

Esta pergunta é para mim ou você está fazendo uma enquete? Caso deseje saber minha opinião posso pensar a respeito.


se liga no que você escreveu antes:
Allefcapt escreveu:Claro, sabemos bem quem se comporta como.
Ou seja, os que alfinetam por serem assim em suas tendências, os que propositalmente tumultuam, os que tentam simplificar e reduzir todos os assuntos, os que se acovardam, os que tentam ser coerentes, os que querem contribuir, os que são receosos, ciumentos, rancorosos, invejosos, talentosos.. é possível creditar adjetivos ao lados de vários Nicks.


Quem sabemos? Nós, usuários, ou você moderadministração? Por que você está marcando quem é rancoroso, invejoso, ciumento? O quanto dessas caracterísiticas você está levando em consideração ao responder as críticas aqui feitas?

Allefcapt escreveu:
“Também quero saber que porras são Villayet, Mallef, Campo dos Orcs, Espíritos dos Trolls, Floresta do Basilisco, Platô dos Gigantes e por que essas merda tão atrás do logo do fórum no banner. Porque eu ainda não sei o que isso tem a ver com a Spell.”

Rapaz, sabe que eu também ainda não sei? São nomes aleatórios, envolvidos com mesas de jogo, literatura, referências em listas e que só ilustravam o pano de fundo. Por mim, como eu já havia escrito antes, pode sair.
Pelo que me lembro estavam sendo desenvolvidas novas artes para os banners não? A idéia não era trocar sempre? Ao menos esta era uma das atividades propostas quando das muitas idéias e práticas apresentadas.

Dê uma olhada no início da excelente idéia proposta pelo GoldGreatWyrm em 13 de Agosto: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic. ... 3&start=30

Um abraço,


Led já respondeu parte disso. Mas vamos lá, por que a ideia do GGW não foi pra frente? Gosh, será que é porque os meios pra fazer isso andar estão centralizados na mão de uns poucos?
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor arghsupremo em 17 Nov 2010, 18:27

Pergunta ao Ronassic:

Como foi colocado mesmo pelo próprio Allefcapt, a ideia de banners randômicos do GGW foi feita no dia 13 de agosto. É tão difícil assim trocar o banner?

Eu gostaria de saber meu adjetivo também.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor Eltor Macnol em 17 Nov 2010, 18:31

Offtopic: Vou me ater só à questão de comportamento e relações entre usuários aqui, pois esse é o objetivo do tópico. Dou toda a bênção pra quem quiser fazer cobranças em relação ao fórum e ao site, mas USEM OS TÓPICOS CERTOS PRA ISSO, senão vai ser facinho esse assunto servir como distração pro foco original ser esquecido. De novo.

Se alguém com as ferramentas pra dividir o tópico estiver lendo isso e tiver tempo, por favor, faça isso. Estou no meio de uma aula agora e não vou poder.


Emil escreveu:O problema, Elfo, é que um dos "erros" tem sido claramente combatido e resolvido, como deve ser -- desrespeito às regras do fórum? punição prevista pelas mesmas regras e toca o barco.


Punição é paliativo, mas não resolve nenhum problema.

Fazendo analogia rápida com a política da sociedade em geral, uma coisa é tu colocar bandido na cadeia. É punição, alivia os sintomas, mas não elimina o problema. Outra coisa é investir em educação e mudar a cultura dos membros que compõem a sociedade, fazendo com que as punições não sejam necessárias pra começo de conversa.

Como foi dito na página anterior? "A melhor moderação é aquela que modera menos, e é menos visível"? É verdade. Em contrapartida, a melhor comunidade é a que menos precisa ser moderada, que menos exige punições e um olhar vigilante pra repetidamente relembrar as mesmas pessoas que um comportamento agressivo e combativo prejudica o diálogo e intimida novos usuários a entrarem nas discussões.

Nesse sentido, eu não acho que a comunidade da spell tenha sido uma comunidade boa, nos últimos dois anos. Por outro lado, já foi bem mais problemática nesse sentido. Mas ainda tem bastante potencial pra melhorar.

E francamente, cada vez mais os membros antigos (especialmente os que frequentam muito o chat e trazem o mesmo clima do chat para cá) são os que atrapalham nesse quesito. Eu frequento o chat, gosto dele, acho ótimo que tenha esse tipo de interação extra-fórum entre velhos conhecidos, mas acho uma merda que misturem tanto o clima dos dois lugares. Como comentei lá mesmo, hoje, às vezes me bate um desejo que metade dos membros com mais de 3 anos do fórum desaparecesse no éter, tipo um "resetar" a comunidade da Spell, só pra ver como isso alteraria o clima das conversas por aqui.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: Liberdade Sim, Bagunça Não! Na Spell...

Mensagempor Elven Paladin em 17 Nov 2010, 18:55

Fazendo analogia rápida com a política da sociedade em geral, uma coisa é tu colocar bandido na cadeia. É punição, alivia os sintomas, mas não elimina o problema. Outra coisa é investir em educação e mudar a cultura dos membros que compõem a sociedade, fazendo com que as punições não sejam necessárias pra começo de conversa.


Mas será que é realmente preciso tentar educar quem já tem um tempo considerável de SpellRPG e conhece suas Regras - sejam formais ou informais?

Como foi dito na página anterior? "A melhor moderação é aquela que modera menos, e é menos visível"? É verdade. Em contrapartida, a melhor comunidade é a que menos precisa ser moderada, que menos exige punições e um olhar vigilante pra repetidamente relembrar as mesmas pessoas que um comportamento agressivo e combativo prejudica o diálogo e intimida novos usuários a entrarem nas discussões.

Nesse sentido, eu não acho que a comunidade da spell tenha sido uma comunidade boa, nos últimos dois anos. Por outro lado, já foi bem mais problemática nesse sentido. Mas ainda tem bastante potencial pra melhorar.


Qualquer comunidade vai sofrer com membros problemáticos e o papel da Moderação é justamente esse, impedir que eles aprontem ainda mais.

Mas como eu coloquei em mensagens anteriores e o Ruben concordou, não há nada de errado na Moderação fazer seu serviço. O problema maior está quando um Administrador faz um tópico semi-apocalíptico usando a ferramenta anúncio com reclamações genéricas, ameaças veladas e sem apontar culpados. E quando finalmente - depois de duas páginas de enrolação e bom mocismo - aponta os supostos motivos do "apocalipse" da Spell, cita um caso isolado (do Kear) e um recorrente que já foi suspenso (Oda).

Creio que não é preciso comentar o quão tola foi essa iniciativa, basta notar que apenas o Aleff de todos que postaram aqui parece tê-la apoiado. Esse tópico é um dos piores exemplos de como a Moderadministração desse fórum poderia ter agido para lidar com o mesmo problema que ela apontou. (E por precaução, note que eu estou usando "tolice" para me referir a iniciativa de criar esse tópico, não para me referir ao Ronassic)
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

AnteriorPróximo

Voltar para Linha Direta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron