Não adianta tapar o sol com peneira; não adianta ficar adicionando gente dos tempos que não voltam mais. A realidade é outra. Não podemos desprezar usuários, mas não podemos ter uma equipe que soma mais de 10% do público. É irreal.
Assino embaixo. Não é uma reformulação da Spell? Não é dar um rumo novo ao site? Então vamos privilegiar as caras novas que estão mostrando empenho e interesse. Nova equipe, novos rumos, novos ares. Não mandando embora todo mundo que está agora, mas sim, revendo quem está apto e disponível a continuar, e quais áreas precisam de moderadores novos. Já começamos com isso no tópico ao lado, certo?
E se fosse tão fácil ou desnecessário o empenho de alguém ali, veríamos a seção brilhar por si só. E não é o que acontece. Os tempos são outros de fato, mas não custa mirar no que já deu certo por tanto tempo.
A seção brilharia com INFLUXO de usuários. O influxo não existe. Logo... vamos lá, não é difícil.
O Madruga foi mais ferino e menos claro do que deveria, mas vou ressaltar que o raciocínio está correto: não faz sentido querer acrescentar um moderador à seção para aumentar o movimento dela. Nunca fez, na verdade o caminho é exatamente o contrário, quando há movimento em uma seção é que surge a demanda de mais moderação.
Isso vale para o Quem é Você, e vale para Artes também. Vamos relembrar um pouco o que é a função de um moderador e, principalmente, o que não é a função de um moderador.
Vou retomar o assunto no ótimo post do Mirallatos, que vou responder mais abaixo.
Se fosse para botar no "quem é você" uma usuáriA com perfil "kawaii" para recepcionar e ser legal com todo mundo, eu escolheria antes a Dark_Lady do que a Lola.
Com certeza. Raios, preciso sequer mencionar a hilária (e muito apoiada) Campanha Mai para Musa da Spell?
Eu adoraria ter a Mai colaborando mais com o fórum, ela é uma cara nova, dedicada, uma guria esperta pra caramba, e que já nos ajudou bastante direta e indiretamente (inclusive com o namorado dela, também membro do fórum, dando uma bela mão pra resolver alguns dos problemas técnicos do site no passado).
Mas insisto, adicionar um moderador à seção Quem é Você seria a solução errada para um problema inexistente. Não há falta de moderação lá. Não há.
O que nos levaria simplesmente a analisar os fóruns que ela modera, redistribuir e aliviar o peso dela, deixando-a focada na seção de sua preferência (artes visuais? Games?). Só.
Verdade. Eu entendo perfeitamente a posição que a Nasti se encontra, e sei o quanto é difícil quando a gente quer se dividir em vários pra conseguir dar conta de tudo que quer abraçar - mas geralmente não é possível. Raios, eu mesmo passei pertíssimo de ter que sair em definitivo da Spell quando estourou a bomba múltipla de "servidor dando pau de novo + mudança de cargo no trabalho + fim de semestre da faculdade".
Graças ao Ronassic ter me libertado de boa parte da responsabilidade por manter a parte técnica do site, e o tempo que isso consumia, felizmente estou podendo voltar a me focar nas outras áreas que não dava conta antes. Recomendo muito que você faça algo parecido Nasti, veja em quais seções quer se focar, e quais será melhor deixar por contra de outra pessoa disposta a assumir a bronca.
Se GURPS for incorporada à seção de "outros jogos" (não como subfórum, do jeito que está lá, mas integrada mesmo), a necessidade desaparece e podemos "dispensar" o Libras do cargo por enquanto. Claro, conversando com ele.
A situação do GURPS no Brasil anda tão inexpressiva assim? Uní-la aos Outros Jogos melhoraria a organização do fórum de um lado, mas poderia deixar uma certa lacuna pra quem é fã do sistema.
A questão é, ainda existem muitos deles?
Como Allef disse, ele pediu e ninguém deu os tais exemplos. Isso é uma daquelas idéias correntes: todo mundo "sabe" disso, mas ninguém consegue apontar ONDE. Deve haver, claro, mas não estou vendo os casos ACONTECEREM.
Eu chutaria que a explicação pra isso é simples: é raro coisas assim acontecerem, mas quando acontece são bem marcantes pra quem participa do tópico.
Raro ou não, o certo é que temos que ter atenção redobrada para evitar esse tipo de situação no futuro (e quando selecionarmos moderadores novos pra alguma seção, a capacidade de lidar com isso deve ser um dos critérios).
Na verdade, a função de do Moderador não é tocar projetos, é cuidar para que os debates corram conforme as regras do fórum. Ou seja, desde que cuide para que as benditas regras sejam obedecidas, qualquer pessoa pode moderar no fórum.
Então, pelo que vejo, a questão não é escolher a pessoa apropriada para moderar, mas sim ter o que moderar. E aí vem a pergunta: : o que é SpellRPG? O que será daqui pra frente? Não adianta ficarmos debatendo quem fez, fará ou deixará de fazer, sendo que ainda não temos em mente o que é isso de fato. E acho bom nos desprendermos um pouco do Fórum como uma comunidade ligada ao nome Spell (outrora com ar de empresa) e pensarmos o que diabos é/será isso aqui.
Ah, então a spell será um site de RPG, independente, com um fórum de debate e projetos relacionados.
Ótimo, temos duas coisas diferentes para cuidar. A primeira delas é a moderação, que pode ser feita por qualquer pessoa inteligente, já a segunda parte pode ter uma equipe diferente, longe desses probleminhas aqui. Até porque, me repito, não há muito o que moderar por enquanto. Nem a seção D&D que tinha um fluxo grande de usuários tem lá essas coisas.
...às vezes tem que vir alguém "de fora" da conversa pra jogar na nossa cara o óbvio.
Acho que esse foi o post mais importante do tópico até agora, e não estou exagerando.
Me parece bem claro o melhor que temos a fazer: definir logo que "Moderador" é quem está ali pra policiar o cumprimento das regras do fórum, ponto; e criar a categoria de "Colaborador" para identificar aqueles que tocam projetos, criam material, e têm as ferramentas extras que precisam pra isso. Com isso, creio que boa parte do dilema recente vai sumir. E vamos poder nos focar no que realmente interessa, que é reformular a spell em si, não as pessoas que formam sua equipe.
SOBRE O LEDERON incorporado a seção ARTES:Elara escreveu:
“Sobre o Léd em Artes - Seria uma excelente aquisição, já que temos projetos realmente interessantes para Artes esse ano, que certamente irão demandar mais ajuda por lá.”
Partindo desta constatação, vale dar o crédito.
Equipe ok?
Depois de tudo que foi exposto, creio que Led será uma adição perfeita como Colaborador da seção, tendo as ferramentas pra tocar os projetos adiante.
A menos que depois de revisarmos a equipe de moderação acabe faltando alguém em Artes, nesse caso eu diria que ele é o primeiro da lista pra função.
Sinceramente? Eu não vejo de mal olhos o re-re-retorno da LOLA, minha dama de uma ilha distante...
Mas é preciso um argumento mais sólido não? Acho que é isto que pode causar estranheza. E realmente temos que admitir que temos usuários ATIVOS, DEDICADOS que merecem um upgrade , até como incentivo não?
O que acontece é que tem sido feita, repetidamente, a pergunta errada:
"Por quê não colocar a Lola de volta na moderação?".
Quando a pergunta certa seria:
"Por quê colocar a Lola de volta na moderação?"
E a resposta é: Não há por quê. Não há necessidade alguma, há outras pessoas que seriam muito mais indicadas pra preencher esse vácuo, se o vácuo existisse. E não existe.
Pegar uma dinossaura dos tempos idos da Spell, que abandonou o fórum há tempos, e colocá-la de volta na moderação apenas porque ainda é amiguinha de alguém da equipe, seria uma das piores atitudes possíveis nesse momento, e minaria completamente a confiança dos usuários de que nós estamos mesmo tentando renovar a Spell e tocá-la pra frente.
Resumindo: a idéia é descabida e, no que depender de mim, não há nem por quê perder tempo mencionando-a novamente. Vamos nos focar nas mudanças que realmente interessam.
Alguém sugere um bonequinho pra colocar como símbolo dos Colaboradores? Ideal será a categoria englobar não só quem colabora no fórum, mas também (e principalmente) quem colabora com o site.

Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
@Macnol
Facebook
Google Reader