Moderadores... e "COLABORADORES"

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Jan 2009, 02:04

Começando do básico: sei que o que vou pedir é impossível, mas tentem deixar o máximo possível de fora dos posts as eventuais picuinhas e desentendimentos pessoais do passado. O Estado não precisa de lavação de roupa suja, e esse tópico também não (a menos que a trouxa de roupa tenha diretamente a ver com o assunto discutido).

Não adianta tapar o sol com peneira; não adianta ficar adicionando gente dos tempos que não voltam mais. A realidade é outra. Não podemos desprezar usuários, mas não podemos ter uma equipe que soma mais de 10% do público. É irreal.

Assino embaixo. Não é uma reformulação da Spell? Não é dar um rumo novo ao site? Então vamos privilegiar as caras novas que estão mostrando empenho e interesse. Nova equipe, novos rumos, novos ares. Não mandando embora todo mundo que está agora, mas sim, revendo quem está apto e disponível a continuar, e quais áreas precisam de moderadores novos. Já começamos com isso no tópico ao lado, certo?

E se fosse tão fácil ou desnecessário o empenho de alguém ali, veríamos a seção brilhar por si só. E não é o que acontece. Os tempos são outros de fato, mas não custa mirar no que já deu certo por tanto tempo.

A seção brilharia com INFLUXO de usuários. O influxo não existe. Logo... vamos lá, não é difícil.

O Madruga foi mais ferino e menos claro do que deveria, mas vou ressaltar que o raciocínio está correto: não faz sentido querer acrescentar um moderador à seção para aumentar o movimento dela. Nunca fez, na verdade o caminho é exatamente o contrário, quando há movimento em uma seção é que surge a demanda de mais moderação.

Isso vale para o Quem é Você, e vale para Artes também. Vamos relembrar um pouco o que é a função de um moderador e, principalmente, o que não é a função de um moderador.

Vou retomar o assunto no ótimo post do Mirallatos, que vou responder mais abaixo.

Se fosse para botar no "quem é você" uma usuáriA com perfil "kawaii" para recepcionar e ser legal com todo mundo, eu escolheria antes a Dark_Lady do que a Lola.

Com certeza. Raios, preciso sequer mencionar a hilária (e muito apoiada) Campanha Mai para Musa da Spell? :b

Eu adoraria ter a Mai colaborando mais com o fórum, ela é uma cara nova, dedicada, uma guria esperta pra caramba, e que já nos ajudou bastante direta e indiretamente (inclusive com o namorado dela, também membro do fórum, dando uma bela mão pra resolver alguns dos problemas técnicos do site no passado).

Mas insisto, adicionar um moderador à seção Quem é Você seria a solução errada para um problema inexistente. Não há falta de moderação lá. Não há.

O que nos levaria simplesmente a analisar os fóruns que ela modera, redistribuir e aliviar o peso dela, deixando-a focada na seção de sua preferência (artes visuais? Games?). Só.

Verdade. Eu entendo perfeitamente a posição que a Nasti se encontra, e sei o quanto é difícil quando a gente quer se dividir em vários pra conseguir dar conta de tudo que quer abraçar - mas geralmente não é possível. Raios, eu mesmo passei pertíssimo de ter que sair em definitivo da Spell quando estourou a bomba múltipla de "servidor dando pau de novo + mudança de cargo no trabalho + fim de semestre da faculdade".

Graças ao Ronassic ter me libertado de boa parte da responsabilidade por manter a parte técnica do site, e o tempo que isso consumia, felizmente estou podendo voltar a me focar nas outras áreas que não dava conta antes. Recomendo muito que você faça algo parecido Nasti, veja em quais seções quer se focar, e quais será melhor deixar por contra de outra pessoa disposta a assumir a bronca.

Se GURPS for incorporada à seção de "outros jogos" (não como subfórum, do jeito que está lá, mas integrada mesmo), a necessidade desaparece e podemos "dispensar" o Libras do cargo por enquanto. Claro, conversando com ele.

A situação do GURPS no Brasil anda tão inexpressiva assim? Uní-la aos Outros Jogos melhoraria a organização do fórum de um lado, mas poderia deixar uma certa lacuna pra quem é fã do sistema.

A questão é, ainda existem muitos deles?

Como Allef disse, ele pediu e ninguém deu os tais exemplos. Isso é uma daquelas idéias correntes: todo mundo "sabe" disso, mas ninguém consegue apontar ONDE. Deve haver, claro, mas não estou vendo os casos ACONTECEREM.

Eu chutaria que a explicação pra isso é simples: é raro coisas assim acontecerem, mas quando acontece são bem marcantes pra quem participa do tópico.

Raro ou não, o certo é que temos que ter atenção redobrada para evitar esse tipo de situação no futuro (e quando selecionarmos moderadores novos pra alguma seção, a capacidade de lidar com isso deve ser um dos critérios).

Na verdade, a função de do Moderador não é tocar projetos, é cuidar para que os debates corram conforme as regras do fórum. Ou seja, desde que cuide para que as benditas regras sejam obedecidas, qualquer pessoa pode moderar no fórum.

Então, pelo que vejo, a questão não é escolher a pessoa apropriada para moderar, mas sim ter o que moderar. E aí vem a pergunta: : o que é SpellRPG? O que será daqui pra frente? Não adianta ficarmos debatendo quem fez, fará ou deixará de fazer, sendo que ainda não temos em mente o que é isso de fato. E acho bom nos desprendermos um pouco do Fórum como uma comunidade ligada ao nome Spell (outrora com ar de empresa) e pensarmos o que diabos é/será isso aqui.

Ah, então a spell será um site de RPG, independente, com um fórum de debate e projetos relacionados.

Ótimo, temos duas coisas diferentes para cuidar. A primeira delas é a moderação, que pode ser feita por qualquer pessoa inteligente, já a segunda parte pode ter uma equipe diferente, longe desses probleminhas aqui. Até porque, me repito, não há muito o que moderar por enquanto. Nem a seção D&D que tinha um fluxo grande de usuários tem lá essas coisas.

...às vezes tem que vir alguém "de fora" da conversa pra jogar na nossa cara o óbvio.

Acho que esse foi o post mais importante do tópico até agora, e não estou exagerando.

Me parece bem claro o melhor que temos a fazer: definir logo que "Moderador" é quem está ali pra policiar o cumprimento das regras do fórum, ponto; e criar a categoria de "Colaborador" para identificar aqueles que tocam projetos, criam material, e têm as ferramentas extras que precisam pra isso. Com isso, creio que boa parte do dilema recente vai sumir. E vamos poder nos focar no que realmente interessa, que é reformular a spell em si, não as pessoas que formam sua equipe.

SOBRE O LEDERON incorporado a seção ARTES:

Elara escreveu:
“Sobre o Léd em Artes - Seria uma excelente aquisição, já que temos projetos realmente interessantes para Artes esse ano, que certamente irão demandar mais ajuda por lá.”

Partindo desta constatação, vale dar o crédito.
Equipe ok?

Depois de tudo que foi exposto, creio que Led será uma adição perfeita como Colaborador da seção, tendo as ferramentas pra tocar os projetos adiante.

A menos que depois de revisarmos a equipe de moderação acabe faltando alguém em Artes, nesse caso eu diria que ele é o primeiro da lista pra função.

Sinceramente? Eu não vejo de mal olhos o re-re-retorno da LOLA, minha dama de uma ilha distante...
Mas é preciso um argumento mais sólido não? Acho que é isto que pode causar estranheza. E realmente temos que admitir que temos usuários ATIVOS, DEDICADOS que merecem um upgrade , até como incentivo não?

O que acontece é que tem sido feita, repetidamente, a pergunta errada:
"Por quê não colocar a Lola de volta na moderação?".

Quando a pergunta certa seria:
"Por quê colocar a Lola de volta na moderação?"

E a resposta é: Não há por quê. Não há necessidade alguma, há outras pessoas que seriam muito mais indicadas pra preencher esse vácuo, se o vácuo existisse. E não existe.

Pegar uma dinossaura dos tempos idos da Spell, que abandonou o fórum há tempos, e colocá-la de volta na moderação apenas porque ainda é amiguinha de alguém da equipe, seria uma das piores atitudes possíveis nesse momento, e minaria completamente a confiança dos usuários de que nós estamos mesmo tentando renovar a Spell e tocá-la pra frente.

Resumindo: a idéia é descabida e, no que depender de mim, não há nem por quê perder tempo mencionando-a novamente. Vamos nos focar nas mudanças que realmente interessam.

Alguém sugere um bonequinho pra colocar como símbolo dos Colaboradores? Ideal será a categoria englobar não só quem colabora no fórum, mas também (e principalmente) quem colabora com o site.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Madrüga em 30 Jan 2009, 09:19

Seu_Madrüga escreveu:Também estou chocado com o "Bem colocado! Nossa, e não sua. Ninguém precisa pensar como você ou alterar as regras do jogo de súbito na primeira instância que é conveniente."

Eltor escreveu:Ter apenas os velhos cargos de "moderador", "supervisor" e "administrador" é um artefato do passado que só continuamos usando até agora porque faltou ter algumas vozes que gritassem um "ei, dá pra fazer diferente". Essa idéia de ter Colaboradores já existia há mais de ano, mas nunca tinha ficado claro por quê seria importante e benéfico colocar em prática. Creio que toda essa conversa dos últimos dois dias elucidou isso definitivamente. E a última coisa que você deveria fazer é pedir desculpas por se "intrometer" na conversa com um ponto de vista totalmente válido e que ajuda a dar um novo rumo à coisa toda.

Eu sei que estamos tendo praticamente a mesma conversa nos dois tópicos, mas os colaboradores teriam acesso ao fórum da moderação?

Boa pergunta.

Minha tendência é dizer que não, mas ao mesmo tempo, que "ter acesso à seção de moderação" seja algo bem pouco relevante, porque a maior parte das discussões devia ser aberta a todos. O melhor seria separar as funções em basicamente 3 tipos: coordenação administrativa, moderação do fórum, e organização de projetos/material. Uma coisa independente da outra.

Mas embora seja inevitável ter uma equipe que coordene o projeto e tome algumas decisões quando forem necessárias, digo que o melhor é que o máximo possível essas decisões sejam discutidas em fórum aberto com todos os interessados em opinar e colaborar. Quanto menos houver conversas restritas a uma seção "secreta" do fórum (ou pior ainda, restritas a burburinhos de MSN) melhor.

Tocar a Spell como um projeto realmente coletivo, com a equipe de coordenação servindo basicamente pra fazer a transição entre a discussão e a ação.

Seu_Madrüga escreveu:Às vezes é só encontrarmos algo interessante em outro nicho... mas não o "quem é você".

Exato. Mas antes de tudo checar se ela tem a disponibilidade/vontade de participar em caráter mais "oficial", claro.

De qualquer forma, é um ótimo nome pra se manter em mente pra equipe no futuro.

Eltor escreveu:Me parece bem claro o melhor que temos a fazer: definir logo que "Moderador" é quem está ali pra policiar o cumprimento das regras do fórum, ponto; e criar a categoria de "Colaborador" para identificar aqueles que tocam projetos, criam material, e têm as ferramentas extras que precisam pra isso. Com isso, creio que boa parte do dilema recente vai sumir. E vamos poder nos focar no que realmente interessa, que é reformular a spell em si, não as pessoas que formam sua equipe.

E também enfatizar que essas categorias não têm diferença de "patente".

Com certeza. São apenas funções diferentes, com responsabilidades e ferramentas diferentes.

Eltor escreveu:Alguém sugere um bonequinho pra colocar como símbolo dos Colaboradores? Ideal será a categoria englobar não só quem colabora no fórum, mas também (e principalmente) quem colabora com o site.

Se é para pegar um gif de RPG eletrônico, pega um que tenha algo simbólico, tipo um martelinho (me vem à cabeça o pai da Lucca de Chrono Trigger, martelando aquela máquina de teleporte que inicia altas confusões):

Imagem

E um bonequinho novo para todo mundo![/quote]

Hahahaha, boa, encaixa bem com o conceito. E Chrono Trigger é Chrono Trigger.

Mas pombas, podemos ter bonequinhos novos pra qualquer outra categoria, faz um booom tempo já que eu ofereci isso, é só questão do(a) interessado(a) providenciar o gif editado no mesmo formato dos atuais.

Locke Winchester escreveu:Podiamos fazer um mutirão pra por tags no titulo dos tópicos de gurps, opera e storyteller, e depois movê-los pro outros sistemas. Assim não haveria tanta confusão.

E com o volume de posts não seria dificil organizar a seção dessa forma.

Será que o phpbb já não tem algum mod que permita a gente fazer isso, e depois um usuário que quisesse ver apenas o tópicos de Gurps marcar uma opção para filtrar e exibir somente os tópicos com essa tag? Se não tem, devia. Se tem, seria uma boa opção.

Não posso garimpar o fórum oficial do phpbb atrás disso agora, mas se alguém estiver disposto, por favor.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Agnelo em 30 Jan 2009, 09:30

Podiamos fazer um mutirão pra por tags no titulo dos tópicos de gurps, opera e storyteller, e depois movê-los pro outros sistemas. Assim não haveria tanta confusão.

Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Jan 2009, 10:22

Seu_Madrüga escreveu:Também estou chocado com o "Bem colocado! Nossa, e não sua. Ninguém precisa pensar como você ou alterar as regras do jogo de súbito na primeira instância que é conveniente."

Eltor escreveu:Ter apenas os velhos cargos de "moderador", "supervisor" e "administrador" é um artefato do passado que só continuamos usando até agora porque faltou ter algumas vozes que gritassem um "ei, dá pra fazer diferente". Essa idéia de ter Colaboradores já existia há mais de ano, mas nunca tinha ficado claro por quê seria importante e benéfico colocar em prática. Creio que toda essa conversa dos últimos dois dias elucidou isso definitivamente. E a última coisa que você deveria fazer é pedir desculpas por se "intrometer" na conversa com um ponto de vista totalmente válido e que ajuda a dar um novo rumo à coisa toda.

Eu sei que estamos tendo praticamente a mesma conversa nos dois tópicos, mas os colaboradores teriam acesso ao fórum da moderação?

Boa pergunta.

Minha tendência é dizer que não, mas ao mesmo tempo, que "acesso à seção de o melhor seria separar as funções em basicamente 3 tipos: coordenação administrativa, moderação do fórum, e organização de projetos/material. Uma coisa independente da outra.

Mas embora seja inevitável ter uma equipe que coordene o projeto e tome algumas decisões quando forem necessárias, digo que o melhor é que o máximo possível essas decisões sejam discutidas em fórum aberto com todos os interessados em opinar e colaborar. Quanto menos houver conversas restritas a uma seção "secreta" do fórum (ou pior ainda, restritas a burburinhos de MSN) melhor.

Tocar a Spell como um projeto realmente coletivo, com a equipe de coordenação servindo basicamente pra fazer a transição entre a discussão e a ação.

Seu_Madrüga escreveu:Às vezes é só encontrarmos algo interessante em outro nicho... mas não o "quem é você".

Exato. Mas antes de tudo checar se ela tem a disponibilidade/vontade de participar em caráter mais "oficial", claro.

De qualquer forma, é um ótimo nome pra se manter em mente pra equipe no futuro.

Eltor escreveu:Me parece bem claro o melhor que temos a fazer: definir logo que "Moderador" é quem está ali pra policiar o cumprimento das regras do fórum, ponto; e criar a categoria de "Colaborador" para identificar aqueles que tocam projetos, criam material, e têm as ferramentas extras que precisam pra isso. Com isso, creio que boa parte do dilema recente vai sumir. E vamos poder nos focar no que realmente interessa, que é reformular a spell em si, não as pessoas que formam sua equipe.

E também enfatizar que essas categorias não têm diferença de "patente".

Com certeza. São apenas funções diferentes, com responsabilidades e ferramentas diferentes.

Madruga escreveu:
Eltor escreveu:Alguém sugere um bonequinho pra colocar como símbolo dos Colaboradores? Ideal será a categoria englobar não só quem colabora no fórum, mas também (e principalmente) quem colabora com o site.

Se é para pegar um gif de RPG eletrônico, pega um que tenha algo simbólico, tipo um martelinho (me vem à cabeça o pai da Lucca de Chrono Trigger, martelando aquela máquina de teleporte que inicia altas confusões):

Imagem

E um bonequinho novo para todo mundo!

Hahahaha, boa, encaixa bem com o conceito. E Chrono Trigger é Chrono Trigger.

Mas pombas, podemos ter bonequinhos novos pra qualquer outra categoria, faz um booom tempo já que eu ofereci isso, é só questão do(a) interessado(a) providenciar o gif editado no mesmo formato dos atuais.

Locke Winchester escreveu:Podiamos fazer um mutirão pra por tags no titulo dos tópicos de gurps, opera e storyteller, e depois movê-los pro outros sistemas. Assim não haveria tanta confusão.

Será que o phpbb já não tem algum mod que permita a gente fazer isso, e depois um usuário que quisesse ver apenas o tópicos de Gurps marcar uma opção para filtrar e exibir somente os tópicos com essa tag? Se não tem, devia. Se tem, seria uma boa opção.

Não posso garimpar o fórum oficial do phpbb atrás disso agora, mas se alguém estiver disposto, por favor.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Sampaio em 30 Jan 2009, 12:24

Serei sucinto:

Renovação da equipe: Serei cru e direto e torço para que ninguem volte com aquela infantilização e acreditar que isso é alguma espécie de rixa:

Vamos decidir de uma vez quem fica e quem sai, pra começarmos a pensar a nova Spell. Pelo jeito já está decidido que ao menos dois sairão: Planes e Elara (esta última fez o pedido).
Também estamos debatendo sobre o 3libras. Vamos entrar em contato com ele, pedir para que participe do debate e decidir isso de uma vez.

E o Ruben? Ainda tem o posto, oficialmente falando. Logo, devemos mante-lo (se ele quiser ou tiver disposição) ou aproveitamos a reforma para desliga-lo de uma vez?

Tem tb a situação do Dahak, que tem de nos dizer se poderá continuar ativo como está hoje por todo ano. Claro, ausências temporárias são normais, por curtos períodos de tempos, oscilações de atividade dentro do normal, etc. Mas observa-se já a algum tempo que durante o semestre letivo "some", conforme nos apontou a própria outra moderadora da seção de Artes, a Draconasti.

Seja como for, os longos períodos de inatividade não justificariam o cargo de Supervisor, que demandaria bem mais do que pode oferecer. É o primeiro ponto a se repensar.
O segundo é se, caso seja decidido que não se justifica um cargo de Supervisor, se o tempo disponível justifica um cargo de Moderador - provavelmente na seção de Artes. Temos de considerar, é claro, o movimento relativamente pequeno da seção e a demanda menor.
Mas tudo isso quem vai poder dizer-nos melhor é ele mesmo, e claro, com um comprometimento de disponibilidade caso julgue ser possível continuar como Supervisor.

Colaboradores: Adorei a idéia e o desenho sugerido.
Acho que, como poderão haver muitos colabordores, que as ferramentas as quais eles têm acesso sejam apenas as necessárias para serem de fato "colaboradores". Ou seja, algumas ferramentas para trabalha na seção/projeto no qual colabora.

Sobre acabar com os sub-fóruns em Outros Sistemas: Discordo. Mesmo que não estejam muito movimentados, apenas daria um trabalho extra tanto pra moderação quanto principalmente - e é isso que devemos pensar - para os usuários. Além de tudo são sistemas que têm muito púbico no Brasil, o caso é apenas que a Spell não apenas caiu e muito de movimento como deu uma focada em d&d.
Mas se o plano é ampliar e melhorar, ter uma seção para d&d e todos os outros misturados e apenas separados por TAGs em outras, passará uma má impressão (e impressão errônea a meu ver, de que somos d&distas e o resto é resto) para novos usuários. Aí sim ficará difícil atrair o considerável público destes demais sistemas.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Agnelo em 30 Jan 2009, 13:49

Eltor escreveu:Será que o phpbb já não tem algum mod que permita a gente fazer isso, e depois um usuário que quisesse ver apenas o tópicos de Gurps marcar uma opção para filtrar e exibir somente os tópicos com essa tag? Se não tem, devia. Se tem, seria uma boa opção.

Se isso for possível resolveria a questão pra tod os novos subforuns.

Penso inclusive, posto que isso seja possível, poderiamos elaborar um filtro de pesquisa como o qual cada usuário sinalizaria apenas os assuntos de seu interesse, isso seria até mais prático que o Botão "Ver novas mensagens".
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Lady Draconnasti em 30 Jan 2009, 15:12

Recomendo muito que você faça algo parecido Nasti, veja em quais seções quer se focar, e quais será melhor deixar por contra de outra pessoa disposta a assumir a bronca.

Não é claro? Artes, meu bem. ;)

Bonequinhos

SUGIRO gifs de fundo transparente estáticos. Motivo: dá pra ter melhor acabamento.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor Mirallatos em 30 Jan 2009, 18:13

Então pessoal, antes de levarmos essa categoria pro pessoal, é bom definirmos bem o que será um "Colaborador".

Por exemplo, caso alguém propuser um projeto, quem lidará com isso? Quem avaliará, que cuidará dos prazos, que dirá se o projeto vale o esforço? Outra coisa, é bom termos um limite para os projetos, caso contrário teremos 30 projetos ocorrendo no mesmo mês com o risco de nenhum atingir o objetivo.

Aliás, quem ficar responsável pela "Supervisão"(ou sei lá o que) de projetos, seria legal antes de tudo bolar um regulamento e modelinho de projeto bem objetivo e de fácil entendimento. Notemos que alguns podem ser permanentes, como o Spellcast.

Quanto a moderação, eu tenho uma opinião a respeito: mudemos todo o corpo de moderação. Coloquemos gente nova, pra darmos um gás novo. E a galera que aqui se encontra, bem, há tantas outras coisas a ser feitas pela Spell que não estão ligadas diretamente ao fórum e que, obviamente, não se limitam à moderação.

Eu não modero há meses, mesmo porque no RPG e Sociedade não há o que se moderar. Quando entrei tinha mais "força" pra gerar tópicos, hoje pouco tempo me resta. Acho que alguém mais novo pode fazer isso perfeitamente. Contudo, eu gostaria de fazer algum trabalho na página inicial, então melhor me encaixo como Colaborador.

Vejam bem, posso continuar moderando até encontrar alguém para aquela área, do contrário me tenham como um colaborador ou qualquer outra função logística que requeira menos presença.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor 3libras em 30 Jan 2009, 19:36

olá pessoal quanto a minha ausência: sempre estou lendo o fórum em especial a parte que modero.

<----------------------
NÃO SOU MAIS SUPERVISOR. quando era, ajudava a moderação no off-topic na medida do possível e em outras áreas.

tenho pelo menos 1 post por dia nas seções, salvo momentos onde o trabalho ou outras necessidades pessoais vem a tona.

E isso há um bom tempo. na Seção Gurps tudo anda morto e muito mais por que a comunidade do orkut do sistema é muito bem admistrada.

eu fui o primeiro a sugerir a fusão do gurps com outros sistemas. mas era contra a "história do fórum" como o allef alegou e eu concordo com esse ponto.

adicionar novas pessoas a equipe de moderação é importante, mas é importante notarmos a mudança no perfil do usuário da spell: gente que se conhece a anos, não tem motivos sérios para brigar um com o outro e se concentram mil vezes mais no bate-papo.

por isso a dimensão do off-tópic e de áreas não rpgisticas. o ultimo flame na seção de gurps deve ter sido há mais de 20 meses atrás.

por isso a necessidade de mais moderadores nessas áreas "ligadas ao rpg".

e por isso quem busca info basal sobre sistemas normlamente vai parar no orkut ou em outros fóruns.

aqui é o recinto dos dragões anciôes, acostumemos com isso e deixemos a equipe se adequar a essa nova realidade.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor Dahak em 31 Jan 2009, 00:13

Pedrão, pode ter certeza que não levo nada do que você me diz pro lado pessoal. Você sabe o quanto te admiro e isso tá bem acima da Spell. E o melhor é que sei que você não leva pro pessoal coisinhas assim também :)

Terei um tempo bacaninha pra Spell. Até citei no outro tópico um pouco melhor.
Talvez eu peque por não fazer muita questão de participar do Off Topic por exemplo, mas a grande e vasta parte dos tópicos do Contos e do Poesias constam comentários meus. E é verdade sim que tem épocas do ano que posto bem menos, mas ainda assim tenho sei lá, uns mil e tantos posts, até que pareado com boa parte de usuários bem ativos.

E empreguei boa parte do tempo em serviços pra Spell fora do fórum, como tentando muito trazer todo o pessoal do OPERA através de uma lista que eles possuem e buscando um por um os usuários que frequentavam o Cards, dentre outras coisas mais. Mas isso não se materializa em posts...

Eu, de verdade, tou de cabeça tranquila. Repensando algumas vontades, em verdade, mas isso é assunto pra outra ocasião.

Sobre os colaboradores e uma justificativa que eu disse que traria sobre um papel da Lola eu coloco no próximo post. Perdi os quotes "/

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor 3libras em 31 Jan 2009, 01:09

quanto a idéia de colaboradores, foi uma das minhas primeiras idéias para o gilnei no fórum novo.

ter colaboradores financeiros, qeu em troca ganhariam recursos melhores do fórum e colaboradores de criação que participariam de projetos e como premios receberiam os mesmos privilégios.

isso estimula, levemente, a organização e o desenvolvimento de material duradouro em nosso fórum que, como a maioria deles, é de natureza perene.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor Lady Draconnasti em 31 Jan 2009, 23:40

Aliás, quem ficar responsável pela "Supervisão"(ou sei lá o que) de projetos, seria legal antes de tudo bolar um regulamento e modelinho de projeto bem objetivo e de fácil entendimento. Notemos que alguns podem ser permanentes, como o Spellcast.

Sugestão: O moderador da seção onde o projeto está correndo (pelo menos, no meu caso, eu sempre procuro o pessoal que está desenvolvendo coisas na seção de artes, vide os calendários da seção de artes e alguns coletivos).
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor Sampaio em 01 Fev 2009, 13:28

Sim, de acordo com o que disse a Nasti, acima.
O moderador da seção fica responsável por supervisionar os projetos em sua seção, enquanto o Colaborador irá toca-lo e cuidar dos pormenores.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Eltor Macnol em 01 Fev 2009, 18:01

Ou deixamos as coisas bem separadas mesmo - projetos são encabeçados e organizados pelos colaboradores (com um "organizador oficial da seção" se for o caso), e moderadores são apenas para cuidar do bom andamento do fórum em si.

Digo isso porque vejo os colaboradores como alguém mais ligado tanto ao site quanto ao fórum, e os moderadores se focando no fórum. Da mesma forma, o fórum como um lugar para trocar idéias, discutir projetos, fazer amigos, e bater papo sobre assuntos ligados ao RPG ou não, enquanto o site em si é o lugar que se foca só no RPG mesmo.

Sobre os colaboradores e uma justificativa que eu disse que traria sobre um papel da Lola eu coloco no próximo post.

Cara, larga mão. Afinal de contas você está preocupado mesmo com o fórum, ou só em achar uma desculpa pra empurrar a amiga pra equipe? Perceba que nem sequer diz que vai falar sobre por quê acha importante ter moderação nas apresentações, vai apenas "dar uma justificativa pro papel da Lola".

Vamos nos focar no que o fórum realmente precisa, por favor.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Dahak em 01 Fev 2009, 20:46

Ela não é minha amiga. Não no puro sentido da palavra.
E a idéia do post era justamente explicar as razões da idéia.

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

AnteriorPróximo

Voltar para Linha Direta