Apelo aos usuários e a moderação

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor louc0 em 05 Fev 2009, 02:15

Meus 2 centavos, de alguém que pode observar a coisa de dentro (apesar de ter saido da moderação).

A spell quer mudar, a spell não quer mudar. Tem quem está olhando pra frente, procurando entender a nova fase, o que os usuarios querem e precisam. Tem gente que olha pros tempos aureos, onde a gente era realmente grande.

Eu dei uma ideia la, que nao foi muito debatida. Vou colar exatamente o que postei:

SPOILER: EXIBIR
Ruben_Ladwig, em 29 de janeiro escreveu:Acho que eu nem tenho mais direito de postar aqui, uma vez que abri mão de moderar em setembro passado. Mas como ainda tenho o status de moderador, pude acompanhar essas discussões e movimentos surgidos nos últimos meses.

Esse tempo afastado me deu uma nova perspectiva sobre alguns motivos que me afastaram um pouco do forum. Comentei isso brevemente com alguns amigos como o Felipe e o Agnelo, mas não vem ao caso. O que quero ressaltar é de onde está vindo a opinião que vou expor à seguir.

Pra mim está claro, mais do que nunca, que há uma divergência entre as visões, tanto na moderação quanto entre os usuários. Não há consenso sobre o que a spell é, nem sobre o que deve tentar se tornar. Da parte dos usuários, isso fica claro com campanhas do tipo "Spell RPG, lembra". Da parte dos moderadores, entendo que há os que são saudosos dos velhos tempos e esquecem da conjuntura atual do fórum, suas limitações e possibilidades. Trocando em miúdos: a era de ouro acabou. A mim soa até ofensivo querer ressucitar "dinossauros" em detrimento de tante gente boa e criativa que anda aparecendo.

A minha idéia sobre o que deveria ser feito é radical. E tenho plena certeza de que vai ser rechaçada por muitos. Mas é hora da moderação atual, do jeito que é, dizer adeus. Claro, há muita gente que é competente demais aqui e que pode ser reaproveitada.
Mas a verdade é que o trabalho do moderador é simples: é garantir que a sua seção esteja correndo bem, em consonância com as regras do fórum. Seja trancando tópicos, advertindo usuários, seja fazendo a manutenção dos tópicos, fixando, movendo, agrupando. ESSAS são as ferramentas do moderador.
Toda essa história de projetos, concursos e afins deve ser fomentada pelos usuários e articuladas (aí sim) pela moderação.
Desta forma, não vejo necessidade de uma moderação tão grande, ou mesmo tão especializada. É hora de enxugar os quadros, enxergar as necessidades e o que os usuários (como um todo, não só como os mais "barulhentos") querem.

Esse é o desafio.

Enfim, peço desculpas pela intromissão. Mas precisava tirar essa do peito.
Um abraço à todos.


Aliás, essa própria questao de separar as discussões da administraçao e do publico geral é um dos pontos de divergência.
No mais, Kudos para o Lumine por postar isso aqui. :venera:
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor NeverSleep em 05 Fev 2009, 02:30

Isso esclareceu algumas coisas. Então o saudosismo está impedindo o fórum de ir em frente, é isso?
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
Avatar do usuário
NeverSleep
 
Mensagens: 1554
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:56

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Magyar em 05 Fev 2009, 03:17

Pelo jeito não é só o saudosismo que está em questão.
A questõ deve ser: o que é melhor para a Spell.

Só não sei ao certo como definir isso sem a ajuda dos próprios usuários (sejam eles da Spell Brasil, Spell Forever ou Spell RPG). Talvez uma enquete desse uma força nessas horas.

Não sou muito de citações, mas aqui vai uma que me veio à mente ao ler esse tópico: "É preciso que tudo mude, para que tudo permaneça como está" Lampedusa.

Aguardo maiores informações.
Inté!
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Avatar do usuário
Magyar
 
Mensagens: 905
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: Em busca de uma casa.

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor juma em 05 Fev 2009, 09:02

Ainda não estou entendendo muita coisa. Será que alguém poderia responder a pergunta do Lune e dizer quais são os tipos de "moderação" que estão sendo discutidos? =P
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Dahak em 05 Fev 2009, 09:16

Barlin escreveu:Pelo jeito não é só o saudosismo que está em questão.
A questõ deve ser: o que é melhor para a Spell.


Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Fev 2009, 09:51

Ainda não estou entendendo muita coisa. Será que alguém poderia responder a pergunta do Lune e dizer quais são os tipos de "moderação" que estão sendo discutidos? =P


Venho reiterar que...

Eu gostaria de uma posição da moderação, não como um todo, mas como individuos.
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor DracoDruida em 05 Fev 2009, 10:05

A coisa ainda tá meio confusa. Queremos respostas! :multidao: [2]

Quando alguém da moderação vai vir aqui explicar o que está havendo e tentando defender o ponto de vista?

A mim soa até ofensivo querer ressucitar "dinossauros" em detrimento de tante gente boa e criativa que anda aparecendo.

Pera, tão tentando trazer gente antiga de volta?
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Léderon em 05 Fev 2009, 10:17

Gostaria de saber por que a idéia do Ruben não foi muito debatida.
Acho que ali tá resumindo tudo o que tá acontecendo.

Queremos respostas! [3]
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Fev 2009, 10:38

Opiniões proferidas no chat sobre esse tópico:

X:
Acho que tinham que tirar a seção de moderação e ficar tudo no linha direta.
Quer discutir algo? Linha direta!
Não estamos na escola que tem a sala dos professores

Y:
"é hora da moderação atual, do jeito que é, dizer adeus"

Uma vez que eu não sei como é a moderação atual...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor arghsupremo em 05 Fev 2009, 10:52

Ei, fui eu que falei isso!!
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Allefcapt em 05 Fev 2009, 11:17

Olá a todos,

Bem...
C A L M A M E N T E ..... tentaremos dentro do possível solucionar e alimentar tão ansiosas questões. :cool:

Perguntas? :sparta:

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Fev 2009, 11:23

Simples e diretamente, uma transparência das discussões atuais, dos problemas da moderação (e disputas de ego), tudo que foi citado pelo meu post e do Ruben.

Os usuários tem direito de saber o que se passa atrás das cortinas, ou isso é errado?
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Allefcapt em 05 Fev 2009, 11:40

Olá a todos,

LUMINE,
"Simples e diretamente, uma transparência das discussões atuais, dos problemas da moderação (e disputas de ego), tudo que foi citado pelo meu post e do Ruben."


Os usuários da SPELL são respeitados a 13 anos.
Vou repetir este mantra porque me orgulho muito disto.

Temos canais abertos em Chats, msn e uma área só para que estas opiniões sejam consideradas.
O QUE NINGUÉM, repito, NINGUÉM relacionado a RPG faz na WEB.
O que é elogiado até por pseudo-opositores, ou seja, aqueles que por razôes pessoais se indispuseram com alguém por aqui e acabaram se afastando.

Ou seja, há mais do que transparência.
Talvez VOCÊ e mais alguns tenham ansiedades particulares, e tentaremos saciá-las. Como sempre.

A Moderação não possui problemas dramáticos ou cataclismáticos.
Os usuários que alcançaram o status de SUPERVISORES ou MODERADORES o fizeram por mérito próprio, o que se traduz em dedicação e contribuição a SPELL.

Como toda casa, há posições divergentes por vezes. Que há anos são em algum momento, equalizadas.
Nada de anormal.

"Os usuários tem direito de saber o que se passa atrás das cortinas, ou isso é errado?"


A SPELL não possui o que você pejorativamente chama de "cortina".
Possui sim um grupo de pessoas que merecem respeito, por como eu já disse, TEREM ALCANÇADO credibilidade por contribuição e dedicação.
E é preciso um grupo coeso para manter alguma ordem.

A SPELL não é uma brincadeira.
Exije controle, dedicação, administração, supervisão, moderação e muito jogo de cintura.
O que se traduz em tempo dedicado. Há um ônus pessoal aí. E este ocorre em prol dos outros.
Os que somente entram, logam, escrevem e saem.

Lida com um público virtual, o que favorece a anarquia, desrespeito e atitudes nefastas.
Os usuários que REALMENTE desejam contribuir o fazem sempre.

A SPELL visa isto. Oferecer um espaço seguro, democrático e aberto a todas as criações.

O direito de saber o que se passa...
Sempre o tiveram.
Sempre o fizeram.
Sempre de modo respeitoso.
Até porque fazem parte do processo criativo e de evolução.


Possuem dúvidas diretas ou específicas? Pergunte. :victory:

Um abração,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Madrüga em 05 Fev 2009, 11:57

Allefcapt escreveu:Temos canais abertos em Chats, msn e uma área só para que estas opiniões sejam consideradas.
O QUE NINGUÉM, repito, NINGUÉM relacionado a RPG faz na WEB.
O que é elogiado até por pseudo-opositores, ou seja, aqueles que por razôes pessoais se indispuseram com alguém por aqui e acabaram se afastando.


Até aqui sou obrigado a abraçar você, Allef.

Allef escreveu:Ou seja, há mais do que transparência.


Aqui não.

Allef escreveu:Os usuários que alcançaram o status de SUPERVISORES ou MODERADORES o fizeram por mérito próprio, o que se traduz em dedicação e contribuição a SPELL.
(...)
Possui sim um grupo de pessoas que merecem respeito, por como eu já disse, TEREM ALCANÇADO credibilidade por contribuição e dedicação.
E é preciso um grupo coeso para manter alguma ordem.


Coeso, não estagnado. E essa é uma das brigas.

Allef escreveu:Como toda casa, há posições divergentes por vezes. Que há anos são em algum momento, equalizadas.


Talvez... até hoje. E isso dá o que pensar.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Gun_Hazard em 05 Fev 2009, 11:58

Eu gostaria de dar minha opnião sobre alguns pontos.

1º Já ví foruns (E um monte de outros grupos de Pessoas e amigos como colegas de escola, igreja, Buteco, Praça, Banda, RPG, etc) bombarem para depois sumirem, é natural para os saudosistas quererem a convivência com os velhos amigos. Eu mesmo já fiz muito disto, brigava porque brigava para ver os "velhos Amigos" de volta a convivência. E sabe o que eu aprendí que é muito bom para quem sai ouvir "Voce está fazendo uma falta tremenda lá!" "Aparece de vez em quando para conversar!", muitos as vezes realmente voltam, mas o principal é "QUEM FICOU NÃO FIQUE ESPERANDO FULANO VOLTAR!", não espere que as brincadeiras sejam tão legais como antes ou que voce ache um parceiro que combine em tudo com voce. Citando a Gita quem espera algo pelo algo se frustra facilmente, mas quem é desapegado e pôe a se trabalhar sem esperar nada não se frustra com o fracasso, mas ainda consegue aproveitar a surpresa do sucesso (Mais ou menos isso...)

____________

2º Moderação tem a função de moderar apenas.
Moderação <> Equipe de Projetos.

A preocupação em CRIAR tem de ser secundária. E tem de ser de duas maneiras.
- Expontâneas
- Ou Planejadas.

As Expontâneas são as que brotam naturalmente numa conversa ou bate papo e é levada para frente de maneira descontraida e geralmente com a colaboração de qualquer um.
Mas o Principal ELA NÃO PERTENCE AO FORUM! Ela é sim criada e desenvolvida por usuários de um forum mas ela pertence a estes usuários envolvidos, ela não pertence ao forum, nem a moderação se for boa ou ruim não é problema do forum, ela não vai "manchar" a "imaculada" imagem do forum.

As Planejadas surgem de tempos em tempos e São PROPRIEDADE do forum, tem um grupo especifico e cada um com funções especificas, o "usuário padrão" só participa dando sugestões ou impressôes sobre o projeto. Estes Projetos sim São a Cara do Forum as pessoas que trabalham nele não precisam ser membros da moderação (Embora também possam ser), basta serem pessoas dispostas a trabalhar e competentes. Os envolvidos nestes projetos poderiam convidar usuários e fazer algo ou a participar desta equipe.

Eu sugeriria que fosse criado uma equipe de projetos da Spell (De preferência sabendo diferenciar muito bem o que é projeto do SITE e o que é moderação). Mas muito cuidado para não ficarem igual ao Pessoal da REDE que voces falam tão mal!

E o principal Deixem as Idéias expontâneas crescerem livremente mesmo que sejam ruins, deixem crescer, não sufoquem as pessoas ao ponto delas deixarem de acreditar nelas mesmas ou irem procurar um ambiente mais receptivo a idéias alheias

3º A melhor moderação é a que só modera!
Não façam outra coisa "em nome da moderação", apenas moderem quando for necessário, quando não for necessário sejam usuários como todos os outros.
Evitem "Grupinhos fechados" ou a discussão é pessoal (Envolvendo apenas duas pessoas), ou ela é pública. Não há razão para segredos.

Não misturem "Equipe de Projetos" com "Moderação"!
Editado pela última vez por Gun_Hazard em 05 Fev 2009, 12:03, em um total de 1 vez.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

AnteriorPróximo

Voltar para Linha Direta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante