CMS do novo Portal

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

CMS do novo Portal

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 10 Abr 2011, 02:33

Pessoal, temos quatro opções de CMS (Sistema de Gerência de Conteúdo):
e107
Mambo
Xoops
iGamingCMS

Cada um deles tem suas próprias funcionalidades. A questão é vermos qual é mais apropriado para a Spell.

As opções que temos são essas (e não incluem Joomla ou wordpress) porque usaremos um sistema chamado "Simple Machines Forum". É um sistema de fórum, como o phpBB que é integrável com os CMS acima. Escolhemos ele porque a migração da base de dados do phpBB para o SMF é relativamente simples, de acordo com o metal.sonic.

Vamos às funcionalidades de cada CMS (postarei apenas algumas. Postar todas ocuparia páginas inteiras do tópico), para decidirmos qual é o melhor:

e107 (Meio difícil achar as funcionalidades dele. Postei só as que encontrei. Se alguém encontrar mais, agradeço)
SPOILER: EXIBIR
Plugins variados
Moderno sistema de estatísticas
RSS integrado em todo o site
Geração de PDF de áreas do site
Sistema de Chat interno
o administrador pode adicionar outros usuários, classificar, dar permissões e restringir acessos

Mambo
Completely database driven site engine;
Internationalisation (UTF-8);
Localisation (interface translation);
Page caching mechanism to improve performance on busy sites;
Advertising management (banners, etc);
News, products or services sections fully editable and manageable;
Topics sections can be added to by contributing authors;
Media (images, documents) upload and management.;
Content publication scheduling;
Content syndication (RSS);
Search engine friendly (SEF) URL's;
Dynamic Forum/Poll/Voting booth for on-the-spot results;
Fully customisable layouts;
Simple but powerful template system (no complex templating syntax to learn);
Runs on Linux, FreeBSD, MacOSX server, Solaris and AIX

Admin:
Friendly Admin interface with point and click functionality;
Hierarchical user access groups;
Object hierarchy - as many sections, departments, divisions and pages as you want;
Archive manager. Put your old articles into cold storage rather than throw them out
Multiple WYSIWYG content editor support;
Content macro language (aka mambots);
Advanced package/add-on/template deployment system.

Xoops
Database-driven: XOOPS uses relational databases (currently MySQL) to store data required for running a web-based content management system

Fully Modularized: Modules can be installed/uninstalled/activated/deactivated with a click using the XOOPS module administration system. There are hundreds of modules available for download

Personalization: Registered users can edit their profiles, select site themes, upload custom avatars, and much more

User Management: The ability to search for users by various criteria, send email and private messages to users through a template-based messaging system

Supported World-wide: The XOOPS community has more than dozen official support sites around the world for support of non-English speaking users

Multi-byte Language Support: Fully supports multi-byte languages, including Japanese, Simplified and Traditional Chinese, Korean, etc

Versatile Group Permissions System: Powerful and user-friendly permissions system which enables administrators to set permissions by group

Theme-based skinnable interface: XOOPS is driven by a powerful theme system. Both administrators and users can change the look of the entire web site with just a click of a mouse. There are also over 800 themes available for download

iGamingCMS (esse é mais orientado para sites focados em jogos eletrônicos)
Cheat Manager
Company Manager
Content Download System
Custom Fields
Download Manager
Game Manager
Mailbag
News Manager
Plugin Manager
Poll Manager
Preview Manager
Review Manager
Screenshot Manager
Static Page Manager
User Manager
Template Editor
Menu Manager
Module Manager
Diagnostic Tools
Database Tools
Backup / Restore Utilities

Muito bem. Votem. Quero ver qual vai ser até semana que vem. ;)

(Tô vendo que não é possível criar enquetes aqui no Linha Direta. Tem que rever isso aí, Eltor).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: CMS do novo Portal

Mensagempor Vincer em 10 Abr 2011, 03:04

Não estou por dentro do assunto para afirmar nada. Mas MUITA gente usa Xoops, é o mais famoso e comumente elogiado. Nunca lidei com CMSs(implatanção/admin) então não posso falar por experiência própria...

Mas vendo os modules, o Xoops têm tudo que precisamos e ainda mais. Então meu voto por hora é esse.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Léderon em 10 Abr 2011, 08:32

Uma coisa que facilitaria MUITO na hora de escolher seria colocar links de sites que usam tais CMS, pra quem precisa de explicações mais... visuais XD (como eu). Só com o texto que tá aí, eu escolheria o Mambo. :hum:

Mas além disso, VA, diga qual deles vocês também preferem. Se estão mexendo nisso, também devem dar as suas opiniões, oras.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Madrüga em 10 Abr 2011, 10:10

Idem ao Led. Eu não sei nada, acabaria votando em Mambo porque "tem mais coisas".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Vincer em 10 Abr 2011, 11:14

Problema é que grande parte do CMS não é... visível.

Não muda visual nem nada parecido. Por exemplo, Xoops e Mambo têm sistema de votos/pools(que nem a spell). Isso é algo que aparece em um tópico ou outro, não algo que você entre num site e de cara diga 'isso é xoops!'.

Parte da graça é: cada um dos sites oficiais desses CMSs... USA O PRÓPRIO CMS. Então é só entrar no site do Mambo e do Xoops mas... lembrando que eles não dizem muito. O site do Xoops usa de forma visível algumas das várias funções, o site do mambo parece que não(clique em downloads no site do mambo, e vai para um outro layout mais avançado... mas achei ele feio/chato. Cliquem em snippets para ver umas mensagens em nicho(e addons)... odiei a navegação das tais mensagens).

Eu fiquei curioso com o mambo... a chamada aqui do mambo tá mais atraente, simplesmente porque ele listou tudo que tem de interessante de uma vez; o Xoops é só você entrar no site e olhar 'modules'(addons), têm uma porrada e são fáceis de instalar(totalmente integrados, etc).

Eu procurei adicionais para o Mambo e não achei muito(dois temas, 4 plugins...).

Já o Xoops...

Vai uma lista mais avançada do que o Xoops faz(meio copi-colado, traduzido, resumido e comentado de uma outra lista de features no site deles):

1- Opensource, famoso, muita gente faz modules para ele, têm toda uma comunidade de fãs dedicados(pense no 'firefox' dos CMSs) e bom suporte. Tem a comunidade mais ativa.

2-uses sophisticated access permissions to allow registered users special access to hidden sections:
Isso, mais os vários modules, interface admnistrativa fácil e cada usuário poder usar seu tema/estilo... enfim, admins podem além das funções normais, ter modules com funções extras só para eles. Exemplo: estatísticas, editar um calendário de eventos, whatever. É possível os admins verem uma interface diferente do site até.

3-É totalmente customizável, seja os templates, sendo indo direto na coisa(é opensource).

4-Falam que criam URLs otimizadas(de verdade). Não saquei o que é... mas já tive problemas com urls confusas nesse fórum(o velho 'passar link... que leva para o mesmo tópico'), se ele resolver isso é bacana.

5-incorporates many modules such as forums, photo galleries, calendars, article management etc.
Ou seja, se o fórum deles for bacana talvez facilite o trabalho; Tem modules para usuários uparem imagens e outras mídias/arquivos... E tem sistema para organizar/editar artigos.

6-does not require programming knowledge of HTML, CSS, or JavaScript, although this can be useful for customization.
Quanto mais simples melhor. Quanto mais trabalho ele nos economizar... melhor. Edição avançada para deixarmos com nossa cara ou integrar novas coisas é ok, edição avançada para as coisas básicas não.

Modules: vi redes sociais, wikis, galerias(por usuário)... Tem até estatísticas avançadas(demais até: como ver quem olhou quais páginas, quantas vezes e por quanto tempo e... Big Brother is Watching You)

EDITADO:
Achei mais modules e etc pro mambo. Vai aqui uma lista de projetos por categoria(quantidade). São projetos,ou seja, essa lista inclui completos, em andamento e mal iniciados(sem downloads)
Text Editors (5)
Security (1)
Database (10)
Other/Nonlisted Topic (4)
Internet (10)
Communications & News (9)
Administration Tools (11)
Content (23)
Core Enhancements (11)
e-Commerce (6)
Multimedia & Galleries (11)
Intranet & Groupware (5)
Languages & Translations (18)
Search & Indexing (3)
Themes (9)
Business/Office Tools (4)

E aqui a lista do xoops de modules lançados (completos):
Other (7)
Commercial (7)
Admin Tools (68)
++Database Tools
++File Management
++Languages
++Security

Communication (57)
++Chat
++Contact Forms
++E-mail
++Forums
++Newsletters
++Syndication

Community (39)
++Classified Ads
++Gaming
++Guestbooks
++Personal Pages
++Polls/Surveys
++Reviews

Date and Time (13)
++Booking/Events
++Calendars

E-commerce (20)
++Real Estate
++Stores

Entertainment (63)
++Audio/Video
++Games

Image Galleries (10)

Information Technology (15)
++Developer Tools
++Server Management

Information (46)
++Articles
++Blogs
++HTML/Static
++News
++Wiki

Listings (23)
++Addresses
++Affiliates
++Downloads
++Web Links

Miscellaneous (56)
++Quotes
++Searches

Navigation (12)

Project Management (8)
++Document Management

Statistics (17)
++Counters
++Gaming

Support (9)
++FAQs
++Help Desks
++Knowledgebases
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 10 Abr 2011, 12:40

Como o Vincer, também prefiro o Xoops. Fora o Joomla (que é o usado atualmente), é um dos CMS mais usados do mercado.

Eu não entendo tanto assim de CMS. É uma ferramenta mais para designers do que para desenvolvedores. O vincer entende mais do que eu, então escutem o cara.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Metal Sonic em 10 Abr 2011, 14:44

Eu também não trabalhei com nenhum CMS até o momento, embora tenha estudado o Joomla para um projeto que não foi para frente. Como eu não entendo disso, confio na decisão dos outros amigos do fórum.

E sobre a questão de migrar de phpBB para SMF, para quem tiver dúvidas: http://bbpress.org/forums/topic/success ... gt-bbpress

Ao que minhas buscas revelam, o impacto da migração seria mínimo. O formato dos dados e a própria estrutura das bases são extremamente semelhantes. E o bom é que (para quem entende) é MUITO fácil escrever um módulo novo.

A quem estiver interessado, aqui estão as funcionalidades desse incrível sistema gratuito de fórum: http://www.simplemachines.org/about/features.php (Sim, é MUITA coisa!)
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Voltar para Linha Direta