Como toda comunidade, um fórum também possui regras próprias de comportamento para o bom andamento de seus tópicos e o relacionamento entre usuários. E, assim como em qualquer lugar, não obedecer às regras é passível de correção de acordo com o caso ocorrido.
Regras do Fórum:
Regras do Fórum:
- Conflitos. Esse é um fórum de discussão, com pessoas de todos os tipos e os mais variados pensamentos, portanto a maioria das conversas envolverá algum nível de discordância. Isso é normal e esperado. O que deve ser evitado ao máximo é a transformação de uma discussão em briga, pois isso vai contra a qualidade dos diálogos que queremos ter aqui. Cada usuário é responsável por fazer sua parte nisso, evitando xingamentos abertos ou insinuados, mensagens desnecessariamente irônicas ou provocativas, e outros comportamentos que atrapalhem o desenvolvimento da conversa e gerem conflitos pessoais. Isso será julgado caso a caso pela equipe de moderação de acordo com o andamento dos tópicos, mas a melhor regra a seguir é: foque-se em discutir contra as idéias das quais discorda, e não contra a pessoa que as escreveu.
- Postagem e Flood.
- Tópicos. Evitem a criação de tópicos repetidos. Para confirmar se o tópico que você gostaria de criar ou algum semelhante já existe, utilize-se do sistema de busca que se encontra na parte alta e a direita do fórum. Não é permitido que usuários fixem tópicos sem consentimento de alguém da co-ordenação da seção ou moderação.
- Flood. Significa inflar desnecessariamente um tópico com mensagens sem relação com seu conteúdo discutido, conhecido como off-topic; ou emitir múltiplas postagens seguidas sobre o assunto, conhecido como double-post. Off-topics são permitidos, mas se o assunto acabar tomando mais foco que o original do tópico, deve-se solicitar à co-ordenação que o transfira para um tópico separado. Double posts ocasionais também são tolerados, apenas evite os excessos, dê preferência ao botão “Editar” para sua última mensagem.
- Necropost. Não há nenhum problema em reviver uma discussão antiga, mesmo que esteja há muito tempo sem receber respostas. Apenas evite reviver um tópico "apenas por reviver", aproveite a chance para adicionar o seu ponto de vista e tentar retomar a conversa original.
- Conteúdo. Cada usuário é responsável pelo conteúdo que ele traz para o fórum, seja através de postagens, mensagens privadas, assinatura, etc. Um usuário tem total liberdade de divulgar toda sua opinião, mas também tem que saber se responsabilizar por aquilo que diz.
- Conteúdo adulto/sexual. Não é permitido a postagem de material explícito ou pornografia no fórum, no máximo uma nudez leve (imagine o tipo de coisa que poderia aparecer num filme da Tela Quente) em tags de spoiler com o aviso antecipado sobre o conteúdo. Esta postagem estará sujeita a análise da equipe de moderação e caso seja excessiva poderá ser editada. Excessos deste tipo de conteúdo são passíveis de avisos por parte da moderação.
- Conteúdo violento/nojeiras e similares. Da mesma forma que acima, apenas em tags de spoiler, com um aviso explícito sobre o conteúdo. Esta postagem estará sujeita a análise da equipe de moderação e caso seja excessiva poderá ser editada. Excessos deste tipo de conteúdo são passíveis de avisos por parte da moderação.
- Pirataria. A pirataria é crime, inclusive prevista no código penal. Não será permitido o fornecimento de nenhum material desse tipo em nosso fórum, seja por meio de anexos aos posts ou links fontes de material pirata. (Note-se que isso não proíbe a discussão sobre o tema; apenas relembra que as mensagens não devem conter nenhum material ilegal).
- Assinatura. Esta deve ser sucinta e pode conter imagens, mas cuja soma não deve exceder o tamanho de 500x130 pixels e não superior a 100kb. Um usuário com assinatura demasiadamente grande será notificado a alterar seu conteúdo.SPOILER: EXIBIR
- Mensagem Privada (MP). A MP é uma ferramenta eficiente que auxilia na comunicação e interação dos usuários do fórum. É um recurso que lhe permite conversar de forma privativa com o destinatário desejado. É terminantemente proibido que as MPs sejam utilizadas para divulgar SPAMs. Igualmente vetado está a divulgação do conteúdo de uma MP. O sigilo desta só pode ser quebrado mediante autorização da equipe de moderação ou em caso de consentimento de ambas as partes envolvidas.
- Não cooperação. O cotidiano faz com que nos defrontemos com o inesperado, de forma que a equipe se vê obrigada a analisar situações e tomar decisões baseada não só em linhas gerais, como as que foram expressas aqui, mas também olhando para as minúcias de cada caso. Sendo assim, não raro serão necessárias intervenções em tópicos, envio de MPs com algumas solicitações e etc, de forma que não cooperar com as solicitações (fundamentadas nas regras e no parecer da equipe) implica em falta grave.
- Subjetividade. Sabemos que muitas questões de interação entre usuários são subjetivas e dificilmente poderia ser aplicada uma razão para 100% dos casos. Nesta situação será considerado o parecer da equipe de moderação e medidas corretivas poderão ser tomadas por qualquer um de seus integrantes. Caso discordem de alguma das medidas tomadas, procurem diretamente um membro da equipe ou ainda utilizem-se do Linha Direta, mas não o façam nas demais seções do fórum.
- Visitantes. Pessoas que acessam o fórum da Spell, porém não possuem conta registrada ou não efetuaram acesso com sua respectiva conta. Aos visitantes é dada apenas a permissão de ler o conteúdo dos tópicos.
- Usuários.Todas as contas registradas na Spell pertencem a esse grupo, independente de qual papel eles possuem dentro do fórum. Todos os usuários poderão sofrer medidas corretivas, caso não respeitem as regras do fórum. Os usuários possuem total liberdade de abrir tópicos em qualquer seção, ou postar suas opiniões nos tópicos abertos por outros usuários, assim como alertar a equipe de moderação no caso de descumprimento das regras do fórum por outros. Se perceber qualquer atitude problemática por outro usuário, reporte a mensagem à moderação, não aumente o problema discutindo sobre ela no tópico.
- Usuários Falsos. Conhecido por contas “FAKE”. É vetado a qualquer usuário ter mais de uma conta registrada na Spell. Tão logo seja descoberto, a punição imediata é a expulsão da conta falsa e advertência da conta real do usuário.
- Co-ordenadores. São usuários designados a manter a organização das seções que co-ordenam. Eles possuem permissão para modificar postagens, mover ou trancar tópicos, solicitar criação de subseções, etc. Um co-ordenador não possui permissão para advertir ou suspender usuários e, se for o caso, deverá acionar a equipe de moderação.
- Moderadores. São usuários designados a manter a boa relação entre os usuários, e a correta aplicação das regras do forum. Moderadores são globais, ou seja, eles agem em todo o fórum independente da seção aonde algum incidente venha a ocorrer. Um moderador também pode advertir ou suspender usuários e, em casos mais graves, banir o mesmo do fórum.
A principal diferença entre os dois papéis é que o Co-ordenador se foca no conteúdo dos tópicos, enquanto os moderadores se focam no comportamento dos autores. - Administradores. Cuidam da manutenção técnica do fórum, e auxiliam a equipe de Co-ordenação e Moderação conforme necessário. Se precisar de alguma alteração técnica com sua conta no fórum, por exemplo, mudança no seu nick ou resolução de algum problema de login, envie uma Mensagem Privada para “Eltor Macnol”.
- Publicidade/Propaganda. O interesse de divulgação para toda e qualquer propaganda vinculada a LOJAS oficiais e/ou registradas deve ser comunicada a adminstração do site e do fórum antes de ser publicada.
- Alerta Verbal. Aplicada em primeira instância em casos leves. Pode ser dentro do mesmo tópico, como um aviso global, e/ou pessoalmente por meio de MP.
- Advertência. Semelhante ao cartão amarelo, ou seja, um indicador de que o usuário já apresentou problemas de comportamento. Aplicada em casos moderados ou reincidentes de advertência verbal. Exemplo: falta de respeito explícito, ofensas e etc. A advertência dura sessenta dias.
- Suspensão. Aplicada em casos graves ou reincidentes de advertência. O prazo de suspensão é de uma semana a um mês, variando de acordo com o parecer da Equipe, e lhe deixa em estado de advertência por 60 dias depois disso. Exemplo: não cooperação com o sistema de regras e seus interlocutores.
- Expulsão. Casos extremos de não cooperação. Última instância.