...Shadow Magic é uma expansão stanadalone do 1. Qual a diferença tão grande entre os dois títulos?
E cara eu realmente não lembro do 1 ser essa coca cola toda comparado ao 2...
Moderador: Moderadores
Vincer escreveu:Então, eu já falei a mesma coisa(que pareciam demais) e um fã doente de HoMM que tinha jogados ambos quase me esgoelou. É como dizer que todo FPS que usa o mesmo sistema de vitalidade e limite de armas é igual. Os elementos são num geral os mesmos(heróis que evoluem com fichas a là rpg, conquistar e evoluir cidades, turnos, etc, etc). Mas olhando cada parte em detalhes, são várias pequenas diferenças.
Ah sim: seria como comparar d&d 3e com a 4e. Olhando por alto, é tudo 'a mesma coisa': classes, evolução em níveis, os atributos, o estilo de jogo...
Minha memória pode ter falhado, mas se não me engano alguns dos mapas de batalha(mapas táticos) do Heroes 5 são maiores que os antigos da série. Mas faz muito tempo que não jogo os antigos, e nunca fui muito fã deles... então posso estar enganado nessa parte.
E eu não chamaria o combate de nenhum dos dois jogos de realista. Eu particularmente acho mais tático o AoW, mas ambos são irrealistas, AoW ainda mais(os combates do AoW são com esquadrões, não existem tropas). E moral existe no AoW e afeta as unidades, de uma forma bem diferente de Heroes. Se um dia jogar de novo, repare nas máscaras sorrindo ou tristes/nervosas. Tem mais haver com misturar povos inimigos e se a facção se juntou por bem ou por mal(à sua) do que liderança de heróis e bônus obtidos.
E dizer que dois jogos são a mesma coisa por causa da engine é... absurdo. Mesmo falando de engine igual com jogabilidade similar, ainda é forçado. Morrowind e Oblivion, Fallout 3 e New Vegas(todos exemplos da Bethesda): mesma engine, mesmo conceito e 'jogabilidade'. Mas cada um mudou detalhes da jogabilidade, pacing, história, etc, etc. Mesma coisa o Shadow Magic(terceiro jogo da série AoW). Facções, equilíbrio entre elas e melhorias na engine(bem mais difíceis de notar em engines 2d que em 3d)... Mesmo que o jogo fosse mais do mesmo não seria a mesma coisa. Mas para quem conhece a série bem, os desenvolvedores largaram as besteiras q ninguém gostou do 2, trouxeram de volta alguns elementos do 1 que os fãs gostavam e expandiram mais alguns conceitos novos do 2(mais bem aplicados no 3).
O 3 ao meu ver só perde para o 1 na história(cara descarada de 'continuação!') e no feeling(ele segue a arte do 2, mais 'plástica' e menos 'clássica' que a do 1). A campanha é menos alinear que a do 1, mas acho que as melhorias compensaram esse lado(ex: menos desequilibrado que o 1).
E eu não chamaria o combate de nenhum dos dois jogos de realista. Eu particularmente acho mais tático o AoW, mas ambos são irrealistas, AoW ainda mais
Em AoW, diferentemente de Heroes (cujo mapa parece mais um tabuleiro de damas) há os aspectos de terreno,
movimentação,
alcance e linha de visão,
possibilitando posicionamento tático,
cobertura, flanqueamento, elevação de terreno,
fogo de longo alcance, emboscadas,
escalar muralhas e outros obstáculos,
etc. Ou seja, o ambiente de combate de Age of Wonders, nesse sentido, me parece mais realista,
além de mais tático.
Heroes é mais tático, por que pelo menos tuas criaturas tem a tendência de sobreviverem ao primeiro ataque para poderem usar suas habilidades especiais... que fazem diferença a longo prazo.
Em AoW, antes de eu conseguir usar uma habilidade especial, minha unidade já tinha morrido. Quando eu finalmente, provavelmente por intervenção divina, conseguia medalha de prata, ela tava com tão pouca vida e curava tão devagar que não sobrevivia a próxima batalha.
Tropas a distância em Heroes causam muito menos dano se estiverem longe, atrás de um obstáculo (como muralhas) ou ambos, com algumas exceções (sharpshooters, que custam caro pacas e são unidades neutras). Diferente de AoW, onde elas são inúteis a distância ou atrás de obstáculos. E ainda podem acertar tuas unidades.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante