Pow, Lumine era só dizer que não gostou da parte do "mimimi" que eu editava.

A parte do autoscroll não existe. Você avança nas fases quando quiser. O teto que esmaga, realmente, torna as coisas bem mais difíceis, é claro, mas isso, pelo menos para mim, é muito bom. Sei lá, o X6 me apareceu justamente quando eu estava ficando exageradamente frustrado com o fato de o X4 ser muuuuuito fácil e o X5 não era tão divertido quanto. Então, por finalmente me sentir desafiado passei a respeitar o jogo. E me divirto muito com isso, porque o X6, ainda hoje, me impõe em certos desafios que eu tenho que suar a camisa para conseguir passar.
E, pow, eu também não gostei muito disso, mas trata-se de um teleporte que direciona a apenas dois locais diferentes. Estatisticamente, você pode chegar a considerar que passar pela terceira vez na fase VAI te garantir que você acesse a área que você quer ir e o teleporte ainda não te enviou. E não é o fim do mundo para uma fase que simplesmente não tem inimigos além dos nigthmares e dos "totens" que não representam desafio (exceto quando você joga no modo extreme, o que torna essa uma das fases mais difíceis de passar no início do jogo).
Olha, se você não fosse capaz de causar MUITO dano, nem tivesse o equivalente a infinitas vidas no jogo (francamente, perder todas as vidas simplesmente te coloca exatamente no mesmo ponto onde você morreu a última vez, a diferença é que pergunta se você quer continuar, o que torna completamente discutível a utilidade daquele tank que te deixa com 4 vidas iniciais), eu concordaria contigo. Acontece que, das duas uma: ou eles teriam que tirar seus sub-tanks (o que muito fã ia chiar) ou eles teriam que aumentar, convenientemente, sua taxa de mortalidade, para compensar os tanks (que vem quebrando o jogo desde o X1). Não vejo problema nisso, ainda mais que todos os chefes são passíveis de morrer SEM o sub-tank tranquilamente (exceto, talvez, aquelas amebas gigantes, dada a dificuldade de atingí-las sem ser atingido, o que pode tirar a parte da "tranquilidade" de matar sem sub-tank).
Sério. Para mim, nightmare (vulgo, dor de cabeça sem sentido) só acontece uma vez, durante alguns minutos na fase do tartarugão. Para se ter uma ideia, tem efeitos listados ai por você que eu sequer presenciei na vida.

Mas cara, veja, você fala como se passasse o jogo inteiro no escuro sob chuvas ácidas e compressores de lixo. Olha, vou te dar uma dica, sabe quando o ícone da cara do chefão fica vermelha? Pois é, não o selecione. Espere algum tempo antes disso que o efeito passa (a exceção é o tartarugão, NÃO tem como fugir não sei por que).
Se você USOU upgrades, eles estão sendo úteis, não?
Mesmo assim, olha, é uma questão de usar a cabeça mesmo, porque, para o X, essas são habilidades bem uteis e eu as uso em boa parte do jogo. Já o zero, ao contrário do que parece, DEPENDE muito dos upgrades referentes ao Z-Saber, o que tira boa parte de sua gama de combinações visto que, boa parte do tempo, ele vai gastar os dois primeiros espaços com upgrade do Z-Saber. Já, para o X, os upgrades do buster não são tão maravilhosos assim (não porque os upgrades sejam ruins, mas porque O BUSTER dele é um lixo), e ele pode se tornar tão rápido e maleável quanto o zero se você escolher os upgrades certos.
Bom, aliás, eu quero deixar bem claro que concordamos quanto ao enfoque no zero. Mas tipo, não dá para você argumentar que o jogo é ruim porque ele enfoca mais um personagem que o outro, ainda mais quando o alvo da argumentação gosta mais do "outro".

"Minha nossa! Esse jogo tem um chefe com 3 frames, que tosco! Não quero nem ver se ele é divertido ou se ele tem algo de interessante! Joguem o jogo no lixo!"
Bom, nesse ponto eu tenho que concordar: quanto mais o número ao lado do "X" no título vai aumentando, mais preguiçosos o pessoal da Capcom vai ficando, parece que não gostam mais da série, sei lá. Eles até iniciam o projeto com um esforcinho, mas quando tá na metade (ou antes), o jogo sai totalmente empurrado com a barriga. Até no X8 eu senti essa indisposição. E olhe que o jogo, aparentemente, está aclamadíssimo, para um megaman X.
Não que todo o resto da história da série seja muito convincente com suas cápsulas inexplicáveis de armadura (a menos que o Dr. Ligth seja algum tipo de entidade mística, como deu tempo para ele fazer e esconder TANTAS delas e como, coincidentemente, TODAS vão parar próximo a um chefão do jogo?) ou fórmula de "maquinação inacreditável com 8 aliados que se tornam mavericks" (e "ah, mas eu sou amigo do Sigma" já foi uma das explicações que recebemos).

Cara, mas isso não é culpa do jogo X6 (veja o X7 em que o X só está disponível para jogar SE você resgatar um certo número de reploids, o que, geralmente, significa que você vai poder jogar com ele só do meio pro final do jogo). Nós não temos culpa se japonês acha legal esse clichê do coadjuvante mais cool que o principal enquanto tal principal é posto como algum tipo de bebê chorão em comparação ao tal coadjuvante. Eu não gosto disso, mas fazer o quê? Não vou gostar do Seiya só porque o nome do anime é "Saint Seiya".
Para mim, isso é falha de projeto. No X4 o X é que ficou exageradamente apelão com aquela 4th armor que lançava um mega concentrado em todos os inimigos (maior e mais potente que os três antecessores) e criava uma cópia do mesmo tiro em cada inimigo que tocasse e permanecia lá por algum tempo (causando dano contínuo em TODOS os alvos e sem TR

). Mesmo assim, a agilidade e maleabilidade superiores do Zero deu para dar uma equilibrada na coisa.