Games old school difíceis?

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Re: Games old school difíceis?

Mensagempor Armitage em 30 Mar 2011, 08:30

Mas Madruga, a jogabilidade não te impulsiona a realizar as coisas que o jogo pede. O grind é extremamente raso (eu diria VAZIO mesmo) e monótono - não tem considerações táticas, não tem progressão dos personagens interessante/nos termos que conhecemos hoje. E sem falar que não tem um "plot" a ser desenvolvido. É disso que estou falando. Você meio que joga "à esmo" nesse sentido, indo de um lado pra outro pra conseguir informações.

Por isso concordo com o cara do artigo do Eltor: Ultima 4 é "injogável" por um consumidor da geração atual - e nem estou falando de gráficos ou interface, estou falando de jogabilidade/gameplay mesmo. Só os grognards que conheceram o jogo na sua época conseguem sentar pra jogar aquilo.

Compare com Phantasy Star do Master System, que saiu 4 anos depois (1988, acho) e já tem toda uma interação tática muito melhor nas batalhas (que te obriga a fazer escolhas taticamente relavantes), a progressão dos personagens já é bem elaborada, os equipamentos e armas fazem mais diferença, etc.. Isso resulta numa jogabilidade mais rica, mais agradável. Inclusive o grind passa a ser interessante por si só, pois te dá um retorno mais tangível em termos de jogo (poderes, magias, armas, armaduras, itens, equipamentos, etc)
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Games old school difíceis?

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Mar 2011, 08:59

...falando em Phantasy Star, a segunda entrada (e minha segunda favorita da série, depois do IV), considero um dos jogos mais difíceis até hoje.

Imagem

Phantasy Star 2 (subtítulo japonês: Kaerazaru Toki no Owari ni, O fim da época perdida)
Produtora: Sega AM7, Distribuído pela própria Sega
Lançado em 21 de Março de 1989, para Mega Drive / Genesis
Port Melhorado pra Playstation 2 em 2005, relançado na íntegra para o console virtual do Wii em 2009,

Até onde sei, PS2 foi o primeiro jogo de RPG grande a sair pro Mega Drive no ocidente. Aumentando ainda mais a veia tática começada em PS1, Phantasy Star 2 é um jogo dificil. Não dificil no sentido de "preciso grindar para derrotar o mestre" mas sim no de "dei um passo pra fora da nova cidade que achei e o primeiro encontro aleatório matou 2/3 do grupo e envenenou o resto".

O design do jogo parece ser feito para frustrar o jogador intencionalmente. É um dos jogos com mais dungeons com caminhos sem saída, aliados a uma perspectiva diabólica de câmera e encontros aleatórios letais. Até mesmo a ordem normal de "magia de cura, ataque, saída e teleporte" que o Dragon Quest colocou como normal é subvertida aqui: a primeira magia que você aprende é... fuga. E teleporte. E ataque. Pra depois de vários níveis você aprender sua primeira cura básica. Eta Lelê.

É quase como se o jogo falasse pra você "fuga não é uma opção, é um meio de vida".

Algum dia eu expando isso num artigo. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Games old school difíceis?

Mensagempor Sr. Pichu em 30 Mar 2011, 10:02

Silva escreveu:através do emulador Exult

conte-me mais sobre esse emulador
é tipo um parente do DOS-Box?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: Games old school difíceis?

Mensagempor Armitage em 30 Mar 2011, 11:05

Pichu, Exult é um emulador feito unicamente pra rodar Ultima 7 nos PCs atuais. Inclusive suporta altas resoluções. basta pegar o jogo original, e depois instalar o Exult e voi-lá!

Dá uma olhada..

http://exult.sourceforge.net/download.php
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Games old school difíceis?

Mensagempor Madrüga em 30 Mar 2011, 12:41

Armitage escreveu:E sem falar que não tem um "plot" a ser desenvolvido. É disso que estou falando. Você meio que joga "à esmo" nesse sentido, indo de um lado pra outro pra conseguir informações.


Mas... mas... não era ESSA a inovação do jogo? Tipo, ser um RPG que levava em conta seu comportamento, sem railroading, essas coisas?

E tá, tudo bem, não imagino que os jogadores de hoje jogariam o jogo "as is". Mas dá pena ver a série Ultima jogada no lixo. Se houvesse uma boa reciclagem, o mundo é rico o suficiente para gerar bons jogos.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Games old school difíceis?

Mensagempor kira_shaolin em 30 Mar 2011, 13:40

O Fantasy Star 2 não está no X360 tbm? (Sonic's Ultimate Genesis Collection)
"Quando a alegria se torna tristeza e o bem estar infortúnio, as almas pacientes extrairão prazer mesmo da dor" - Provérbio Budista
Avatar do usuário
kira_shaolin
 
Mensagens: 188
Registrado em: 25 Out 2010, 16:35
Localização: São Paulo - SP

Re: Games old school difíceis?

Mensagempor Armitage em 31 Mar 2011, 20:28

..falando em Phantasy Star, a segunda entrada (e minha segunda favorita da série, depois do IV), considero um dos jogos mais difíceis até hoje.

Cara, Phantasy Star 2 é um projeto secreto dos greys para abduzir certos seres humanos. Se você finalizar é levado pra Plutão, onde eles vão te dissecar vivo pra estudar seu cérebro extraordinário.

Alguem aqui conhece alguem que tenha finalizado "na moral", sem cheats ou emuladores ?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Games old school difíceis?

Mensagempor Lumine Miyavi em 31 Mar 2011, 20:37

Eu. Tinha pra Mega Drive, quarto jogo que ganhei na vida pra esse videogame. =P
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Games old school difíceis?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 31 Mar 2011, 21:58

O em português?
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Games old school difíceis?

Mensagempor Lumine Miyavi em 31 Mar 2011, 22:19

Nope, em inglês. Papai comprou lá nos EUA (ou foi europa? Sei lá).
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Games old school difíceis?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 31 Mar 2011, 22:22

Se teu Mega não era desbloqueado, então foi na Europa (acho que é a mesma região PAL que a nossa).
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Games old school difíceis?

Mensagempor Armitage em 01 Abr 2011, 21:30

Lumine Miyavi escreveu:Eu.

Eu sabia. Tu é um grey. :mrgreen:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Games old school difíceis?

Mensagempor Lumine Miyavi em 01 Abr 2011, 21:37

Essa frase é estranha, porque eu quase nunca ouço / leio com esse erre aí. :hmmm:
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Games old school difíceis?

Mensagempor Nibelung em 01 Abr 2011, 22:30

Só porque foi comentado no chat, vou deixar um nome aqui.

Shadow of the Beast (Mega Drive)
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Games old school difíceis?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 01 Abr 2011, 22:59

Alien Storm: começava fácil, mas da metade para o final era muito difícil. O que era piorado por driving stages.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

AnteriorPróximo

Voltar para Video Games

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron