Eltor Macnol escreveu:Não Oda, isso que você descreveu são partidas de campeonatos de TF2. São um patamar bem diferente de "partidas estratégicas". Isso aí é jogo competitivo serious business.
Partida estratégica que eu descrevi anteriormente é jogo em servidores públicos, mas com times pequenos e se comunicando por voz (pelo menos 2/3 do time usando microfone). É o meu tipo de partida preferida de TF2, facilmente alcançável nos servidores do Terra ou UOL, desde que você evite aqueles servidores com limite de jogadores muito alto.
Se você só joga em partidas com 12 porra-loucas de cada lado atirando cegamente, vai precisar de sorte pra jogar com QUALQUER classe, Spy não é a única vítima. É como tentar jogar Xadrez com 48 peças no tabuleiro, simplesmente não tem espaço pra tanta gente jogar coordenadamente no mesmo mapa, vira um caos em que a habilidade de cada jogador conta bem pouco.
Exceto que não é uma questão de quantidade pessoas.
Spy servem para atazanar Engenheiros e matar alvos importantes, como Sniper, Medic, Heavy, Soldiers/Demos.
Em um servidor "estratégico" você remove qualquer sentry com o combo de Medic+Demo. Ou um Demo solitário dependendo de que mapa e do posicionamento da Sentry em questão.
Eu assumo que "Estratégico" significa "Comunicação" (Que eu sei que não é algo que acontece sempre nesses servidores), a remoção de alvos importantes para o Spy fica mais difícil.
Mas no final do dia, isso não é o que faz a classe ser baseada na sorte, isso faz ela ser dificil.
O que faz ela ser baseada em sorte é que você não tem controle no como você morre ou falha. Você nunca sabe quando o Heavy vai virar aleatoriamente para trás com a minigun girando e te matar. Ou quando o Soldier decide jogar um fogete em um aliado próximo e o splash damage te revela/mata.
O Spy só consegue ser realmente eficaz quando o inimigo esta distraído. Por isso ele é eficaz em um servidor porra louca (E sim, lá eles são mais eficazes do que em "servidores estrategicos") e não tanto em outro, porque há menos distrações, e há mais comunicação entre o grupo.
Então não é uma questão de sorte. Já tive rounds d spy em servers d 12/18/24/32 pessoas onde eu matava sete pessoas, sappeava duas sentries nests e morria para uma flecha perdida de Huntsman mirada a um médico distante.
Também já tive várias vidas onde eu não tinha controle algum, como por exemplo em Badlands onde eu virei invisivel uma esquina, esbarrei em um Soldier que vinha na minha direção e morri em um tiro. Sem tempo de reação.
Ou dos pyros que correm por ai com fogo ligado e você rela de lado neles.
O Dead ringer termina com alguns desses problemas, mas não consigo ver eles funcionando em um servidor "estratégico", onde o grupo claramente perceberia o que você está fazendo e após você ativar o dead ringer eles continuariam atentos ou causando dano em você.
Não estou falando que é impossível treinar e melhorar como spy, estou falando que é uma classe definida por sorte, porque é frágil, pode causar um dano absurdo e é facilmente respondido quando se mostra. Você esta em vários fatores diferentes.
Isso sem falar que disfarces são completamente inúteis e só enganam pessoas distraídas ou que o viram de relance.
Meu conselho para as pessoas que querem se divertir com Spy é respirem fundo e tentem novamente.
Aquela sticky que foi detonada quando você estava invisivel? Sorte.
Aquele Soldier te matando assim que você zappea algo? Sorte, por um micro segundo a mais você teria ficado invisível e escapado.
Compare com um Soldier. Onde Juggle e Airshots requerem timing impecável e treinamento diligente.
O Spy só precisa saber fugir, sappear, priorizar alvos e esperar/cooperar com seu time para eles atraírem atenção.
E mesmo assim você pode esbarrar em um demo por acidente e morrer com uma granada em uma esquina.
Vejam tal tutorial, ele te dá dicas, mas você ainda esta a merce das coisas que acontecem ao redor de você. Ou seja, você esta a merce da sorte de encontrar um espaço para poder ser eficaz.
Em quase todas as mortes do video, se a pessoas se virasse por um segundo, teriam ou levado um face stab, ou matado o spy com um ou dois tiros.
Você pode achar que as pessoas não se viram...Mas elas se viram. Constantemente. Especialmente se elas sabem que estão enfrentando um spy. Então você fica a mercê disso.
Também repare como o Backstab falha por causa do lag aleatoriamente. Isso é um bug, mas até hoje não foi removido. Ele é menos constante do que mostrado no video, mas é frustante estar nas costas de um heavy, acerta-lo nas costas, não mata-lo, e imediatamente morrer para o heavy que se virou para você.