Armitage escreveu:Madruga, teu caso é exatamente o meu: alugava Ultima 4 na época do Master System, porém seu o livreto de magias. Então me ferrava. (se não me engano pra pegar a runa do valor tem que ter uma magia que desfaz os campos de força de Jhelom). E sim, o jogo é mais trabalho do que dificil. O problema é que é trabalhoso DEMAIS - sentamos eu e meu colega da epoca do colégio (jogávamos juntos Ultima 4 noite afora na adolescência), e resolvemos tentar finalizá-lo num emulador, a uns 2 meses atrás. Conclusão: impossível. É mantras, runas, agir de acordo com cada virtude, invadir os 8 dungeons, pegar as 8 pedras, pegas os 3 itens (vela do amor, livro da justiça, sino da coragem), etc. É MUITO coisa, e fazer isso é LENTO pra chuchu. Conclusão: desistimos. E o pior: descobrimos que o jogo é chato. Chato mesmo. Pra quem pega de primeira (ainda mais há 20 anos atrás) é lindo, a sensação de descoberta, de desbravar um mundo novo, e com toda aquela filosofia do avatar fodástica e tal... mas a jogabilidade em si é fraca e monótona. Parece que o jogo não envelheceu bem.
Ah, Silva, DISCOMCORDO de você aqui. Eu também joguei recentemente e é muito fácil, cara. Simplesmente:
(1) Escolha "humildade" na cigana. Comece com a classe de shepherd, cuja única arma decente à distância é a funda (sling). Aí simplesmente morra, porque morrendo você aparece na cara do Lord British com MAIS dinheiro e comida do que começou. Para tanto, envenene-se em Magincia.
(2) Compre uma funda e saia matando esqueletos e outros bichos. Isso é fundamental. Logo de cara, você já pega duas runas: compaixão e espiritualidade, que estão fáceis. Selecione seus companheiros na ordem de utilidade em combate/magia. Lembre-se de que Dupre e Julia podem usar o Magic Axe, bem como Iolo, Mariah e Jaana podem usar o Magic Wand.
(3) Grind.
(4) Pegar os itens um por um.
(5) Fazer ações específicas que "enchem sua barrinha" de virtude, como deixar animais fugirem, ajudar os feridos nas cidades, etc. Para acelerar o ganho de virtudes, pegue a "skull of Mondain" logo no começo e atire no Abismo (+10 para todas as virtudes).
Sério, eu terminei rapidinho. Sabendo "dispel" e tendo sempre a magia preparada, não tem grilo. A única coisa realmente difícil e aleatória são os portais marítimos para você poder ir até Cove, mas mesmo assim nada que uma magia de "blink" bem usada não resolva. Para sair de Cove, "blink" ou "gate".