Essa é uma campanha de Exalted que comecei a mestrar a algumas semanas.
Para quem não conhece, Exalted é um jogo lançado pela White Wolf a alguns anos que busca ser um jogo de fantasia medieval diferente do tradicional. Em vez de jogar com um bando de 'pessoas comuns' (tão comuns quanto um elfo ou anão podem ser), que começam ajudando a vila a salvar a cabra do fazendeiro vizinho deles, os personagens começam como seres capazes de derrotar dezenas de pessoas sozinhos (um dos personagens jogadores derrotou 10 adversários em uma ação) e fazer coisas absurdas como pular quilômetros ou criar pessoas do nada.
Um pequeno resumo da história do cenário que eu mandei para os jogadores lerem:
Tudo no mundo é feito de essência. Essência é uma energia que existe em tudo e todo o tempo, que cria, mantém e controla tudo que existe. Durante muito tempo só existia a essência, em constante mutação e sem nunca tomar forma fixa por muito tempo. Esse local onde a essência é pura, caótica e em constante mudança é chamado de Wyld.
No começo, existiam além da Wyld os Primordiais, os primeiros seres a terem formas. Os Primordiais eram extremamente poderosos e viviam em guerra com o Fair Folk, um povo formado pela Wyld, sem forma permanente. Cansados das batalhas e procurando um abrigo eles resolveram criar um local onde pudessem ficar protegidos e descansar.
Eles fizeram então a Criação, que é como se chama o mundo em Exalted. A Criação tem uma forma plana e além dos seus limites fica a Wyld.
Contentes com o que haviam criado, os Primordiais passaram então a criar jogos e competições entre si para passarem o tempo. Logo eles perceberam que ao desviarem sua atenção da Criação, ela começava a perder território para a Wyld. Para conter isso, os Primordiais criaram os deuses.
Tudo que existe passou a possuir um deus. Os deuses passaram então a cuidar da Criação, enquanto os Primordiais se dedicavam aos seus jogos.
Cansados desse tratamento, os deuses resolveram se rebelar contra seus criadores. Mas os Primordiais haviam se precavido, garantindo que os deuses fossem incapazes de atacar seus criadores diretamente. Por isso, os deuses investiram poder nos humanos, para que derrubassem os Primordiais. E assim foram criados os Exalted.
Depois de muitos anos de guerra, os Exalted venceram os Primordiais.
Os Primordiais que morreram caíram no Abismo. Eles deviam ter passado pelo ciclo de morte e reencarnação pelo qual todos os seres passam, mas seus corpos eram grandes e poderosos demais para entrarem no ciclo de morte e ressurreição pelo qual passam todas as criaturas vivas. A essência corrupta deles abalou o ciclo de morte e reencarnação e criou o mundo dos mortos, conhecido como Underworld, para onde os fantasmas daqueles que não reencarnaram ‘vivem’. Agora eles estão presos nesse mundo paralelo, hibernando num estado entre a morte e a vida. Esses Primordiais são conhecidos como Neverborn.
Os Primordiais que se renderam receberam a chance de serem presos em outro plano, criado a partir do corpo do general dos Primordiais. Este local seria conhecido como Malfeas e os Primordiais que foram aprisionados se tornaram os Yozis, ou demônios.
Antes de se renderem, porém, os Primordiais invocaram uma grande maldição sobre os deuses, a Criação e os Exalted. Essa maldição foi ignorada, pois os deuses e seus escolhidos não temiam os Primordiais.
Naquela época existiam quatro tipos de Exalted. Os Solares, criados pelo maior dos deuses, o Sol. Eles eram os líderes, os mais poderosos e os generais dos exércitos de Exalted. Os Lunares, criados por Luna, a consorte de Gaia (a única Primordial a se aliar aos deuses). Eles eram tradicionalmente os companheiros e consortes dos Solares, assim como seus guarda-costas e comandantes de seus exércitos. Os Siderals, criados pelas Cinco Virgens para serem os sábios, astrólogos e artistas marciais entre os Exalted. E os Dragon-Blooded, criados pelos cinco dragões elementais, os mais fracos e mais numerosos entre os Exalted, que formavam os exércitos na guerra contra os Primordiais.
Com a vitória na guerra, os Solares guiaram o mundo para uma era de prosperidade, conhecida como Primeira Era. Foram criadas todo tipo de maravilhas e o mundo vivia uma época de desenvolvimento e inovação.
A maldição dos Primordiais existia ainda no coração dos deuses e dos Exalted. Todos foram tocados pela corrupção que veio dela, mas os Solares eram os que mais sofriam por causa de seu papel de heróis e generais durante a guerra.
Essa maldição começou a corromper os Solares, alterando sua personalidade e os tornando seres cruéis e megalomaníacos.
Percebendo que a corrupção se espalhava entre os Solares, os Siderals tentaram prever qual seria o futuro da Criação. Usando de seus poderes, eles descobriram ter três alternativas. Se eles não fizessem nada para deter os Solares, o mundo seria destruído. Se eles tentassem convencer os Solares a corrigirem suas atitudes, não havia como prever se eles teriam sucesso e o mundo ainda corria risco de ser destruído. Se eles destruíssem os Solares o mundo seria salvo, mas numa forma menos grandiosa, mais simples.
Eles decidiram por destruir os Solares. Eles convenceram os Dragon-Blooded sobre o risco que a Criação corria e os dois grupos atacaram os Solares. Através de armadilhas e traição, eles conseguiram exterminar a maioria dos Solares. Os Lunares fugiram para além dos limites do mundo, onde os poderes dos Siderais não podiam localizá-los.
Para garantir que os Solares mortos não reencarnassem, os Siderals prenderam as almas deles no fundo do mar em um artefato que haviam criado. Depois, eles realizaram uma grande magia que apagou da memória de todos a existência dos Siderals. Os Dragon-Blooded alteraram os arquivos históricos, para que os Solares fossem lembrados como tiranos adoradores de demônios.
Os Dragon-Blooded começaram então a Segunda Era. Os Dragon-Blooded criaram um grande império que ocupa grande parte da Criação. Não tendo o domínio sobre a Essência e as tecnologias que os Solares possuíam, as maravilhas da Primeira Era começaram a falhar e cidades antigas se tornaram ruínas.
Enquanto isso, fora da Criação, os Deathborn continuavam hibernando, mas sua essência tentava corromper o seu antigo mundo. Treze espíritos de Solares mortos pelos Dragon-Blooded aceitaram a oferta de poder em troca de servidão às forças das trevas. Eles se tornaram os Deathlords.
Os Deathlords, percebendo a decadência em que o mundo caía, lançaram sobre a Criação a Grande Praga. Quando a peste desapareceu, ela já havia matado nove em cada dez pessoas do mundo, criando grandes buracos na Criação por onde a corrupção do Underworld e da Wyld podiam entrar. Isso permitiu uma grande invasão dos Fair Folk, o povo da Wyld, que visava destruir o que havia sobrado da Criação.
Percebendo que o mundo estava à beira da destruição um grupo de Dragon-Blooded resolveu tentar reativar um antigo sistema de defesa criados pelos Solares. O sistema controlava silos de armas espalhados por toda a Criação, capazes de deter os Fair Folk.
Do grupo de Dragon-Blooded que invadiu o centro de controle do sistema, somente uma Exalted conseguiu sobreviver as armadilhas existentes ali e dominar o local. Tomando controle do sistema ela matou os invasores e deteve a destruição da Criação.
Em seguida ela se declarou Imperatriz e passou a usar o sistema para garantir o controle sobre os territórios que desejava dominar. Ela reconstruiu o império, reorganizando os cargos de forma que ela estivesse no centro de todas as decisões importantes.
O Império se expandiu por todo o território da Blessed Isle e além. O domínio do mundo pelos Dragon-Blooded era incontestável, mesmo que existissem alguns poucos reinos livres fora da Blessed Isle. Os Solares que haviam conseguido escapar da matança inicial eram caçados pelas Wyld Hunts, grupos formados por Dragon-Blooded especializados nisso.
E o mundo viveu um longo período de domínio incontestável, até o desaparecimento da Imperatriz e o ressurgimento dos Solares. Ninguém sabe como, mas os Solares voltaram a reencarnar. Os Siderals, ao investigarem o antigo artefato onde haviam trancado as almas dos Solares, descobriram que o objeto havia sido aberto e que todos os Solares presos iriam reencarnar.
A Imperatriz desapareceu durante um período do ano conhecido como Calibration, famoso por ser um momento onde infortúnios são comuns. Desde então o império dos Dragon-Blooded tem sofrido com conflitos internos de forma cada vez mais aguda e seus recursos tem sido voltados para a Blessed Isle, enquanto as várias famílias nobres dos DBlodeed tentam tomar o controle do Império.
Fora do império dos Dragon Blooded, reinos menores tentam sobreviver a época de caos e desastres que afeta o mundo. Os Death Lords dominaram grandes regiões na Criação, infectando o mundo com a corrupção de seus senhores e criando territórios conhecidos como Shadowlands, onde mortos e vivem coexistem. Os Fair Folk continuam uma ameaça presente, com sua necessidade de se alimentar de sonhos humanos para sobreviver. E o número de Solares aumenta a medida que suas almas voltam a reencarnar, prontas para mudar o mundo novamente.
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A campanha começa no Sul da Criação, na cidade de Gem. Na sua versão oficial, Gem é uma cidade ao Sul construída num dos lados de um vulcão extinto. Expandi isso para que ela ocupasse toda a volta do vulcão, tendo sido construído na sua encosta. A arquitetura eu me inspirei em Assassin´s Creed e Prince of Persia.
Isso tudo fez com que colocasse vários locais com plataformas e enfatizasse a possibilidade dos jogadores utilizarem dos telhados para se locomover pela cidade.
O grupo atual é formado por um Solar Arqueiro, um Solar Espadachim, um Sideral artista marcial que luta desarmado e com luvas com garras e um Sideral artista marcial que originalmente era espadachim, mas que o jogador já combinou comigo que irá alterar e transformar num pistoleiro.
Vou começar a colocar os resumos das aventuras aqui para ajudar a divulgar o cenário e porque serve como registro do desenvolvimento da campanha, permitindo assim manter mais coerência e possibilidade de resgatar informações de aventuras anteriores a medida que as sessões forem acontecendo.
Estou só com o histórico de um dos jogadores (Solar Espadachim), quando já tiver de todos coloco eles aqui.
A primeira sessão já ocorreu e devo colocar o resumo dela logo. Foi boa para testar o sistema, o único tipo de combate que não testamos foi 'em massa', para exércitos. O sistema de combate social parece muito bom para fazer os jogadores perceberem que precisam desenvolver personagens mais completos.