Uma grande tragédia se aproxima. Uma tragédia que pode resultar no fim da humanidade. E, assim como ninguém sabe que tragédia é essa, ninguém sabe como evitá-la. Mas a resposta pode estar na misteriosa transmissão onírica chamada Radio of Death. Algumas poucas pessoas tem a capacidade de ouví-la: os Sonhadores que mergulham fundo no subconsciente coletivo da humanidade para libertar as jóias de inovação e evolução chamadas Idéias, na esperança de, com isso, encontrar a Idéias capaz de evitar - ou, no mínimo, postergar - a Tragédia.
Os Sonhadores são pessoas comuns, com seus trabalhos, estudos e famílias, mas que salvam a humanidade dia após dia, em seus sonhos. Eles se reunem em grupos para realizar caçadas, aventuras pelos sonhos em busca das Idéias. Um Sonhador raramente tem chances de chegar até a Idéia por si só, pois cada um possui uma capacidade única para lidar com os sonhos, um Papel na caçada.
Os sonhos acontecem em sucessão, de forma a ser necessário passar por dois ou três sonhos para encontrar uma Idéia. Para sair de um sonho e chegar ao próximo, os sonhadores devem encontrar o portal e as chaves que o abrem. Os sonhos são resolvidos por cenas e a resolução das cenas dão as chaves aos jogadores. Uma cena (e sua resolução) pode ser qualquer coisa, desde estar em uma cozinha e precisar preparar um bolo até invadir um castelo de derrotar o terrível dragão. Sonhos sempre tem uma duração pré-determinada( em tempo off-game), passado este tempo, o sonho simplesmente acaba. Os sonhos são formados de quatro cores, que são os aspectos dos sonhos, são eles:
SPOILER: EXIBIR
Estes aspectos são tanto usados para determinar como o sonho se comporta, escolhendo-se dois ou três para cada sonho, como para guiar a mêcanica, em que cada personagem tem certa quantidade de dados relacionados a cada cor (ou literalmente daquela cor). Os sonhos também podem aplicar modificadores às Habilidades dos jogadores (para refletir a natureza de um sonho específico. Por exemplo, em determinado sonho, os jogadores podem ser peixes, em outro, deuses)e causar compulsões (comportamentos específicos dentro de um determinado sonho) e efeitos (que podem ser qualquer coisa, nem são explicados no livro).
O sistema:
Cada personagem possui quatro Habilidades, quatro Ephemeras (uma para cada cor) e quatro Pigmentos (um para cada cor). Além disso, escolhem um Papel e uma Idade, bem como uma Razão. A Razão é apenas uma frase que descreve o motivo de a personagem participar das caçadas. A idade define a pontuação a ser distribuida na Habiulidades e no dream-self (conjunto de Ephemeras e Pigmentos), quanto mais velho melhores as Habilidades e mais restrito o dream-self. Além disso, cada categoria de idade (Criança, Adolescente, Adulto, Maturo e Velho) possuim um bônus prório, como os Adolescentes poderem refazer alguns testes e os Maturos sempre começarem um sonho em posse de uma chave.
As Habilidades são Body (capacidades físicas gerais), Lore (capacidades mentais gerais), Skill (habilidade manual ou capacidade de realizar feitos que requerem trinamento, como dirigir)e Insight (criatividade e rapidez de pensamento). A pontuação a ser distribuida varia entre 16 e 18, e quanto menor o valor da habilidade, melhoe ela é. As rolagens são feitas com paradas de dados, todos D6, e são considerados sucessos os dados que mostrem números iguais ou maiores que o valor da Habilidade.
O Dream-self é o conjunto de Ephemeras e Pigmentos. Pigmentos são dados coletivos usados para fazer os testes, e são separados em cores. No início de cada sonho, soma-se os Pigmentos de todos os jogadores como dados na Dreampool, e a cada teste os jogadores vão utilizando esses dados e os descartando. As Ephemeras são dados, também divididos em quatro cores, usados para Sonhar. Pode-se Sonhar com mudanças no sonho atual, gastando-se dados, ou com elementos comletamente novos, ganhado mais dados para a Dreampool.
Dream State:
Determina o quanto a personagem está imersa no sonho. Funciona como Níveis de Vitalidade, conforme você se machuca, seja física ou mentalmente, seu Dream State piora até que você acorde. Quando se está no mais alto Dream State - Lucid Dreaming - a imersão é tamanha que a personagem se torna um mestre dos sonhos, sendo capaz de influênciá-lo com grande facilidade (mecanicamente, você nunca descarta os dados da Dreampool, podendo sempre fazer testes com todos os dados disponíveis sem o risco de perdê-los). Porém, caso seu Dream State se intensifique ainda mais ( e você não tem muito controle sobre isso) enquanto você está neste estado, você corre o rísco de entrar e coma e sofrer danos cerebrais.
Testes:
Os testes são feitos da seguinte forma: Primeiramente, o narrador decide a Habilidade usada, o número de sucessos necessário, e suas cores. O jogador pega o número de dados que achar suficiente da Dreampool e os rola. Cada dado que mostrar um número igual ou maior ao da Habilidade é um sucesso, o jogador precisa de um número maior de sucessos que o valor da dificuldade. Esses dados bem sucedidos são descartados depois da jogada, os outros retornam à Dreampool. Os dados devem ser coloridos, pois os sucessos de cada dado são considerados "um sucesso de determinada cor." Resultados 6 podem ser sucessos de qualquer cor, à escolha do jogador.
SPOILER: EXIBIR
Os Papéis são a habilidade única e especial de cada Sonhador, dois sonhadores do mesmo Papél nunca entram em mum mesmo sonho simultâneamente. São onze razoávelmente comuns e duas raríssimas:
SPOILER: EXIBIR





Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.




