O MESTRE
Bem o mestre no rpg e tudo ele e o deus do game e o contador de historias ou seja sem um mestre não tem jogo de rpg tudo que o mestre falar sera verdade.
Muda esse discurso, sério, esse pensamento Dragão Brasil de que o mestre eh um deus e bla bla bla só serve pra tornar as coisas mais dificeis. Coloque algo como o Mestre eh um jogador que tem como papel controlar as variaveis do mundo, os npcs e qualquer outro elemento do cenário. Ele tb pode ser um arbitro em casos que necessitem, como uma regra não contida no sistema ou uma situação em particular.
Observe que falar que um mestre eh um deus da a impressão de que ele pode fazer o que bem entender, o que não eh verdade e torna a coisa muito chata. Um mestre deve, ao menos respeitar as regras que ele coloca para os pcs e mudar somente aquilo que ele acredita que possa estragar a diversão dio grupo (e não dele).
ATRIBUTOS
Pq alguns atributos variam de 1-90 e outros de 1-15? Pq um atributo Constituição e outro Resistencia?
São os pontos ganhos em batalhas o qual determina quanto o personagem e habilidoso com estes pontos ganhos quando atingem um certo limite o personagem pode evoluir segue abaixo a tabela de evolução geral
somente em batalhas? E outros tipos de desafios como armadilhas?
Quanto as classes vc realmente precisa de algo tão especifico quanto um ninja e um samurai? Ou algo tão genérico quanto um elfo ou anão? O que eh uma classe no seu sistema? Uma casta, uma profissão ou um esteriótipo aonde o personagem eh encaixado de acordo com suas habilidades?
Os pontos de vida podem ser restaurados com porções, comida, descanso e magias
Isso ficou tão video-game...sério, pq alguém recuperaria PVs copm comida?
No sistema OLI Os jogadores tem que equipar armas e armaduras nos seus personagens escrevendo os nomes dos equipamentos nas siglas o mesmo pode trocar de equipamentos bastando para o mesmo informar para o mestre porem durante uma batalha
Achei pouco prático, sério... coloque espaços para as diferentes armas e equipamentos, bastando avisar o mestre e só. Ficar nesse apaga escreve durante batalhas é muito sacal, sem contar que nunca vi jogador trocar de armaa menos que sua arma de estimação seja perdida ou não cause dano no oponente. Isso ocorre no sistema?
São habilidades que o personagem pode escolher antes da aventura ou aprender durante a mesma, por exemplo o seu personagem tem a perícia de cozinhar ele sempre saberá quais os melhores temperos para prepara uma boa refeição.
Uma coisa que eu aprendi foi que a pericia cozinhar não serve para droga nenhuma! Mas como funcionará o sistema? Teremos pericias para armas?
No sistema OLI Temos um pequeno diferencial na magia simplesmente não e possível defender magia de mão vazias, uma magia só poder ser parada com outra magia com exerção para as magias elementais que podem ter os seus danos reduzido usando as defesas elementais.
Isso pode ser interessante, mas vai forçar todos da mesa a saberem magias. O que pode acabar tornando elas mais uteis que armas. Essa eh a intenção? Se sim, pq ter classes então?