Barão de Munchausen

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Barão de Munchausen

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Fev 2009, 22:40

Barão de Munchausen é um RPG bastante diferente do padrão.
Aqui você não tem um Mestre e vários jogadores. Aqui todos são jogadores e Mestres.

O jogo é simples. Sentem numa roda de amigos. Cada um deve escolher um título de nobreza e um nome (como Barão da Cebola ou Duque das Havaianas, mas nomes próprios como Conde Eltor também servem). Cada jogador deve ter uma quantidade de moedas (ou qualquer outro contador) igual à quantidade de jogadores (assim, 5 jogadores são 5 moedas para cada, 6 jogadores são 6 moedas para cada, e assim por diante). Geralmente o mínimo de jogadores é 4 (mas o mínimo de moedas é 5). Decidam quem começa.
Aquele que começar deve perguntar à pessoa da direita como ela conseguiu realizar um feito absurdo. Por exemplo: "como um bando de cisnes vos ajudou a resgatar o príncipe da Pérsia, que foi raptado?". Oficialmente, o alvo da pergunta pode dizer que está com a garganta seca demais para responder à pergunta, mas vamos ignorar a pergunta porque não quero falar do jogo como um drink game, e sim como um RPG.
O alvo deve, então, contar uma história incrível de como ele conseguiu realizar tal feito.
Apenas mantenham consciência de que o jogo se passa no século XVIII (pode se passar em outras épocas, mas experimentem fazer no século XVIII para verem o quanto é divertido). O Iluminismo está em voga, então nada de magia. Mas um castelo voador é perfeitamente plausível cientificamente falando, não é verdade? :diabanjo:

Certo, agora aos detalhes do jogo: enquanto a pessoa está contando a história, qualquer outro jogador pode interrompê-lo colocando uma moeda à frente e colocando um obstáculo na história.
Digamos, por exemplo, que eu esteja contando "então eu enfrentei todo o exército imperial com minha espada enquanto segurava a mão de minha mulher porque ela estava no trabalho de parto dela".
Você pode colocar uma moeda e perguntar "mas como você pôde fazer isso se você é maneta?".
Nesse momento duas coisas podem acontecer: eu aceitar o obstáculo (dizendo, por exemplo, "sim, eu sou maneta, mas estava empunhando a espada na boca") ou recusar (dizendo, por exemplo, "homem tolo, não vê que eu tenho ambas as mãos? Como haveria de ser maneta?").
Caso aceite, eu pego sua moeda. Se recusar, você fica com sua moeda e eu lhe dou uma de minhas moedas. Você pode então insistir com a pergunta, colocando mais uma moeda em jogo, e eu posso recusar novamente, colocando mais uma também, até que um dos lados ceda (ou não tenha mais moedas).

A única interrupção ou pergunta que não é possível é qualquer coisa parecida com "mas vós não morrestes?". Se a pessoa está lá contando, é óbvio que ela não morreu.

Insultos diretos podem ser resolvidos com duelos, que são simplesmente pedra-papel-tesoura (de três). O vencedor fica com as moedas do perdedor, e o perdedor sai do jogo.
Quando você finalmente acabar a história, deve fazer uma pergunta à próxima pessoa à sua direita, até que todos tenham contado uma história.

Quando todos tiverem contado, deve-se votar no melhor narrador e dar todas as moedas à pessoa. Não é possível dar moedas que você tenha ganhado por ser eleito como melhor narrador, apenas as moedas com as quais você começou e/ou adquiriu durante o jogo. Depois da votação, quem tiver mais moedas ganhou o jogo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Barão de Munchausen

Mensagempor 3libras em 07 Fev 2009, 02:45

eu acho muito legal, mas um "meta-rpg"(não tem nada de perjorativo aqui ok).

é uma forma para contar histórias, funciona muito bem para pequenos grupos de amigos bebados hahaa. especialmente por que sempre tem um para melar a história do outro de forma divertida.

para campanhas longas acho difícil funcionar.

mas para one shots eu recomendo demais!!!
Avatar do usuário
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas
 
Mensagens: 1014
Registrado em: 25 Ago 2007, 08:55

Barão de Munchausen

Mensagempor Dragão de Bronze em 11 Fev 2009, 12:07

Almirante De Bronze, líder da Esquadra dos Picaretas do Grande Reino da Baixada Santista se apresentando.

Esse jogo é impagável, recomendo muito a todos. Como não requer preparação, é ideal pra se passar o tempo. Jogar em aniversários não tão lotados, por exemplo, é uma boa opção.

Mesmo eu, que nunca tinha jogado antes (e descobri que não sabia improvisar), adorei. por mais que eu não tenha animado muito com minha histórioa fracote, a próxima foi fantástica, e gerou muitos risos. Aconselho a todos que levem ao menos um colega engraçado pra roda. Vai valer o dia.

Quando joguei, não nos prendemos com tanta força á regra de que deveríamos chamar quem estivesse à direita. Seria quem quiséssemos, desde que todos contassem suas histórias.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Barão de Munchausen

Mensagempor Aluriel de Laurants em 11 Fev 2009, 12:36

Comodoro Laurettis, brigada naval siciliana.

É bom demais esse jogo e realmente to com o argh nessa de ficar com vontade de jogar depois de um porre de vinho.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Barão de Munchausen

Mensagempor Madrüga em 11 Fev 2009, 12:43

O lance do álcool é mais coquetismo que outra coisa. É perfeitamente possível jogar uma ótima partida sem beber e sem dar de uma "adolexenti phodaum pq bebe".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Barão de Munchausen

Mensagempor Dragão de Bronze em 11 Fev 2009, 13:06

O lance do álcool é uma ajuda. O álcool não é necessário, eu mesmo só joguei sem beber.

Mas o álcool é sim uma mão na roda. Com o álcool você fala mais besteira, e ri mais fácil. Se o objetivo do jogo é fazer rir, o álcool torna tudo mais fácil.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Barão de Munchausen

Mensagempor Aluriel de Laurants em 11 Fev 2009, 13:21

é exatamente por isso.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Barão de Munchausen

Mensagempor arghsupremo em 16 Fev 2009, 23:04

Eu gosto do álcool pelo álcool mesmo.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Barão de Munchausen

Mensagempor Aluriel de Laurants em 17 Fev 2009, 19:50

Posso te entender, também é bom pelo poder Photoshop nível épico que ele tem.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Barão de Munchausen

Mensagempor arghsupremo em 17 Fev 2009, 19:58

Nunca precisei. Sempre peguei os mais gatinhos!
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Barão de Munchausen

Mensagempor Ninja_manco em 19 Fev 2009, 15:29

Devo dizer que estou super afim de jogar uma partida disso.

Vou imprimir o textinho das regras e começar a andar com o papel no bolso.

Além disso eu fico bebado com coca cola, alcool é para os fracos.

[EDIT]: Dúvida. Qual a pronúncia correta do nome?
"Conheço menos da metade de vocês como gostaria e gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem."
Avatar do usuário
Ninja_manco
 
Mensagens: 65
Registrado em: 27 Ago 2007, 21:22
Localização: BH, MG

Barão de Munchausen

Mensagempor Madrüga em 19 Fev 2009, 16:38

Ninja_manco escreveu:Qual a pronúncia correta do nome?


Ouça aqui.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Barão de Munchausen

Mensagempor Ninja_manco em 19 Fev 2009, 18:35

No link tem pronuncia alemã e inglesa. Vou tentar mandar a alemã porque o barão de verdade era alemão. Só não sei se minha lingua acompanha.

O jogo aqui mostrado foi criado pelo Virtual mesmo? COm base no que, aquele filme de 88?

Valeu galera
"Conheço menos da metade de vocês como gostaria e gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem."
Avatar do usuário
Ninja_manco
 
Mensagens: 65
Registrado em: 27 Ago 2007, 21:22
Localização: BH, MG

Barão de Munchausen

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 19 Fev 2009, 19:53

Não, é realmente um jogo. A Devir já publicou uma tradução, um tanto difícil de encontrar.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Barão de Munchausen

Mensagempor Vincer em 19 Fev 2009, 21:09

O terrível Conde Víbal se apresentando!!

Sou louco para jogar isso.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Próximo

Voltar para Outros Sistemas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron