Campanha Pró-RPG: L5R, O novo Imperador

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Mensagempor kimble em 18 Nov 2008, 17:14

Colaborando com a campanha, estou tentando trazer uma discussão sobre o cenário de L5R pra cá.
Como quem acompanha o cenário deve saber, já faz algum tempo que os clãs estão lutando para decidir quem irá tomar o trono. Isso foi decidido através de uma série de competições envolvendo jogadores do cardgame e rpg, que defendiam seus clãs preferidos.
O resultado saí sexta feira. Ao longo da semana, os cargos abaixo do imperador estão sendo revelados.
Ontem foi declarado que o Chanceler será o David Bowie
Imagem
Como pode ser visto, ele se uniu ao clã Escorpião.
Para tesoureiro aparentemente foi escolhido o Morgan Freeman
Imagem.
Como pode ser visto, ele se uniu aos Mantis.

Num tom mais sério agora, já foi definido quais clãs ganharam esses dois cargos. E outros?
Quem será que se tornará Shogun? Lion? Unicórnio?
Quem é que vai ser o Imperador? Scorpion ou Dragon?
Como isso vai afetar o cenário?
Haverá um pulo no tempo, projetando o cenário alguns anos no futuro após a definição do Imperador?

Eu realmente queria um Imperador Scorpion. Não só porque é meu clã preferido, mas porque acredito que seria ótimo para o cenário alguém mais político e 'Jack Bauer' pro negócio.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor planes em 24 Nov 2008, 23:45

Estou meio afastado do RPG, mas este assunto merece um rant...

É incrível como os caras podem cagar uma ambientação do porte de L5R. Não tenho nada contra a escolha da direção da história pelos cards, isso funcionou por anos, a questão é que quem comandar o negócio tem que ter competencia para tal, deve entender que o nucleo do jogo deve permanecer puro e que a superficie pode variar de acordo com a vontade dos consumidores.

Com isso podemos ter uma Scorpion Cup com escolha de imperador em duelo (afinal qualquer opção ali era válida)e até realidade alternativa de acordo com a mitologia da ambientação, mas premios de história idiotas e com efeitos colatrerais não planejados não dá (vide a guerra entre os clãs Dragão e Garça, os caras tiveram a manha de colocar um exercito passar todo o território inimigo do clã Leão sem nenhum dano e detonar instantaneamente um castelo Garça que aguentou infindaveis guerras contra o maior exército do Império e quando questionados responderem na cara de pau "é... isso é absurdo mesmo" e ficar por isso mesmo).

O pior veio agora, esta escolha do imperador (aliás, outra característica destas decisões, não tem impacto, você escolheu que o X vai ser imperador e o cara morre idiotamento no outro ano permitindo que haja nova votação, deviam fazer uma republica de uma vez). Uma Kitsuki imperatriz? Satsu obedecendo ordens dela? O conselheiro imperial é Spider (que aliás, já estão querendo finalizar, incrivel como Jigoku parece ser incapaz de planejar uma corrupção sutil) e a imperatriz sabe disso? Vai se ferrar...

Com o card já parei e não gasto mai um centavo com a AEG, sei que não existe isso de canon direcionar sua campanha pessoal, mas a bagaceira é tamanha que até desanima, estou até pensando em passar o material que tenho para frente só para aliviar. Vou esperar um pouco para ver se rola um milagre, para ver se sai algo desse emaranhado de bobagens (algo parecido com o que rolou com Spider Man), mas parece que de Shawn Carman não dá para esperar muito.
Imagem
planes

Mensagempor kimble em 25 Nov 2008, 07:27

Pensa assim, colega.
Eu jogava com o Scorpion Clan. Eu ainda torço pro Scorpion. Os Scorpions venceram a maioria das fases da corrida em pontuação. A pontuação final somada em todas as esferas também foi maior. E perdemos o trono. :aham:

Tentando voltar ao lado diplomático...

Sim, com certeza na média foi péssimo. Dezenas de personagens importantes morrendo como moscas, coisas completamente fora do padrão e explicações ridículas. Não sei se você lembra, mas recapitulando a morte do Kaukatsu, o antigo Chanceler Imperial. Ele estava num balcão do palácio imperial, que é protegido por magia contra espíritos malignos. Ele foi morto por espíritos malignos ali. Porquê? Balcões não fazem parte do palácio. :doido:

É a vida. Eu também cheguei a pensar em passar os livros adiantes, mas prefiro acreditar que um dia o Story Team muda e a coisa melhora. Até lá vou jogando na época dos Hanteis e fingindo que a história atual não existe.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
kimble

Mensagempor Agamenon em 26 Nov 2008, 23:59

O Kaukatsu não morreu numa sacada? Não que não seja idiota, mas ao menos é do lado de fora do palácio. :P

E não entendi o negócio da pontuação. Somando tudo, Dragon ficou 1 ponto na frente mesmo. Sobre a Kitsuki, foi escolha dos jogadores. Eu também preferia o Satsu, mas fazer o quê...
Agamenon

Mensagempor kimble em 27 Nov 2008, 07:29

Dragon ficava com um ponto na frente se for considerado o dobro de pontos nas duas últimas (sendo que as regras sobre essa pontuação em dobro só foram determinadas após metade da corrida). Sem isso, eles ficavam bem atrás, aliás.
kimble

Mensagempor Agamenon em 27 Nov 2008, 13:16

Ah, sim. Mas pelo menos a pontuação foi dita como funcionava antes das legs acontecerem, não depois. Aliás, desde o início da Race, já era dito que nada estaria decidido até o Samurai Championships, o que já dava a entender que a última leg valeria muito mais do que as outras.

Achei que essa pontuação dobrada foi ótima pra animar um pouco os outros clãs. Metade deles já tinha abandonado qualquer esperança de qualquer coisa, e começaram/voltaram a participar após isso (isso é importante quando você tem 9 facções, e 4 ou 5 delas estavam praticamente de fora da competição). Uma pena que tenha trabalhado contra os Scorpion, mas conseguir o Chanceler e o Emerald Champion já dá pra considerar um resultado bem positivo. E pensa pelo lado positivo, pelo menos foi um Dragon, não um Crane, ou pior ainda, um Lion.

Agora é ver se a AEG vai trabalhar direito com os resultados. Estou particularmente interessado com o futuro dos Spider e se a escolha da imperatriz vai se mostrar realmente justa. Quero ver a cultura e treinamento Kitsuki dela postos na prática. Se não forem, vai ser um personagem morto e a escolha deveria ter ido pro Satsu mesmo.
Agamenon

Mensagempor AKImeru em 24 Fev 2009, 00:08

Vou dar um bump aqui e pedir para virar o tópico oficial de L5R.

Estou querendo criar uma campanha na epoca onde o Khan do clã unicornio estava marchando para o Trono.

Minha ideia era fazer uma "segunda guerra dos clãs" e fazer a ausencia de um imperador muito mas grave do que foi originalmente.

Alguns conselhos?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor kimble em 24 Fev 2009, 02:25

Ignorar o Story Team atual completamente era bom. Assim como todo o final da marcha do Khan.
Era interessante conversar com os jogadores e ver quais clãs eles gostariam de usar. Aí era fácil montar uma aliança entre os clãs que a maioria prefere, explicando porque eles se uniram. Ou pelo menos garantir que os clãs que os jogadores pretendem usar não estejam lutando ativamente entre si.
Eu fiz algo parecido no fim da minha campanha, mas como os jogadores estavam usando personagens antigos foi fácil separar os clãs em duas facções, uma pró-Imperatriz e outra pró-Shogun.
Pretende fazer guerra aberta, com direito a batalhas campais?
kimble

Mensagempor AKImeru em 24 Fev 2009, 02:51

A ideia era ir lentamente escalando as coisas até chegar a batalhas campais, sim.
AKImeru

Mensagempor kimble em 24 Fev 2009, 10:48

No final da minha campanha eu estava cansado das bobagens do Story Team atual e resolvi fazer uma guerra civil. O Imperador havia morrido a pouco tempo, o Shogun Kaneka e a Imperatriz começaram a disputar o trono. Isso fez os clãs se dividirem, em alguns casos até internamente, de acordo com quem queriam apoiar.
Esse apoio inicialmente começou completamente político. A Imperatriz ainda era a regente por direito, só que os aliados do Shogun estavam tentando conseguir cada vez mais influência para Kaneka e minar o poder dela sobre os clãs. Enquanto isso os clãs que seguiam a Imperatriz se esforçavam para garantir sua regência e diminuir o poder do Shogun. Isso gerou várias situações de acusações falsas, assassinatos no meio da noite e emboscadas. Em público todo mundo se comportava bem, mas quando as portas se fechavam e a noite caía os personagens sabiam que valia qualquer coisa pra ficar vivo. Deixei isso bem claro pra eles logo no começo da campanha colocando uma sessão onde um NPC do grupo que eles apoiavam foi acusado de um crime que não tinha cometido e eles foram obrigados a matar o inocente antes que ele fosse preso para evitar que informações importantes pudessem ser retiradas dele.
kimble

Mensagempor AKImeru em 24 Fev 2009, 14:29

Muito interessante. Eu gostei muito dessa campanha.

Mas eu queria fazer algo mais semelhante ao Sengoku. Cada clã teria sua agenda, alguns querem a imperatriz devolta, outros apoiam o shogun - e outros querem que seu daimyo vire o shogun, e por ai vai, criando um caos tremendo e envolvendo toda Rokugan em um combate sangrento e aparentemente sem tregua.

Acha que seria exagerado demais para L5R onde os clãs geralmente são mais certinhos do que a vida real e seguem mais as regras?
AKImeru

Mensagempor kimble em 24 Fev 2009, 15:39

Não, já teve ocasiões onde surgiu caos assim por motivos simples. Um tempo atrás os Escorpiões entraram em guerra com os Crabs por causa de algo acontecido ainda na época do Scorpion Coup. Era só conseguir explicações lógicas.
kimble

Mensagempor planes em 18 Mar 2009, 00:55

Esta discussão está meio antiga, mas como estou dando uma geral nas discussões que perdi não custa responder :cool:

kimble escreveu:Não, já teve ocasiões onde surgiu caos assim por motivos simples. Um tempo atrás os Escorpiões entraram em guerra com os Crabs por causa de algo acontecido ainda na época do Scorpion Coup. Era só conseguir explicações lógicas.

Na verdade você nem precisa de explicações lógicas, na história de Rokugan existe uma cadeia de feudos de sangue (ou situações que deveriam levar a feudos se não colocassem panos quentes) e a única coisa que impede que um clã parta para cima dos outros é a presença de um imperador sancionado pela hierarquia celestial (ou no caso atual uma série de story prizes bombados que banalizaram um pouco a coisa).

A ideia de que os clãs de Rokugan são mais certinhos não é correta, talvez seja o contrário já que, para tornar o cenário mais interessantes, os auotres nunca maneiraram na hora de incluir grupos secretos e teorias da conspiração no cenário (este é um dos pontos característicos fos cenários da AEG, intrigas dentro de intrigas). A questão é que a hierarquia celestial no cenário é um fato, um imperador não é uma mera figura religiosas e ir contra a vontade celestial é pedir para se ferrar seja em vida ou após a morte, portanto é natural que os clãs tenham muito cuidado quando se fala de golpe político e prefiram agir dentro do sistema (a própria Scorpion Coup só aconteceu devido a uma série de fatores que estavam fora do controle de Shoju, i.e. Ambition.

Dito isso, sem a presença de um imperador o caos iria imperar, clãs iriam formar blocos com aliados diretos e trntariam exercer controle sobre o resto do império, ao mesmo tempo que todas as pendengas passadas resolvidas com decreto imperial seriam trazidas a tona para complicar ainda mais a situação. Por mais que o story team atual esteja deixando a desejar alguns aspectos levantados por eles são lógicos, como a postura mais ativa dos Fênix (eles sempre estiveram a ponto de fazer isso, basta uma liderança mais militarista para dar vazão a busca pela "paz imposta") ou que as coisas iriam chegar a um ponto em que haveria uma intervenção celestial para colocar a casa em ordem (ou queimar geral se acharem que os mortais precisam aprender uma lição).
Imagem
planes

Mensagempor kimble em 18 Mar 2009, 08:39

mais ativa dos Fênix (eles sempre estiveram a ponto de fazer isso, basta uma liderança mais militarista para dar vazão a busca pela "paz imposta")

Essa parte eu concordo. Só discordo da maneira que foi feita. O Khan está invadindo a capital, uma batalha tomando a cidade e de repente um dragão aparece junto com os Fênix e manda todo mundo parar com isso. E pouco tempo depois o mesmo dragão vai embora.
Deus ex machina completo. Não tinham capacidade de fazer uma boa resolução para a situação então inventaram uma desculpa péssima para fazer todo mundo parar com os combates.
kimble

Mensagempor planes em 18 Mar 2009, 13:41

kimble escreveu:Essa parte eu concordo. Só discordo da maneira que foi feita. O Khan está invadindo a capital, uma batalha tomando a cidade e de repente um dragão aparece junto com os Fênix e manda todo mundo parar com isso. E pouco tempo depois o mesmo dragão vai embora.

Infelizmente esta parece ser a tonica atual do Story Team, algumas boas ideias, mas com execução apressada e muitas vezes forçadas para poder criar um ambiente mais adequado a nova série de cartas. Estão direcionando a história de forma muito pesada e isso acaba diminuindo a importancia dos story prizes (de que adiantou todos aqueles mega eventos dos 4 ventos se o imperador não teve tempo sequer de ter um herdeiro? Tudo parea dar espaço ao mega evento de disputa pelo trono) e a verossimilhança do cenário.
Imagem
planes

Próximo

Voltar para Outros Sistemas