3D&T voltou. Agora na versão "alpha"

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Mensagempor Agnelo em 06 Ago 2008, 07:55

Lector escreveu:é preciso maturidade pra tudo (ou quase)
é preciso maturidade para jogar futebol entre amigos, ou então alguém por estar perdendo pode se descontrolar e dar uma entrada mais dura e acabar machucando seriamente o adversário

Vamos de novo, eu tava falando por causa da parte de nível cultural e inteligência.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor DaviSalles em 06 Ago 2008, 09:35

Eu tenho que discordar porque eu realmente não sei se existe uma correlação entre jogadores de RPG, inteligência e cultura. Seria preciso fazer alguns testes e pesquisas. Achar que somos mais inteligentes porque sabemoss montão de regras, ou história de cenários que nunca existiram (ou existiram) é no mínimo engraçado.
Jogo D&D 4e, Mutantes & Malfeitores, Serenity RPG, World of Darkness e Vampire: The Requiem
Mestrando A Fome Sombria de Ungoliant
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... _Ungoliant
Jogando Luz nas Sombras, como Karus o Warlord alcólatra
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... as_Sombras
DaviSalles

Mensagempor Murazor em 06 Ago 2008, 10:22

Acho que a questão é que realmente precisa-se de mais maturidade de algumas coisas do que para outras. Por exemplo, no próprio jogo de RPG, temos vários sistemas e cenários. Mas alguns exigem realmente uma certa maturidade e discernimento por parte dos jogadores, cito o KULT, um rpg de horror com uma temática pesada, que inclui na criação do personagens tocados pelas trevas, com caractersiticas realmente perturbadoras desde viciado em drogas, ezquizofrenia ou perturbações sexuais. A balança mental do personagem que faz com que seus atos o puxem mais para perto de seus instintos animalescos ou se distancie da condição humana em sentido de iluminação. É um jogo que por lidar com temas mais pesados exige mais maturidade que os cenários comuns.

Acho que essa é a questão que foi colocada. E no momento em que 3D&T se propos a ser um sistema de rpg genérico, ele teoricamente permitiria seu uso tanto para jogar no cenário de "Cavaleiros do Zodiaco" quanto no de "KULT" nas suas regras.
Murazor

Mensagempor Smaug em 06 Ago 2008, 12:39

no momento em que 3D&T se propos a ser um sistema de rpg genérico, ele teoricamente permitiria seu uso tanto para jogar no cenário de "Cavaleiros do Zodiaco" quanto no de "KULT" nas suas regras.

Mesmo que o Kult de 3d&t seja,na visão do autor,um jogo de luta com monstros certo??
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Gun_Hazard em 06 Ago 2008, 14:02

Deicide escreveu:Defensores de Tóquio era legal.

3D&T nunca foi.

Apoiado...

Realmente o Cassamuram não sabe Calar a Boca;;;
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Kasuya em 06 Ago 2008, 18:05

Sabe o que eu acho? Não, mas não exige maturidade, enquanto alguns temas pesados sim.
Mas veja bem, eu digo que lidar com alguns temas é que exige certa maturidade, jogar RPG não.

É exatamente esse o ponto, desculpe-me se eu me expressei mal. Acontece, cara, que, tanto no RPG como em outros jogos, ocorre muita falta de maturidade por parte dos jogadores. Quantas brigas, por exemplo, você já viu por causa de futebol? (temos CRIMES por causa desse jogo que, a princípio, não requer quase nada de maturidade).

Agora, já que RPG é um jogo mais psicológico e intelectual que físico, vamos compara com o xadrez. Qualquer um pode aprender os movimentos das peças e sair "jogando"? Pode. Pode, mas não vai fazer mais do que isso: mover as peças do tabuleiro sem entender nada do que está acontecendo exceto quando o jogo chega ao fim e, advinhe só: ele perdeu. Se você não for maduro, vai se desiludir e se ressentir com o jogo e até com o adversário, caso ele seja do tipo fanfarrão: "Eu sou muito bom e você é um lixo!" (poucas pessoas se sentiriam bem ao ouvir essa depois de uma sessão de derrotas).

Então o que acontece? A pessoa vai se interessar, amadurecer, e, por que não dizer, até se dedicar ao jogo, vai evoluir seus conhecimentos, estudar a respeito etc...

No RPG é mais ou menos a mesma coisa. O jogador iniciante não vai perder, pois o jogo não tem fim, vitoriosos ou perdedores, mas não adianta nada ele apenas aprender a "pintar bolinhas" na ficha(o equivalente a mexer as peças no tabuleiro). A ficha, pouco significa pro jogo além de rolagens de dados. E rolagerns de dados não definem uma história de jogo, apenas definem os resultados aleatórios da história.

Então o que o iniciante vai precisar para jogar realmente RPG? Vai precisar primeiro de maturidade para entender que aquilo é só um jogo(e acredite, da mesma forma que um jogador perdedor de futebol dá uma entrada violenta no adversário, um jogador de RPG pode se ressentir porque achou injusto o mestre dizer que seu dinheiro foi roubado, mesmo isso servindo de gancho para a aventura que envolveria eles descobrindo uma nova rede de crimes na cidade ao seguirem os ladrões após horas de rastreamento), vai precisar de LEITURA para se ambientar na campanha, entender com mais detalhes o sistema(para não haver confusões durante o jogo) e entender até como funcionaria o personagem que ele tem em mente nisso tudo.

Aí é que está o ponto: o RPG, assim como todos os outros jogos, não precisa se moldar à maturidade do jogador iniciante em questão. O Xadrez é Xadres tanto pro Kasparov quanto para uma criança. Futebol é futebol tanto para o Pelé(onde a mídia diz que é o "rei do futebol") quanto para uma criança de 7 anos.

As pessoas é que se moldam à maturidade necessária do jogo. Como? Você não vai apresentar todas as teorias do Kasparov das aberturas e finais de jogo para uma criança de 7 anos e achar que ela vai entender perfeitamente quando ela ainda tem dificuldades em visualisar o movimento do cavalo, vai? Claro que não! Você vai apresentar os chamados pelo xadrez pedagógico de "jogos pré-enxadrísticos", todos visando algum conceito do jogo de Xadrez que, dessa forma gradual, vai ser facilmente assimilável pela criança no futuro. De outra forma, uma criança comum desistiria totalmente desiludida com o jogo.

No RPG, vale a mesma coisa. O correto seria mostrar jogos que encaminhem o jogador para o RPG propriamente dito no sistema que ele se interessar e, francamente, 3D&T NÃO faz isso, prova disso são seus fiéis jogadores que não mudam de sistema por nada.

Não tenho nada contra um jogo que se baseia em animes mas, primeiro, existem jogos muito melhores para isso(se fosse, por exemplo, GURPS SUPERS, o jogador iria acabar jogando outros aspéctos de GURPS, lendo outros temas e, aproveitando que o sistema é verdadeiramente genérico, iria ler temas mais cultos e interessantes até chegar ao patamar que praticamente todo jogador veterano que iniciou com GURPS). Segundo, 3D&T não é genérico e não mostra NENHUMA intenção em incitar o jogador a mudar de jogo ou de tema. Tudo que você procurar de 3D&T vai voltar ao mesmo ponto: animes ou algo com cara de anime.

Não estou dizendo que quem assiste anime é imaturo, estou dizendo que animes não são nem de longe bases racionais para formar uma pessoa madura. Ou seja, se uma pessoa tem como seu "mundinho" apenas esse tema, ela não necessariamente é imatura, mas, se você não apresenta simplesmente NADA para ela no que diz respeito a outros temas, ela está perdendo uma oportunidade de crerscer sua maturidade e cultura ou, se já é uma pessoa suficientemente culta e madura, ela estará perdendo a oportunidade de exercer isso, tirando parte da diversão do jogo.

E antes que me venham com a velha história do "se tá se divertindo, qual é o problema?", lembrem-se que a maioria dos jogadores cultos e maduros(especialmente os veteranos) dão maior preferência a sistemas que dão melhor apoio para esse lado, coisa que 3D&T não se encaixa.

Claro, se a pessoa se diverte com o estilo "anime exagerado" em um jogo de RPG, não há o menor problema, mas por que não dar a oportunidade da pessoa escolher outra coisa e jogar temas que talvez sejam mais interessantes? Esse é o ponto.

Cassaro, com sua imposição egocêntrica dos gostos DELE por anime , chama, com seu 3D&T, muitas pessoas que não estão interessadas em desfrutar mais do que isso e param por aí. Voltamos à questão do futebol e do xadrez. Você joga com um bom time onde todos jogam relativamente bem, você gostaria de jogar com um adversário totalmente perna de pau e não ter esforço nenhum de jogar? Você conhece o mínimo de teoria do xadrez, conhecendo uma ou duas abertura com poucas variações e apenas finais básicos, você gostaria de jogar com alguém que mal sabe mexer as peças? Ninguém acha divertido jogar um jogo que exige alguma coisa além da sorte para os jogadores e não ter qualquer sacrifício para ganhar. O adjetivo para isso é "monotonia".

Por isso que eu disse que as pessoas precisam de uma certa quantidade de maturidade e nível cultural para jogar RPG. Não é só chegar e pintar bolinhas poderosas que você vai garantir um jogo fabuloso. É preciso mais do que isso e a leitura é indispensável. Não estou dizendo que devemos selecionar jogadores entre os mais cultos e maduros, estou dizendo que essa cultura e maturidade podem ser lapidadas. Como se faz isso?

Apresentando primeirto um sistema simples(ou versão simplificada de um) que chame a atenção dos jogadores, geralmente, usando um tema de seu agrado. Estando ele interessando, você acrescenta dicas, indica livros etc... O jogador, interessado pelo sistema, vai procurar outras coisas, atualizações, novas regras, suplementos e, finalmente, o jogador vai se deparar com outros temas com que ele possa jogar, geralmente mais maduros, ou até mesmo se deparar com o MESMO tema, mais com uma visão mais aprofundada, mais madura. Isso vai garantir uma experiência cada vez mais enriquecedora no que se diz respeito ao RPG e, afinal, não é isso que queremos?

Aí é que está: o 3D&T NÃO suprime essa necessidade. O melhor que nós poderiamos fazer é criar versões "Light" de outros sistemas justamente para usar de atrativo. O jogador vai se interessar e vai querer mais, e vai se deparar com várias outras coisas.

Acho que essa é a questão que foi colocada. E no momento em que 3D&T se propos a ser um sistema de rpg genérico, ele teoricamente permitiria seu uso tanto para jogar no cenário de "Cavaleiros do Zodiaco" quanto no de "KULT" nas suas regras.

Falou tudo! O RPG em si exige um mínimo de maturidade: aquela para saber que isso é só um jogo e que nada do exterior deve afetá-lo(e vice-versa). No entanto, conforme vamos mudando de tema, a maturidade é exigida com mais ou menos intensidade. É aí que vamos entrar na questão da leitura, o que fatalmente vai nos levar a pessoas mais cultas e maduras. Aliás, se cultura não fosse uma das propostas do RPG não tinhamos vários mestrados sobre RPG e Pedagogia, seja em aplicações práticas (usar o RPG para ensinar qualquer coisa), seja em aplicações diretas (quem gosta muito de RPG tende a ler mais e, fatalmente, ser mais culto).

Bem, no mais, espero que eu tenha me feito entender melhor.^^
Imagem
Kasuya

Mensagempor Moon[K]Night em 06 Ago 2008, 18:19

Bom, cara, por incrível que pareça, li seu post todo. XD

Entendo o que quis passar, concordo ao dizer que 3D&T não fornece o que é necessário para uma campanha mais séria e madura, porém, discordo que uma pesoa que começou jogando 3D&T não seja uma pessoa que possa vir a jogar um outro sistema mais complexo e rico de alternativas.

E discordo quanto ao que se refere que quem joga 3D&T não tenha maturidade ou um nível intelectual o suficiente para jogar RPG.

Mas, tirando tudo isso, cara, RPG é só para diversão!!!! Por mais sério que seja Vampiro, Trevas, Kult ou qualquer outro sistema, as pessoas jogam para se divertir. E 3D&T é isso, diversão sem sentido, somente para uma noite ou dias em que queira se fazer campanhas putaria-maluca!
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor DaviSalles em 06 Ago 2008, 19:05

Eu acho que ele não quis dizer isso. O que ele falou, para mim, foi que o 3d&t não serve para atrir novos jogadores para o mercado de RPG, um jogador de 3d&t muitas vezes não quer ser um jogador de nenhuma outra coisa, porque o 3d&t não incentiva a exploração de outros sistemas. E Isso é ruim, porque o bom e ter novo compradores de RPG, de diversos RPGs, assim fortalecendo o nosso Hobby.

Comparando com o minigurps, que faz isso muuuuuuuito bem. Eu nunca comprei o gurps, apesar de ter comprado o mini, porque nunca arrumei gente para jogar. Mas tenho certeza que quem achou, deve ter comprado o gurps em algum momento.
Jogo D&D 4e, Mutantes & Malfeitores, Serenity RPG, World of Darkness e Vampire: The Requiem
Mestrando A Fome Sombria de Ungoliant
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... _Ungoliant
Jogando Luz nas Sombras, como Karus o Warlord alcólatra
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... as_Sombras
DaviSalles

Mensagempor Kasuya em 06 Ago 2008, 19:19

discordo que uma pesoa que começou jogando 3D&T não seja uma pessoa que possa vir a jogar um outro sistema mais complexo e rico de alternativas.

E discordo quanto ao que se refere que quem joga 3D&T não tenha maturidade ou um nível intelectual o suficiente para jogar RPG.

O ponto não é esse. O que eu quero dizer não é que quem joga 3D&T não vai jogar outro sistema ou que não tenha maturidade para fazê-lo. O que eu estou dizendo é que 3D&T não se mostra nem um pouco interessado em incitar as pessoas a procurarem outros horizontes, ficando apenas naquilo, entende?

Como diria Jesus, não devemos dar o peixe, o certo é ensinar a pescar. O que o 3D&T faz é dar o peixe: "tá aqui, isso é o RPG, agora divirta-se APENAS com isso". Ensinar a pescar seria apresentar ao iniciante um sistema (de preferência genérico) simples, de rápido aprendizado, e que dê base para que ele cresça, dando idéia para outros temas. Não precisa nem dizer algo como: "compre os livros tal e tal", como faz a editora DAEMON que, sempre que apresenta um jogo, no fim do livro tem páginas dedicadas só a falar de outros temas do sistema, apesar de não ser errado, é uma propaganda e uma boa forma de divulgar: se você gostou desse jogo, talvez você goste dos outros, uma vez que é o mesmo sistema.

Mas também, é possível apenas dizer que existem outros temas a ser explorado e mensionar até onde vai o sistema. Por exêmplo, storyteller não fala apenas das criaturas que ele se propõe. Por exêmplo, se você ler Vampiro: a Máscara, você não vai se demorar muito até encontrar algumas referências sobre lobisomens, magos e até outros seres, como fantasmas. No momento em que você, ao procurar outra coisa de storyteller, encontrar o livro Lobisomem: O Apocalipse, é bem provável que você se interesse. Prosseguindo dessa forma, você vai acabar indo para outros jogos da temática Horror, como Call of Chuthulu, por que não?(isso sem falar que existe o Street Fighter, um tema que não é lá tão "sério" quanto os demais temas do sistema Storyteller, mas, se vc se interessar, é inevitável que você se encontre com os outros temas do sistema)

D20, com o OGL, também faz isso. Se você se interessar por D&D, você fatalmente pode encontrar outros temas de jogo como Star Wars d20, Mutants & Masterminds, etc...

Entende o que eu digo? Você pode se divertir com o 3D&T básico mas, mesmo que a pessoa em questão não ache tão divertido jogos mais maduros e sérios, acho que pelo menos o sistema deveria dar o minimo de apoio para que ela tenha acesso e 3D&T NÃO faz isso.

Eu acho que ele não quis dizer isso. O que ele falou, para mim, foi que o 3d&t não serve para atrir novos jogadores para o mercado de RPG, um jogador de 3d&t muitas vezes não quer ser um jogador de nenhuma outra coisa, porque o 3d&t não incentiva a exploração de outros sistemas. E Isso é ruim, porque o bom e ter novo compradores de RPG, de diversos RPGs, assim fortalecendo o nosso Hobby.

Exatamente! Complementando, talvez ele até atraia alguns jogadores, mas não adianta de nada mostrar apenas a ponta do iceberg. O ideal seria que o sistema desse apoio para o jogador ESCOLHA o que ele quer para se divertir dentro do RPG. Aliás, isso pode ser até levado como um dos motivos para mulheres não serem tão comuns em mesas de jogo quanto muitos gostariam, afinal, elas têm acesso ao RPG da MESMA forma que os homens e, se elas vêem um RPG baseado apenas em coisas supostamente imaturas, digamos assim, ela fatalmente vai criar preconceito com o jogo. Adimitamos, nem todas elas são "otakus".

Imposição de um tema central para um sistema que supostamente é destinado a INICIANTES, ainda mais para um sistema supostamente genérico, NUNCA foi correto.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Dragão de Bronze em 06 Ago 2008, 19:44

Kasuya escreveu:O RPG em si exige um mínimo de maturidade: aquela para saber que isso é só um jogo e que nada do exterior deve afetá-lo(e vice-versa).

Agora sim eu concordo. Um mínimo de maturidade que seria necessário para praticamente qualquer jogo, eu diria.

Moon[K]Night escreveu:discordo que uma pesoa que começou jogando 3D&T não seja uma pessoa que possa vir a jogar um outro sistema mais complexo e rico de alternativas.

Poder, pode. O grande problema é que é chavão dizer que o 3D&T é O SISTEMA para atrais novatos para o hobby, quando na verdade ele não é tudo isso.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Moon[K]Night em 06 Ago 2008, 21:09

3D&T poderia fazer isso que faz o sistema Daemon e Storyteller, até mesmo GURPS, em mostrar que há outros materiais, no caso sempre para o mesmo sistema, que possam ser utilizados trantando de outros temas.
Até tentou fazer isso no começo com adaptações "Oficiais" de jogos das Capcom e de Mortal Kombat. Porém, as pessoas não iriam procurar os tais jogos "intelectuais", pois 3D&T é um sistema básico para Animes e jogos. Isso não quer dizer que quem joga a adaptação de Street Fighter Zero não vá procurar por Street Fighter Storyteller.
O sistema tem suas falhas e concordo com o argumento de vcs, o que quero dizer é que o sistema diverte, só isso.
E só para ratificar, não concordo também com o relançamento dele, principalmente, por já ter uma versão 4D&T.
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor Lector em 06 Ago 2008, 21:41

Quanto a questão dos jogadores que só jogam 3D&T, isso é muito relativo
primeiro, todo jogo tem seus jogadores fiéis, que costumam não aceitar aprender outros sistemas. aliás, alguns fazem questão de atacar outros sistemas, achando que assim vão valorizar seu sistema preferido
outra questão é que 3D&T tem um nível de complexidade bem menor que a maioria dos RPGs, então é até natural que exista essa resistência dos jogadores de 3D&T aos sistemas mais complexos. é claro que a propaganda negativa do trio a maioria dos sistemas para o qual eles não produziam material e a jogos da TSR/WotC maximizou isso, mas isso é outra questão, não é relativo ao sistema em si
também é precipitado achar que o 3D&T alienou possíveis RPGistas "de carreira", que desistiram do RPG após + ou - umj ano de 3D&T. Nada garante que se essas pessoas tentassem jogar outros sistemas elas continuariam jogando continuamente. talvez alguns não jogassem mais do que 3 ou 4 sessões. talvez até menos
aliás, apesar da minha "defesa" ao sistema, eu não sou um grande fã de 3D&T. mas infelizmente temos poucos jogos que conseguem atingir de maneira eficiente o público nacional, tanto em termos de preço como em termos de complexidade (ou a falta dela), por isso eu apóio a iniciativa
ta longe de ser o ideal mas ainda acho que vai ajudar mais do que atrapalhar
Lector

Mensagempor jmarceno em 06 Ago 2008, 22:07

Lector escreveu:mas infelizmente temos poucos jogos que conseguem atingir de maneira eficiente o público nacional, tanto em termos de preço como em termos de complexidade (ou a falta dela), por isso eu apóio a iniciativa

Resumiu tudo. :victory:
jmarceno

Mensagempor Dragão de Bronze em 06 Ago 2008, 22:11

Moon[K]Night escreveu:3D&T poderia fazer isso que faz o sistema Daemon e Storyteller, até mesmo GURPS, em mostrar que há outros materiais, no caso sempre para o mesmo sistema, que possam ser utilizados trantando de outros temas.

Não diga isso, eles se sentirão impelidos a continuar criando piratas e pistoleiros em um mundo medieval.

Lector escreveu:também é precipitado achar que o 3D&T alienou possíveis RPGistas "de carreira", que desistiram do RPG após + ou - umj ano de 3D&T. Nada garante que se essas pessoas tentassem jogar outros sistemas elas continuariam jogando continuamente. talvez alguns não jogassem mais do que 3 ou 4 sessões. talvez até menos

Se o cara simplesmente não vê mais graça nos jogos, ele deveria procurar outros sistemas, alguma coisa que dê suporte a algo mais próximo do que ele quer.
A pessoa está errada, mas a imagem que ela tem do RPG (e eu já vi isso de monte) é que é algo infantil, porque o sisteminha deu a ela essa impressão. Então, considerando que ele não incentiva o hobby além 3D&T, o sistema tem lá uma parcela de culpa sim.

3D&T funciona para one-shots não sérios.
Mais que isso, a imagem acaba ficando essa mesmo.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Kasuya em 07 Ago 2008, 01:41

Agora sim eu concordo. Um mínimo de maturidade que seria necessário para praticamente qualquer jogo, eu diria.

A diferença é que o RPG mexe diretamente com o psicológico da pessoa, coisa que um jogo como futebol ou banco imobiliário não faz. Você pode até se sentir com raiva ou frustrado por está perdendo, mas não passa muito disso. No RPG, se você não for maduro o suficiente, isso pode levar a ressentimentos pessoais contra certas pessoas. Por isso que o RPG necessita de mais maturidade que futebol, não que seja muito, mas o suficiente para você descobrir que ainda tem muita gente que não é madura o suficiente pra isso.

3D&T poderia fazer isso que faz o sistema Daemon e Storyteller, até mesmo GURPS, em mostrar que há outros materiais, no caso sempre para o mesmo sistema, que possam ser utilizados trantando de outros temas.

Mas não fez e não tem qualquer embasamento lógico para isso. Primeiro que TEORICAMENTE o sistema deveria ser genérico. Fosse isso, você poderia adaptar para qualquer tema, como por exemplo, um mais maduro, mas não pode. Então esse lado do jogo já vai por água abaixo. Segundo que o livro em si, bem como a revista não dava qualquer insentivo para mudar de sistema ou de tema, tanto que a revista era destinada praticamente a 3D&T, apesar de ser multisistema. Agora se você reclama para o Cassaro o que ele te diz? "Eu publico o que a maioria pede". Claro! Se a maioria dos comprantes da antiga DB só quer saber de 3D&T e de adaptações estranhas de animes (eu não sei enquanto a vocês, mas eu realmente não entendi qual foi a dele em adaptar Yugi-Oh, um CARD GAME, para 3D&T), fica difícil se focalizar em sistemas mais decentes.

Então, qual é o problema? É a revista que falava pouco de outra coisa? NÃO! Era o sistema que praticamente induzia os jogadores a ficar naquilo. Não sei se essa era a intensão do Cassaro, mas foi isso que ele conseguiu e, a julgar pelo ego dele, eu acreditaria que isso fosse intencional fácil fácil...

Até tentou fazer isso no começo com adaptações "Oficiais" de jogos das Capcom e de Mortal Kombat. Porém, as pessoas não iriam procurar os tais jogos "intelectuais", pois 3D&T é um sistema básico para Animes e jogos.

Isso nem de longe foi uma tentativa de resolver o problema. As a adaptações (muito mal ambientadas, diga-se de passagem) feitas por ele abrangia apenas um outro lado explorado pelos japoneses: games eletrônicos. Tecnicamente, Streeet Fighter não passa de um anime sem personagens com "olhões", visto que tem mais ou menos o mesmo estilo(além de ser produção japonesa). Já Megaman, é um exêmplo 100% anime, então não vamos discutir.

Mesmo assim, é bom que se diga, quem leu essas revistas(eu, por exemplo) fatalmente ficam insatisfeitos pois não dá quase nada de informação que algumas horas de jogo (que seriam mais divertidas) não resolvam, deixando a ambientação extremamente supérflua e até desestimulante.

Isso não quer dizer que quem joga a adaptação de Street Fighter Zero não vá procurar por Street Fighter Storyteller.

Não. Mas é mais fácil você tender a procurar outro tema num mesmo sistema que um outro sistema num mesmo tema. Seria bem mais interessante um jogador iniciante começar com Street Fighter: O Jogo de RPG para Storyteller e, ao procurar outras coisas para o mesmo sistema, ele se depararia com Vampiro, Lobisomem, Mago, etc, temas bem mais maduros e interessantes (não que sejam os temas definitivos e perfeito que todo mundo deveria jogar, mas é um começo bem mais promissor que 3D&T, você há de convir).

O sistema tem suas falhas e concordo com o argumento de vcs, o que quero dizer é que o sistema diverte, só isso.

Assim como qualquer outro sistema. Mesmo assim, se é o caso do típico sistema simples one-shot, existem outros sistemas simples, REALMENTE FUNCIONAIS e que divertem de forma bem mais eficaz, pois abrangem mais aspectos que "anime shounen" que não passa de um estilo de VÁRIOS outros no anime. Ou seja, nem na parte que o sistema realmente se propõe (animes e games, apesar de o Cassaro dizer que é genérico) ele consegue abranger tudo, pois só vai pro lado dos shounens e games que se encaixam mais no estilo que em qualquer outro.

todo jogo tem seus jogadores fiéis, que costumam não aceitar aprender outros sistemas.

Mas os outros sistemas não tentam te prender só naquilo, nesse "mundinho". Eles abrangem outros temas e outras possibilidades. Não chegam a falar que esse ou outro pode ser interessante de ser jogado também por motivos óbvios de concorrência, mas no resto, os sistemas em geral dão total apoio à variedade.

outra questão é que 3D&T tem um nível de complexidade bem menor que a maioria dos RPGs, então é até natural que exista essa resistência dos jogadores de 3D&T aos sistemas mais complexos.

Chama-se preguiça mental e isso não é uma vantagem e sim uma DESVANTAGEM. Cabe ao sistema combater isso e não insitá-lo com pouquíssimas informações de jogo(não de regras, mas de ambientação) e dizendo que isso é SUFICIENTE para se jogar, que é o caso do 3D&T.

também é precipitado achar que o 3D&T alienou possíveis RPGistas "de carreira", que desistiram do RPG após + ou - umj ano de 3D&T.

Você acha? Bem, se eu sou imposto a iniciar o RPG com ele, então temos um problema de opção aqui. Por que eu tenho que iniciar o RPG com 3D&T? Tá percebendo o grau de alienação que temos? Tinha uma época que se você dissesse que 3D&T não é o melhor sistema pra iniciar o RPG, você estava praticamente comentendo uma heresia e raios e trovões iriam cair sobre você num instante. E olha que interessante: até hoje isso persiste, apesar de ser com pouca intensidade.

Nada garante que se essas pessoas tentassem jogar outros sistemas elas continuariam jogando continuamente. talvez alguns não jogassem mais do que 3 ou 4 sessões. talvez até menos

Nada garante que elas também ao menos chegariam a GOSTAR de RPG na vida no entanto deu certo, em partes, pelo menos. Mesmo assim, mesmo que essas pessoas não fossem gostar de outros temas, mais errado é não dar suporte para que elas possam escolher, que foi exatamente o que o 3D&T fez.

temos poucos jogos que conseguem atingir de maneira eficiente o público nacional, tanto em termos de preço como em termos de complexidade (ou a falta dela), por isso eu apóio a iniciativa

Meu amigo, você já viu o preço do 4D&T? Não reparou que o valor vem crescendo desde antes? O primeiro manual 3D&T era um BRINDE DE REVISTA. Depois passou para R$ 10,00 , depois 15, depois quase 20. Com a fama de 3D&T é capaz que ele lance a 25!!! Isso não faz o menor sentido pois, numa gráfica, a impressão desse negócio sairia por menos da metade do preço original. Tá na cara que ele não tá preocupado com o nosso bolso, tá preocupado com o valor do jogo em relação aos demais. Ele não seria doido de vender a 50 reais se esse é o preço do nWoD básico.

Além disso, qualquer sistema que for amplamente divulgado como o 3D&T for vai conseguir essa meta de "atingir com eficiência o público nacional". Se esse fosse um sistema de "fundo de quintal", ele não seria mais do que isso, livrando-nos da dor de cabeça da imposição do nosso "querido" Cassaro.
Kasuya

AnteriorPróximo

Voltar para Outros Sistemas