Sabe o que eu acho? Não, mas não exige maturidade, enquanto alguns temas pesados sim.
Mas veja bem, eu digo que lidar com alguns temas é que exige certa maturidade, jogar RPG não.
É exatamente esse o ponto, desculpe-me se eu me expressei mal. Acontece, cara, que, tanto no RPG como em outros jogos, ocorre muita falta de maturidade por parte dos jogadores. Quantas brigas, por exemplo, você já viu por causa de futebol? (temos CRIMES por causa desse jogo que, a princípio, não requer quase nada de maturidade).
Agora, já que RPG é um jogo mais psicológico e intelectual que físico, vamos compara com o xadrez. Qualquer um pode aprender os movimentos das peças e sair "jogando"? Pode. Pode, mas não vai fazer mais do que isso: mover as peças do tabuleiro sem entender nada do que está acontecendo exceto quando o jogo chega ao fim e, advinhe só: ele perdeu. Se você não for maduro, vai se desiludir e se ressentir com o jogo e até com o adversário, caso ele seja do tipo fanfarrão: "Eu sou muito bom e você é um lixo!" (poucas pessoas se sentiriam bem ao ouvir essa depois de uma sessão de derrotas).
Então o que acontece? A pessoa vai se interessar, amadurecer, e, por que não dizer, até se dedicar ao jogo, vai evoluir seus conhecimentos, estudar a respeito etc...
No RPG é mais ou menos a mesma coisa. O jogador iniciante não vai perder, pois o jogo não tem fim, vitoriosos ou perdedores, mas não adianta nada ele apenas aprender a "pintar bolinhas" na ficha(o equivalente a mexer as peças no tabuleiro). A ficha, pouco significa pro jogo além de rolagens de dados. E rolagerns de dados não definem uma história de jogo, apenas definem os resultados aleatórios da história.
Então o que o iniciante vai precisar para jogar realmente RPG? Vai precisar primeiro de maturidade para entender que aquilo é só um jogo(e acredite, da mesma forma que um jogador perdedor de futebol dá uma entrada violenta no adversário, um jogador de RPG pode se ressentir porque achou injusto o mestre dizer que seu dinheiro foi roubado, mesmo isso servindo de gancho para a aventura que envolveria eles descobrindo uma nova rede de crimes na cidade ao seguirem os ladrões após horas de rastreamento), vai precisar de LEITURA para se ambientar na campanha, entender com mais detalhes o sistema(para não haver confusões durante o jogo) e entender até como funcionaria o personagem que ele tem em mente nisso tudo.
Aí é que está o ponto: o RPG, assim como todos os outros jogos, não precisa se moldar à maturidade do jogador iniciante em questão. O Xadrez é Xadres tanto pro Kasparov quanto para uma criança. Futebol é futebol tanto para o Pelé(onde a mídia diz que é o "rei do futebol") quanto para uma criança de 7 anos.
As pessoas é que se moldam à maturidade necessária do jogo. Como? Você não vai apresentar todas as teorias do Kasparov das aberturas e finais de jogo para uma criança de 7 anos e achar que ela vai entender perfeitamente quando ela ainda tem dificuldades em visualisar o movimento do cavalo, vai? Claro que não! Você vai apresentar os chamados pelo xadrez pedagógico de "jogos pré-enxadrísticos", todos visando algum conceito do jogo de Xadrez que, dessa forma gradual, vai ser facilmente assimilável pela criança no futuro. De outra forma, uma criança comum desistiria totalmente desiludida com o jogo.
No RPG, vale a mesma coisa. O correto seria mostrar jogos que encaminhem o jogador para o RPG propriamente dito no sistema que ele se interessar e, francamente, 3D&T NÃO faz isso, prova disso são seus fiéis jogadores que não mudam de sistema por nada.
Não tenho nada contra um jogo que se baseia em animes mas, primeiro, existem jogos muito melhores para isso(se fosse, por exemplo, GURPS SUPERS, o jogador iria acabar jogando outros aspéctos de GURPS, lendo outros temas e, aproveitando que o sistema é verdadeiramente genérico, iria ler temas mais cultos e interessantes até chegar ao patamar que praticamente todo jogador veterano que iniciou com GURPS). Segundo, 3D&T não é genérico e não mostra NENHUMA intenção em incitar o jogador a mudar de jogo ou de tema. Tudo que você procurar de 3D&T vai voltar ao mesmo ponto: animes ou algo com cara de anime.
Não estou dizendo que quem assiste anime é imaturo, estou dizendo que animes não são nem de longe bases racionais para formar uma pessoa madura. Ou seja, se uma pessoa tem como seu "mundinho" apenas esse tema, ela não necessariamente é imatura, mas, se você não apresenta simplesmente NADA para ela no que diz respeito a outros temas, ela está perdendo uma oportunidade de crerscer sua maturidade e cultura ou, se já é uma pessoa suficientemente culta e madura, ela estará perdendo a oportunidade de exercer isso, tirando parte da diversão do jogo.
E antes que me venham com a velha história do "se tá se divertindo, qual é o problema?", lembrem-se que a maioria dos jogadores cultos e maduros(especialmente os veteranos) dão maior preferência a sistemas que dão melhor apoio para esse lado, coisa que 3D&T não se encaixa.
Claro, se a pessoa se diverte com o estilo "anime exagerado" em um jogo de RPG, não há o menor problema, mas por que não dar a oportunidade da pessoa escolher outra coisa e jogar temas que talvez sejam mais interessantes? Esse é o ponto.
Cassaro, com sua imposição egocêntrica dos gostos DELE por anime , chama, com seu 3D&T, muitas pessoas que não estão interessadas em desfrutar mais do que isso e param por aí. Voltamos à questão do futebol e do xadrez. Você joga com um bom time onde todos jogam relativamente bem, você gostaria de jogar com um adversário totalmente perna de pau e não ter esforço nenhum de jogar? Você conhece o mínimo de teoria do xadrez, conhecendo uma ou duas abertura com poucas variações e apenas finais básicos, você gostaria de jogar com alguém que mal sabe mexer as peças? Ninguém acha divertido jogar um jogo que exige alguma coisa além da sorte para os jogadores e não ter qualquer sacrifício para ganhar. O adjetivo para isso é "monotonia".
Por isso que eu disse que as pessoas precisam de uma certa quantidade de maturidade e nível cultural para jogar RPG. Não é só chegar e pintar bolinhas poderosas que você vai garantir um jogo fabuloso. É preciso mais do que isso e a leitura é indispensável. Não estou dizendo que devemos selecionar jogadores entre os mais cultos e maduros, estou dizendo que essa cultura e maturidade podem ser lapidadas. Como se faz isso?
Apresentando primeirto um sistema simples(ou versão simplificada de um) que chame a atenção dos jogadores, geralmente, usando um tema de seu agrado. Estando ele interessando, você acrescenta dicas, indica livros etc... O jogador, interessado pelo sistema, vai procurar outras coisas, atualizações, novas regras, suplementos e, finalmente, o jogador vai se deparar com outros temas com que ele possa jogar, geralmente mais maduros, ou até mesmo se deparar com o MESMO tema, mais com uma visão mais aprofundada, mais madura. Isso vai garantir uma experiência cada vez mais enriquecedora no que se diz respeito ao RPG e, afinal, não é isso que queremos?
Aí é que está: o 3D&T NÃO suprime essa necessidade. O melhor que nós poderiamos fazer é criar versões "Light" de outros sistemas justamente para usar de atrativo. O jogador vai se interessar e vai querer mais, e vai se deparar com várias outras coisas.
Acho que essa é a questão que foi colocada. E no momento em que 3D&T se propos a ser um sistema de rpg genérico, ele teoricamente permitiria seu uso tanto para jogar no cenário de "Cavaleiros do Zodiaco" quanto no de "KULT" nas suas regras.
Falou tudo! O RPG em si exige um mínimo de maturidade: aquela para saber que isso é só um jogo e que nada do exterior deve afetá-lo(e vice-versa). No entanto, conforme vamos mudando de tema, a maturidade é exigida com mais ou menos intensidade. É aí que vamos entrar na questão da leitura, o que fatalmente vai nos levar a pessoas mais cultas e maduras. Aliás, se cultura não fosse uma das propostas do RPG não tinhamos vários mestrados sobre RPG e Pedagogia, seja em aplicações práticas (usar o RPG para ensinar qualquer coisa), seja em aplicações diretas (quem gosta muito de RPG tende a ler mais e, fatalmente, ser mais culto).
Bem, no mais, espero que eu tenha me feito entender melhor.^^