Pra que sistema mais bem estruturado se o grupo se diverte? Admitir o que se a base de jogo do 3D&T é suficiente para aquilo que ele propõe?
O 3d&t era vendido como um sistema completamente genérico e que teoricamente podia ser usado para qualquer ambientação.
Isso é verdadeiro? Não, claro que não. Qualquer um que olhar para a mecânica do sistema percebe que ele é um sistema simplista, que tem o mínimo de fatores a serem escolhidos pelos jogadores de forma a manter a ficha e a mecânica simples, focado em jogos cinematográficos e irreais.
Ter como foco jogos cinematográficos ou irreais não é problemático, vários sistemas são focados nisso. Mas alegar que é supostamente genérico e válido para qualquer tipo de cenário É problemático.
Da mesma forma, o excesso de simplicidade tende a gerar uma série de problemas mecânicos, como a tendência a gerar fichas de jogadores que são mecanicamente muito parecidas. Isso evoluiu um pouco nas últimas edições, mas existe ainda a tendência das fichas de personagens acabarem se tornando parecidas. Esse era um problema que o Ad&d core também sofria, os personagens costumavam ficar muito parecidos mecanicamente.
Outro problema é que o pouco desenvolvimento da mecânica de forma a manter o sistema simples tende a criar a necessidade de uma grande quantidade de house rules do Mestre, pois sua mecânica não foi desenvolvida de forma a atender uma quantidade ampla de situações. Não é simplesmente a necessidade da criação de regras para casos isolados, mas para coisas básicas de forma a melhor representar os diferentes cenários a serem utilizados.
Comparando com Gurps, para melhor explicar. Gurps possui uma grande quantidade de suplementos para permitir a adaptação de diversos cenários, o que o torna amplo e mais genérico. Você encontra regras para tratar desde viagem no tempo até como domar animais. 3d&t se propõe a ser igualmente genérico, na mesma proporção que Gurps, mas para jogar na maioria das ambientações possíveis seria necessário um trabalho de desenvolvimento de regras pelo Mestre muito maior que Gurps. O que demonstra como 3d&t é falho, mecanicamente, na sua tentativa de ser genérico.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]