Call of Cthulhu RPG

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Call of Cthulhu RPG

Mensagempor Lpgiehl em 02 Abr 2008, 23:43

Lendo e relendo o tópico de "Outros Sistemas" percebi que um dos RPG mais antigos e clássicos de todos os tempos não está presente.

Bom, como se trata de meu RPG favorito (basta olhar meu avatar) achei que seria o caso de abrir um tópico para que veteranos conhecedores dos mitos e novos jogadores interessados em perder seus primeiros pontos de sanidade possam trocar idéias e conhecer um pouco mais desse jogo genial.

Call of Cthulhu (pronuncia-se KU-FÚ-LOO) não é muito conhecido em Terras Brasiliis. Ele jamais teve uma versão em português apesar de ser traduzido em mais de 15 idiomas com muito sucesso por onde passa e contando com um público devotado. Recentemente, a Devir prometeu corrigir esse absurdo e uma tradução está sendo feita para ser lançado ainda esse ano. Vamos esperar... e torcer.

Enquanto isso que tal saber do que estou falando?

Ah sim, antes de começar gostaria de pedir licença ao usuário Silva que teve uma excelente idéia formatando a apresentação do RPG Pendragon dessa maneira. Espero que não se importe com essa pequena apropriação. :roll:

O que é?

Call of Cthulhu (CoC) é um RPG inspirado nos contos do escritor americano H.P Lovecraft. Você pode jamais ter ouvido falar dele, mas Lovecraft foi um dos mais importantes autores do gênero terror e ficção fantástica de todos os tempos. Cultuado, estudado, copiado, porém jamais igualado. Lovecraft escreveu compulsivamente ao longo de sua curta vida e suas estórias hoje possuem inúmeros fãs.

Ele foi o criador dos Mitos de Cthulhu, uma coleção de seres incrivelmente poderosos e malignos capazes de destruir a humanidade em um piscar de olhos. Tais entidades alienígenas para nossos padrões vieram de outras realidades, dimensões, sistemas e no passado andaram livremente pela Terra, sendo cultuados como deuses pelos homens primitivos. Por milênios eles construíram enormes cidades, deixaram um conhecimento profano e guerrearam entre si... então veio o esquecimento. Alguma força cósmica obrigou os antigos a buscar refúgio nas regiões mais remotas do planeta. Lugares em que eles poderiam dormir até que o tempo de despertar chegasse e eles pudessem uma vez mais andar livremente.

Apenas quando as estrelas no firmamento estiverem em uma posição correta eles poderão deixar suas prisões ancestrais e nesse momento a humanidade será riscada da existência.

Call of Cthulhu é um RPG que apresenta uma realidade terrível. A constatação de que não estamos sozinhos e que coisas terríveis estão entre nós prestes a despertar. No papel de pessoas comuns que cruzam com essa verdade, os jogadores tentam enfrentar esse mal ancestral e seus asseclas (cultos malignos, criaturas das trevas, bruxos e feiticeiros) que pretendem usar os mitos em causa própria. O jogo permite que as aventuras ocorram em três diferentes épocas: No final do século XIX, nos loucos anos 20 (o cenário mais clássico de CoC) e nos dias atuais. Em comum o fato de que a influência pérfida dos mitos sempre está entre nós, o que inclui cultos e pessoas determinadas a despertar os antigos.

Como funciona?

CoC possui um dos sistemas mais simples já criados. Ele usa um sistema de porcentagens para habilidades que é pré-definido por um conjunto de atributos.

Para testar as habilidades os jogadores rolam dois dados de 10 lados e buscam um resultado menor do que aquele anotado em suas fichas. Se o número for menor ou igual, ele obtém um sucesso. Um número mais alto é uma falha. Há regras especiais, contudo esse é o princípio noteador do jogo e a forma como ele se resolve tanto para testes convencionais como dirigir um carro, quanto para decidir os rumos de um combate usando-se uma metralhadora Thompson.

Um elemento torna CoC um jogo único: seu risco. Os personagens de CoC enfrentam um perigo claro e esmagador a cada encontro. Os investigadores de CoC são pessoas comuns, muitas vezes despreparadas para enfrentar a ameaça implacável dos mitos. Lutar contra o mais simplório servo dos mitos é um desafio, o mesmo valendo para os cultistas e devotos dessas aberrações. Um investigador de CoC sabe quando fugir, sabe quando procurar ajuda e sabe que está sozinho enfrentando um inimigo quase invencível. Longe disso tornar o jogo desinteressante, é justamente essa luta contra um rival muito superior que concede um charme ao jogo e faz de cada sessão uma roadda de Roleta Russa. Cada passo deve ser dado com cuidado, pois nunca se sabe o que espera um investigador dos Mitos.

Não bastasse a ameaça física, Cthulhu impõe outro obstáculo aos seus personagens. A sanidade. Entrar em contato com o mal dos Mitos pode ser uma experiência traumática. A mera visão desses seres de incrível maldade e é o bastante para levar um homem resoluto a encarar o abismo da loucura. Os investigadores de Cthulhu aos poucos enfrentam uma espiral de insanidade a medida que sua própria razão vai se deteriorando e perturbações mentais surgem. O sistema de sanidade de Cthulhu permite que os jogadores interpretem a queda e a gradual loucura que devora a mente de seus personagens.

Como são as aventuras?

Call of Cthulhu é um jogo investigativo.

Em geral as aventuras giram em torno de um mistério, um segredo ou um acontecimento inexplicável que precisa ser resolvido. Tal mistério levará a uma revelação terrível e ao confronto com as forças dos mitos. Confronto este que marcará os personagens para sempre.

Esses mistérios em geral são pontuados por um clima de sobrenatural, de horror e de surrealismo. Cultos malignos agem nas sombras sequestrando inocentes sacrificados em altares profanos, seres de outras realidades são invocados e fogem do controle, cidades perdidas são encontradas por arqueólogos que descobrem artefatos antigos ligados aos mitos. Gangsters fazem pactos com seres monstruosos, livros malignos caem em mãos erradas e a proximidade do alinhamento fatal ameaça colocar a humanidade em cheque. As oportunidades para aventuras e personagens são inesgotáveis.

Um dos elementos mais interessantes do jogo é poder construir um personagem que vive em uma outra época e interpretar seu modo de vida até o momento em que ela é alterada pelo mistério que ele irá investigar. Muito além das perícias de combate os jogadores devem aprender a usar seus conhecimentos para resolver um caso. Um professor com informações em arqueologia pode ser muito mais importante em uma investigação e encontrar pistas vitais que um soldado veterano da Grande Guerra não descobriria. Em Cthulhu, mesmo o personagem mais mortífero em combate não está apto a enfrentar um horror dos mitos. Inventividade, criatividade e esperteza são as armas para os investigadores que desejam triunfar nesse perigoso mundo.

Por que eu deveria jogar isso?

Cthulhu é um dos RPG mais queridos e conhecidos entre veteranos. Trata-se de um jogo que está em sua 6a Edição e que é vendido desde 1975. Ele recebeu inúmeros prêmios e elogios ao longo de sua existência.

Mas ok, se nada disso serviu para convencer, acredite em mim: TRATA-SE DE UM GRANDE JOGO!

Extrememaente divertido e com uma temática inteligente capaz de surpreender os jogadores mais veteranos com cenários fora do comum e reviravoltas. Para quem procura um jogo de Horror adulto, Cthulhu é uma das melhores opções para proporcionar aventuras intrincadas e memoráveis.

Bom, aí está uma pequena apresentação de Call of Cthulhu. Com o tópico aberto podemos conversar mais a respeito do jogo.
"In dreams and visions lie the greatest creations of man, for on them rests no sign of line or hue".

"Uma das maiores bençãos do mundo, creio eu, é a incapacidade que tem a mente humana de correlacionar todos os seus conhecimentos. (...) algum dia, nosso conhecimento há de descortinar panoramas tão terríveis da realidade, e de nossa pavorosa posição nela, que ou a revelação nos enlouquecerá ou fugiremos da luz fatal para a paz e a segurança de uma nova Idade das Trevas".
Avatar do usuário
Lpgiehl
 
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Mar 2008, 19:34
Localização: Rio de Janeiro

Call of Cthulhu RPG

Mensagempor FreeSample em 03 Abr 2008, 11:43

SPOILER: EXIBIR
Imagem

:b

Mas verdade seja dita, é um rpg muito falado e, ao menos pra mim, muito interessante. excelente apresentação, LPGiehl!
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

Call of Cthulhu RPG

Mensagempor Khelben Arunsun em 03 Abr 2008, 11:55

Já joguei uma sessão de Cthulhu há idos anos atrás com o Mílvio narrando (sério, ter dois conhecidos na "trupe" de rpgistas com o apelido "Cthulhu" é algo de dar medo).

Por ocaso do destino, meu personagem foi o que mais permaneceu "são". O sistema das regras é coeso e coerente, e a ambientação, nem posso falar nada. :victory:

A cor que caiu do céu foi o primeiro texto de horror (entre contos e livros) que me deixou profundamente assustado, realmente aterrorizado.

Pena que meu livro foi "emprestado", e nunca mais o vi de volta (junto com uma coletânea do Poe e o Cruzando o Limiar da Esperança, do João Paulo II).
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Avatar do usuário
Khelben Arunsun
 
Mensagens: 796
Registrado em: 02 Dez 2007, 19:01

Call of Cthulhu RPG

Mensagempor Aluriel de Laurants em 04 Abr 2008, 23:30

Joguei um pouco também, mas eu perdia sanidade que nem virgens perdem sangue em filmes Slasher, o mais curioso é que o cara mais próximo da loucura na mesa, foi o que mais conseguiu manter a sanidade.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Call of Cthulhu RPG

Mensagempor Wykthor em 05 Abr 2008, 13:01

A cor que caiu do céu foi o primeiro texto de horror (entre contos e livros) que me deixou profundamente assustado, realmente aterrorizado.


Excelente conto. Junto com O Caso de Charles Dexter Ward e especialmente, Uma sombra fora do Tempo, formam a minha trindade não-euclideana das estórias de Mythos :banger:

PS a algum Admin que esteja lendo: Que Tal um emoticon do Cthulhu ?
Victor Caminha

Co-autor de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Bestiário: Sentinela Nacarita, Druhak, Centauro da Lua Nova (Lápito), Kurapsu
Avatar do usuário
Wykthor
 
Mensagens: 419
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:38

Call of Cthulhu RPG

Mensagempor Aluriel de Laurants em 06 Abr 2008, 22:01

Que Tal um emoticon do Cthulhu ?


Eu apoio o emoticon do Cthullu, acho que já está na hora depois de tantas referencias no fórum, esse emoticon viria bem.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Call of Cthulhu RPG

Mensagempor guca0 em 09 Abr 2008, 18:18

Que Tal um emoticon do Cthulhu ?

Imagem
Esse?
Ou esse:
Imagem
ou té esse Imagem
ou esse:Imagem
Avatar do usuário
guca0
 
Mensagens: 1243
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:53
Localização: Interwebs.

Call of Cthulhu RPG

Mensagempor Khelben Arunsun em 09 Abr 2008, 18:35

Todos! :twisted:
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Avatar do usuário
Khelben Arunsun
 
Mensagens: 796
Registrado em: 02 Dez 2007, 19:01

Call of Cthulhu RPG

Mensagempor guca0 em 09 Abr 2008, 19:05

Chama o ELTOR!!
Avatar do usuário
guca0
 
Mensagens: 1243
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:53
Localização: Interwebs.

Call of Cthulhu RPG

Mensagempor juma em 10 Abr 2008, 02:14

Uma dúvida: a última edição de CoC é D20 ou também teve uma versão com o sistema original?
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

Call of Cthulhu RPG

Mensagempor AKImeru em 10 Abr 2008, 02:19

Lpgiehl: Eu estou morrendo de curiosidade para saber o que você acha de Cthullutech.


Cthullu e robos gigantes...Encaixam afinal?
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Call of Cthulhu RPG

Mensagempor fox.tiu em 11 Abr 2008, 16:34

Cthulhu

Permita-me participar da discussão. Nunca tive oportunidade de manifestar publicamente minha admiração pela obra H.P. Lovecraft e as suas diversas leituras e releituras. Quando eu li pela primeira vez Nas Montanhas da Loucura, descobri meu autor favorito. Duas características primordiais para o bom entendimento da obra do sujeito são: seu tema e sua técnica narrativa. O tema eu acredito que o criador do post pincelou as principais características, portanto vamos a analise da narrativa.

Call of Cthulhu é o exemplo maravilhoso de como o rollingplay desaparece perante a apropriação do roleplay da técnica narrativa de Lovecraft.

Rollingplay e Rolelplay são conceitos que uso muito para definir RPG: sistema e interpretação respectivamente. O rollingplay tem seus devotos (eu particularmente), principalmente entre os jogadores de MMRPG e cenários que evidenciam o combate, como d&d (eu particularmente). O aprimoramento do sistema através de regras adicionais de combate, talentos, itens, magia, etc, são as meninas dos olhos de todo rollingplayer, cujo entretenimento passa principalmente por ver seu personagem evoluir até o estado de semi-divindade, através da mais sórdida criação de combos possíveis e imagináveis! O sistema em si dificilmente pode ser modificado drasticamente ao bel-prazer do jogador, e a matemática é falha, pois nos gera certa rejeição quando contrapomo-la à magnitude do cenário. O que é uma espada +5, ou uma criatura 4/4, ou 17 pontos de vida? Isso sozinho não gera RPG e sim wargames, como Magic, Hero Quest, Xadrez, batalha naval, Street Fighter, etc.

Por outro lado temos a narração e interpretação. Não preciso me alongar sobre o tema, apenas gostaria de pontuar que assim como os escritores possuem tipos de narrativas diferentes, existem tipos de interpretações diferentes. Quem leu Lovecraft sabe do seu potencial de fazer o leitor ‘encarnar’ seu personagem. De sua literatura, o RPG herdou o tema e uma maneira muito peculiar de se interpretar. É simplesmente fantástico o resultado quando se faz uma mestragem utilizando-se do modo como ele escreve, abusando de adjetivos e palavras pouco usuais.
Experimente ler ‘um sussurro nas trevas’ antes de jogar ou mestrar qualquer coisa.
Magic desde 1997
D&D desde 1998
NWN desde que existe

Te amo Wizards!
Avatar do usuário
fox.tiu
 
Mensagens: 10
Registrado em: 11 Abr 2008, 09:28
Localização: Campinas - SP

Call of Cthulhu RPG

Mensagempor Aluriel de Laurants em 13 Abr 2008, 01:29

Gução, esse primeiro é o melhor Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Call of Cthulhu RPG

Mensagempor Lpgiehl em 13 Abr 2008, 12:46

Vou comentar sobre os comentários alheios. :cool:

Que Tal um emoticon do Cthulhu ?

Ah sim, nada como um Great Old One para salientar uma frase ou comentário.

Uma dúvida: a última edição de CoC é D20 ou também teve uma versão com o sistema original?

CoC, sistema clássico está em sua 6a edição. Houve uma edição 5.5 também, que guarda poucas diferenças em relação à 6a. Até a capa é a mesma, se não me engano saiu um pouco depois do Cthulhu D20. A versão D20, se concentra nas regras do D20 3ed e foi escrita por Monte Cook entre outros. Não tenho esse livro, mas ele recebeu prêmios e é muito elogiado.

Eu estou morrendo de curiosidade para saber o que você acha de Cthullutech.
Cthullu e robos gigantes...Encaixam afinal?

É a tal coisa...

Cthulhu e a obra de Lovecraft se apóia em uma premissa de que "os antigos foram, os antigos são e os antigos serão..." ou seja: No passado, no presente e no futuro, a única certeza é a presença dos antigos. A humanidade surgiu e desaparecerá muito antes deles, o que nos faz acreditar que eles estarão em todos os estágios do desenvolvimento humano até o seu fim (como agente direto ou não).

Quando o primeiro homem riscava as paredes de uma caverna , possivelmente os rabiscos poderiam se referir a uma entidade incompreensivel dos mitos. Quando os homens conquistarem as estrelas e chegarem a um planeta desolado, é possível encontrar vestígios do mesmo Great Old One. Ou seja, eles estão conosco ontem, agora e sempre.

Cthulhu desse modo permite transferir a ação a uma infindável variedade de épocas. Passando pela Antiguidade, Roma, Idade das Trevas (Cthulhu Dark Ages), Cruzadas, Renascimento, Era Victoriana, Década de 20, atual e Futuro...

O futuro foi anteriormente explorado por CthulhuPunk (a fusão de CyberPunk e CoC). Esse Cthulhutech vai pelo mesmo caminho... o que seria um futuro onde hard tech convive com horrores primais? Até que ponto a tecnologia pode confrontar os mitos? Até que ponto a evolução da humanidade pode proteger o homem de certas revelações? Essas questões podem dar um jogo bem interessante nas mãos de um bom mestre. Por outro lado pode resultar em aventuras fugindo do contexto de terror e descambar facilmente para o pastiche "seriado japonês". Onde robos gigantes enfrentam um monstro gosmento nas ruínas de uma metrópole.

Pessoalmente, eu não gosto muito, ao meu ver não combina muito. :sobrancelha: Um amigo disse que comprou o livro e também não gostou do que leu. Eu não troco minha lanterna e shotgun e o clima de investigação por mísseis, mechas e clima battletech. Mas cada um na sua, gosto é gosto...

Call of Cthulhu é o exemplo maravilhoso de como o rollingplay desaparece perante a apropriação do roleplay da técnica narrativa de Lovecraft.

Essa noção é bastante interessante.

É simplesmente fantástico o resultado quando se faz uma mestragem utilizando-se do modo como ele escreve, abusando de adjetivos e palavras pouco usuais.

Detalhes, detalhes e mais detalhes... uma aventura de CoC no meu entender se equilibra sobre uma montanha de detalhismo e narrativa rebuscada. Por sinal, adoro a lista de ajetivos e palavras que vem na 4a edição de CoC Básico. Tenho uma xerox delas no meu screen e sempre que preciso recorrer a algum termo mais evocativo procuro ali e encontro algo como "Estígio", "Fungóide", "Blásfemo", "Bulboso" ou "Sepulcral".

Um dia ainda vou tentar mestrar uma aventura inteira em narrativa lovecraftiana.

Experimente ler ‘um sussurro nas trevas’ antes de jogar ou mestrar qualquer coisa.

Eu gosto de ler um trecho em especial de "A cor que caiu do Céu" para me familiarizar com a narrativa antes de começar a aventura. "Montanhas da Loucura" também ajuda bastante.
"In dreams and visions lie the greatest creations of man, for on them rests no sign of line or hue".

"Uma das maiores bençãos do mundo, creio eu, é a incapacidade que tem a mente humana de correlacionar todos os seus conhecimentos. (...) algum dia, nosso conhecimento há de descortinar panoramas tão terríveis da realidade, e de nossa pavorosa posição nela, que ou a revelação nos enlouquecerá ou fugiremos da luz fatal para a paz e a segurança de uma nova Idade das Trevas".
Avatar do usuário
Lpgiehl
 
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Mar 2008, 19:34
Localização: Rio de Janeiro

Call of Cthulhu RPG

Mensagempor Armitage em 13 Abr 2008, 15:19

Cthullu e robos gigantes...Encaixam afinal?

NÃO. A partir do momento que se "cataloga" os Antigos, dissecando suas capacidades em Stats, Atributes, Hit Points, etc. a fim de estabelecer um parâmetro de competição para com os jogadores, você matou os mitos. Aliás, matou não só os "Mythos", como qualquer mito em seu significado original.

Não se lida com o mito através de Canhões de Prótons e "Evangelions" de 50 metros - mas sim interagindo com o simbolismo que este carrega.

- - -


Essa é, aliás, uma das minhas maiores críticas ao mainstream da fantasia medieval - "quantificar" as capacidades de seres mitológicos, servindo de bucha para heróis em pura violência física.

Algo que pode ajudar é: Olhar para a forma como o genero de horror trata os monstros, e então portar isso para a fantasia medieval.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Próximo

Voltar para Outros Sistemas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron