CROL - Criação de um sistema

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Mensagempor pita em 16 Jan 2008, 13:23

Inicio aqui minha jornada para a criação de um novo sistema que dê para jogar em qualquer epoca/ambiente e que não seja muito complicado.

Minha idéia é um sistema onde a pessoa recebe uma determinada quantidade de pontos e usar esses pontos para "comprar" suas características, parecido com GURPS, mas não tão complexo. Outra coisa que eu procuro fazer é ter alguma coisa parecida com a CA do AD&D, assim não tem rolagem de esquiva, menos rolagem de dados e coisas resolvidas mais rapidamente. Outra coisa que procuro é um sistema de dano parecido com 3D&T, etc. Resumindo, um mix geral :D

Mas vamos parar de escrever e vamos lá:

ATRIBUTOS

-ATRIBUTOS BÁSICOS
Os atributos básicos do sistema são muito simples, eu tentei agrupar o que via nos outros sistemas por afinidade e deu 4 areas - Porte, Destreza, Mente e Influência. Abaixo vai uma rápida descrição dos atributos básicos:

Porte(POR) - É a fusão de força e constituição. O Porte é responsãvel por toda parte física do indivíduo e afeta coisas como força, vida, etc

Destreza(DES) - É a fusão da destreza com a agilidade. A Destreza é responsável pela coordenação, destreza manual, esquiva, etc

Mente(MEN) - É a fusão de inteligência e sabedoria. A Mente é responsável por coisas como memória, calculos rápidos, sanidade, etc

Influência(INFL) - É a fusão do Carisma e Percepção. A Influência é responsável por determinar como a pessoa influência o mundo à sua volta e como o mundo influência a pessoa.

Os atributos básicos variam entre 0 e 15, onde 4 seria o atributo médio de uma pessoa normal, 7 seria o limite de um atributo para um ser humano, e atributos maiores que isso seriam superseres(depende da aprovação do mestre).

O custo dos atributos seria assim: cada atributo custa 4 pontos cada. Por exemplo, alguém para ter um atributo 4 gastaria 16 pontos(4x4), uma pessoa para ter atributo 6 gastaria 24 pontos(6x4), uma pessoa para ter um atributo 10 gastaria 40 pontos(10x4), já um ser para ter um atributo 15 gastaria 60 pontos(15x4)

-ATRIBUTOS SECUNDÁRIOS
Além dos atributos básicos, existem ainda 4 atributos secundários e seus valores dependem basicamente dos valores dos atributos básicos. Os atributos secundários são:

Vida(Vid): como o próprio nome diz, é a vida do personagem. Seu valor é Porte x 5, por exemplo, uma pessoa com Porte 4 teria 20 pontos de vida(4x5). Quando a vida chegar a zero o personagem morre(ou cai inconciente dependendo do mestre)

Fadiga(Fad): É a "energia" do personagem, sempre que fizer alguma ação que gere cansasso excessivo, magia, etc, gasta-se fadiga. O valor inicial da fadiga é Porte+Mente. Quando a fadiga chega a zero, o personagem cai inconsiente fadigado.

Sanidade(San): É a saúde mental do personagem. Sempre que o personagem vê alguma coisa horripilante, medonha, etc, gasta-se a Sanidade. O valor inicial da Sanidade é igual a Mente+Influência. Quando a sanidade chegar a zero a pessoa fica completamente louca, maluca, lelé. PS.: A sanidade é uma forma que estou pensando para implementar aventuras de terror/horror/suspense/etc. A coisa toda ainda está se formando, muita coisa pode mudar, façam suas sugestões.

Dano Básico(Dan): O dano básico é igual ao seu Porte e representa o quanto de dano(d6) você pode causar em uma luta desarmada, usando apenas socos e chutes. Note que o dano é o mesmo, independente de estar utilizando pés ou mãos. Se você estiver utilisando alguma arma, a mesma irá oferecer algum bonus no seu dano.

Tirando o Dano Básico, podemos resumir assim: enquanto os atributos básicos são utilizados como base para gerar as ações, os atributos secundários são afetados pelas ações, um ataque sofrido diminui sua vida, soltar uma magia diminui sua fadiga, etc. Os atributos secundários basicamente são os pontos que vão sendo subtraídos pelo efeitos de ações e que podem ser recuperados com tratamento e/ou descanso apropriado

DEFESAS
O conceito das defesa é parecido com o CA do Ad&d, ou seja, é a soma de tudo que ajuda a evitar o ataque(físico ou mental). Existem 2 tipos de defesas:

Defesa Física(DF): A Defesa Física serve para evitar investidas físicas, como ataques de espadas, arcos, magicas de projéteis, etc. É a soma da destreza com as defesas oferecidas por armaduras, escudos, etc. Sua Defesa Física é somada no resultado dos dados antes de comparar com o talento do atacante, dificultando que você seja atingido.

Defesa Mental(DM): A Defesa Mental serve para resistir contras ataques que afetem a mente e o raciocínio do personagem. É a soma da Mente com sua força de vontade e outras proteções mentais que o personagem tenha. Sua Defesa mental é somada no resultado dos dados antes de comparar com o talento do atacante, dificultando que você seja afetado.

Armadura(Arm): A Armadura serve para reduzir o dano básico gerado pelo ataque, caso o mesmo acerte. A Armadura do personagem é seu Porte dividido por 2 mais as resistencias das proteções que o personagem usar. Vamos supor que um ataque de 4d6 acerte o personagem e o personagem possua Armadura 2, ele irá sofrer apenas 2d6 de dano. É muito similar com 3D&T, a unica diferença é que ao invés de ter 2 rolagens de dados(rolagem de dano - rolagem de armadura), aqui já diminui a armadura do dano básico e rola dos dados apenas 1 vez para agilizar o sistema e não perder tempo com muita rolagem de dados

TALENTOS
Os Talentos são uma lista do que o personagem sabe fazer, parecida com a lista do Ad&d, só que beeeeem mais compacta.
Cada talento possui um atributo base, por exemplo: Punga tem como base a Destreza, Lábia tem como base a Influência, Primeiros socorros tem como base a Mente e assim por diante.
O valor do Talento é 2 vezes o atributo base + os pontos que foram gastos para aprimorar o talento.
Para saber se conseguiu realizar determinada ação rola-se 1d20 e precisa tirar um resultado menor ou igual ao talento em questão, sempre levando em conta a defesa do alvo

Segue uma lista dos talentos e o seu atributo base:
-TALENTOS DIVERSOS:
Acrobacia/Natação[DES]
Abrir Fechadura/Arrombamento[DES]
Cavalgar[DES]
Camuflagem/Ocultamento[INFL]
Condução:[DES] (precisa especificar um tipo)
Condução:[DES] (precisa especificar um tipo)
Conhecimento:[MEN] (precisa especificar um tipo)
Conhecimento:[MEN] (precisa especificar um tipo)
Criar/Desarmar Armadilhas[DES]
Detecção/Percepção[INFL]
Disfarce[MEN]
Dissimulação/Lábia[INFL]
Escalada[DES]
Falsificação[MEN]
Fuga[DES]
Furtividade[DES]
Interraogatório/Intimidação[INFL]
Investigação[MEN]
Op. Comput/Equip. Eletrônicos[MEN]
Primeiros Socorros[MEN]
Profissão:[MEN] (precisa especificar um tipo)
Profissão:[MEN] (precisa especificar um tipo)
Presdigitação/Punga[DES]
Rastreamento/Sombra[INFL]
Sobrevivência:[MEN] (precisa especificar um tipo)
Sobrevivência:[MEN] (precisa especificar um tipo)
Trato com animais[INFL]

-TALENTOS DE COMBATE
Arco e flecha/Besta[DES]
Armas-1M:[DES] (precisa especificar um tipo)
Armas-1M:[DES] (precisa especificar um tipo)
Armas-2M:[DES] (precisa especificar um tipo)
Armas-2M:[DES] (precisa especificar um tipo)
Armas-Feixe:[DES] (precisa especificar um tipo)
Armas-Feixe:[DES] (precisa especificar um tipo)
Armas-Fogo:[DES] (precisa especificar um tipo)
Armas-Fogo:[DES] (precisa especificar um tipo)
Escudo[DES]
Faca[DES]
Luta desarmada[DES]

PS.: Essa lista ainda é passivel de ser mudada, eu estou verificando se falta alguma coisa importante ou se dá para juntar mais alguma coisa
PS2.: Ainda existirão os "Talentos Especiais" que são talentos utilizados para usar determinados Poderes(mais para frente falo dos poderes)

Exemplo de um ataque
Com o que falei até agora acho já podemos imaginar uma situação de combate, vamos supor a seguinte situação (entre parenteses estão as contas para chegar nos respectivos valores):

LUTADOR A(Parte da planilha que nos interessa nesse momento)
Atributos: Porte=4, Destreza=5, Dano Basico=4d6(igual ao porte)
Defesas: Defesa Física=5(igual à destresa), Armadura=2(Porte/2)
Talentos: Luta desarmada=13(Destreza*2 + 3 pontos gastos nesse talento)

LUTADOR B(Parte da planilha que nos interessa nesse momento)
Atributos: Porte=6, Destreza=3, Dano Basico=6d6(igual ao porte)
Defesas: Defesa Física=3(igual à destresa), Armadura=3(Porte/2)
Talentos: Luta desarmada=10(Destreza*2 + 4 pontos gastos nesse talento)

O lutador A, por ter maior destreza começa atacando, para saber se ele acertou o ataque, rola-se 1d20 e somamos a defesa do Lut.B, vamos supor que a rolagem do 1d20 deu 9, somando a defesa do Lut.B temos 12(9+3), como 12 é menor ou igual a 13(talento do Lut.A) então o golpe acertou. O ataque do lutador A irá causar 1d6 de dano(Dano Lut.A menos Armadura Lut.B(4-3)).

Agora é a vez do lutador B atacar, para saber se ele acertou o ataque, rola-se 1d20 e somamos a defesa do Lut.A, vamos supor que a rolagem do 1d20 deu 5, somando a defesa do Lut.A temos 10(5+5), como 10 é menor ou igual a 10(talento do Lut.B) então o golpe acertou. O ataque o lutador do lutador B irá causar 4d6 de dano(Dano Lut.B menos Armadura Lut.A(6-2)).

Novamente é a vez do lutador A atacar, para saber se ele acertou o ataque, rola-se 1d20 e somamos a defesa do Lut.B, vamos supor que a rolagem do 1d20 deu 11, somando a defesa do Lut.B temos 14(11+3), como 14 é maior que 13(talento do Lut.A) então o golpe errou e nem causou dano.

A luta segue assim até que um dos lutadores caia

PS.: A medida que estou fazendo esses esboços de idéias, estou criando uma planilha no excel para criação do personagem(olha minha assinatura), então não precisa se preocupar com essas continhas porque a planilha já faz todas elas, nesse exemplo a planilha já dá o valor final do talento, daí basta apenas diminuir a defesa do adversário para saber contra qual número tem que rolar o dado.
CROL - Conjunto de Regras On-Line
Blog Oficial: http://www.crolrpg.blogspot.com/
Topico Oficial: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=16&t=1378
Planilha v1: http://rapidshare.com/files/84291372/Crol_Planilha_v1.xls.html
Participe você também desta criação
pita

Mensagempor pita em 21 Jan 2008, 09:06

Surgiu algumas dúvidas de como desenrola a luta, então alterei no primeiro tópico a parte do combate, explicando melhor.

Agora me surgiu uma alteração que na minha opinião vai facilitar as coisas, tanto para jogadores quanto para os mestres: Ao invés de subtrair do talento do atacante a defesa do atacado, alterar e somar a defesa do atacado no valor da rolagem de dados e o resultado ser menor que o valor do talento

Para efeito de probabilidades de acerto não muda em absolutamente nada, mas essa mudança traz algumas vantagens didaticas e mecânicas na minha opinião:
-Ao invés de fazer uma continha de menos(Talento-Defesa), passamos a fazer uma continha de mais(Dados+Defesa). Na minha opinião a conta de mais(soma) é muito mais fácil que a subtração

-Quando se está lutando contra algum personagem do mestre, o mestre não precisa falar o valor da defesa do seu NPC para diminuir do talento, assim fica um ar de mistério e o jogador não fica sabendo de coisas do adversário antes do momento apropriado. O Mestre pode deixar o jogador rolar o dado e mentalmente somar a defesa do seu NPC, dizendo apenas se o jogador acertou ou não. Mestres inteligentes podem utilizar desse artifício para facilitar a vida dos jogadores quando necessário, ou então dificultar tb quando necessário.

-Padronização das rolagens de dados dos testes de talentos, ficando uma regra apenas tanto para situações de luta, quanto para detectar armadilhas, ver se o disfarce funcionou, etc, ou seja, é uma regra única para tudo(Vou entrar em mais detalhes sobre armadilhas, disfarces, falcificação, etc, um pouco mais para frente, mas a regra é parecida com a de combate).

Aguardo suas opiniões e obrigado a todos
pita

Mensagempor pita em 28 Jan 2008, 10:33

Pessoal,

estou com medo do pessoal inverter a ordem de criação do personagem, esquecendo os atributos e gastando quase todos os pontos nos talentos para ter uma margem maior de rolagens de dados.

Por isso estou pensando em restringir a quantidade de pontos que podem ser gastos nos talentos a 6 por exemplo. O que vocês acham?

Se surgirem outras idéias a gente discute aqui no forum
E por favor, mandem idéias
pita

Voltar para Outros Sistemas