Shock: ficção científica social

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Shock: ficção científica social

Mensagempor Armitage em 12 Set 2009, 05:09

Alguem aí conhece esse jogo? Comprei hoje e to na metade da leitura.

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Shock é um rpg (na verdade, tá mais pra um story-game), baseado na idéia de "Future Shock", termo cunhado pelo famoso futurista Alvin Toffler, e que indica avanços científicos que impactam radicalmente a sociedade, alienando e/ou prejudicando camadas da população. Ex: clonagem, inteligência artificial, internet, linha de produção, pólvora, agricultura, etc.

O que achei absurdamente interessante nesse jogo é a fase de "criação do mundo". Nessa fase o grupo cria coletivamente o cenário, cada jogador bolando um ou mais elementos. É mais ou menos isso: o grupo bola um "Shock" - algum avanço/descoberta potencialmente impactante para a sociedade (ex: terapia genética de longevidade), depois cria "questões" (Issues) ligadas a este (ex: superpopulação; controle de natalidade; desemprego; atrito entre gerações). Então cada jogador cria seu "Protagonista", um personagem inserido no contexto do Shock, e define um objetivo/meta para este. Este objetivo será oposto/prejudicado por seu Antagonista, um personagem/elemento do cenário criado pelo jogador a sua esquerda na roda (ex: Eu criei meu protagonista: um empresário multimilionário e influente que usa da terapia de longevidade, e vai fazer 199 anos este mês. Daí o jogador a minha esquerda bola um antagonista: um grupo de ativistas de uma geração mais nova, que luta por mais mobilidade sócio-econômica, e está planejando assassinar o protagonista, como aviso a todos aqueles que optam por fazer uso da terapia de longevidade).

Depois disso, o grupo cria métodos de resolução pelos quais as pessoas resolvem conflitos no cenário, sempre usando extremos antagônicos (ex: Violência X Diálogo - o grupo de ativistas [antagonista] usa de Violência; já eu, o magnata imortal [protagonista] uso de Diálogo). Pra finalizar, cada jogador cria "elementos" (Minúcia) ligados ao contexto (ex: GENOG - a corporação que patenteou a terapia da longevidade; "TO DIE IS GOOD! / MORRER É BOM!" - o grupo de ativistas que exige o fim da terapia da longevidade; etc.)

Bom, isso foi só a "criação de personagens". Não cheguei ainda na parte de como o jogo é jogado de fato, quando terminar de ler posto mais. :victory:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

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Shock: ficção científica social

Mensagempor Vincer em 12 Set 2009, 17:11

Jogo novo? Onde se compra? Vende em formato online?

Preciso mesmo deixar mais claro que me interessou MUITO? :pidao:
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Vincer
 
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