Battletech, um dos wargames mais antigos que existe está prestes a ser re-lançado em uma caixa comemorativa, que trás mais de 30 robos, diversos mapas, e três livros diferentes cheios de regras para todos os fãs dos adorados (E aqui no Brasil, odiados?) "wargames".
Contudo existe um jogo de rpg chamado "Battletech RPG: A Time of War" que é bem interessante e até mesmo único no mercado. O jogo dá diversas ferramentas para os jogadores criarem e interpretarem seus personagens, e trás até um sistema de combate que lembra muito Shadowrun. Porém quando o leitor chega no capitulo sobre o combate com mechas (E por mechas me refiro a espaço-nave, armaduras tecnologicas e os famosos Battlemechs, vulgo "Robos Gigantes") o livro faz um adendo ao seu livro do wargame. Meio como se falasse "Nosso sistema de combate com máquinas É um wargame." E de fato, ele é.
Agora, o sistema de rpg expande o wargame habitual, colocando diversos conceitos de combate cinematográfico e dando várias opções complexas, desde manobras especiais para pilotos habilidosos a "Eu atiro no cockpit, mirando no piloto!".
Para os aficionados em combates galaticos , ou para os interessados em jogos mais modernos, Battletech RPG vale a folheada. Contudo, se você viu o video e achou a premissa de um cenário onde a tecnologia não é algo constante, e de humanos espalhados pela galaxia em constante guerra por falta de comunicação, sangue de guerreiro e até mesmo por fanatismo religioso, então este livro é para você. Mesmo que você não deseje transformar sua tarde de rpg em um hibrido de wargame (Vamos ser sinceros, isso não é algo tão diferente assim é?), o livro contém regras de combate simplificadas para aqueles que não desejam usar os titãs de metal.
Mudou alguma coisa com relação à edição antiga ? Eu sempre achei aquele sistema meio capenga.
E quanto a timeline? É pós-clans ?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite
Silva escreveu:Mudou alguma coisa com relação à edição antiga ? Eu sempre achei aquele sistema meio capenga.
E quanto a timeline? É pós-clans ?
O jogo permite toda e qualquer timeline.
O sistema tem um modo de criação de personagens muito melhor, e a jogabilidade se assemelha mais ao ultimo Shadowrun que saiu (tendo em vista que é da mesma empresa).
E como curiosidade, "Mechwarrior 2 Mercenaries" é um dos melhores jogos que já joguei na minha vida. Une ação frenética, com gerenciamento de uma compania mercenária, e escolhas que influenciam no desenrolar da campanha. E olha que joguei quase 10 anos depois de ter sido lançado.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite