..o combate (em Baldurs Gate) não tem nada de tático no sentido de táticas de combate reais como posicionamento, flanqueamento, elevação de terreno, etc. ele apenas consiste em saber usar a melhor combinação de "poderzinhos", o que eu acho uma grande bobeirada..
..combate MEDIEVAL pra mim tinha que ser visceral, com fraturas expostas, membros obliterados, etc. tinha que ter a descrição que você errou o peito mas acertou a mão do cara, que virou uma massa disforme enquanto ele começa a chorar de pânico.. tinha que ser TENSO.. se tu tomasse uma estocada na perna, ia ficar mancando o resto do combate; e se tomasse na barriga era papo pra já arriar ali.. respiraçoes ofegantes, gemidos de esforço, gritos de dor, choro de nervoso, súplicas de misericórdia... E nada de "poderzinhos" - as opções que você teria seriam do tipo.. postura defensiva ou ofensiva, usar muita energia ou economizar, jogar sujo ou limpo, só atacar "na boa" ou "ir contudo", e até mesmo desistir e se render!
Então, como seria jogar D&D com um combate assim? Entenda "D&D" aqui como o trope básico de "desbravar masmorras escuras enfrentando monstros e armadilhas em busca de tesouros".
Você acharia legal? Sim? Não? Porque?