por Paul Kersey em 03 Dez 2010, 16:10
Genericamente falando, aquele livro apresenta uma nova mecânica, que gira em torno do conceito de "manobras"(maneuvers). Manobra são ações que o personagem pode executar para conseguir vantagens específicas. Manobras são classificadas, de acordo com o ToB (Tome of Battle) em 4 categorias:
Counters: Manobras de reação, são usadas em resposta a algum evento, como ataques, testes (que falharam), ser agarrado e uma série de situações afins. Counters costumam ser Swift ou Imediate Action.
Strikes: Porradas em geral. São manobras ofensivas que visam provocar dano e/ou proporcionar alguma vantagem específica em combate. Strikes variam muito, mas o mais comum é que sejam ações padrão.
Stances: Posições de luta. Posiçoes de luta são um pouco diferente do resto das manobras, principalmente pelo fato de não serem "gastas". Uma vez ativada uma posição de luta, voce usufrui do benefício que ela proporciona até que resolva mudar para outra posição ou mesmo "desligue" a posição atual. Ativar/desativar/trocar uma stance é uma Swift Action.
Boosts: Buffs. São uma série de manobras que garantem bonus diversos para ações (na maioria das vezes) em sequência ao Boost. São bem variados em termos de ação.
O numero de manobras que o personagem tem acesso depende da classe escolhida. Manobras usadas (fora stances) não podem ser usadas novamente no mesmo combate a não ser que o personagem recarregue todas as manobras preparadas. O tempo a ser investido nessa ação, novamente, depende da classe. Por fim, existem as escolas, que estão para as manobras como as escolas de magia estão para as magias (Dããã).
Desert Wind: Escola baseada em agilidade, movimentação, táticas de hit and run e dano baseado em fogo. Apenas Swordsages tem acesso a esta escola.
Devoted Spirit: Escola baseada em força de vontade e fé, a marca registrada são os strikes capazes de curar o usuário ou aliados próximos. Também possui uma série de boosts e stances poderosos. Apenas Crusaders tem acesso a esta escola.
Diamond Mind: Escola baseada no dominio da mente sobre o corpo. Tem uma série de strikes, boosts e counters muito bons. Uma das escolas mais interessantes. Warblades e Swordsages tem acesso a esta escola.
Iron Heart: Escola baseada exclusivamente na habilidade com armas. Poucos efeitos sobrenaturais aqui, mas as manobras são simples e, via de regra, bem eficientes. Apenas Warblades tem acesso a esta escola.
Setting Sun: Escola baseada em contra ataques e taticas defensivas. Os strikes dessa escola são arremessos, assim como muitos dos counters. Somente Swordsages tem acesso a esta escola.
Shadow Hand: Escola baseada em furtividade, ataques fulminantes e status negativos. Há muita coisa interessante em todas as categorias de manobras aqui. Apenas Swordsages tem acesso a esta escola.
Stone Dragon: Escola baseada em dois principios distintos: resistencia e destruir defesas. Isso a torna extremamente interessante. Todas as classes básicas do ToB tem acesso a esta escola.
Tiger Claw: Escola baseada em fúria, instintos animalescos e luta com duas armas. Swordsages e warblades tem acesso a esta escola.
White Raven: Escola baseada em liderança e estratégia militar. Permite que aliados tenham acesso a ações extras, entre outras coisas. Crusaders e Warblades tem acesso a esta escola.
Acho que isso é o resumão da coisa toda, se for necessário acho que a galera aqui do fórum pode esclarecer bem melhor que eu.