MUITA Sabedoria/Inteligência/Carisma - "Hã...?"

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Mensagempor Madrüga em 27 Ago 2007, 23:32

Darin escreveu:Se não me engano, um valor 18 para um valor 20, tem a força de levantar um peso quase dobrada...

Vamos dizer que um cara muito inteligente que vc conhece é um perso... provavelmente a int dele é algo como 16... daí tem um newton da vida... a inteligencia dele é 17... E tem um Mac Gayver ( :b ) e a inteligencia dele é 18... Essa progreção vai toda vez almentando... e quanto mais raro o valor, mais fodonico vai ficando...

Um cara de força 22 é páreo para um titan, praticamente, daí vai ter a força descomunal de um... fazendo coisas tipo levantar um barco e arremessa-lo o.O


O que estamos discutindo é a dificuldade de entendermos um cara de Inteligência 42, por exemplo. Como age, como pensa, como vê o mundo? E, tendo Habilidades altas, como interpretá-las?
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Mensagempor Gehenna em 28 Ago 2007, 00:11

Sabedoria Alta: Capacidade de percepção elevada, chegado a prever ações e comportamentos. Como interpretar: Ao narrar para esse personagem, o narrador deve dar mais detalhes do ambiente, podendo deixar que o jogador ajude-o a compor o cenário. Ex:
"Eu agarro aquela corda da cortina que pendia da parede e subo por ela".
"Mas não eu não falei de nenhuma corda... ok, eu só não percebi que ela estava ali, pois eu não tenho Sabedoria 22".
"Agora eu salto, agarro o candelabro e me balanço até a janela".
"Que candelabro? Ah, ok, faz sentido, vc pode fazer isso..."

Inteligência Alta: Um cara muito esperto, com raciocínio rápido e idéias elaboradas. Como interpretar: Várias cabeças pensam melhor que uma, logo, o narrador poderia permitir que o grupo conversasse e palpitasse antes que esse personagem agisse, podendo até receber dicas por parte do narrador, para desvendar um mistério ou chegar a uma conclusão. Ex:
"Porra, a câmara se encheu de água e eu não lancei a magia para respirar debaixo d'água, vamos todos morrer".
"Calma, teleporte não exige componentes gestuais. Você pode tampar a boca com as mãos formando uma concha, soltar um pouco de ar dentro dela e usar tal ar para dizer as palavras mágicas que tirarão vcs daí".
"Caramba eu nunca pensaria nisso! Obrigado, Inteligência 22!"

Carisma Alto: Pessoa bonita que intimida/inspira com a simples presença. Como interpretar: As pessoas tendem a respeitar e gostar/temer tal personagem. O narrador deve interpretar a preferência dos NPCs ao tratarem o grupo, sempre dando mais atenção ao personagem mais carismático, mesmo que ele não seja muito falador. Ex:
"Nós gostaríamos de quartos para passar a noite, moça".
"Claro, quantos quartos?"
"Apenas dois, senhorita. Vamos dividi-los".
"Aquele nobre que vos acompanha dividirá o quarto com vocês?"
"Hã... Ele não é um nobre, é um paladino. É nosso companheiro. Gostaríamos de jantar, também".
"Sim, senhor. Um paladino, hein? Colocarei um pedaço a mais de pernil, então. Deve precisar de muita energia para batalhar".
"Hã, sim, ele precisa. Mas eu também preciso, sou um guerreiro".
"Ah, claro. Vou ver o que posso fazer por você".
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Mensagempor Darin em 28 Ago 2007, 00:44

eu tava só comentado o negócio do cara falar q acima de 18 era tudo igual...
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Mensagempor Maurício em 28 Ago 2007, 07:45

Seu_Madruga escreveu:Não consigo concordar, cara. Os valores não são meramente mecânicos, eles representam alguma coisa. Essa "alguma coisa" é que deve ser representada. No LdJ eles davam algumas dicas para você interpretar Habilidades conflitantes (Sabedoria alta e Inteligência baixa, por exemplo, seria uma pessoa com bastante vivência e conhecimento prático, mas pouca erudição).
Só porque eles representam alguma coisa não significa que precise ser interpretada. Alguém com Inteligência alta pode ser um Gauss da vida mas também alguém que só tem um talento natural para mágica. Um cara de Carisma alto pode ser tanto um grande orador quanto um completo idiota mas com um magnetismo pessoal gigantesco. E vice-versa. Dos três o único que não deixa muita margem para significado é Sabedoria, mas ter uma grande força-de-vontade não afeta a personalidade do personagem.

O exemplo é exagerado, mas compare um meio-orc de Inteligência 8 com um mago de Inteligência 20. Eles têm maneiras diferentes de falar (mais erudição = mais vocabulário e agudeza de espírito), modos diferentes de ver as nuances das situações cotidianas, mais capacidade de desvendar ou perceber enigmas ou problemas...
Só por que você quer. O jogador pode interpretar o significado da Inteligência do personagem como quiser. A única coisa que ele teria de explicar é porque o segundo é melhor em mágica que o primeiro.
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Mensagempor Agnelo em 28 Ago 2007, 08:26

Adorei o exemplo do sombra, da forma que ele falou em uma boa mesa tudo fica mais fluído.

Eu sou a favor de recompensar o jogador por tentar interpretar as características de seu personagem.

Só não acho interessante puní-lo por não ser tão inteligente/sábio/carismático quanto seu personagem.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
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Mensagempor Aluriel de Laurants em 28 Ago 2007, 09:52

Talvez o melhor seja engambelar, sabe, a inteligencia, o carisma ou a sabedoria, podem ser emuladas com a pose de quem tem cada uma.

inteligencia: olhar perspicaz, de certa forma parece não parar quieto, sempre fazendo anotações, ou fuçando em coisas.
sabedoria: calma, uma fala pausada e não reagir de forma agressiva, são caracteristicas do sábio.
carisma: um olhar mais penetrante, ou talvez sedutor, estar normalmente sorridente e posar confiante ajudam bastante.
SPOILER: EXIBIR
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As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
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Mensagempor Dragão de Bronze em 28 Ago 2007, 14:42

Vou pegar as dicas que forem postadas aqui pra juntar material pra um projeto que eu estou pra começar, sobre interpretação, ok?

Esse projeto não tem um prazo definido de tamanho. Vai ser desde um texto a mais pra colocar no meu multiply até um pdf próprio.

Obrigado!

EDIT - Meus comentários sobre a discussão:

Sombra escreveu:todos os exemplos

Rapaz, foi muito bom mesmo! Acredito eu que, se o grupo for bom, funcionará muito bem.

Mas precisa de cuidados. Corre-se o risco da coisa se tornar inverossímil.

Mauricio Pezzotta escreveu:
Seu_Madruga escreveu:Não consigo concordar, cara. Os valores não são meramente mecânicos, eles representam alguma coisa. Essa "alguma coisa" é que deve ser representada. No LdJ eles davam algumas dicas para você interpretar Habilidades conflitantes (Sabedoria alta e Inteligência baixa, por exemplo, seria uma pessoa com bastante vivência e conhecimento prático, mas pouca erudição).
Só porque eles representam alguma coisa não significa que precise ser interpretada. Alguém com Inteligência alta pode ser um Gauss da vida mas também alguém que só tem um talento natural para mágica. Um cara de Carisma alto pode ser tanto um grande orador quanto um completo idiota mas com um magnetismo pessoal gigantesco. E vice-versa. Dos três o único que não deixa muita margem para significado é Sabedoria, mas ter uma grande força-de-vontade não afeta a personalidade do personagem.


Tem uma grande verdade aí no meio: os atributos são muito abrangentes, e alguém com muito carisma, por exemplo, pode não ser lá o melhor orador, mas ter uma imposição excelente.

Mas tem uma coisa bem errada... que eu explico logo abaixo:

Mauricio Pezzotta escreveu:
O exemplo é exagerado, mas compare um meio-orc de Inteligência 8 com um mago de Inteligência 20. Eles têm maneiras diferentes de falar (mais erudição = mais vocabulário e agudeza de espírito), modos diferentes de ver as nuances das situações cotidianas, mais capacidade de desvendar ou perceber enigmas ou problemas...
Só por que você quer. O jogador pode interpretar o significado da Inteligência do personagem como quiser. A única coisa que ele teria de explicar é porque o segundo é melhor em mágica que o primeiro.


Não faz sentido. Se ele é um estudioso da magia, ele é melhor mago porque é mais inteligente. Na verdade, ele é melhor na magia porque é um mago, dado que não foi dito que o meio-orc é um também, mas vou considerar que é.

Se ele é mais inteligente, de fato o que o Madruga falou acontece, afinal, ele é mais inteligente.

Você não precisa ser mais inteligente pra ser melhor na magia, se você não for um estudioso dela ou tiver algum motivo plausível para isso. Feiticeiros, por exemplo, podem ser ignorantes e lançar magias muito bem.

Eu disse que os atributos são abrangentes, e de fato são, pois são seis pontos em que se baseiam todas as capacidades da vida do personagem, mas eles não foram criados e separados assim por acaso: inteligência continua sendo inteligência, sabedoria continua sendo sabedoria, e assim por diante. Se você mudar isso, está mudando o sistema.
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Mensagempor Madrüga em 28 Ago 2007, 17:22

Mauricio escreveu:Só porque eles representam alguma coisa não significa que precise ser interpretada. Alguém com Inteligência alta pode ser um Gauss da vida mas também alguém que só tem um talento natural para mágica. Um cara de Carisma alto pode ser tanto um grande orador quanto um completo idiota mas com um magnetismo pessoal gigantesco. E vice-versa. Dos três o único que não deixa muita margem para significado é Sabedoria, mas ter uma grande força-de-vontade não afeta a personalidade do personagem.


Se as Habilidades não afetam a personalidade, o que afeta, então? Aliás, em d20 (e D&D), talento natural para magia não se traduz em Inteligência alta. As classes que têm esse conceito usam o Carisma (sim, uma Habilidade mal-explicada e abrangente pacas) para usar suas habilidades; exemplos são o warlock e o feiticeiro. E o cara não tem que ser Einstein, mas ter Inteligência alta afeta sim seu modo de ver as coisas.

Mauricio escreveu:Só por que você quer. O jogador pode interpretar o significado da Inteligência do personagem como quiser. A única coisa que ele teria de explicar é porque o segundo é melhor em mágica que o primeiro.


Você sabia que animais estão limitados a ter Inteligência 1 ou 2, porque o patamar que divide racionalidade e irracionalidade é justamente se o cara tem ou não Inteligência 3? Animais que adquirem Inteligência 3 são considerados bestas mágicas, pois ultrapassaram o normal para ser um animal comum, irracional... ou seja, processam o mundo de maneira completamente diferente. Um meio-orc com Inteligência 3, infelizmente, está apenas um passo acima da irracionalidade. Como você acha que se interpreta alguém com Inteligência 3? É pouco mais de um animal, vendo as coisas em termos de instintos e sobrevivência, percebendo poucas nuances, preocupando-se com coisas diferentes.

Sério, na boa. Se você quer enxergar dessa maneira, eu não vou tentar dissuadi-lo. Mas é absurdo pensar que a diferença entre um personagem com Inteligência 10 e um com Inteligência 18 é simplesmente a forma como o personagem interpreta. Existem modificadores para ilustrar mecanicamente essa diferença. Um cara que começou o jogo com Inteligência 16 já sabe 3 idiomas a mais do que o cara que começou com Inteligência 8. Ele tem mais perícias (que representam mais conhecimento técnico), maiores modificadores em testes de conhecimento... e você quer me dizer que ele age da mesma forma que o outro, um simplório sem perícias, que mal conhece seu próprio idioma, que não é nem estudado? Tá bom.

Então os atributos são meramente mecânicos e não representam nada além de magias extras?

GBW escreveu:Tem uma grande verdade aí no meio: os atributos são muito abrangentes, e alguém com muito carisma, por exemplo, pode não ser lá o melhor orador, mas ter uma imposição excelente.


É o Carisma que é mal definido, não Inteligência e Sabedoria, duas Habilidades que estão firmemente definidas no corpo de regras. Carisma envolve magnetismo pessoal, presença, beleza, tudo junto. Inteligência e Sabedoria têm seus próprios nichos, separados, específicos. Não viaja.
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Mensagempor Pijama em 28 Ago 2007, 18:35

Ah se eu ainda tivesse jogando... :roll: :mrgreen:

Quando estávamos jogando a campanha que falei, não éramos punidos por não saber agir de acordo - muito pelo contrário. O mestre dava uma certa folga com nossas ações de acordo com o atributo em questão e também (e aqui acho o mais importante), mais pro fim da campanha, permitiu o uso de material externo pra nos ajudar. Exemplo: Personagens de inteligência alta usarem calculadora, ou no meu caso (Int 21 com conhecimento de física e matemática :mrgreen: ), usar uma calculadora científica.

Claro que isso é apenas um auxílio...Apenas uma maneira de facilitar a interpretação.

E como um adendo a discussão: O que vocês acham de auxílios como este? Contribuem para a interpretação do personagem?
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Mensagempor Darin em 28 Ago 2007, 18:47

dificilmente precisa de calculadora o.O


Mas seria foda vc por exemplo poder entrar no google e pesquisar quando tivesse um certo tanto de int, aauhauhauhauh, muito bizarro o.O...


Eu acho que é só tentar manter a postura, e usar mais a perícia conhecimento...

No caso de sabedoria, tentar usar muitas perícias relacionadas... usar perícias tbm caracteriza um rp...

Por exemplo, estamos aqui comendo, então eu pego e falo que vou fazer um teste de conhecimento (enologia) [Sim, compre muitos conhecimentos, pelo menos uma graduação, quando estiver com muito atributo, só por rp] e Diga : "Hm... Este é um ano 304 YK, De Atur, na região hoje conhecida como Karrnath...", claro exemplo tosco, mas isso é um exemplo...Então, se não sabem como interpretar isso, tentem fazer pequenas coizinhas para no mínimo o mestre ajuda-los...mas tomem a inciativa...

O mesmo vale para o carisma...pegue pelo menos uma graduação de todo tipo de atuação, e use-as quando puder...

Mesmo vale para Ofício/Profissão, etc...

Dá para interpretar aproveitando as regras e do mesmo modo tendo todo aquele "feeling"...
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Mensagempor kaishakunin em 28 Ago 2007, 19:00

Concordo com o Madruga. Habilidades não só valores que estipulam suas capacidades. Eles representam algo dentro do jogo. Mas, ressalto também que é muito difícil "interpretar" valores muito altos, como da vez que joguei com um clérigo de Sabedoria 36. Sinceramente, foge da sua compreensão. Do SRD
Wisdom describes a character’s willpower, common sense, perception, and intuition. While Intelligence represents one’s ability to analyze information, Wisdom represents being in tune with and aware of one’s surroundings.


O fato é que o DM tinha que traçar a aventura considerando a percepção e intuição de um cara com Sabedoria 36!
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Mensagempor oculto em 29 Ago 2007, 07:41

Bem, tem duas situações que percebi aqui.

  1. Parte da responsabilidade de um personagem com um atributo alto é do DM, pois as variantes descritivas em função do alto atributo só podem ser organizadas e narradas por ele. Com isso concordo que o DM deveria se esforçar em fazer com que o personagem sinta sua diferença em relação ao alto atributo. Ex:
    • O bárbaro "Idiota Montanha de Músculos" deveria intimidar pela visão, mas depois que abrisse a boca todos iriam ver que ele não passa de um estúpido fortão.
    • O mago "gênio raquítico" seria motivo de piadas num primeiro momento, mas teria uma visão tão lógica que deixaria muitos sem reação quando proferisse algo.
    • O clérigo seria um poço de sentimentos e atenção, onde raramente as palavras passariam despercebidas e a realidade oculta de uma situação seria compreendida.
    • O paladino "Fonte de Inspiração", como já disseram, teria vantagens vindas de sua mera presença. O carisma é o atributo, na minha opnião, mais regulado pelo mestre.
  2. Como eu já disse eu outros tópicos no que se refere a interpretação:
    • Um jogador deveria evitar aquilo que não tem total capacidade para fazer. Por exemplo, alguém que não lê e não tem bom vocabulário não deveria tentar interpretar um mago, pois lhe faltariam as palavras necessárias que correspondam com a "necessidade" da classe. E assim vai...
Porém, para o bem da diversão mútua, isto não deve ser tratado como uma proibição. Apenas um conselho, pois no final da sessão tanto o jogador quanto o mestre podem sair frustrados por não terem conseguido atingir suas metas pessoais de interação com o jogo.
Por mais que no RPG possamos viver as situações que não viveríamos em nossa vida real, ainda sim não deveríamos negar nossa natureza pessoal.

Saudações.
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Mensagempor Dragão de Bronze em 29 Ago 2007, 22:43

É o Carisma que é mal definido, não Inteligência e Sabedoria, duas Habilidades que estão firmemente definidas no corpo de regras. Carisma envolve magnetismo pessoal, presença, beleza, tudo junto. Inteligência e Sabedoria têm seus próprios nichos, separados, específicos. Não viaja.


Você tem lá sua razão: o Carisma é mal explicado.

Mas o meu ponto era, mais ou menos, que um cara com Int 19, por exemplo, seria tão inteligente quanto, mas diferentemente, talvez diferentemente mesmo, de um outro cara com a mesma inteligência. Podem ser parecidos, mas podem ser muito diferentes.
Mas claro, ainda dentro de serem inteligentes.
Enquanto que isso fica menos abrangente nas características físicas. Se ele é forte e resistente... é forte e resistente. A destreza é o mais abrangente, e ainda assim acho que é menos que as mentais.
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Mensagempor Maurício em 30 Ago 2007, 12:44

Seu_Madruga escreveu:Se as Habilidades não afetam a personalidade, o que afeta, então?
Todos, mas não em todos os personagens nem de maneira fixa

Seu_Madruga escreveu:Um texto gigantesco.
O problema é que acha que uma coisa representa sempre a mesma coisa para todos os personagens.

Então os atributos são meramente mecânicos e não representam nada além de magias extras?
Sim. Porque alguém com magias extras teriam que ser um gênio e não alguém que, como eu disse antes, apenas tem um talento natural para a mágica? Porque não se pode criar explicações diferentes para uma mesma característica?

É o Carisma que é mal definido, não Inteligência e Sabedoria, duas Habilidades que estão firmemente definidas no corpo de regras. Carisma envolve magnetismo pessoal, presença, beleza, tudo junto. Inteligência e Sabedoria têm seus próprios nichos, separados, específicos. Não viaja.
Tanto que Sabedoria dá bônus em Observar, em Vontade, em quantidade de magias e Sentir Motivação - afeta acuidade visual, força de vontade, predileção divina e empatia. Mesmo Inteligência, a mais específica das três, não é bem definido: afeta mágica e número de perícias, sendo que estes podem ser desde Conhecimento até Ouvir, passando por coisas como Saltar, Concentrar, Intimidar e Diplomacia.
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Mensagempor Dragão de Bronze em 30 Ago 2007, 14:02

Mauricio Pezzotta escreveu:
Então os atributos são meramente mecânicos e não representam nada além de magias extras?
Sim. Porque alguém com magias extras teriam que ser um gênio e não alguém que, como eu disse antes, apenas tem um talento natural para a mágica? Porque não se pode criar explicações diferentes para uma mesma característica?


Um mago com magias extras tem que ser um gênio porque um mago é um estudioso da magia. Simples assim.

Para ser um bom mago você PRECISA ser inteligente.

Atributos não são meramente mecânicos. Isso que você fala não faz sentido.
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