Vou pegar as dicas que forem postadas aqui pra juntar material pra um projeto que eu estou pra começar, sobre interpretação, ok?
Esse projeto não tem um prazo definido de tamanho. Vai ser desde um texto a mais pra colocar no meu multiply até um pdf próprio.
Obrigado!
EDIT - Meus comentários sobre a discussão:
Sombra escreveu:todos os exemplos
Rapaz, foi muito bom mesmo! Acredito eu que, se o grupo for bom, funcionará muito bem.
Mas precisa de cuidados. Corre-se o risco da coisa se tornar inverossímil.
Mauricio Pezzotta escreveu:Seu_Madruga escreveu:Não consigo concordar, cara. Os valores não são meramente mecânicos, eles representam alguma coisa. Essa "alguma coisa" é que deve ser representada. No LdJ eles davam algumas dicas para você interpretar Habilidades conflitantes (Sabedoria alta e Inteligência baixa, por exemplo, seria uma pessoa com bastante vivência e conhecimento prático, mas pouca erudição).
Só porque eles representam alguma coisa não significa que precise ser interpretada. Alguém com Inteligência alta pode ser um Gauss da vida mas também alguém que só tem um talento natural para mágica. Um cara de Carisma alto pode ser tanto um grande orador quanto um completo idiota mas com um magnetismo pessoal gigantesco. E vice-versa. Dos três o único que não deixa muita margem para significado é Sabedoria, mas ter uma grande força-de-vontade não afeta a personalidade do personagem.
Tem uma grande verdade aí no meio: os atributos são muito abrangentes, e alguém com muito carisma, por exemplo, pode não ser lá o melhor orador, mas ter uma imposição excelente.
Mas tem uma coisa bem errada... que eu explico logo abaixo:
Mauricio Pezzotta escreveu:O exemplo é exagerado, mas compare um meio-orc de Inteligência 8 com um mago de Inteligência 20. Eles têm maneiras diferentes de falar (mais erudição = mais vocabulário e agudeza de espírito), modos diferentes de ver as nuances das situações cotidianas, mais capacidade de desvendar ou perceber enigmas ou problemas...
Só por que você quer. O jogador pode interpretar o significado da Inteligência do personagem como quiser. A única coisa que ele teria de explicar é porque o segundo é melhor em mágica que o primeiro.
Não faz sentido. Se ele é um estudioso da magia, ele é melhor mago porque é mais inteligente. Na verdade, ele é melhor na magia porque é um mago, dado que não foi dito que o meio-orc é um também, mas vou considerar que é.
Se ele é mais inteligente, de fato o que o Madruga falou acontece, afinal, ele é mais inteligente.
Você não precisa ser mais inteligente pra ser melhor na magia, se você não for um estudioso dela ou tiver algum motivo plausível para isso. Feiticeiros, por exemplo, podem ser ignorantes e lançar magias muito bem.
Eu disse que os atributos são abrangentes, e de fato são, pois são seis pontos em que se baseiam todas as capacidades da vida do personagem, mas eles não foram criados e separados assim por acaso: inteligência continua sendo inteligência, sabedoria continua sendo sabedoria, e assim por diante. Se você mudar isso, está mudando o sistema.