por Pepilegal em 11 Nov 2010, 15:08
É o que o Smaug disse.
Todos os testes se usa 3d6. Seja de atributos ou perícias.
Por exemplo, seu personagem possui ST (Força) 13, então é necessário 13 ou menos num teste para ele ter sucesso.
O único tipo de teste que não funciona assim é o de reação dos PdMs. Joga-se 3d6 e soma (ou diminui) os bônus (ou penalidades) sociais apropriados. Quanto mais alto, melhor a reação do PdM com seu personagem.
O GURPS não é complicado como é dito por aí. Na verdade ele é tão complexo quanto o mestre deseja. Isto porque, fora a mecânica básica, todo o restante das regras é modular e opcional.
Sou bem eclético em termos de sistemas de RPG e exceto 3D&T, jogo qualquer coisa. Mas foi o GURPS que me proporcionou as duas campanhas mais longas e divertidas que joguei.
A primeira foi de Fantasy e durou dois anos, mas com muitas sessões semanais. A segunda e melhor foi a de GURPS Conan que durou de 1996 a 2000. Sendo que meu bárbaro aesgardiano e o parceiro canibal de um amigo, chamado Kwomigen Tecru, foram os únicos personagens que sobreviveram a campanha inteira. Nunca me esqueço do Kwomigen fazendo churrasquinho de mago estígio. Hehehehe.
Por isso sou fã de GURPS e é meu sistema preferido até hoje.
Espero que venha logo os novos suplementos. :D
[]s Pepi