[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Ric.freitas em 25 Jan 2009, 11:18

Você me convenceu. :aham:

Mas ainda estou com uma pequena pulga atrás da orelha. :what:
Quando eu citei que essa magia era Overpower eu estava pensando como DM e uma NPC maga que tinha exatamente essa magia. E quando ela usasse nos players. Por isso que ela me parece Overpower. :pidao:

Poucos poderes de monstros fazem algo semelhante, as magias save-or-die permitem dois saves antes do efeito fatal. E essa é uma magia que pode tirar um personagem da luta. :macaco:
Ric.freitas

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 25 Jan 2009, 12:11

Note que D&D 4e diferencia MUITO o que os jogadores podem fazer do que monstros/NPCs podem fazer. Se você adiciona essa magia "como está" a um NPC, o faz por própria conta e risco. Se abusada, ela será muito prejudicial ao grupo.

Um dos fatores que a "equilibram" é o fato de que é uma magia diária. O jogador tem que escolher bem quando usar... Já um monstro/NPC, só precisa se preocupar com o encontro atual (mesmo que seja um NPC recorrente, dificilmente ele aparecerá em mais de um encontro por dia).

Ainda assim, o mestre pode usá-la com bastante eficácia se pensar numa situação em que ela será temida, mas não totalmente prejudicial aos jogadores. Tudo dependerá das condições do encontro.

Se tudo o mais falhar, e um personagem for aprisionado, então a melhor solução é o grupo todo atacar a esfera. Cinco personagens de nível 15 podem causar, na pior das hipóteses, 5d6+40 pontos de dano num turno (imaginando todos com ataques de 1d6 e um bônus de +8 no dano), o que em média significa dois para dissipar a esfera. Levando em conta que não é difícil ter ataques de 1d8 ou 1d10 +11 nesse nível, é provavel que no segundo turno o personagem escape e alguns do grupo ainda tenham ações sobrando para combater. Tudo isso, sem contar em uso de poderes de encontro, poderes de múltiplos ataques ou pontos de ação para acelerar a fuga da esfera.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Torneco em 25 Jan 2009, 17:40

E também diversas habilidades aleatórias que se encontram pelos livros. Tem um talento pra Taclord Eladrin que permite qualquer personagem teleportar 1 quadrado antes ou depois da ação feita com um ponto de ação. Um efeito que anula essa magia facilmente.
Torneco

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 25 Jan 2009, 21:49

O problema é que tecnicamente o efeito da esfera persegue o alvo, mesmo que ele teleporte. Estava avaliando bem, e a descrição implica que teleporte permitiria o alvo se movimentar, mas ele continua imobilizado e sob os efeitos da magia. Como o caso da linha de efeito, contudo, isso está sujeito a interpretações diferentes.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Art__ em 26 Jan 2009, 10:36

alguem já percebeu que shield specialization nao se acumula com armor specialization?
que coisa estranha...
Imagem
Conheça minha campanha aqui
Art__

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 26 Jan 2009, 10:52

Creatures outside the sphere can’t attack the target, and the sphere blocks objects and creatures attempting to pass through it.

Embora fosse melhor falar que bloqueia linha de efeito e ponto, o resto fosse inferido disso, eu acho que quando a magia fala que nem o alvo pode atacar ninguém fora do seu espaço nem criaturas fora do seu espaço podem atacar esse alvo, para a maioria dos fins (ataques) a linha de efeito está bloqueada. Agora, o fato de não realmente bloquear a linha de efeito significa que o alvo pode se beneficiar de poderes benéficos emitidos pelos seus aliados. Mas marcas e outros poderes e habilidades que prejudicam o alvo, mesmo que não causem dano no primeiro momento, eu considero todos como ataques.
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Ric.freitas em 28 Jan 2009, 12:24

Mais algumas dúvida gente. Desta vez sobre o poder Rampage dos golens e alguns rituais. :aham:

1°) Um figther poderia interromper rampage através de Combat Superiority?
2°) A descrição de rampage afirma que ele se movimenta 8 quadrados, atravessando e atacando os inimigos que estiverem no caminho. Mas o poder em si exige uma ação padrão. A pergunta é. O golem pode usar sua ação de movimento e depois usar rampage?
3°) Dissipar magia pode ser usada para dissipar alguns rituais? Como por exemplo Eye of Alarm e Magic Circle.
4°) A forma de passar/quebrar um Magic Circle é um personagem receber um dano equivalente ao Skill Check de Arcana do criador?
5°) Ainda sobre o círculo. Seria possível atravessar ele usando Arcane Gate?

PS: Agradeço a ajuda que vocês tem dado. :)
Ric.freitas

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kinn em 28 Jan 2009, 22:03

De memória, então posso estar errado.

1) Por definição o desafio do guerreiro é feito para impedir movimento de quem tenta passar por ele. E o movimento quebrado foi por uma ação de movimento ele pode usar o rampage ou vice versa (se o rampage não tem função 'charge')

2) depende do formato do rampage. Se equivaler a uma carga, não. Do contrário, sim.

3) Não. Pelo que me lembro só dissipa zonas.

4) Xi essa me pegou. Não lembro mesmo. Mas acho que é isso mesmo que diz na descrição.

5) Lembro que tem rituais apropriados para passar por essas magias de proteções. Tem um tipo chave que destrava a barreira para poder entrar.

Agora com Arcane gate, pelo que lembro só se a área protegida possuir um círculo apropriado dentro (se esse ritual é o que precisa, são tantos rituais de teleportação que me confundo pelos nomes).
Kinn

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 29 Jan 2009, 14:10

1) Por definição o desafio do guerreiro é feito para impedir movimento de quem tenta passar por ele. E o movimento quebrado foi por uma ação de movimento ele pode usar o rampage ou vice versa (se o rampage não tem função 'charge')

Ele não tá falando do desafio. E a raiz da questão é se a movimentação provoca ataque de oportunidade. Se não, não há o que impedir. A regra é que sim, se o poder não explicitar exceção.
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 29 Jan 2009, 19:42

Customer (Sir Galardron) 01/29/2009 01:13 PM
The extra hit points from Healer’s Brooch adds to those from Battle Standard of Healing? Why?

Page Number: 152 and 180
Book Name: Adventurer's Vault

Response (Support Agent) 01/29/2009 02:34 PM
Hello,

It adds because using the Battle Standard is considered "using a healing power", which triggers the brooch.

Josh
Online Response Crew
Wizards of the Coast

Eu acredito que não, porque o power do Battle Standard of Healing apenas ativa um efeito que, usado HS na área, concede pvs extra (a ativação do power do item em si não concede pvs, e nem é um power do personagem que usa o Healer’s Brooch). Opiniões?
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 29 Jan 2009, 20:35

Galardron, indo estritamente pelas regras, eu concordo com o suporte técnico...

O Brooch diz: "Quando você usa um poder que permite você ou um aliado restaurar pontos de vida..."

Usar um poder de um item é tecnicamente usar um poder, e o poder do Battle Standard permite que, quando alguém usar Healing Surge na área, todos os aliados recuperam 1 PV. Se o personagem que ativou o Standard tiver o Brooch, todos os aliados vão ganhar o bônus do Brooch quando algum deles usar Healing Surge. Combozinho legal.

Claro, isso é indo pela leitura das regras. Avaliando os poderes, acho que não faria sentido um broche usado por um personagem interferir num poder emanado de um item estático no chão que nem está nas mãos do mesmo personagem, mas pode-se inventar desculpas para isso "o Broche tem uma sinergia com o estandarde: as energias do Broche interferem na ativação do estandarde, ampliando seus poderes".

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 29 Jan 2009, 21:01

A minha dúvida é técnica mesmo, se o texto suporta realmente essa compreensão. Se suporta, tá tranquilo.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kazack em 29 Jan 2009, 21:09

Galardron escreveu:A minha dúvida é técnica mesmo, se o texto suporta realmente essa compreensão. Se suporta, tá tranquilo.

É o que eu te disse, o texto suporta essa compreensão pelo "Enables", o significado dele é dar a oportunidade/capacidade. O Poder usado dá a capacidade de alguem recuperar pontos de vida, então adiciona. Mas alguem com um inglês melhor que o meu pode dizer que estou errado no significado de "enables", ou até explicar melhor, caso eu esteja certo.

[Edit] Um exemplo de coisa que não funcionaria assim é a Mace of Healing(AV - 72), que diz:
Property: When you use a power that restores hit points to an ally, add an item bonus equal to this weapon’s enhancement bonus to the amount restored. Vê a diferença? Esse poder precisa curar, o do Brooch precisa dar a capacidade de curar.